PQ. CIDADE DE TORONTO: Um cantinho canadense aqui em São Paulo

Último passeio realizado em julho/2021


O Parque Cidade de Toronto é outro cantinho de São Paulo que amo de paixão! E olha que coisa boa: fica super perto de casa, dá até para ir andando! Ele não é muito conhecido pelos paulistanos, pois é mais frequentado pelos moradores dos bairros de Pirituba e Parque São Domingos (ambos localizados na zona noroeste da capital). Essa "discrição" faz com que o parque seja um local bem tranquilo, ótimo para descansar e repor as energias.

Bom, como já falei o parque fica em Pirituba, mais exatamente na Avenida Cardeal Mota n. 84, dentro de um condomínio super chique chamado City América. Ele funciona todos os dias, das 6h às 18h. O acesso de carro é super fácil, pois fica pertinho da Marginal Tietê (ao lado da Rodovia dos Bandeirantes e do Tietê Plaza Shopping). Já de ônibus é um pouquinho complicado... Tem que descer na marginal e andar um pedacinho da avenida (coisa de dez ou quinze minutinhos). No site da Sptrans dá para ver direitinho quais linhas passam por lá. Quem vem de carro tem que deixá-lo estacionado na rua, pois o parque não dispõe de estacionamento. Também não há lanchonetes, mas tem uma área bem legal para fazer churrasco e piquenique (é bom chegar cedo pois as churrasqueiras são super disputadas).

Plaquinha na entrada do parque

Acho que o ponto forte do parque é seu projeto paisagístico. Há um lago bem bonito com muuuita vegetação em volta. E ele é super fotogênico! Toda vez que vou pra lá, sempre tem algum fotógrafo fazendo ensaio de casais, gestantes, crianças ou modelos. O parque não é tão grande, tem apenas cerca de cem mil metros quadrados, sendo que a maior parte é ocupada pelo lago. E por falar em lago, há vários peixinhos, gansos e patos por lá. As crianças adoooram! E também tem uma ponte super bonitinha que liga os dois lados do parque. Uma graça de lugar!

Lago com muita vegetação ao redor
Ponte
O projeto paisagístico é lindo

Além do lindo projeto paisagístico, o parque tem uma infraestrutura bem legal para a prática de atividades ao ar livre. Há duas quadras poliesportivas, pista para caminhada (ou corrida) ao redor do lago, aparelhos de ginástica e playground para as crianças. Acho essa estrutura super boa para um "parque de bairro". Não dá para compará-lo aos famosos Villa Lobos ou Ibirapuera, que são imensos e atendem uma quantidade maior de pessoas. Em relação a eles, o Toronto (como é carinhosamente conhecido aqui no bairro) é mega pequeno e essa comparação acaba sendo injusta... Ah, não é permitido entrar com skates, patinetes ou bicicletas, mas tem um bicicletário para você deixar sua bike guardadinha. Os bichinhos de estimação são super bem-vindos! Meu cachorrinho adora!!!

Pista para caminhada ao lado do lago

A flora é linda, principalmente na primavera. O parque fica tão colorido! Tem ipês, girassóis, paineiras, orquídeas, manacás... Fico encantada quando elas florescem! Tudo é muito limpo e a grama é frequentemente aparada. A fauna também é bem diversificada. Há muitas espécies de pássaros e aves. Até preá eu já vi por lá. Ah, tava quase esquecendo de falar: tem uma trilha disponível no parque. Ela é bem curtinha, mas super gostosa de fazer, principalmente para caminhar e entrar em contato com a natureza.

Olha esse colorido!
Ipê amarelo
Flora e fauna do parque
É sempre uma delícia fotografar esses bichinhos

Outro detalhe super importante: sabe porque o parque chama-se Cidade de Toronto? Porque foi construído em parceria com a prefeitura de Toronto, no Canadá, em 1992. Olha que chique! Muitas plantas e árvores típicas dessa região foram trazidas para cá e plantadas no parque. E no outono elas ficam lindas!!! A paisagem muda completamente. Parece mesmo que estamos em outro país.

Vegetação típica do Canadá
Olha que lindo!
A paisagem muda completamente no outono

O Toronto é um parque bem singelo, como vocês puderam perceber. É uma delícia ir caminhar, passear com cachorro, ficar deitada na grama pensando na vida ou lendo um livro. Toda vez que estou por lá tenho a sensação de que saí de São Paulo, acreditam? É uma tranquilidade, uma paz... Super recomendo a visita!


GOSTOU DO PARQUE CIDADE DE TORONTO?
Conheça outros pontos turísticos da capital paulista.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.