ILHA DO MEL: O paraíso do litoral paranaense

Viagem realizada em dezembro/2010


Sempre tive de vontade de conhecer a Ilha do Mel. Não me lembro ao certo como foi que descobri esse lugar, mas lembro que, na faculdade, uma menina da minha sala havia comentado que tinha ido para lá e que o lugar era lindo. Planejei ir super de última hora, em uma emenda de final de ano (dez dias de folga, não podia desperdiçar! rs). Tive apenas duas semanas para montar o roteiro, comprar as  passagens, pesquisar e reservar a pousada...

Marcamos a viagem para sábado à noite, pois queríamos chegar em Curitiba no domingo para descer a serra de trem. Pegamos aquele trem da Serra Verde Express que vai até Paranaguá. A viagem foi super legal (apesar de se tornar cansativa depois de Morretes). Passamos por pontes altíssimas, vários túneis e paisagens maravilhosas. O tempo estava nublado, mas mesmo assim aproveitamos bem o passeio.

Estação ferroviária em Curitiba
Nosso trem
Começando a viagem
Descendo a serra
A ponte mais alta que cruzamos

Chegamos em Paranaguá quase às três da tarde. Estávamos exaustas! Demos uma descansada, almoçamos e compramos nossas passagens para o barco das 16h30. Ele estava lotadaço e o mar, agitadíssimo!! Demoramos mais de duas horas para chegar à ilha.

Chegando na ilha
Desembarque
Fim de tarde maravilhoso na Praia de Encantadas

A Ilha do Mel realmente é muito bonita!!! Ficamos hospedadas na Pousada da Tia Tina, na vila de Encantadas. Para quem não sabe a ilha possui duas vilas: Encantadas (mais rústica) e Brasília (mais arrumadinha). Fomos muito bem recepcionadas e adoramos o lugar! O café da manhã era ótimo, a suíte super limpinha e os donos atenciosíssimos!

Pousada da Tia Tina

Na manhã  seguinte, tomamos café, pegamos algumas dicas com o pessoal da pousada e fomos conhecer a ilha. Estava um dia lindo (o céu estava todo azul e o sol brilhando muuuito)!!! Visitamos a Gruta de Encantadas (muito legal), a Praia de Fora, a Praia do Miguel (bem deserta) e a Praia Grande (estava bombando).

Caminho para a Gruta de Encantadas
Gruta de Encantadas, na maré baixa
Sirizinho na Praia de Fora
Praia do Miguel, deserta
Praia Grande

Depois, subimos até o Farol das Conchas. A vista lá de cima é maravilhosa! Até botos conseguimos enxergar! Continuamos a caminhada pela Praia do Farol, Praia do Istmo (fiquei um pouco decepcionada, pois achava que o istmo era menor) e chegamos ao vilarejo de Brasília (legal, melhor que Encantadas). Andamos o dia inteiro e no finalzinho da tarde retornamos para Encantadas de barco. Voltamos para a pousada, saímos para jantar e fomos dormir. Cansadíssimas de novo!!!

Escadaria que dá acesso ao farol
Botos
Praia do Farol
Era uma vez uma tartaruga
Pier no vilarejo de Brasília
Ruas de areia de Brasília

No terceiro dia, acordamos super cedo para ver o sol nascer. Mas o tempo estava um pouco nublado nessa hora e nenhuma foto ficou boa... Mais tarde, o sol apareceu e pensamos em fazer um passeio de barco, mas os passeios oferecidos por lá são bem poucos... Já tínhamos visitado todos os lugares a pé no dia anterior. Então, demos mais uma volta na Praia de Fora, subimos em vários mirantes para fotografar e fechamos a tarde tomando sol na Praia de Encantadas. O dia foi ótimo!!

Praia de Fora e Gruta de Encantadas
Praça de alimentação na Praia de Fora

Na quarta-feira, infelizmente, fomos embora da ilha. Pegamos o primeiro barco para Paranaguá e depois o ônibus para Curitiba. Apesar da viagem ter sido curtinha, eu adorei!!! Voltei da Ilha do Mel super relaxada e o lugar me surpreendeu. Lá é muito mais bonito do que as fotografias mostram! É muito bom estar em uma vila pequena, onde não tem carros, as pessoas se conhecem... A vida parece ser tão mais simples.

Até breve!


GOSTOU DA ILHA DO MEL?
Se tiver mais tempo durante a viagem, aproveite e conheça outros lugares da região. Paranaguá, Antonina e Morretes ficam bem próximos!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.