Última viagem realizada em junho/2014
As duas vezes em que estive lá foram de passagem. Em 2010, fui para pegar o barco para a Ilha do Mel e, em 2014, apenas para dormir durante uma noite (depois de passar o dia em Morretes e Antonina). Nessa ocasião, fiquei hospedada no Hotel Palácio. O atendimento foi bom, apesar de um pouco frio (é o tipo de hotel apenas para dormir) e o café da manhã, excelente! A localização também é boa, bem pertinho do centro histórico.
Hotel Palácio |
A suíte em que fiquei hospedada |
Cheguei na cidade no horário de um dos jogos do Brasil (da Copa de 2014) e as ruas estavam bastante desertas. Desci na rodoviária e fui direto para o hotel, pois fiquei com um pouco de medo de andar pelas ruas sozinha. Na manhã seguinte, quando estava voltando para a rodoviária, dei uma voltinha rápida pelo centro histórico. Conheci pouquíssimos lugares... Na verdade andei um pouquinho pela Rua da Praia, onde estão localizados muitos dos prédios históricos, e pela orla do Rio Itiberê. Algumas construções estão conservadas, mas a maior parte delas está em péssimas condições, precisando de restauração urgente.
Casarões históricos na Rua da Praia |
Praia do Centro e os casarões históricos ao fundo |
Barquinho na beira da praia |
Também conheci a Casa da Cultura, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (a primeira igreja no Paraná), o Mercado Municipal do Café (abriga vários restaurantes que servem pratos típicos da região) e o Mercado de Artesanato (antigo mercado de peixes). Os museus estavam fechados naquele horário, assim como o recém inaugurado Aquário de Paranaguá (o prédio é bem bonito, fiquei com vontade de conhecer).
Casa Monsenhor Celso (Casa da Cultura) |
Mercado Municipal do Café |
Playground em formato de siri (à esquerda) e Igreja Nossa Senhora do Rosário (à direita) |
Apesar de saber da importância histórica e cultural de Paranaguá, seu centro histórico não me chamou muito a atenção (nada contra a cidade, tá?). Achei que boa parte das construções estão mal cuidadas e precisando de uma restauração. Infelizmente esse descaso do governo com o patrimônio público é algo muito comum em diversas regiões brasileiras. Já visitei várias cidades históricas e são bem poucas que estão conservadas. Torço para que um dia todos esses casarões (que guardam tantas histórias), recebam o cuidado e o carinho que merecem.
GOSTOU DE PARANAGUÁ?
Conheça Morretes e Antonina que também são cidades históricas e ficam pertinho. Ah, sem falar na Ilha do Mel, que é lindíssima!
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.