MORRETES: Lindas construções históricas às margens do rio Nhundiaquara

Viagem realizada em abril/2022


Em uma de minhas viagens para Curitiba, fiz aquele famoso (e lindo) passeio de trem que desce a Serra do Mar. Fiz o trajeto completo que vai até Paranaguá, pois ia pegar o barco para a Ilha do Mel. A maioria das pessoas que estavam no trem desceram em Morretes e isso fez com que eu ficasse com muita vontade (e curiosidade) de conhecer essa cidade. Então, resolvi fazer um bate-e-volta em um final de semana para lá e incluí no roteiro as cidades vizinhas de Antonina e Paranaguá, além de dar uma passadinha em Curitiba, é claro!

Morretes fica no litoral do Paraná e é uma cidade bem pequena. Dá para percorrer todo o centro histórico em uma manhã. Desci na rodoviária e fui conhecendo tudo a pé mesmo. Passei pela estação de trem, pelo comércio e pelo centrinho histórico onde estão a Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto, as praças floridas (e muito bem cuidadas) e os casarões históricos.

praça onde fica a Prefeitura Municipal
um dos muitos casarões históricos espalhados pela cidade
centro histórico muito bem conservado
Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto
um dos hotéis mais antigos da cidade

A parte mais gostosa da cidade é a rua beirando o rio Nhundiaquara. Lá é onde estão os restaurantes mais charmosos, onde serve-se o tradicional barreado e as lojinhas de doces e artesanatos. Também tem uma feirinha deliciosa beirando o rio e a Ponte Velha (outro ponto turístico da região).

uma das floridas praças
Rio Nhundiaquara, a parte mais charmosa de Morretes
fofo
ponte velha

Achei Morretes legal! É uma cidade bem pacata, típica de interior (própria para ser visitada em um dia). Gostei principalmente da rua beirando o rio e das praças super bem cuidadas e floridas.


GOSTOU DE MORRETES?
Conheça as outras cidades históricas paranaense: Antonina e Paranaguá.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.