UBATUBA: É praia que não acaba mais!

Última viagem realizada em abril/2012


Ubatuba é a última cidade do litoral norte de São Paulo. Ela faz divisa com o Rio de Janeiro (mais especificamente com Trindade, em Paraty) e é imensa! Muito imeeeensa! São mais de setenta praias e, infelizmente, conheci bem poucas. As vezes em que fui pra lá eram finais de semana ou feriados. Dava para conhecer, no máximo, umas três ou quatro praias.

A praia em que fiquei mais tempo foi a Sununga. Ela é bem pequena e fica na parte sul de Ubatuba. As ondas são bem fortes e tem uma gruta conhecida como a Gruta que chora (existem várias lendas sobre essa gruta que explicam o porquê do nome). Gostei bastante dessa praia, apesar nas ondas serem fortes e quase não dar para entrar no mar. Outra praia que adorei foi a Perequê Mirim, também na parte sul. A água é bem calma, ótima para crianças.

Costão na Praia do Sununga
Tranquilidade na Praia do Perequê Mirim

Outro lugar bem legal é o Saco da Ribeira. Na rodovia tem um mirante lindo para essa enseada. De lá saem passeios de escuna e fizemos um que parou na Praia das Sete Fontes (linda, linda, a água é transparente e sem ondas) e na Ilha Anchieta. A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo (a maior é Ilhabela). Além das praias, a ilha tem ruínas de um antigo presídio, museu, piscina natural, trilhas ecológicas... Pena que chegamos quase no final do dia. Não deu para aproveitar muito, mas é um local muito bonito e o passeio de barco até lá vale muuuito a pena!

Mirante na rodovia com vista para o Saco da Ribeira
Praia das Sete Fontes, uma das paradas do passeio de escuna
Plaquinha na central de visitantes da Ilha Anchieta
Ruínas do presídio da ilha

Outras praias que conhecemos foram a Praia Dura (um pouco sem graça, a areia é escura e dá a sensação de sujeira), Praia da Fortaleza (tem uma piscina natural no canto direito, mas não me chamou muito a atenção), Praia Vermelha do Sul (maravilhosa, amei!!!!), Praia do Lázaro (legal), Praia das Toninhas (bastante movimentada) e Praia Grande (acho que é a praia mais movimentada de Ubatuba). Estas duas últimas praias já ficam no centro, as outras ainda ficam na parte sul.

Praia Dura
Entrada da Praia Vermelha do Sul
Só nossa!

Conhecemos também a Cachoeira da Bacia que fica em um vilarejo próximo à Praia Dura. É bem legal, mas difícil de achar. Só conseguimos porque estávamos com um amigo que conhecia o caminho.

Cachoeira da Bacia

Além das lindas praias e cachoeiras, Ubatuba também tem outros atrativos. Como por exemplo uma unidade do Projeto TAMAR. Vale muuuuito a pena visitar! O trabalho deles é lindo e sou super fã!!! Lá você pode ter contato e conhecer de pertinho tartarugas de várias espécies.

Um dos tanques do Tamar
Linda, um semana de vida

Em dias de chuva também há o que fazer. A Praia da Itaguá (no centro) abriga o Aquário de Ubatuba. Ainda não conhecia este aquário e achei bem legal. Gostei mais deste do que o daqui de São Paulo. Tem várias espécies de peixes, crustácios e outros animais marinhos. Lá também tem um espaço onde você pode tocar em alguns animais, um museu marinho e uma lojinha (claro!) com várias coisas fofas. Na rua onde fica o aquário também há várias lojinhas e restaurantes. É um local bem estruturado e gostoso. Vale muito a pena o passeio!


Aquário dos pinguins
Algumas espécies podem ser tocadas, como essa estrela-do-mar

Infelizmente conheço pouquíssimas praias de Ubatuba. Acho que seria necessário um mês por lá para desbravar tudo. São 90 quilômetros de praias para todos os gostos! Sem contar as trilhas e cachoeiras. É o meu lugar preferido no litoral paulista e, toda vez que volto, sempre há uma praia diferente para conhecer.


GOSTOU DE UBATUBA?
Visite as vizinhas Paraty e Trindade, no Rio de Janeiro, e Caraguatatuba, em São Paulo.

ACESSE TAMBÉM:
www.ubatubatrip.com.br

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.