FERNANDO DE NORONHA: Um sonho realizado!

Viagem realizada em setembro/2015

Conhecer Fernando de Noronha era um sonho antigo. Acho que passei boa parte da minha vida desejando ir para lá, mas os preços absurdos (na maioria das vezes mais altos do que os de uma viagem internacional) me assustavam muito, fazendo com que eu desistisse rapidinho da viagem, sempre alegando que ainda não era "o momento". Até que um dia cansei de sonhar e decidi: vou conhecer Noronha, custe o que custar! Afinal a vida é curta e meu sonho merecia ser realizado.

A partir daí comecei a ler diversos relatos de mochileiros que davam dicas de como economizar na ilha. Isso me ajudou muuuito, pois descobri que dava sim para realizar meu sonho sem acabar com a minha conta bancária. rs Olha como foi simples: a passagem eu consegui comprar em uma mega promoção (paguei R$900,00 ida e volta, em setembro/15) e a hospedagem foi resolvida quando optei em trocar uma pousada mais "aconchegante" por uma suíte super simples (mas limpinha!) em uma pousada domiciliar (com a diária de R$100,00 por pessoa).

As pousadas domiciliares são super comuns em Noronha. Elas funcionam assim: alguns moradores adaptam alguns quartos da sua própria casa para receber os turistas. Claro que não tem o conforto de uma pousada comum, mas tem o básico para descansar e dormir depois de um dia cheio de sol e praia. Olha que economia: gastei R$1.500,00 nas passagens e na hospedagem para ficar sete dias em Fernando de Noronha! Isso é muuuuito barato!!!! Também pagamos duas taxas: a de preservação ambiental (é obrigatório pagá-la no aeroporto ou com antecedência pelo site; é cobrada de acordo com o número de dias que você fica na ilha) e a do Parque Nacional Marinho (tem um valor único válido para dez dias na ilha; sem pagar essa taxa você não pode entrar em algumas praias).

Ficamos hospedadas na Casa da Dona Maria de Gouveia (contato pelo telefone 81 3619-1827), que fica super bem localizada: na Vila dos Remédios (pertinho de praias, mercados e restaurantes). A casa é muuuito simples (como dá para ver na foto), mas fomos super bem recebidas pela filha da proprietária. Nesses sete dias que estivemos por lá, nos sentimos muito acolhidas. Nossa suíte era bem simples também, mas tinha ar condicionado, frigobar, tv de lcd (que não pegava, rs) e um banheiro privativo. O café da manhã não estava incluso na diária, mas havia uma cozinha que ficava a disposição para prepararmos nossas próprias refeições. Isso ajudou a gente a economizar muuuito! Além de cozinharmos algumas vezes, também pedimos algumas quentinhas (vulgo marmitex, aqui em São Paulo). Custavam R$15,00 e vinham com muita comida, dava para almoçar e jantar com o mesmo marmitex! Olha que economia! rs

Casa da Dona Maria de Gouveia
Nossa suíte

O dia da chegada foi bem cansativo. Aterrizamos na ilha por volta das 16h30 e só deu tempo de pegarmos um táxi, nos acomodarmos na pousada e irmos ao mercado para abastecer o frigobar. Um detalhe importante: os preços dos comércios são de chorar... Prepare o bolso! Acho que essa foi a única parte da viagem que me assustou de verdade! Infelizmente não fizemos nada nesse dia, nem vimos o pôr do sol. Estávamos tão cansadas de tantas conexões durante a viagem, que só queríamos dormir!

Avistar o Morro Dois Irmãos foi uma felicidade sem fim!

No segundo dia aproveitamos para andar bastante e conhecer algumas construções históricas e as três praias mais próximas. A Vila dos Remédios (a maior e mais desenvolvida da ilha) cresceu ao redor da Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Ela foi erguida em 1772 pelos portugueses e permanece super bem conservada até hoje. Pertinho dessa igreja fica o Palácio São Miguel. Ele foi construído no ano de 1948 em cima das ruínas da diretoria do antigo Presídio de Fernando de Noronha e hoje funciona como sede administrativa da ilha. Para quem não sabe, Noronha foi um presídio durante muuuitos anos. Para sermos mais exatos, de 1737 a 1938!

Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Palácio São Miguel

Transformar a ilha em presídio foi uma forma de mantê-la ocupada. Os presidiários é que foram responsáveis por erguer boa parte das construções. A vegetação original da ilha também sofreu grandes modificações nesse período. Para evitar as fugas, quase tudo foi desmatado, o que alterou radicalmente o clima da região. Esses detalhes dos mais de cinco séculos de história podem ser conhecidos lá no Memorial Noronhense que também fica na Vila dos Remédios. Gostei bastante desse museu! Ele ocupa outro casarão do século XVIII (também construído pelos portugueses) e tem um acervo rico de informações, com mais de cem fotos e documentos. Não imaginava que Noronha tivesse uma história tão cheia de acontecimentos políticos e disputas estrangeiras.

Memorial Noronhense

Por falar em disputas estrangeiras, Noronha foi muito, mas muuuito disputada por ingleses, holandeses e franceses. Por conta disso, os portugueses construíram o maior sistema de defesa fortificado da época. Dez fortalezas foram erguidas em pontos estratégicos da ilha. A maior delas era a Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios, que ficava pertinho da vila, no topo de um morro. As ruínas continuam por lá e é aberta a visitação em qualquer momento do dia. Além da importância histórica, a fortaleza transformou-se em um mirante onde podemos avistar Noronha em 360 graus! Dá para ver o nascer e o pôr do sol, a vila e muitas praias e morros. É lindo demais!

Entrada da Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios
Vista incrível da parte mais alta da fortaleza
A Vila dos Remédios vista da fortaleza
Nascer do sol

Agora chega de história e vamos para aquela parte que fez Noronha ficar famosa (e com razão): as belezas naturais! As praias mais próximas da vila são a do Cachorro, a do Meio e a da Conceição. A Praia do Cachorro é a primeira delas. Ela pode ser acessada por uma escada que fica ao lado do famoso Bar do Cachorro (que também é um atrativo da ilha). Para visitar as praias do Meio e da Conceição é recomendado pegar uma estradinha que sai da vila, pois ir pela praia pode ser perigoso. Nem preciso dizer que as três praias são lindas, não é?

Praia do Cachorro, olha a cor desse mar!
Praia do Meio
Pôr do sol na Praia do Cachorro

Antes de irmos para Fernando de Noronha, fiquei muito na dúvida se fazíamos ou não o recomendadíssimo Ilha Tour. Era todo mundo dizendo pra fazer porque ele dava uma noção geográfica da ilha, porque o guia dava bastante informações e contava vários "causos", e todo aquele blá, blá, blá que não me convenceu de início. No segundo dia na ilha realmente me convenci de que é importante mesmo fazer esse primeiro tour com um guia. Esse não é o típico passeio "pega turista" que as agências adoram vender. E o que me convenceu a fazê-lo foi a orientação que o guia dá de onde pode e onde não pode fazer snorkeling. Boa parte das praias possui piscinas naturais ou locais onde é mais recomendado fazer o mergulho de flutuação (também conhecido como snorkeling). Quando você chega na praia e olha para o mar não tem como saber onde é seguro entrar e onde não é. Noronha tem praias tranquilas, mas também tem algumas onde o mar é bem agitado. É por isso que recomendo fazer o Ilha Tour. Não por causa da visão geral que ele te dá (você pode ir por conta própria a todos os lugares depois), mas por essas preciosas informações de segurança que só um nativo consegue te dar.

E lá fomos nós fazer o Ilha Tour! Fechamos o passeio com a agência Costa Blue e adoramos nosso guia. Ele era muito engraçado e tirou todas as nossas dúvidas. O atendimento na agência também foi ótimo, super recomendamos! Começamos nosso dia conhecendo a Praia Cacimba do Padre. É nela onde está o cartão postal mais famoso de Noronha: o Morro Dois Irmãos! Também é aí onde são realizados os tradicionais campeonatos de surf. Como fui em setembro, o mar não estava tão agitado, mas dizem que entre dezembro e abril as ondas chegam a até cinco metros de altura e fazem a alegria dos surfistas. No canto esquerdo dessa praia há um pequeno caminho que leva até a Baía dos Porcos. Simplesmente amei essa praia!!!! Tornou-se a minha preferida em Noronha! A praia é toda cercada por um paredão rochoso de cor escura, o que faz um super contraste com o tom verde-esmeralda do mar. É lindo! Ah, e ela é ótima para fazer snorkeling, pois a água é super transparente. Vi muuuitos peixinhos coloridos! As rochas do paredão são escuras devido a origem vulcânica da ilha. Parece mentira, mas Fernando de Noronha é fruto de um vulcão adormecido a milhões de anos!

Baía dos Porcos, a minha praia preferida em Noronha
Peixinho colorido

Na sequência fomos para a Praia do Leão. Ela é bem bonita, mas não descemos até a areia. Ficamos apenas contemplando-a do alto do mirante. A próxima parada foi na Praia do Sueste. Ela é bastante conhecida devido a alta concentração de tartarugas marinhas e como fica dentro do Parque Nacional é necessário apresentar o cartãozinho de pagamento da taxa. Fizemos um mergulho de superfície diferente para conseguir ver as tartarugas. Entramos no mar com snorkel e óculos e fomos sendo puxadas pelo guia, que ia nos mostrando os diversos animais marinhos que encontrávamos pelo caminho. Confesso que fiquei super tensa durante essa parte do passeio. Eu não gosto muito de entrar no mar, principalmente quando não dá pé. Mas foi uma experiência inesquecível poder ver o fundo do mar pela primeira vez. Vimos muitos peixes, tartarugas, lagostas... Tudo muito lindo! A única parte ruim do passeio foi que entrou água na minha câmera fotográfica e ela quebrou... A bolsa estanque não aguentou protegê-la por tanto tempo. A sorte é que eu tinha levado duas câmeras, mas a de reserva não tem a mesma qualidade da outra (não reparem nas próximas fotos, estão bem ruinzinhas, rs).

Praia do Leão
Praia do Sueste

Outro lugar muito bonito que conhecemos foi um mirante localizado ao lado do porto de Noronha. Lá de cima pudemos avistar tubarões e o famoso Buraco da Raquel, uma grande formação rochosa com um buraco no meio. Diz a lenda que a filha de um comandante se escondia lá dentro para ter encontros amorosos, daí o nome do local. Ali pertinho também fica o Museu do Tubarão. O acervo é super interessante, com vários esqueletos de tubarões e painéis explicativos onde é possível conhecer as diversas espécies desses animais.

Mirante ao lado do porto
Museu do Tubarão
Um pouquinho do acervo do museu

Uma das partes mais esperadas do passeio foi conhecer a "praia mais bonita do mundo". Sim, a Praia do Sancho ganhou esse título em uma votação popular realizada pelo site Tripadvisor. O Sancho também fica dentro do Parque Nacional (ou seja: tem que pagar a taxa para entrar). Nesse pedacinho de Noronha há várias trilhas para serem feitas e recomendo fazer todas! A primeira delas é para o Mirante dos Golfinhos. A vista é muito linda e, se você tiver muita sorte, ainda consegue ver golfinhos por lá. Infelizmente não vimos nenhum, mas um grupo que havia chegado dez minutos antes da gente, conseguiu ver vários. Depois de passar por esse mirante a trilha continua e há muitos outros pela frente. Um mais lindo que o outro! Essa primeira trilha finaliza na descida para a Praia do Sancho.

Entrada da Praia do Sancho
Mirante dos Golfinhos
Baía dos Golfinhos
A Praia do Sancho vista de um dos mirantes

Para descer até a praia é necessário encarar 35 degraus no meio de um paredão rochoso (é muito legal, mas dá um frio na barriga) e depois mais 150 degraus esculpidos na rocha (com vista panorâmica para a praia). Pois é, a escadaria é longa! E bem alta! São cinquenta metros de decida. Mas todo esse esforço vale super a pena. A Praia do Sancho é linda e tem a água super transparente! Dá para ver vários peixinhos coloridos! Dizem que em um período do ano (que não me lembro qual) aparece uma cachoeira no paredão rochoso, devido a água da chuva. Deve ser uma delícia tomar banho de cachoeira nessa praia paradisíaca!

Escadaria para descer até à praia
Praia do Sancho
Olha o tamanho desse caranguejo

O último atrativo que temos nessa região é o mirante com a vista mais famosa de Noronha! As fotos abaixo mostram as paisagens que encontramos no final da trilha. Nem preciso comentar nada, não é? Muito lindo! Essa trilha também leva para as ruínas do Forte São João Batista. Esse local tem poucas ruínas e a visita compensa mais pela bela paisagem. Fechamos nosso Ilha Tour assistindo ao pôr do sol no Forte São Pedro do Boldró. Foi um dia inesquecível, repleto de emoções e belas paisagens!

Morro dos Dois Irmãos e Baía dos Porcos
Águas cristalinas na Baía dos Porcos
Final do nosso Ilha Tour

Uma das coisas legais em Fernando de Noronha é que tudo pode ser conhecido usando a dupla transporte público e caminhada. Não é obrigatório alugar um buggy ou contratar um serviço de transfer (a não ser que você queira um pouco mais de conforto, claro!). Lá em Noronha há uma van que percorre a ilha de fora a fora. Ela sai do porto (que fica em uma extremidade) e vai até a Praia do Sueste (do outro lado da ilha). Todo esse percurso é feito na menor rodovia do Brasil: a BR-363, que tem apenas 7,2 quilômetros de extensão. A passagem para andar na van custa três reais e não se preocupe se não sabe direito onde descer. É só avisar ao motorista a praia ou local onde quer ir. Eles são super gente boa! Foi assim que conhecemos a Praia do Boldró e a Praia dos Americanos. Além de revisitar o Sancho, a Cacimba do Padre, a Baía dos Porcos e a Praia do Porto.

Noronha tem a menor rodovia do Brasil

As praias do Boldró e do Americano são muito bonitas e ficam separadas apenas por algumas pedras. Nós não tivemos coragem de atravessá-las (por causa da altura e da maré, que já estava subindo) e por isso ficamos apenas curtindo a paisagem maravilhosa da Praia dos Americanos. É tudo muito lindo, podem ter certeza! Na parte alta da estradinha que desce para o Boldró há um mirante com uma vista muito bonita. Vale a pena dar uma paradinha por lá!

Gaivota na Praia do Boldró
Cactos no Boldró
Olha a cor do mar na Praia dos Americanos

Outro passeio que fizemos pela agência Costa Blue foi o de barco para ver golfinhos. A van nos buscou de manhã e fomos direto para a Praia do Porto, onde fica o Porto Santo Antonio. Que lugar lindo! Acho que nunca vi uma praia de porto tão limpinha e maravilhosa como essa. O mar de água verde-esmeralda continua lá e com uma visibilidade inacreditável! Adorei fazer snorkeling nela! Deu para ver muitos peixinhos e até uma arraia passeando tranquilamente na beirinha da praia. O passeio de barco foi bem legal também! Achei muito interessante ver Noronha de outro ângulo, mas é claro que o ponto alto do dia foi quando os golfinhos apareceram. É muito emocionante e inesquecível! Eles vem em bandos e em diversos momentos do passeio (tanto no começo, como no final). Também teve uma parada para banho em frente a Praia do Sancho (que continua linda vista do mar). Ah, e sabem o que aprendi em Noronha sobre esses passeios para ver golfinhos? Lá na ilha há dois pontos de observação desses animais que são monitorados o dia inteiro pelo Projeto Golfinho Rotador (o Mirante dos Golfinhos e o Forte dos Remédios). Os monitores sabem exatamente onde há grupos de golfinhos e orientam os barcos para esses locais. É por isso que a chance de ver esses bichinhos nesses passeios de barco é de quase 100%!

Passarela para embarque dos passageiros
Praia do Porto vista do barco
Praia do Sancho vista do mar

Estivemos na Praia do Porto três vezes, de tanto que gostamos! Uma para fazer snorkeling, outra para o passeio de barco e mais outra para ver uma apresentação do Projeto Tamar, onde eles capturam intencionalmente uma tartaruga e a levam para a praia. Com a tartaruga nos braços, eles fazem uma avaliação da saúde dela e nos passam muitíssimas informações sobre a vida desses bichinhos. Gostei muito de participar dessa atividade promovida pelo pessoal do Tamar. Ela acontece duas vezes por semana e em horário específico.

A praia enche nessa hora!
Olha a tartaruguinha capturada
Depois da apresentação e da avaliação, ela volta ao mar em total segurança

A captura intencional de tartarugas não é a única atividade que o Tamar promove aos visitantes da ilha. Toda noite há uma palestra na sede do projeto. Assistimos à três delas: tubarões, golfinhos rotatores e a do próprio Tamar. Adoramos todas! Os palestrantes são ótimos, didáticos e sabem de muuuita coisa! Conhecem tudo da vida marinha de Noronha! Essas palestras deram uma base de conhecimentos muito boa pra gente. Afinal, quando viajamos não queremos apenas ficar tirando fotos, comendo ou torrando no sol... Gostamos de aprender sobre o local, sobre a fauna, sobre a cultura, sobre a história. Isso faz a gente voltar pra casa completamente diferente! Muito melhores e com mais conhecimentos.

Sede do Projeto Tamar onde acontecem as palestras

O que dizer desses sete dias que estivemos em Noronha? Simplesmente amamos tudo! As pessoas, as praias, os passeios, as trilhas... Adoramos ver o fundo do mar pela primeira vez, ver os golfinhos pulando ao redor do barco, andar despreocupadamente pelas trilhas e praias desertas, assistir as palestras do Tamar (e continuar apaixonada pelas tartaruguinhas), ver o pôr do sol cada dia em um local diferente, conhecer a praia mais bonita do mundo (e sentir muito orgulho de ser brasileira)... Vivemos tantos momentos especiais nesses dias que é difícil lembrar e escrever tudo aqui. Também conhecemos a Ponta da Air France (senti muita paz nesse local), a Igreja de São Pedro (é muito fofa), as outras vilas de Noronha (Trinta e Floresta)...

A única coisa da qual nos arrependemos foi não ter agendado com antecedência algumas trilhas que precisam de autorização para serem feitas (como a da Atalaia, por exemplo). Tentamos fazer isso no terceiro dia que estávamos na ilha, mas mesmo assim já estava tudo lotado (uma pena)... Recomendamos agendar essas trilhas especiais antes de embarcar para Noronha. Não deixe para fazer isso quando já estiver por lá, pois pode ser que não tenha nenhuma data e horário disponível. De resto? Faríamos tudo novamente!!! Valeu muito a pena realizar esse sonho!

GOSTOU DE FERNANDO DE NORONHA?
Visite outras cidades do lindo litoral pernambucano, como Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Cabo de Santo Agostinho ou Tamandaré (onde fica a maravilhosa Praia de Carneiros).

ACESSE TAMBÉM:
www.ilhadenoronha.com.br
www.trilhaseaventuras.com.br/dicas-para-economizar-em-fernando-de-noronha
www.viagenscinematograficas.com.br/2013/01/5-passos-para-chegar-em-fernando-de.html

NOSSA AVALIAÇÃO:

Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.