Natureza, tranquilidade e relaxamento são as três palavras que resumem minha experiência no Solo Sagrado de Guarapiranga. Esse belíssimo local está localizado dentro de uma área conservada de Mata Atlântica, às margens da represa de Guarapiranga, na zona sul de São Paulo. São mais de trezentos mil metros quadrados de natureza e belas paisagens para contemplação. Não importa qual religião você siga (ou se não seguir nenhuma também não tem problema), a visita vale super a pena!
Parece uma pintura, não parece? |
A construção do Solo Sagrado de Guarapiranga aconteceu em 1995 com o intuito de ser um protótipo do paraíso terrestre. Essa ideia de criar e espalhar solos sagrados pelo mundo é de Mokiti Okada, que iniciou esse projeto lá no Japão, em 1945. Um de seus objetivos era desenvolver um local que conseguisse harmonizar a beleza natural e a beleza criada pelo homem. Isso foi muito bem aplicado no solo sagrado daqui de São Paulo. As belas construções estão cuidadosamente inseridas na natureza de uma forma muito harmônica. É lindo de ser ver! Existem mais cinco solos sagrados espalhados pelo mundo. Três deles estão localizados no Japão, nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto; e os outros dois em Saraburi (Tailândia) e Cacuaco (Angola).
Espelhos d'água |
A construção que mais me chamou a atenção foi a do templo. Ele é todo aberto, tem a forma de anel e é composto por 16 pilares e uma torre de 71 metros de altura! É muito bonito e está localizado em frente da represa e de um belo jardim, super florido e cheio de borboletas. A escadaria para acessar esse templo é linda e cheia de flores coloridíssimas nas laterais. Fiquei encantada e muito apaixonada por esse cantinho.
Templo em forma de anel e a Escada Arco-íris |
Borboletinha nas coloridas flores de um dos jardins |
Também há inúmeras praças e áreas para descanso, além de um lago cheio de carpas. Na orla da represa, pode-se fazer piqueniques em um gramado super verdinho e bem cuidado, com muitas árvores e sombra. Sanitários, fraldários, livraria, centro cultural, lanchonete, refeitório e auditório também estão disponíveis por lá. Se você tiver qualquer dúvida ou precisar de qualquer tipo de orientação ou informação sempre há guias voluntários espalhados pelo espaço. Eles são muito atenciosos e receptivos. Me senti muito bem vinda por lá!
Área para piquenique na orla da represa |
Como o Solo Sagrado está dentro de uma área conservada da Mata Atlântica, há muitos bichinhos e aves. Vi uma turma super animada de quatis, muitos quero-queros e outros passarinhos que eu não sabia o nome. Li no site oficial deles que de vez em quando também aparecem macacos, esquilos, tatu, joão-de-barro, garça, gavião... e até coruja e bicho preguiça. Queria muito ter visto algum desses bichinhos!
Quati (à esquerda) e quero-quero (à direita) |
Muita natureza e passarinhos |
Se você ficou curioso para conhecer esse lindo lugar, anota aí o endereço: Avenida Professor Hermann Von Ilhering n. 6567, bairro Parelheiros. O acesso de carro é fácil e há muitas placas indicativas espalhadas pelo caminho. E não precisa se preocupar na hora de estacionar o carro, pois lá tem um amplo estacionamento. Não faço ideia de como chegar de ônibus, mas vi que no site oficial deles tem algumas explicações. Neste mesmo site você também encontra todas as informações sobre os dias e horários de visitação. E a entrada é gratuita. O blog Pés na Areia super recomenda a visita! Nós adoramos esse lugar!
GOSTOU DO SOLO SAGRADO DE GUARAPIRANGA?
Conheça outros pontos turísticos da capital paulista.
ACESSE TAMBÉM:
www.solosagrado.org.br
NOSSA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.