RIO DE JANEIRO: Sim, ele continua lindo!

Última viagem realizada em setembro/2015


O Rio de Janeiro dispensa apresentações. Que cidade linda, apesar da violência e dos inúmeros problemas sociais. Infelizmente só estive por lá três vezes e essas "passadinhas" pelo Rio sempre foram muito rápidas. O lado bom disso é que vou embora com um desejo enooorme de voltar. E eu volto!

O primeiro lugar que conheci na cidade maravilhosa foi o Pão de Açúcar. Super óbvio, não é? A clássica turista de primeira viagem no Rio de Janeiro! rs Andar no bondinho foi uma delícia e o Morro da Urca é lindo, com uma vista linda e uma ótima infraestrutura! O tempo ajudou a deixar a paisagem ainda mais bonita. Estava um super sol! Lá do alto dos mirantes (a quatrocentos metros de altitude) dá para avistar o Corcovado, o Cristo Redentor, as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, a Baía de Guanabara e mais um monte de lugares. Nem preciso dizer que amei, claro!

Praia de Copacabana vista do alto
O Rio de Janeiro é lindo!
Corcovado
Subida do bondinho (à esquerda) e o Cristo Redentor (à direita)

Outro passeio super clássico que fiz foi conhecer o Corcovado, o cartão-postal do Rio de Janeiro. O Cristo Redentor foi inaugurado em 1931 e é todo esculpido em pedra sabão. Para chegar lá no alto há duas maneiras: de van ou de trem. Escolhemos fazer a subida com o Trenzinho do Corcovado. Nesse dia o tempo não estava muito bom e chegou até chover em alguns momentos. Mesmo assim decidimos fazer o passeio e não nos arrependemos nem um pouco. O trajeto demorou cerca de vinte minutos e o trenzinho passa pelo meio da Floresta da Tijuca! Fiquei emocionadíssima quando vi o Cristo de pertinho (ele é muuuito alto, tem trinta metros de altura)! E aquela paisagem toda lá de cima? Linda, linda, linda! Dá para avistar boa parte da cidade. É muito emocionante!

Subimos até o topo do morro de trenzinho
O Cristo!
Vista (nubladíssima) para a Lagoa Rodrigo de Freitas
Pão de Açúcar

Também visitei o Jardim Botânico e me apaixonei! O projeto paisagístico é lindo! Há muuitas espécies de plantas e lagos. E muitos bichinhos fofos! Vi esquilos, macacos e muuuitos passarinhos. Minha parte preferida foi uma alameda cheia de palmeiras imperiais. Essas palmeiras estão aí no Jardim Botânico desde 13 de junho de 1808, dia em que foi inaugurado por D. João VI (o príncipe regente da época). Prepare-se para andar bastante pois o parque é suuuper grande (tem cerca de 137 hectares). Ah, esse Jardim Botânico é considerado um dos mais importantes do mundo. Olha que chique!

Os lagos e jardins são muito bem cuidados
Meu local preferido no Jardim Botânico: as palmeiras imperiais
É um cantinho mais charmoso que o outro
O Cristo Redentor é avistado de vários locais do jardim
Esquilinho fofo

Ao lado do Jardim Botânico, fica outro parque super famoso: o Parque Lage. Antigamente esse local era um engenho e só muito tempo depois é que se transformou em parque. Toda a vegetação é nativa da Mata Atlântica e ele fica, literalmente, aos pés do Morro do Corcovado. O parque é bem tranquilo e também tem macaquinhos e muitos pássaros. A parte que mais gostei foi uma bela mansão onde funciona a Escola de Artes Visuais. A construção é muito bonita e rende várias fotos!

Antiga mansão onde hoje funciona a Escola de Artes Visuais
O Parque Lage fica dentro da Mata Atlântica

Tanto o Parque Lage, como o Jardim Botânico ficam próximos de outro ponto turístico: a Lagoa Rodrigo de Freitas. Achei a infraestrutura ao redor da lagoa muito legal! Há restaurantes, pista para ciclistas e para caminhadas, playground e muitos outros atrativos. Fiz uma rápida caminhada em parte dos 7,2 quilômetros que a margeiam e o mal cheiro é super perceptível. Fiquei triste ao ver a lagoa tão poluída... Uma pena!

Lagoa Rodrigo de Freitas em um dia nublado

Pertinho da lagoa ficam as praias Leblon e Ipanema. Fiz apenas uma rápida caminhada por essas praias, pois o dia estava nublado e nada convidativo... Porém, quando estive em Copacabana, o dia estava lindo e aproveitei bastante! Era meu sonho conhecer essa famosíssima praia, de tanto vê-la nas novelas da Globo, rs! Foi muuuita emoção pisar no "calçadão de Copacabana". Um dos dias mais felizes da minha vida! Tomamos bastante sol na praia, mas não tive coragem de entrar no mar. Achei muito agitado.

Leblon
Calçadão de Ipanema
Copacabana em uma quarta-feira à tarde
Copacabana

A região central do Rio também possui muitos lugares legais para visitar. A Biblioteca Nacional é um desses lugares, ainda mais para uma pessoa apaixonada por livros como eu. Essa biblioteca é considerada a maior da América Latina pela Unesco e uma das dez maiores do mundo! Também não é para menos, seu acervo é composto por mais de dez milhões de livros! Quando estive por lá, a fachada do prédio estava sendo restaurada, mas ainda assim achei sua arquitetura maravilhosa. O interior da biblioteca é aberto ao público, mas apenas alguns espaços podem ser visitados. Confesso que fiquei um pouco frustrada com isso, pois gostaria de conhecê-la mais profundamente. Também não é permitido tirar fotos dentro das salas do acervo. :(

O Theatro Municipal fica na mesma praça da Biblioteca Nacional. Ele foi inaugurado em 1909 e é uma das principais casas de espetáculos do Brasil. Sua história é muito curiosa: antes de começar a ser construído, aconteceu um concurso para escolher seu projeto arquitetônico. Esse concurso teve dois finalistas com projetos semelhantes. Os idealizadores acabaram unificando os dois projetos que deu origem ao teatro. Queria muito ter feito a visita guiada pelo seu interior, mas infelizmente não deu tempo... Tive que me contentar em vê-lo somente pelo lado de fora. A arquitetura é linda, linda! 

Pertinho da região central, mas já no boêmio bairro da Lapa, fica a colorida Escadaria Selarón (que liga a rua Joaquim Silva ao Convento de Santa Tereza). Essa escadaria é uma verdadeira obra de arte a céu aberto do falecido artista chileno Jorge Selarón. Todos os seus 215 degraus e suas calçadas laterais são revestidos com mosaicos de azulejos provenientes de várias partes do mundo. Achei a escadaria linda e muito colorida! Super fotogênica!

Escadaria Selaron
Uma verdadeira obra de arte a céu aberto

Infelizmente conheço pouquíssimos lugares do Rio de Janeiro. É uma pena porque lá tem tanta coisa legal pra conhecer e fazer... É por isso que sempre vou embora com uma vontade enooorme de voltar. E pretendo fazer isso em breve e muuitas vezes!


GOSTOU DO RIO DE JANEIRO?
Se quiser esticar a viagem, aproveite e vá conhecer as lindas praias da Região dos Lagos. Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras não estão tão longe.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.