TRINDADE: Uma vila de pescadores escondida no meio das montanhas

Viagem realizada em dezembro/2008



Trindade é uma vila de pescadores que fica na cidade de Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro. Acampamos por lá no final de 2008 e foi uma experiência muito divertida, pois eu nunca tinha acampado! Não lembro o nome do camping, mas ele ficava de frente para a Praia de Fora. Uma delícia dormir e acordar com o barulhinho do mar.


Plaquinha na entrada da vila de Trindade

Trindade tem várias praias bonitas e dá para conhecer quase tudo a pé, em um único dia. A primeira praia já fica logo na entrada do vilarejo: a Praia do Cepilho. Lá as ondas são fortes, próprias para surfar. Ao lado dessa praia tem a Praia de Fora e depois a Praia dos Ranchos (onde tem bastante barzinhos).


Praia do Cepilho, frequentada por surfistas
Em frente ao camping, na Praia de Fora
Praia dos Ranchos

Cruzando a vila, chega-se à Praia do Meio que, em minha opinião, é a mais bonita de todas! No meio da praia tem algumas rochas e a vista lá de cima é linda! No lado direito saem duas trilhas: uma para a praia do Cachadaço (bem tranquila e quase deserta) e outra para a famosa Pedra que Engole. Essa pedra é muuuuuito conhecida e um dos principais atrativos de Trindade. Na verdade são duas pedras que estão sobrepostas e entre elas há um buraco onde é possível escorregar e sair do outro lado. Não tive coragem de escorregar, mas vi muitas pessoas escorregando e pareceu muito divertido. Nessa trilha da Pedra que engole também há outras pequenas cachoeiras.


Praia do Meio, linda!
O mar é bem agitado
Pedra que engole
Saída da trilha, na Praia do Meio

No lado direito da Praia do Cachadaço tem uma trilha que termina em uma piscina natural. A trilha é fácil, mas como havia chovido no dia anterior, alguns trechos estavam escorregadios. A piscina é bonita e dá para ver vários peixinhos, mas como visitei em uma época de temporada, estava muuuuuito cheia, por isso não curti muito o lugar (muita farofa). Também dá para chegar nessa piscina em barcos que saem da Praia do Meio.


Praia do Cachadaço
Piscina natural do Cachadaço

No centrinho de Trindade tem ônibus para Paraty. Eles passam bem próximo ao centro histórico e ao píer de onde saem os passeios de barco. É bem prático ir à Paraty para quem está sem carro.

Adorei Trindade, mas nos dias próximos ao Reveion a vila simplesmente lotou de gente e perdeu aquele ar de tranquilidade de um típico vilarejo de pescadores. Muitas filas no comércio, falta de pãezinhos na padaria, trânsito, praias lotadas e sujas (alguns locais cheiravam a urina, um horror!)... Tinha até fila para usar o telefone público! Enfim, não recomendo ir para lá nessa época do ano, a não ser que você esteja a fim de muita bagunça e tenha muita paciência (rs). Mas, fora dessa época, Trindade está uma delícia e bela!


GOSTOU DE TRINDADE?
Combine a viagem com Paraty e Ubatuba, ficam do lado!

ACESSE TAMBÉM:
www.paraty.com.br/trindade
www.trindadepousadas.com.br
www.paratytrindade.com.br

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.