SANTA BÁRBARA: Arquitetura colonial emoldurada pela Serra do Caraça

Viagem realizada em dezembro/2021 


Conheci essa belezinha de cidade durante uma viagem à Belo Horizonte. Fiquei oito dias na capital mineira e dediquei um desses dias para passear em Santa Bárbara. Inicialmente achei que a ideia do bate-volta daria certo, já que apenas cem quilômetros separam as duas cidades. Porém na prática isso não aconteceu. Além de Santa Bárbara merecer uma visita mais lenta, a viagem de ida e volta no mesmo dia foi suuuper cansativa. Peguei muuuito trânsito! Tanto na ida (3h30) como na volta (5 horas!!!). E pra piorar ainda choveu o dia todo... :( 

Santa Bárbara fica aos pés da imponente Serra do Caraça e teve origem durante o Ciclo do Ouro Mineiro, no início do século XVIII. Por conta disso, há muuuitas construções dessa época espalhadas por suas ruas e este é um dos principais atrativos turísticos da cidade. O centrinho histórico fica muito perto da rodoviária e pode ser facilmente acessado a pé, com uma caminhada de menos de dez minutos. A primeira construção que avistei logo de cara foi a Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Negros (que é bem bonitinha e muito fotogênica). Ela começou a ser erguida em 1756 e era frequentada por negros, mulatos e mestiços. Outra curiosidade que li é referente ao seu formato, que lembra a proa de um navio negreiro. Infelizmente não consegui conhecer a parte interna da capela pois estava fechada durante minha visita.

Do outro lado da rua fica a Casa da Cultura de Santa Bárbara. Esse casarão foi construído em pau-a-pique, em meados do século XVIII, no estilo colonial barroco. Um detalhe que chamou minha atenção foram as seis janelas divididas simetricamente na fachada (os doidos por organização e alinhamento piram, rs). Essa construção já foi residência paroquial e sede dos Correios e Telégrafos. Hoje abriga a Casa de Cultura, um espaço muuuito interessante e repleto de informações sobre a cidade e a região. Na parte dos fundos da casa há uma varanda (com uma bonita vista para a serra) e um jardim. Ah, quase esqueci de falar que minha visita à Casa de Cultura foi feita com o acompanhamento de um monitor extremamente simpático e atencioso que me contou vários detalhes da história de Santa Bárbara e deu várias dicas do que fazer pela região. Super recomendo dar uma passadinha por lá!

Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Negros
Casa da Cultura
Detalhes internos das salas da Casa da Cultura

Essa avenida principal do centrinho histórico (que se inicia na Capela do Rosário) está repleta de construções antiguinhas e boa parte delas é tombada como patrimônio pelo Iphan. É extremamente agradável ir caminhando e observando os detalhes das fachadas, as cores, as janelas simétricas e ornamentadas... Enfim, sou meio suspeita pra falar, mas acho esse tipo de construção linda e poderia passar horas admirando e fotografando cada cantinho! Os casarões que mais chamaram minha atenção nesta avenida foram a Casa do Mirante (fica ao lado da Casa da Cultura e antigamente era usada como casa de hóspedes da casa paroquial), o casarão do Campo Escolar Affonso Pena e o Hotel Quadrado (é a hospedaria mais antiga da cidade).

Casa do Mirante
Escola Affonso Penna
É uma fachada mais linda do que a outra
Hotel Quadrado, o mais antigo da cidade

A Igreja Matriz de Santo Antônio é outra construção belíssima de Santa Bárbara e está localizada em frente ao Hotel Quadrado, na parte baixa da avenida principal. Começou a ser erguida por volta de 1713 e só foi parcialmente concluída em 1800. Sua arquitetura é uma mistura dos estilos barroco, rococó e neoclássico. Felizmente estava aberta à visitação e pude conhecê-la internamente também. A quantidade de detalhes e ornamentos é impressionante e muito lindo! Ah, um detalhe curioso que chamou minha atenção foi um objeto fixado no chão, ao lado da porta principal da igreja. Eu não sabia mas ele servia para limpar a sola dos sapatos e foi daí que surgiu a expressão "pé rapado" (se referindo às pessoas mais simples que moravam na zona rural e precisavam limpar os pés, sujos de lama, antes de entrarem na igreja).

Igreja Matriz de Santo Antônio (à esquerda) e detalhe na entrada da igreja (à direita)
Centro histórico de Santa Bárbara

Ao lado da igreja matriz há um outro casarão bastante imponente onde funciona o Museu Antoniano. Este museu é curiosamente dedicado à Santo Antônio, o padroeiro da cidade (e felizmente estava aberto). Ali dentro estão expostos objetos e documentos que contam um pouco sobre a vida do santo. É bem interessante! Eu nunca tinha visitado um museu com essa temática antes. A visitação foi feita com o acompanhamento de uma monitora que, além de falar um pouco sobre a origem de Santo Antônio, também deu detalhes sobre a história do casarão. Fiquei sabendo, por exemplo, que antigamente era aí onde funcionava a Casa de Câmera e Cadeia de Santa Bárbara. No pavimento inferior era onde ficavam as selas (inclusive tem uma solitária) e no superior as salas mais "administrativas".

Fachada do Museu Antoniano (à esquerda) e uma das salas internas (à direita)
Pavimento inferior onde funcionava uma cadeia

O Memorial Affonso Pena é outro ponto turístico de Santa Bárbara. Para quem não sabe, Affonso Pena foi o sexto presidente do Brasil e governou o país durante o período de 1906 à 1909 (ano de sua morte). Este casarão pertencia à sua família e ele nasceu exatamente aí, em 1847. A estrutura da casa é de pau-a-pique, com algumas adaptações em tijolos, e foi construída para ser sede da Real Fazenda durante o segundo Império. Desde 2009, o casarão é aberto à visitação e nele funciona um museu que conta um pouco da vida e da carreira política de Affonso Pena. Li que ali dentro estão expostos diversos documentos, fotografias e objetos pessoais; e no pátio interno há um mausoléu onde estão guardados seus restos mortais e os de sua família. Infelizmente não consegui visitar o memorial, pois estava fechado durante minha passagem por Santa Bárbara.

Ali pertinho do memorial fica a Antiga Estação Ferroviária da cidade. Gente, que construção bonitinha (pena que estava chovendo e não pude contemplar tanto sua arquitetura)! Ela foi inaugurada em 1912 e seus trilhos ligavam Santa Bárbara à capital do estado, Belo Horizonte. A construção dessa linha férrea foi de extrema importância para o desenvolvimento da cidade. 

Memorial Affonso Pena
A lateral do casarão e uma estátua em homenagem à Affonso Pena
Antiga Estação Ferroviária de Santa Bárbara

Adorei conhecer Santa Bárbara! Achei o centrinho histórico muito bem cuidado e cheio de casarões lindos! Foi uma pena ter ficado tão pouco tempo na cidade. A chuva acabou atrapalhando bastante o passeio, infelizmente (e o fato de estar sem veículo próprio também, já que as outras atrações da cidade ficam mais distantes do centro). Quero muito voltar com o céu ensolarado para aproveitar melhor e finalmente conhecer Catas Altas! E quem sabe até dar uma esticadinha no Santuário do Caraça? Quero agora! :D


GOSTOU DE SANTA BÁRBARA?
Conheça outras cidade históricas mineiras, como ItabiraCongonhasOuro Preto e Mariana. Ficam próximas à Santa Bárbara.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.