SANTA CRUZ CABRÁLIA: A primeira missa do Brasil rolou aqui

Viagem realizada em setembro/2014


Santa Cruz Cabrália é vizinha da agitada Porto Seguro e também faz parte da região conhecida como Costa do Descobrimento, no sul da Bahia. Foi nessa cidade onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, há quinhentos anos atrás. Durante minhas férias em Arraial d'Ajuda, dediquei um dia para conhecer Santa Cruz Cabrália. Na verdade só deu tempo de conhecer uma praia: a Praia de Coroa Vermelha.

Coroa Vermelha fica ao lado da Praia do Mutá, em Porto Seguro. Gostei bastante dela! Quando a maré está baixa, formam-se diversas piscinas naturais e é possível caminhar pelos corais. É uma praia bem tranquila, sem muitas ondas, e há vários quiosques e restaurantes pés na areia. É uma das mais movimentadas de Santa Cruz Cabrália.

Praia de Coroa Vermelha
A água é transparente e quentinha
Maré baixa

É nessa praia onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, após a chegada dos portugueses. Há uma praça enorme com uma Cruz Latina super alta simbolizando esse acontecimento. Também vi muuuitas estátuas de índios, portugueses e barcos espalhadas por todo lado. Onde quer que você vá tem uma estatuazinha ou uma plaquinha te lembrando do descobrimento do Brasil. 

Cruz Latina de Coroa Vermelha, simbolizando a primeira missa celebrada do Brasil
Algumas das muitas estátuas espalhadas por Coroa Vermelha

O que mais gostei em Coroa Vermelha foi do comércio de artesanato produzido pelos índios Pataxós. São diversas barraquinhas com os mais variados produtos. É difícil até escolher o que comprar, de tanta variedade. Os preços também são ótimos! Há dois tipos de comércio: as barraquinhas que ficam no calçadão e uma espécie de galeria chamada Comércio Indígena Pataxó. Os dois lugares são ótimos!

Barraquinhas no calçadão de Coroa Vermelha
Comércio Indígena Pataxó
Área de descanso muito bonita na parte interna do Comércio Indígena Pataxó

Nesse calçadão onde ficam as barraquinhas, também tem o Museu Indígena. Este museu tem alguns artefatos interessantes que mostram um pouco da cultura indígena, mas nada imperdível... A visita é guiada, mas sinceramente não gostei dos guias. Tudo o que eles falam é decorado, parecem uns robozinhos.

Entrada do Museu Indígena
Oca indígena (à esquerda) e alguns objetos (à direita)

Gostei da praia de Coroa Vermelha, mas o que mais me chamou a atenção foi o artesanato dos índios Pataxós. Acho que esse foi o ponto forte do local! Porém tive a impressão de que Santa Cruz Cabrália parece uma cidade temática. Tudo remete ao período do descobrimento. Há várias plaquinhas e estátuas coloridas espalhadas por toda parte. Sinceramente achei um pouco forçado. O descobrimento do Brasil não foi um momento tão feliz, como pareceu ser retratado na cidade...


GOSTOU DE SANTA CRUZ CABRÁLIA?
Visite também outras praias da Costa do Descobrimento, como Porto Seguro, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva.

NOSSA AVALIAÇÃO:

Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.