Última viagem realizada em abril/2012
Ilhabela fica no litoral norte de São Paulo, ali pertinho de São Sebastião e Caraguatatuba (clique aqui para ler o post completo dessa outra cidade litorânea paulista). Por estar localizada perto da capital paulista (são apenas duzentos quilômetros de distância), essa ilha é perfeita para uma viagem de final de semana, feriado prolongado ou ainda para aquela semaninha de folga que pode surgir de repente. Conheço Ilhabela desde que estava na barriga da minha mãe. Sempre passávamos nossas férias em Caraguá e daí dedicávamos um dia para passear pela ilha (que fica super pertinho). Pode-se dizer que tenho um apego emocional com este lugar que, como o próprio nome sugere, é muito belo! Por ali há dezenas de praias, trilhas, cachoeiras, paisagens exuberantes e muuuitos borrachudos (#ficaadica).
Chegar à ilha é bem fácil, até para os não motorizados. Do Terminal Rodoviário Tietê partem alguns ônibus com destino à Ilhabela (da viação Pássaro Marrom) em diversos horários ao longo do dia e a viagem demora umas quatro horas. Chegando em São Sebastião, é só desembarcar e fazer a travessia de balsa, que dura em média uns vinte minutos. Dentro da ilha também há transporte público para as três principais regiões (centro, norte e sul). Ilhabela tem uma ótima infraestrutura turística, com centenas de opções de hospedagens, restaurantes, lojas e todo tipo de comércio. Os atrativos naturais também são bastante diversificados. Há praias urbanas e estruturadas (para quem curte mais comodidade) e outras super selvagens e isoladas (para quem gosta de lugares mais sossegados ou uma aventura). Isso sem falar nas opções de trilhas, cachoeiras, passeios de barco, de lancha, de jipe... Enfim, coisa pra fazer é o que não falta!
Como comentei, frequentava Ilhabela quando era criança o que significa que não tenho fotos recentes de lá. Uma pena... Por conta disso esse post ficará bem pobrinho de imagens. Mas bora lá! Depois de fazer a travessia pela balsa, o desembarque acontece no centrinho da ilha, que é a região mais movimentada e estruturada. Por ali ficam as seguintes praias: Praia Barra Velha, Praia do Perequê (é a principal da região central, a infraestrutura da orla é bem completa), Praia de Itaguaçú, Praia de Itaquanduba, Praia do Pequeá, Praia do Engenho D'Água (onde fica um belíssimo casarão dos séculos XVII e XVIII que pertencia a uma antiga fazenda, atualmente o espaço funciona como um parque), Praia do Saco da Capela (o mar por ali é repleto de veleiros e lanchas) e a Praia da Vila (onde fica o charmoso centrinho histórico repleto de casinhas coloniais coloridas e a Igreja Nossa Senhora d'Ajuda).
Praia do Perequê |
Seguindo em direção ao sul tem mais praias. Anota aí: Praia das Pedras Miúdas (em frente à famosa Ilha das Cabras, perfeita para a prática de snorkeling ou mergulho), Praia do Portinho, Praia da Feiticeira, Praia do Julião, Praia Grande (a orla é super bem estruturada e tem até uma igrejinha muito charmosa), Praia do Curral (é uma das mais badaladas da ilha e a mais famosa da região sul) e Praia do Veloso. As demais praias do lado sul são acessíveis apenas por trilha ou barco.
Já do lado norte estão a Praia de Santa Tereza, Praia do Barreiros, Praia do Viana, Praia da Siriúba, Praia Pedra do Sino (tem esse curioso nome por conta de suas pedras que, ao serem batidas, produzem um som parecido com o de um sino), Praia Ponta da Azeda, Praia do Pinto (há muitos corais por ali, tornando-a ideal para o snorkeling), Praia da Armação (tem uma capelinha linda por lá), Praia da Pacuíba e Praia do Jabaquara (é super rústica e considerada uma das mais bonitas da ilha). Essas duas últimas praias são acessíveis apenas por uma estradinha de terra.
As praias do lado leste possuem acesso mais restrito e apenas barcos ou veículos 4x4 conseguem chegar nelas. As principais são: Praia da Fome, Praia do Poço, Praia da Serraria, Praia da Caveira, Praia da Granxuma, Praia do Saco do Eustáquio, Praia de Castelhanos (é super selvagem e uma das mais famosas do lado leste, sua enseada tem o formato parecido com um coração), Praia Mansa, Praia Vermelha, Praia da Figueira, Praia do Bonete (outra praia super famosa do lado leste, tem uma infraestrutura simples e uma tradicional vila de pescadores, suas águas são bastante agitadas e repletas de ondas), Praia de Enchovas e Praia de Indaiaúba. Nas agências receptivas do centrinho de Ilhabela há algumas opções de passeios para essas praias.
GOSTOU DE ILHABELA?
![]() |
Ilha das Cabras, localizada em frente à Praia das Pedras Miúdas |
Praia Grande |
![]() |
Igrejinha super charmosa na orla da Praia Grande |
Amo Ilhabela e preciso voltar urgentemente para rever diversos lugares que fizeram parte da minha infância. E também para ter fotos melhores e mais atuais das praias e demais atrativos turísticos. Porque local bonito é o que não falta por lá, né? A única parte mais chatinha (e que me desanima bastante) são os borrachudos. Como sou alérgica, isso acaba interferindo bastante na minha decisão de voltar. Mas quem sabe um dia eu crio coragem e volto, acompanhada de litros de repelente!!! :D
GOSTOU DE ILHABELA?
MINHA AVALIAÇÃO: