MARIANA: A primeira capital de Minas Gerais

Última viagem realizada em dezembro/2021



Mariana e Ouro Preto foram os lugares que escolhi para a minha primeira viagem sozinha, lá em 2013. Fui em uma emenda de feriado e tive quatro dias para desbravar essas famosas cidades históricas. Como o feriado era religioso (Corpus Christi), as hospedagens em Ouro Preto estavam lotadas e, as que tinham vagas, eram bem carinhas... Por isso acabei optando ficar em Mariana (já que as duas cidades são próximas) e adorei! A segunda vez em que estive na cidade foi em 2021, em um bate-volta a partir de Belo Horizonte.

Mariana foi a primeira capital do estado de Minas Gerais e teve uma importância fundamental durante o Ciclo do Ouro. Ela chegou a ser a cidade mais rica nesse período! Até hoje sua arquitetura colonial é preservada e não tem como não se encantar com suas bucólicas ruas cheias de paralelepípedos.

Mariana e suas ruas de paralelepípedos
Detalhes fofos que só Minas tem
É muito charme em uma única cidade!

Escolhi a Pousada Rainha dos Anjos para me hospedar. Ela fica no centro histórico, bem pertinho de tudo. Minha suíte era pequena, mas bem confortável (o mobiliário era todo rústico). O café da manhã era ótimo! Lá também servem um chá da tarde com biscoitinhos e bolos. Uma delícia!!!

Sai de São Paulo à noite e cheguei em Mariana por volta das 9h30 da manhã. Deixei minha mochila na pousada, tomei um banho e fui conhecer o centrinho. Simplesmente me apaixonei pela Praça Minas Gerais! As duas enormes igrejas São Francisco de Assis Nossa Senhora do Carmo são lindas!!! Parece que voltamos no tempo. Em frente a essa praça tem o prédio da Casa de Câmara e Cadeia que também é bem bonito. Em uma das salas há uma exposição de mobiliário da época colonial e no piso térreo há uma senzala desativada.

Praça Tiradentes e suas igrejas: São Francisco de Assis (à esquerda) e Nossa Senhora do Carmo (à direita)
Casa de Câmara e Cadeia

Também conheci a Igreja São Pedro dos Clérigos. Ela fica bem no alto de Mariana e o acesso a suas torres é livre. A vista lá de cima é bem bonita, dá para ver toda a cidade! Depois, fui conhecer a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção (uma das mais ricas do Brasil e possui um raro órgão alemão com mais de trezentos anos) e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (não achei muito interessante).

Igreja São Pedro dos Clérigos
Cidade de Mariana vista do alto de uma das torres
Ruas de Mariana
Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção

Durante esse dia também acompanhei a montagem dos tapetes de Corpus Christi. Nunca tinha visto pessoalmente. Me impressionei com a dedicação e habilidade dos moradores. Os tapetes eram lindos e enormes! Ocupavam várias ruas do centro histórico. Todos muito coloridos e cheios de desenhos. À noite fui na procisão. Também nunca tinha participado de uma. Foi bem diferente e muito emocionante!

Tradicionais tapetes na celebração de Corpus Christi
Muito lindo!
Procissão

No dia seguinte, fui conhecer a Minas da Passagem. Ela fica na saída para Ouro Preto (é bem fácil chegar de ônibus). Essa mina funcionou por cerca de duzentos anos e dela foram retirados mais de 35 toneladas de ouro! A descida (super íngreme) até a entrada da mina é feita em um trenzinho. Essa parte do passeio é bem legal (dá até um friozinho na barriga, rs)! Ele desce até 120 metros de profundidade. A visita é feita com um monitor que vai contando a história e curiosidades da mina. Visitamos alguns túneis, salões e um lago de água cristalina. Recomendo muuuuito a visita a essa mina de ouro!!! Foi uma das coisas mais legais que vi durante a viagem.

Mina da Passagem
Descida do trenzinho
A mina por dentro
É possível mergulhar nesse lago

Além do centro histórico e da Mina da Passagem, Mariana também tem um estação de trem de onde parte um passeio até Ouro Preto (eu fui e falo dele aqui). É muito gostoso e recomendo fazê-lo. O trem passa por paisagens muito bonitas. A estação é uma graça! Super bem cuidada!

Estação de trem em Mariana

No último dia, passei a manhã toda em Mariana me despedindo daquelas ruas e da Praça Minas Gerais que tanto gostei (que aperto no coração!). Fiz o check out na pousada e fui para Ouro Preto. Fiquei andando por lá até dar o horário de partida do ônibus para São Paulo (detalhe que cheguei com uma hora de antecedência na rodoviária e quase perdi o ônibus, rs). Adorei conhecer essas duas cidades tão ricas de história e cultura. Foi muito enriquecedor!


GOSTOU DE MARIANA?
Conheça Ouro Preto também!

ACESSE TAMBÉM:
mariana.org.br

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.