ANTONINA: E seus casarões coloridos

Viagem realizada em junho/2014



Antonina fica bem perto de Morretes, no litoral paranaense. Quem vai para uma dessas cidades acaba dando uma passadinha na outra, e vice-versa. É a dupla de cidades históricas mais famosas do Paraná! Conheci Antonina em uma tarde, depois de passar a manhã em Morretes. Fui em um final de semana que teve jogo do Brasil e a cidade estava completamente vazia...

Assim como Morretes, Antonina tem casarões muito bem cuidados. O que achei mais interessante foram as plaquinhas na porta de algumas casas. Algumas possuem o nome do morador e outras o nome da música preferida do morador. É bem bonitinho!

Antonina tem muitos casarões históricos
Plaquinha com o nome da música preferida do morador

Logo que desci do ônibus, na rodoviária, fui conhecer a rua beirando o rio (que fica pertinho). Lá tem o Trapiche de onde saem passeios de barco pela região. Dali também é possível avistar alguns dos casarões do centro histórico. Ao lado fica o Mercado Municipal, mas estava fechado... :(

Centro histórico às margens da Baía de Antonina
Trapiche de onde saem passeios de barco
Mais casarões

Fui para o centrinho e conheci mais alguns prédios históricos, como o Theatro Municipal (bem bonito), a Igreja São Benedito e a Prefeitura Municipal. Cheguei na Praça Coronel Macedo (bonita, com coreto e flores) onde fica um dos hotéis mais antigos de Antonina (Hotel Camboa) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Essa igreja fica em uma parte bem alta da cidade e a vista lá de cima é bonita! Dali também avistamos as ruínas de um antigo casarão.

Theatro Municipal, muito bonito
Hotel Camboa (à esquerda) e Praça Coronel Macedo (à direita)
Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar
Vista da lateral da Igreja  Matriz

Achei os casarões históricos de Antonina bem cuidados e super coloridos. Foi uma pena encontrar a cidade tão vazia... Certamente ela deve ser muito mais animada durante o Carnaval! Taí um motivo pra voltar! :)


GOSTOU DE ANTONINA?
Aproveite e conheça Morretes e Paranaguá. São cidades históricas também e ficam bem próximas.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.