CURITIBA: É muuuito parque bonito!

Última viagem realizada em abril/2022


Curitiba é uma das minhas capitais brasileiras preferidas (depois de Floripa, claro! rs). Já fui pra lá várias vezes e não me canso. Sempre há algum cantinho novo pra conhecer, alguma coisa diferente pra fazer. E o bom é que sempre me surpreendo! Sou apaixonada pelos parques, praças e museus curitibanos! São lindos e bem cuidados. Acho que de todas as capitais que já conheci, Curitiba ganha nesse quesito de espaços bem conservados.

Outra coisa que me encanta nessa capital paranaense é a sua diversidade cultural. Curitiba tem forte influência de imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, espanhóis, holandeses, japoneses e árabes. Ufa, quanta mistura cultural! Todas essas influências podem ser observadas nos seus parques e espaços culturais, na culinária, na arquitetura, em suas tradições... enfim, em todo lugar! Também gosto do fato da cidade ter muitas opções de passeios e atrativos gratuitos. Boa parte dos lugares que conheci e que menciono aqui no blog possuem entrada grátis. Isso é ótimo e muito inclusivo!

Muitas araucárias espalhadas pela cidade
Ruas do centro histórico 
Tem araucária até no chão!

Nessas vezes em que estive em Curitiba utilizei bastante a linha do ônibus turístico. Apesar de achá-lo caro, é um ótimo meio de transporte para quem está a pé pela cidade. É super prático e os ônibus passam com bastante frequência. Também usei o ônibus comum (nos famosos tubos) e andei bastante. Caminhar pelas ruas de Curitiba é uma delícia! Existem vários locais que podem ser conhecidos a pé, principalmente na parte histórica.

Ônibus da linha turística
Os tubos de Curitiba
Bonitas ruas de Curitiba

PARQUES, BOSQUES E PRAÇAS

Jardim Botânico
Sem sombra de dúvidas, meu lugar preferido em Curitiba!!! Amo o Jardim Botânico! É lindo, lindo! Toda vez que vou à capital paranaense tenho que dar uma passadinha por lá. O jardim em frente à famosa estufa é maravilhoso e foi inspirado nos jardins franceses. Já a estufa, em estilo art nouveau, teve um palácio de cristal londrino como inspiração. Dentro da estufa há muitas espécies de plantas e uma fonte d'água. O parque ainda conta com Museu Botânico, Jardim das Sensações, lojinha para turista, pista de cooper, trilha para caminhada e lago. Sem falar nas dezenas de araucárias espalhadas pelos jardins e um corredor de cerejeiras que ficam lindas na primavera. Não é a toa que o Jardim Botânico é o cartão postal de Curitiba! Fica no bairro Jardim Botânico (perto da rodoferroviária).

Meu lugar preferido em Curitiba
Um corredor de cerejeiras dá as boas-vindas aos visitantes
Lindas araucárias

Parque Tanguá
O Parque Tanguá também é um dos lugares que adoro! Ele foi construído em 1996 onde era um antigo complexo de pedreiras, que atualmente estão desativadas. A entrada do parque já surpreende! Além de um mirante com uma vista linda, há um jardim muito bem cuidado e florido. Uma graça! Na parte inferior do parque há um lago e uma cascata muito bonitos! Também tem lanchonete e lojinha para turistas. Dizem que o pôr do sol dali é lindo, mas infelizmente ainda não consegui ver nenhum... Na lateral direita da entrada do parque há uma trilha que leva a uma passarela que passa por debaixo da pedreira. É muito legal também! O parque fica na região norte de Curitiba, no bairro Pilarzinho.

Entrada do Parque Tanguá
Esse parque era uma antiga pedreira
Vista do mirante (à esquerda) e passarela que passa por dentro da pedreira (à direita)

Parque Barigui
O parque Barigui fica no bairro Bigorrilho e é o maior parque de Curitiba (e também o preferido dos curitibanos). Quando estive por lá, em uma tarde de sábado, ele estava bastante movimentado. Tinham pessoas passeando, caminhando com cachorrinhos, andando de bicicleta, fazendo atividades esportivas, piquenique no gramado... E havia espaço para todo mundo! Também pudera, ele ocupa uma área de 140 hectares! O parque tem três bosques, um lago gigante, equipamentos de ginástica, parquinho para as crianças, pista de patinação, restaurante/lanchonete, biblioteca, churrasqueiras, ciclovia, pista para corrida e caminhada, Pavilhão de Exposições e muitos outros espaços disponíveis para os seus visitantes. Também é aí no Parque Barigui onde moram as famosas capivaras de Curitiba. Gente, tinha MUITA capivara! Cheguei a contabilizar umas cinquenta. Elas são muito fofinhas! s2

Parque Barigui
As moradoras mais famosas do parque
Skyline de Curitiba

Parque São Lourenço
O Parque São Lourenço, localizado no bairro de mesmo nome, é um dos parques mais antigos da cidade (foi inaugurado em 1972). Ele possui mais de duzentos mil metros quadrados de muito verde e contato com a natureza! Além do grande lago central (formado pelo Rio Belém), o parque possui pista de cooper/caminhada, ciclovia, equipamentos de ginástica e playground para as crianças. Li que por lá também há uma pista para carrinhos de rolimã! Não consegui conhecer a tal pista, mas me pareceu ser um local bastante divertido e inusitado! O parque também sedia o Memorial Paranista (falo dele mais pra frente). Ao redor do memorial há réplicas das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê de João Turin. Ah, também há o belíssimo Jardim das Esculturas, com fonte d'água e quinze obras em bronze do artista paranaense João Turin. Apesar da minha visita ter sido super rápida, gostei de conhecer esse parque! Adoro espaços que integram natureza, cultura e arte. :)

Pista de cooper/caminhada do Parque São Lourenço
Réplica da fachada da Casa Paranista (à esquerda) e pato na beira do lago (à direita)
Réplica da fachada do Ateliê do João Turin, no Jardim das Esculturas

Parque Gomm
O Parque Gomm é uma espécie de praça que fica atrás do Shopping Batel, no bairro Batel. O espaço é pequeno, mas bastante arborizado, florido e repleto de passarinhos e cantinhos charmosos. Neste parque fica o Memorial Inglês, que homenageia os imigrantes ingleses que contribuíram para o desenvolvimento do Paraná. Há uma cabine telefônica vermelha (super clássica e vinda diretamente da Inglaterra), paredes revestidas com tijolinhos (outro elemento clássico das construções londrinas), um espaço infantil baseado nas obras da escritora britânica Hellen Beatrix Potter e muitos painéis com informações sobre a imigração e também fotos de algumas personalidades da cultura inglesa (como Shakespeare e The Beatles). Aí nesta praça também fica a Casa Goom, uma importante construção do ano de 1910. Essa casa foi erguida pelo inglês Henry Goom, que se instalou em Curitiba para negociar erva-mate e madeira.

Uma das entradas do Parque Goom (à esquerda) e a clássica cabine telefônica vermelha (à direita)
A Casa Goom

Bosque Alemão
Esse bosque é muito legal e bonito! Perfeito para ir com crianças. Como o próprio nome diz, é um bosque inspirado na cultura alemã e homenageia os imigrantes desse país. Ele fica no bairro Pilarzinho. Logo na entrada já somos surpreendidos por uma réplica de uma igreja presbiteriana em estilo neogótico, chamada de Oratório de Bach. Lá dentro há uma sala de concertos e uma lanchonete que comercializa produtos típicos.

Além dessa construção há um mirante muito bonito localizado em uma torre com mais de quinze metros de altura, a Torre dos Filósofos. Descendo a escadaria dessa torre, começa a trilha de João e Maria, do conto dos irmãos Grimm. Essa é a parte mais lúdica! A trilha passa por dentro do bosque e pelo caminho existem várias plaquinhas que vão contando a famosa história dessas duas crianças que se perdem na floresta. É muito bonitinho! No meio da trilha há a Casa da Bruxa, onde funciona uma biblioteca com espaço para contação de histórias. Muito legal também! No final da trilha há um portal que na verdade é uma réplica de uma das primeiras casas com arquitetura típica alemã construída em Curitiba.

Oratório de Bach
Passarela de acesso ao mirante
A Casa da Bruxa no meio do bosque
Portal do Bosque Alemão

Bosque João Paulo II
Esse bosque foi construído em 1980 em homenagem a visita do papa João Paulo II à Curitiba. Por isso também é conhecido como Bosque do Papa. No meio do bosque, há uma clareira com sete casinhas lindas (feitas com troncos de madeira) inspiradas na arquitetura polonesa. Dentro de cada casa há objetos, mobiliários e diversas lembranças das crenças e tradições dos antigos imigrantes poloneses. O bosque é muito bem cuidado e merece a visita. Além das casinhas, também tem trilha ecológica, ciclovia, lojinha de artesanato, palco e uma casa de chá. Ele fica no bairro Centro Cívico, bem perto do Museu Oscar Niemeyer.

Entrada do Bosque João Paulo II
Casinha de madeira inspirada na arquitetura polonesa
Detalhes charmosos do bosque

Bosque de Portugal
O Bosque de Portugal fica no bairro Jardim Social e foi inaugurado em 1994 para homenagear os imigrantes portugueses. Gostei muito de conhecer esse local! Minha parte preferida do passeio foi caminhar pela Alameda dos Cantares, onde há vinte pilares com trechos de poemas de alguns escritores portugueses e brasileiros, como Fernando Pessoa, Luiz de Camões, Mario de Andrade e Carlos Drummond de Andrade. Os poemas estão gravados naqueles tradicionais azulejos portugueses. Muito lindo! Na área externa do bosque há uma praça circundada por sete colunas com o nome dos países que falam a língua portuguesa: Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau.

Praça das sete nações de língua portuguesa
Muitas poesias na Alameda dos Cantares, no Bosque de Portugal

Passeio Público
O Passeio Público é o parque urbano mais antigo de Curitiba. Foi inaugurado em 1886 e fica na região central. Durante um período também foi o primeiro zoológico da cidade. Ainda hoje há alguns viveiros com aves e outros pequenos animais espalhados pelo parque. O local é bem grande e super arborizado. Tem lago, ponte pênsil, coreto, pista para caminhada, playground... Adorei o portão de entrada! Foi inspirado no portão do francês Cemitério de Cães. É muito bonito!

Portão de entrada do Passeio Público
Ponte pênsil
Viveiros (à esquerda) e pássaro solto no parque (à direita)

Praça do Japão
A Praça do Japão é muito bonitinha e arborizada. Uma tranquilidade de lugar! O espaço é pequeno, mas tem um lago artificial com carpas (onde há uma imagem do Buda), Portal Japonês e o Memorial da Imigração Japonesa, além de inúmeras cerejeiras que devem ficar lindas quando florescem. Essa praça foi construída em homenagem aos imigrantes japoneses. Fica no bairro Água Verde, perto do Parque Goom e do Museu de Arte Indígena.

Memorial da Imigração Japonesa
Detalhes da Praça do Japão

Largo Erasmo de Rotterdam
Essa praça não faz parte da rota turística clássica de Curitiba, mas é um lugar muito charmoso que adorei conhecer e super indico. O espaço é muuuito arborizado e bem cuidado (foi revitalizado recentemente, em 2020), e fica relativamente perto do Museu Oscar Niemeyer (cerca de quinze minutos caminhando). O que mais gostei de conhecer por lá foi uma escultura de uma mão saindo da terra que parece segurar/proteger um pinheiro (obra do artista curitibano Tony Reis), os desenhos de tulipa na calçada, os livros pendurados nos galhos das árvores e os poemas gravados nos bancos. Achei tudo muito fofo!

Detalhes do Largo Erasmo de Rotterdam


MUSEUS, MEMORIAIS E ESPAÇOS CULTURAIS

Museu Oscar Niemeyer
O MON, como é comumente conhecido, possui uma arquitetura impressionante! Impossível não se surpreender com suas linhas curvas e o formato de olho. Também não é para menos, foi projetado pelo brilhante arquiteto Oscar Niemeyer! Além das inúmeras salas para exposições, o museu tem loja, café, biblioteca, auditório e salão de eventos. São mais de 35 mil metros quadrados! É considerado o maior museu da América Latina. Separe algumas horas do dia para visitá-lo, pois há muitas exposições para ver. Ele está localizado no bairro Centro Cívico, pertinho do Bosque João Paulo II. 

Museu Oscar Niemeyer

Museu Egípcio - Ordem Rosacruz
Museu Egípcio é uma espécie de complexo dedicado à cultura egípcia. Ele é relativamente grande e ocupa três espaços: um dedicado ao Museu Egípcio mesmo, outro ao Complexo Luxor (uma área a céu aberto onde está a Alameda das Esfinges e o Atrium Romano) e outro ao Museu Tutankhamon. Você pode comprar os três ingressos juntos ou visitá-los separadamente. O acervo é bem interessante, porém quase todos os objetos são réplicas. O que valeu a visita (na minha opinião) foi ver as duas múmias originais que fazem parte do acervo: a Múmia Tothmea (é a única múmia egípcia no Brasil e possui mais de 2700 anos) e a Múmia Wanra (a múmia de uma criança andina). Foi impressionante ficar cara a cara com elas! Este museu fica no bairro Bacacheri.

Atrium Romano (à esquerda) e Alameda das Esfinges (à direita)
Uma das salas do museu
O acervo é enooorme e bastante interessante, porém boa parte das peças são réplicas

Museu Paranaense
O Museu Paranaense, também conhecido como MUPA, é considerado o primeiro museu do Paraná. Ele foi inaugurado em 1876 e fica na região central de Curitiba, mais especificamente no Palácio São Francisco. A arquitetura dessa construção (do ano de 1920) é linda e muito imponente! Lá dentro há várias salas que abrigam algumas exposições temporárias e outras fixas. O acervo das exposições fixas é composto por mais de quatrocentas mil peças que contam um pouco da história do estado do Paraná, fazendo uma espécie de linha do tempo, desde a pre-história até os dias atuais. Recomendo reservar algumas horas para este passeio, pois o museu é bem grande.

Museu Paranaense
Uma das salas do museu
O acervo do museu é muito diversificado

Museu de Arte Indígena
O Museu de Arte Indígena (MAI) é o primeiro museu no Brasil dedicado às produções artísticas dos indígenas brasileiros. Ele está localizado no bairro Água Verde, perto da Praça do Japão. A entrada do museu é bem discreta, mas lá dentro há um acervo enorme com mais de 1.500 peças! Há arte plumária (como cocares, colares, pulseiras...), cerâmica, cestaria, instrumentos musicais, armas, máscaras usadas em rituais, entre outros inúmeros objetos. Gostei bastante de conhecer esse museu! As peças de arte plumária foram as minhas preferidas. Tudo é muito colorido e bem feito! Ali no museu também é possível comprar algumas dessas peças direto com os indígenas.

Entrada do MAI (à esquerda) e escada de acesso ao pavimento superior (à direita)
Entrada da sala dedicada à arte plumária
Sala dedicada às cestarias

Memorial Ucraniano
O Memorial Ucraniano fica no Parque Tingui, lá no bairro Pilarzinho, e, apesar de pequeno, é um espaço muito interessante e bonito. Ali há algumas construções típicas da Ucrânia, feitas com tábuas de madeira encaixadas. A mais famosa delas é a réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo, a igreja ucraniana mais antiga do Brasil, localizada no interior do Paraná. Dentro da igreja estão expostos alguns objetos religiosos, uma coleção de pêssankas (aqueles ovos de Páscoa pintados) e diversos artesanatos. Também há uma reconstrução de uma casa típica onde funciona uma lojinha. Esse memorial é uma homenagem aos imigrantes ucranianos que vieram para Curitiba.

Entrada do Memorial Ucraniano
Réplica da Igreja de São Miguel (à esquerda) e Pêssanka (à direita)

Memorial Paranista
Adorei conhecer o Memorial Paranista! Ele é uma espécie de complexo cultural, pois lá dentro funciona o Teatro Cleon Jacques, duas salas de exposições, o Ateliê de Esculturas e Fundição, o Liceu das Artes e uma lojinha que comercializa produtos de artistas e artesãos curitibanos. O acervo das salas expositivas é composto, em sua maior parte, por esculturas produzidas por João Turin, um grande artista paranaense. Outro local que amei foi um corredor que interliga os espaços. Sua arquitetura é muito linda! Na área externa do memorial há ainda o Jardim das Esculturas (onde estão expostas quinze esculturas em bronze, em proporções heroicas) e as réplicas das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê do João Turin. O Memorial Paranista fica no Parque São Lourenço, no bairro de mesmo nome. 

Corredor do Memorial Paranista
Uma das salas expositivas

Unilivre
Universidade Livre do Meio Ambiente é linda!!! Que delícia de lugar! Além de ter um projeto arquitetônico super ousado e sustentável (e que se integra perfeitamente com a natureza), também tem uma filosofia muito bonita. Nesse lugar são dados cursos, seminários, entre outras atividades que disseminam a importância de cuidarmos do meio ambiente e sermos mais sustentáveis. A estrutura da universidade é toda feita em madeira. Há uma rampa em espiral que dá acesso as salas de aula (cada uma representa um elemento da natureza) e a um mirante com 25 metros de altura. A vista lá de cima é linda! A Unilivre foi construída em uma antiga pedreira que atualmente está desativada e virou o Bosque Zaninelli. Fica no bairro Pilarzinho e, além da sede da universidade, também há um lago, uma pequena trilha e muito, muito área verde!

Entrada do bosque Zaninelli (à esquerda) e teatro ao ar livre (à direita)
Paredão e lago da antiga pedreira
Unilivre embaixo de muuuita chuva

Palacete dos Leões
Taí um lugar que AMEI conhecer e super indico! O Palacete dos Leões fica na região central de Curitiba (perto do Passeio Público) e é repleto de histórias e curiosidades. Para visitá-lo é necessário agendamento pelo site do Espaço Cultural BRDE. Sua arquitetura é lindíssima e me apaixonei por todos os detalhes (a construção tem estilo eclético, com detalhes neoclássico e barroco). Ele foi construído em 1902 para ser moradia da família de ervamateiros Leão Jr. (os fundadores do conhecido chá-mate Leão). Esse novo estilo arquitetônico, impulsionado pelo ciclo da erva-mate, mudou completamente a paisagem urbana de Curitiba na virada do século XX, e por isso essa construção é tão significativa na cidade. O interior do palacete também é muito bonito e, além de abrigar a exposição fixa sobre a história do imóvel, também sedia exposições temporárias. Amei fazer a visita guiada! Além de conhecer o palacete, também fui muito bem recebida (a monitora era sensacional)! 

Fachada frontal do Palacete dos Leões
Uma das salas internas do palacete
Detalhes do interior do palacete

Ópera do Arame
A Ópera do Arame é um teatro que foi construído em uma antiga pedreira chamada Paulo Leminski, no bairro Abranches. Possui uma arquitetura super moderna e ousada feita com estruturas metálicas. Foi inaugurado em 1992 e muitos espetáculos grandiosos já foram apresentados por lá. Dentro da sala cabem mais de 1500 espectadores! A construção fica ao lado de um lago e de uma cascata. É um local muito agradável e bonito. 

Ópera do Arame
Antiga pedreira Paulo Leminski
O teatro possui uma perfeita integração com a natureza

Teatro Paiol
O Teatro Paiol é uma construção linda e muuuito antiga! Sempre que passo por ela tenho a sensação de ter voltado no tempo, em uma época medieval. Acho lindo o contraste da arquitetura antiga com as construções contemporâneas. Esse teatro de arena tem uma história muito curiosa. Foi construído em 1874 para ser um abrigo de pólvora e munições do exército brasileiro. Esse local foi desativado muitos anos depois e, por volta de 1970, foi adaptado e transformou-se em um auditório de arena, onde acontecem pequenas apresentações teatrais e musicais. Não é um teatro grande e cabem poucas pessoas. Está localizado no bairro de Prado Velho, a cerca de dois quilômetros da Rodoferroviária.

Teatro Paiol
Plateia e palco do Teatro Paiol


SETOR HISTÓRICO

Largo da Ordem
O setor histórico compreende algumas ruas em torno do Largo da Ordem, no centro do Curitiba. É super gostoso caminhar pelas ruas de calçamento de pedra e ir apreciando os prédios cheios de detalhes e histórias. Tem muitas construções lindas e muito bem conservadas! O que me chamou mais a atenção foi a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas (é a igreja mais antiga de Curitiba), a Igreja do Rosário dos Pretos (construída em 1946, tem estilo barroco), a Igreja Presbiteriana Independente (construída em 1931, tem estilo neoclássico), a Praça Garibaldi, a Fonte da Memória (tem o formato de uma cabeça de cavalo e foi construída em homenagem aos antigos tropeiros), o Relógio das Flores (as flores são trocadas a cada nova estação do ano) e o Palácio Garibaldi (esse prédio em estilo neoclássico é muito bonito e foi construído em 1904). Além dessas construções existem muitas outras! Também visitei o centro cultural Memorial de Curitiba. É bem legal!

Igreja do Rosário
Praça Garibaldi (à esquerda) e Igreja Presbiteriana Independente (à direita)
Relógio das Flores
Outra construção histórica

Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem
Aos domingos o Largo da Ordem fica lotado de barraquinhas da m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a Feira de Arte e Artesanato, mais conhecida como Feirinha do Largo da Ordem. Simplesmente amo essa feira! É enooorme (prepare-se, são centenas de barracas) e tem muito artesanato lindo dos mais vários tipos (com tecidos, pedras, metais, madeiras, gesso, cerâmica...), além de muitos doces e comidinhas deliciosas! Essa feira é tão famosa que recebe cerca de vinte mil pessoas a cada domingo! A visita vale muuuito a pena e é impossível sair de lá sem comprar uma lembrancinha.

Feira de artesanato no Largo da Ordem

Rua das Flores (Rua XV de novembro)
A Rua XV de Novembro, mais conhecida como Rua das Flores, fica na região central, pertinho do Setor Histórico, da Catedral Metropolitana... Apesar de ser uma rua, os carros não podem transitar por lá, pois é aberta somente para pedestres. Essa proibição aconteceu em 1971, ano em que surgiu o primeiro calçadão do Brasil. Muitas construções históricas estão espalhadas por essa rua, assim como muuuitos canteiros de flores. s2

Construções centenárias da Rua XV de Novembro

Um dos prédios mais conhecidos é o Palácio Avenida. Quando pensamos no Natal de Curitiba a primeira coisa que vem a cabeça é o famoso coral que se apresenta nas janelas desse edifício. Esse espetáculo acontece desde o início dos anos 90 e acabou ficando tão famoso que, hoje em dia, é conhecido por todo o país. E o prédio virou um local turístico! Ele foi construído em 1929 por um imigrante sírio-libanês. Atualmente é ocupado pelo banco HSBC e também abriga um espaço cultural. Outra atração bastante conhecida na Rua XV de Novembro é o Bondinho da Leitura. Esse bonde está "estacionado" no calçadão desde 1973. Já foi espaço para crianças brincarem enquanto os pais faziam compras nas lojas, central de informações turísticas... Desde 2010 é uma minibiblioteca.

Palácio Avenida na Rua XV de Novembro
Bondinho da Leitura

Universidade Federal do Paraná
O prédio fica lá no centro, na Praça Santos Andrade, e ocupa um quarteirão inteiro. A arquitetura é linda! Tem umas colunas em estilo neoclássico maravilhosas! E é muito, muuuito alto! A praça em frente é bonitinha, mas o que mais gostei foram das araucárias espalhadas pelo jardim. Vale uma rápida visita e fica perto do Paço da Liberdade.

Universidade Federal do Paraná

Paço da Liberdade
O Paço da Liberdade é um dos meus prédios históricos preferidos. Acho a arquitetura dele simplesmente linda! Ele foi restaurado há alguns anos atrás e todos os detalhes em estilo eclético (com um pouquinho de neoclássico e art nouveau) foram preservados. É uma construção tão bela e importante que foi tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Muito chique! rs Antigamente era a sede da Prefeitura de Curitiba e depois passou a abrigar o Museu Paranaense. Hoje em dia o prédio sedia um espaço cultural. Fica lá no centro, pertinho da Praça Tiradentes e faz parte do setor histórico da cidade.

Paço da Liberdade


IGREJAS E TEMPLOS RELIGIOSOS

Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Mais conhecida como Catedral Metropolitana de Curitiba, essa igreja é considerada um dos patrimônios culturais mais importantes da cidade. Fica na região central da cidade, na Praça Tiradentes, em frente ao ponto inicial da linha do ônibus turístico. Sua arquitetura, em estilo neogótico, é muito bonita e foi recentemente restaurada. Ela foi construída em homenagem a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a padroeira de Curitiba, e dizem ter sido inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha.

Catedral Metropolitana de Curitiba (à esquerda) e interior da catedral (à direita)
Lateral da catedral

Santuário Tabor Magnificat
Esta pequena e charmosa igrejinha está localizada no bairro Campo Comprido, em um bosque lindo repleto de araucárias, passarinhos e muita paz. É um local perfeito para refletir e se reconectar. O que mais chamou minha atenção, além da delicada arquitetura, foi a vegetação que cobre boa parte da fachada. Li que em cada época do ano ela ganha formas, volumes e colorações diferente. O espaço ainda conta com uma pequena loja e lanchonete. 

Igrejinha (à esquerda) e pequeno mirante (à direita)
Jardins do Santuário

Mesquita de Curitiba
Simplesmente linda! Me apaixonei pelos mosaicos que revestem as paredes externas da construção. São lindos e muito coloridos!! Por dentro é bem bonita também. Vale a pena visitar! É um local que transmite muita paz. Fica pertinho do Largo da Ordem, no centro histórico.

Mesquita de Curitiba
Detalhes arquitetônicos da Mesquita


OUTROS LUGARES PARA VISITAR

Mercado Municipal de Curitiba: Fica em frente à Rodoferroviária, na parte central. É um ótimo local para comprar queijos, vinhos, temperos, frutas, verduras, legumes, carnes... E o preço é super em conta, principalmente nos restaurantes e cafés. Vale a pena dar uma passadinha por lá!

Mercado Municipal de Curitiba

Museu Ferroviário: Outro lugar que conheci rapidamente. É super interessante e fica dentro de uma antiga estação ferroviária, onde hoje em dia funciona o Shopping Estação. Tem uma maria-fumaça original em exposição.

Museu Ferroviário
Maria-fumaça na antiga plataforma da estação

Torre Panorâmica: É o mirante mais alto de Curitiba. São quase 110 metros de altura!! Nem preciso dizer que a vista lá de cima é perfeita, né? Dá para ver toda a cidade em 360 graus! Esse observatório foi inaugurado em 1991 e fica no bairro das Mercês.

Torre Panorâmica
Vista do alto da torre

Memorial Árabe: Não cheguei a entrar no Memorial Árabe, pois era feriado e estava fechado. Mas achei a construção super bonita! Fica ao lado do Passeio Público, na região central.

Memorial Árabe

Teatro Guaíra: Fica na mesma praça da Universidade Federal do Paraná e é um dos maiores e mais importantes teatros da América Latina. Não fiz nenhuma visita na parte interna.

Teatro Guaíra


Gosto muito de Curitiba! Acho a cidade bem organizada, limpa e com atrativos para os mais variados  públicos. Já fui diversas vezes para lá e ainda não conheço tudo, acredita? Tenho vários motivos para voltar!


GOSTOU DE CURITIBA?
Combine a viagem com Morretes, Antonina ou Lapa, que bem ficam pertinho. Se tiver mais tempo, estique até Paranaguá e pegue um barco para a Ilha do Mel.

ACESSE TAMBÉM:

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.