ITABIRA: Tem muita poesia de Drummond por aqui

  Viagem realizada em dezembro/2021


Impossível falar de Itabira, a "Cidade da Poesia", sem mencionar Carlos Drummond de Andrade. Esse grande poeta brasileiro nasceu nessa tranquila cidade mineira, emoldurada pela Serra do Espinhaço e que fica a cem quilômetros de distância de Belo Horizonte, mais ou menos. Itabira sempre esteve presente nos versos de Drummond e foi isso que me despertou a vontade de conhecê-la. Planejei a viagem, no estilo bate-volta, quando estava em BH. Peguei um ônibus lá na rodoviária mesmo e, depois de umas duas horas, já estava desembarcando em Itabira.

O principal atrativo turístico da cidade é o Memorial Carlos Drummond de Andrade. O projeto arquitetônico desse memorial é lindo! Também pudera. Ele foi desenhado por ninguém mais, ninguém menos que Oscar Niemeyer (que era amigo de Drummond). Infelizmente não consegui conhecer a parte interna do memorial (estava fechada), mas li que ali dentro estão expostos diversas obras do poeta, objetos pessoais, fotografias, caricaturas (que ele mesmo desenhou) e correspondências. Na área externa há um bonito gramado com uma estátua de Drummond, uma placa com uma de suas poesias e uma escadaria que dá acesso ao lindíssimo mirante do Pico do Amor

Memorial Carlos Drummond de Andrade
Estátua de Drummond (à esquerda) e escadaria de acesso ao mirante (à direita)

O Memorial Carlos Drummond de Andrade é o tipo de atrativo dois em um. Falo isso porque, além de visitar o memorial, você também pode conhecer o mirante do Pico do Amor (já que eles ficam no mesmo espaço). A vista lá do alto é muito linda! Dá para ter uma visão panorâmica de Itabira e da Serra do Espinhaço. Ali no mirante também há um cruzeiro e mais uma placa com outro poema de Drummond. Essas placas-poemas fazem parte do Museu de Território Caminhos Drummondianos. Há um total de 44 espalhadas pela cidade e todos esses poemas fazem algum tipo de referência à Itabira. 

Chegar ao memorial é bem fácil, tanto para quem está a pé, como para quem está de veículo próprio. Ele fica relativamente perto do centro. Peguei um ônibus urbano ali em frente à rodoviária e desci bem pertinho do memorial (tive que andar apenas uns trezentos metros de uma subida). Só me perdi um pouco na entrada do memorial, pois a placa indicava o Pico do Amor, e não o Memorial Carlos Drummond de Andrade. #ficaadica

Mirante do Pico do Amor
Itabira e Serra do Espinhaço
Plaquinha com um poema de Drummond

Acho que não comentei antes, mas Itabira é mais uma das cidades mineiras que se desenvolveu durante o Ciclo do Ouro. Por conta disso, há muitas construções dessa época, principalmente no centro. Percorri o entorno da Rua Coronel Linhares Guerra e vi vários casarões super bonitos. Um deles foi onde nasceu Drummond, acredita? Ele passou sua infância morando aí e até escreveu alguns poemas que fazem referência a ela. Hoje em dia, a Casa de Drummond funciona como um espaço cultural e como sede de dois projetos: o Drummonzinhos e o Tecitura. O casarão foi construído no século XIX pelo avó de Drummond e possui uma arquitetura típica do período colonial. Suas portas e janelas são azuis e milimetricamente alinhadas na fachada. É a coisa mais linda! Infelizmente estava fechado durante minha passagem por Itabira e só pude admirá-lo por fora mesmo. 

Conjunto arquitetônico do centro histórico
Casa de Drummond
Drummond passou sua infância aí

Na mesma rua (e quase em frente à Casa de Drummond) há outro casarão que se tornou ponto turístico da cidade: o Museu de Itabira. Essa construção também é do século XIX e também possui estilo colonial. Li que no museu estão expostos diversos objetos, documentos e fotografias que contam e documentam alguns trechos da história da cidade. O espaço também sedia algumas exposições temporárias de artistas da região. Ali pertinho fica o Centro Itabirano do Artesanato, um local que comercializa diversos tipos de artesanatos produzidos na cidade e na vizinhaça. Gostei muito dessa loja! Há várias peças lindas e com ótimo preço. O casarão onde ele está localizado também é super bonito!

Museu de Itabira
Centro Itabirano do Artesanato

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é outro atrativo do centro de Itabira. Ela foi construída no final do século XVIII e é tombada como patrimônio pelo Iphan. Sua arquitetura é no estilo barroco e rococó. Achei tão bonitinha! Infelizmente, só consegui conhecê-la pelo lado de fora, pois estava fechada. Um detalhe curioso que reparei nos casarões de Itabira é que há várias construções pintadas de azul e branco. Essa é minha combinação de cores preferida, então imagine como fiquei feliz de ver várias janelinhas e portas nesses tons! s2 

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Mais um casarão do centro histórico de Itabira
O pessoal deve adorar azul por aqui, rs

Gostei bastante de conhecer Itabira! Achei que a cidade é bem estruturada e possui um ótimo serviço de transporte público. Porém, como fui na semana entre Natal e Reveillon, quase todos os atrativos do centro histórico estavam fechados. Foi uma pena viajar de tão longe e encontrar tudo fechado. Queria tanto ter conhecido o Memorial e a Casa de Drummond... O único lugar que consegui visitar foi o Centro Itabirano de Artesanato. Quem sabe um dia eu volto... :)


GOSTOU DE ITABIRA?
Visite outras cidade históricas da região, como Santa Bárbara, Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Sabará.

ACESSE TAMBÉM:
https://fccda.com.br/

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.