CLUB MED RIO DAS PEDRAS: Um all inclusive entre a serra e o mar

Viagem realizada em maio/2024


Quem acompanhou minhas últimas viagens por aqui deve ter visto que passei alguns dias no Club Med Trancoso no verão de 2023 (clique aqui para ler minha experiência completa). Me apaixonei tanto por lá que decidi conhecer outro resort da rede: o Club Med Rio das Pedras, que fica em Mangaratiba, no litoral sul do Rio de Janeiro (pertinho de Angra dos Reis e Paraty). Aproveitei uma promoção da black friday de 2023 e comprei quatro noites para o começo de maio/2024. Achei esse período ótimo, pois como é fora de temporada, os preços estavam ainda mais atraentes. Outro motivo para escolher essa data foi o clima da região. É no mês de maio que começa a temporada seca, onde chove bem pouco e os dias ensolarados são predominantes. Essa região do litoral fluminense, conhecida como Costa Verde, é famosa por chover MUITO (mas MUITO mesmo) e eu queria evitar ao máximo pegar tempo ruim, já que a maior parte dos atrativos do resort fica em local aberto. Felizmente essa estratégia deu certo! Foram cinco dias de muuuito sol e calor, sem nenhuma nuvem no céu. :D

Assim como na viagem para o Club Med Trancoso, contratei o serviço de transfer do próprio resort para me buscar no aeroporto. Apesar do preço elevado, a comodidade fez o investimento valer a pena. O atendimento foi ótimo, desde a área do desembarque até a chegada no hotel. O percurso (de aproximadamente 120 quilômetros) durou exatamente duas horas, tanto na ida, como na volta. Esse serviço de transfer é oferecido nos dois aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont).

O horário do check in no Club Med Rio das Pedras é a partir das 16h, porém, caso você chegue antes, pode deixar suas malas (ou mochila, como no meu caso) na recepção e aproveitar toda a infraestrutura de lazer do resort enquanto a suíte e o all inclusive não são liberados. Sabendo disso, obviamente cheguei mais cedo e, para a minha alegria, fui agraciada com um early check in, ou seja, pude entrar na suíte bem mais cedo e já começar a usufruir da comida e bebida à vontade! Foi sucesso!

O Club Med Rio das Pedras é enooorme e fiquei impressionada com tudo desde o momento em que desci do carro. O projeto paisagístico é lindo e os blocos dos apartamentos ficam espalhados em um belíssimo jardim muito bem cuidado e repleto de vegetação. A suíte em que fui acomodada ficava no bloco Gaivota, que é um dos mais distantes da área central do resort. O preço da diária das suítes varia de acordo com essa distância, com a vista da janela e com a infraestrutura e o tamanho do quarto (que pode variar entre superior e deluxe). Apesar de ter escolhido a suíte mais econômica, ela era super espaçosa e bastante confortável! Além do armário enooorme, cama king size, espelho grandão, ar condicionado, frigobar e televisão, também havia mesa com cadeira (super importante para quem precisa trabalhar em alguns momentos da viagem) e banheiro com pia dupla, secador de cabelo e amenities à vontade (amei o sabonete líquido, o shampoo e o hidratante corporal). Um detalhe que não me agradou tanto foi a decoração da suíte. Achei um pouco brega e com cores muito vibrantes. Agora vem a melhor parte: para minha alegria meu quarto tinha uma vista M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A para o mar e esse foi um dos pontos altos da hospedagem!

Os blocos dos apartamentos ficam em um belíssimo jardim
Minha suíte
Banheiro (à esquerda) e vista linda para o mar (à direita)

A praia que fica em frente ao resort é muito bonita e suuuper tranquila, quase sem ondas. Ela deve ter uns seiscentos metros de extensão e é praticamente exclusiva para o uso dos hóspedes. Em toda a faixa de areia há espreguiçadeiras e muitos coqueiros e árvores. Como a areia é fofa, não curti fazer caminhadas por lá, mas ela é perfeita para tomar sol e relaxar! No canto direito há um rio que deságua no mar, o Rio das Pedras. Aí neste trecho da praia também há algumas pedras enooormes, deixando a paisagem ainda mais paradisíaca.

Caminho de acesso à praia
Muitas espreguiçadeiras em toda a extensão da praia
O Rio das Pedras deságua no canto direito
Um carcará na beira da praia (à esquerda) e uma jaçanã na beira do rio (à direita)
A praia vista do mar

O Club Med é um resort focado em práticas esportivas e de bem-estar. Por conta disso há uma programação bastante intensa e diversificada de atividades, que já estão incluídas na diária. Para você ter uma ideia a primeira aula inicia às 9h30 da manhã e a última finaliza às 18h. É o dia todo cheio de atividades esportivas! Para mim este é o principal diferencial dessa rede de resorts e o motivo de eu amar tanto me hospedar lá (geralmente os resorts mais comuns possuem apenas programação recreativa ou de lazer). Algumas dessas atividades são praticadas ali na praia, como o beach tênis, o vôlei, a ioga, o caiaque, o esqui aquático e o wakeboard. Fiz aulas de beach tênis e de ioga, e também andei de caiaque. Amei tudo! Os instrutores (chamados de G.O.) são ótimos e super receptivos!

Na praia há quadras de vôlei e beach tênis
Siri (à esquerda) e uma andorinha serradora (à direita)
É uma delícia andar de caiaque no Rio das Pedras
Píer de acesso ao wakeboard e esqui aquático

Além dessas atividades praticadas na praia, o Club Med também possui muitas outras opções de aulas, que são realizadas na área esportiva do resort. Tem aula de arco e flecha, aulas fitness (como step, abdômen, glúteos, funcional, ioga, alongamento...), aulas de tênis (para iniciantes e para quem já sabe jogar) e muitas outras (que eu não lembro). Ali na área esportiva há muitas quadras, ginásio, saunas (seca e úmida), mesa de tênis de mesa, bocha e uma academia bastante completa. Todos os equipamentos necessários para realizar essas atividades (como raquetes e bolas) também estão disponíveis para o hóspede. Minhas aulas preferidas (e que fiz todos os dias) foram as de fitness e tênis.

Quadra poliesportiva no ginásio
Há oito quadras de tênis externas e uma coberta

O Club Med Rio das Pedras também tem atividades de recreação (e uma área exclusiva) para o público infantil. Porém, como não tenho filhos, não usei esse serviço e não posso opinar sobre ele, mas me pareceu bem legal!

Outro tipo de atividade oferecida aos hóspedes são as caminhadas, que acontecem diariamente. Fiz duas delas e gostei bastante! A primeira, chamada Panoramas RDP, durou uma hora e era bem fácil e acessível. Caminhamos por algumas áreas mais "lado B" do resort, o que nos permitiu conhecer alguns cantinhos super charmosos (e com vistas lindas) que passariam despercebidos durante a hospedagem.

Algumas paisagens que vi durante a caminhada Panoramas RDP
Esse cantinho do resort é muito bonito e praticamente vazio
Uma lavadeira mascarada (à esquerda) e um bem-te-vi (à direita)
Essa é a área mais exclusiva do resort, chamada de La Reserve

Outra caminhada que fiz foi a Trilha da Cachoeira. Essa caminhada era na verdade uma trilha, no meio da mata do Parque Estadual Cunhambebe (fora da área do resort). O trajeto foi bem mais extenso, com nível moderado de dificuldade e durou aproximadamente 1h30. Para iniciar a trilha, cruzamos a rodovia por dentro de um túnel. Achei essa parte do trajeto super inusitada! Depois entramos no meio da mata e seguimos por um caminho repleto de subidas e descidas. Também passamos por uma espécie de lago (muito bonito) e finalmente chegamos no destino final: um poço perfeito para banho (e com a água muuuito gelada). O poço era bonito e repleto de pedras ao redor, porém não existia nenhuma cachoeira... Foi meio frustrante. Seria mais coerente alterar o nome da trilha para Trilha do Poço. #ficaadica

Túnel embaixo da rodovia (à esquerda) e plaquinha da trilha (à direita)
Cruzamos até um lago
A trilha era no meio do mato mesmo!!!
A fauna da região
Destino final: um poço perfeito para banho
 
Além das atividades esportivas e de ecoturismo, o Club Med Rio das Pedras também tem ambientes perfeitos para relaxar, como o spa e as três piscinas. A piscina principal fica localizada no centro do resort, colada na praia e pertinho do restaurante, da lanchonete e do bar. Ela é super movimentada durante todo o dia e boa parte das gincanas (e outras atividades recreativas) acontecem por ali. Se você gosta de animação, a piscina principal é o lugar perfeito! Porém se você prefere tranquilidade, indico a piscina calma. Ela fica em uma área um pouco mais afastada (próxima ao canto esquerdo da praia) e há algumas regras para frequentá-la. Apenas maiores de dezesseis anos podem ficar por ali e é proibido o uso de aparelhos sonoros ou fazer muito barulho. Obviamente que este foi mais um dos meus lugares preferidos! Amei ficar curtindo a piscina (que tem borda infinita e uma vista belíssima), relaxando com o barulhinho do mar. Por ali também há um bar e sanitários. Não conheci a piscina infantil, pois ela ficava em um espaço exclusivo para crianças.

Spa em frente ao mar
Piscina principal
Piscina calma
A piscina calma tem borda infinita com vista para o mar

Agora vamos falar de outro ponto alto da hospedagem: a gastronomia. Como comentei no início do post, o Club Med Rio das Pedras é um resort all inclusive. Isso significa que tudo que é servido ali (seja no restaurante, na lanchonete ou nos bares) já está incluso no valor da hospedagem. Você pode consumir o que quiser, quantas vezes quiser e a quantidade que quiser. Tudo liberado! Um verdadeiro paraíso! :D As refeições servidas no restaurante principal (café-da-manha, almoço e jantar) foram as minhas preferidas. Além do tradicional buffet self-service, também havia algumas opções mais sofisticadas, que já vinham empratadas por chefs. Isso é um grande diferente da rede Club Med. As sobremesas também eram ótimas e, além dos doces, era servido um sorvete artesanal simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Adorei tudo que provei e quase me acabei de tanto comer!

Além das refeições principais, também havia alguns lanchinhos e petiscos servidos na lanchonete (que só abria em alguns horários específicos). Sinceramente não gostei das opções oferecidas. Havia pouca variedade e restrição no horário de atendimento. Pelo valor da diária, acho que esses lanches fora do horário das refeições principais poderiam ser melhores e mais diversificados. As bebidas (com e sem álcool) eram servidas nos diversos bares espalhados pelo resort. O que mais frequentei foi o bar da piscina calma. O atendimento foi super gentil e ágil, porém havia poucas opções para quem não consome bebida alcoólica. Não havia nada natural e saudável. Refrigerantes, sucos, drinques e até a água de coco eram industrializados.

Quando estive por lá (maio/2024) algumas áreas do resort estavam em reforma. Por conta disso não pude conhecer o Restaurante Jangada (que serve pratos a la carte super bem recomendados, no almoço e no jantar) e o Bar da Praia. O teatro também estava em reforma. Toda a programação norturna de shows, musicais e festas foi transferida para um palco provisório no Copacabana Bar (um dos bares localizados na praia). Como não curto atividades noturnas (e estava sozinha) não me interessei em participar.

Restaurante principal
A área externa do Copacabana Bar
Área interna do Copacabana Bar

De uma forma geral, gostei MUITO de me hospedar no Club Med Rio das Pedras. Fui muito bem tratada por todos os funcionários, do início ao fim da viagem. Com certeza o atendimento gentil é um dos pontos altos do resort! Também adorei participar das atividades esportivas e de ecoturismo. Há muita variedade de aulas e atividades, e todos os G.Os. foram muito atenciosos e cuidadosos comigo. Sobre a gastronomia não preciso nem falar, né? Amei tudo que provei durante as refeições, principalmente os pratos montados pelos chefs e o sorvete artesanal. Só de lembrar já me dá água na boca! Foram cinco dias muito especiais, repletos de sol, contato com a natureza, bem-estar e barriguinha cheia. Agora só falta conhecer o Club Med Lake Paradise, que fica em Mogi das Cruzes, em São Paulo (beeem mais pertinho de casa). Bora fazer essa outra viagem acontecer!!! :D ATUALIZAÇÃO: Aconteceu!!! Vem ler o post completo aqui.


GOSTOU DO CLUB MED RIO DAS PEDRAS?
Conheça também Paraty e Ilha Grande, ficam ali perto!

MINHA AVALIAÇÃO:



Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.