TERESÓPOLIS: Mato, montanha e cachoeira

Viagem realizada em setembro/2015


Teresópolis pertence à região serrana do Rio de Janeiro e é a cidade mais alta do estado. Fica a aproximadamente noventa quilômetros da capital, encrustada nas montanhas da Serra dos Órgãos. A alta temporada é durante o inverno, quando os casais lotam a cidade em busca daquele clima romântico que só as montanhas conseguem oferecer. Porém, durante as outras estações do ano, a cidade também tem movimento, pois há inúmeras atividades de ecoturismo que podem ser feitas na região.

Passei quatro dias por lá e fiquei hospedada no hostel J&J Home and Hostel. Ele fica pertinho da rodoviária, em uma rua super tranquila. Há uma boa infraestrutura ao redor, com bastante comércio, restaurantes e ônibus que vão para qualquer canto da cidade. A dona do hostel foi muuuito simpática e me recebeu super bem! Aliás, ela mora nessa casa e a adaptou para receber os hóspedes. Fiquei em um quarto individual com banheiro privativo, mas também há quartos coletivos e duplos com banheiro compartilhado. Havia uma piscina na área externa, mas infelizmente não consegui utilizá-la. O tempo ficou nublado e chuvoso durante toda a minha estadia. Uma pena... O café da manhã era bem gostoso! Com tudo fresquinho!

Área externa do J&J Home and Hostel

O maior atrativo de Teresópolis é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, também conhecido como Parnaso. É lá onde fica o famoso pico Dedo de Deus, o cartão postal da cidade. Essa formação rochosa (com 1.692 metros de altitude) pode ser vista de vários locais, inclusive da rodovia que liga o Rio de Janeiro à Teresópolis. É lá onde está localizado o Mirante do Soberbo. Acho que esse é o mirante com mais fácil acesso da região! Dá para chegar de carro, de ônibus ou a pé (como eu fiz). A vista é linda! Dizem que quando o tempo está aberto é possível avistar até a Baía de Guanabara e Niterói, mas como estava tudo nublado, acabei não vendo quase nada... rs Ah, prepare-se: lá venta muuuito! Segura o chapéu e a saia!

O Dedo de Deus pode ser visto de várias partes da cidade
Um pedaço da vista do Mirante do Soberbo

A entrada do Parque Nacional fica próxima desse mirante (são aproximadamente uns dois quilômetros de distância). O parque possui mais de vinte mil hectares e abrange as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Guamirim. Cada um desses lugares possui uma sede com diferentes atrativos e trilhas. A de Teresópolis é a principal e é lá onde é feita a famosa travessia até Petrópolis (são dias e dias de trekking!). A infraestrutura do parque é super boa. Há sanitários, estacionamento, camping e um centro de visitantes com exposições, lojinha, lanchonete e recepcionistas prontas para te dar qualquer informação. Também há muitas opções de trilhas, com diferentes graus de dificuldade e diferentes atrativos.

Plaquinha na entrada do Parque Nacional
Muito contato com a natureza
Centro de Visitantes

A trilha que escolhi fazer foi a do Cartão Postal. Ela não é muito extensa: são 1.600 metros de caminhada. Porém, como todo percurso é subida (e bem íngreme!), acabei ficando super cansada e com a sensação de que a trilha não ia terminar nunca! Para piorar a situação, começou a chover muuuito forte quando eu estava quase chegando no final. Mas muito forte meeesmo! Foi pura aventura e adrenalina! Quase não consegui aproveitar a vista do mirante. Estava tudo encoberto. Foi meio frustante, mas essas coisas acontecem e não tem como prever. A volta, apesar de ser só descida, foi mais demorada. Havia muitas poças d'água, cheinhas de lama! Tive que tomar muito cuidado para não escorregar. Infelizmente só fiz essa trilha no Parque Nacional. Gostaria de ter voltado no dia seguinte, mas a chuva não parou...

Expectativa x realidade

Quem não é muito aventureiro e prefere um passeio mais tranquilo, pode se deliciar na Feirinha do Alto. Ela funciona aos finais de semana e feriados e tem cerca de oitocentos boxes vendendo os mais diversos produtos: malharia, doces, artesanato, móveis de madeira... Lá perto também fica a Cervejaria Vila Santa Gallen (super tradicional na cidade) e a Granja Comary. É na Granja Comary onde fica a sede da Seleção Brasileira de Futebol. Ao lado do centro de treinamento também há um condomínio de alto padrão e um lago. Esse lago é super bonito e tem uma vista linda para os picos da Serra dos Órgãos. Tirando essa paisagem, não há nada mais para se fazer por lá... É um passeio que não dura nem meia hora.

Cervejaria super tradicional de Teresópolis
Lago Comary
Granja Comary

Gostei de conhecer Teresópolis, mas achei a cidade pacata e com poucos atrativos turísticos. Como o tempo ficou nublado e chuvoso na maior parte dos dias, não pude aproveitar quase nada do Parque Nacional... Foi uma pena! Acho que as atividades de ecoturismo são o ponto forte da cidade. Tenho vontade de voltar só para poder curtir mais as trilhas. Confesso que voltei para casa meio frustrada... rs


GOSTOU DE TERESÓPOLIS?
Visite Petrópolis também. Ambas pertencem à região serrana do Rio de Janeiro.

ACESSE TAMBÉM:
www.visiteteresopolis.com.br

NOSSA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.