ARRAIAL DO CABO: O Caribe é aqui

Última viagem realizada em junho/2019



Arraial do Cabo é um dos destinos que mais está bombando atualmente no turismo brasileiro. Milhares e milhares de turistas lotam essa cidade durante o verão e aos finais de semana do ano todo. O título de "Caribe brasileiro" não foi ganho à toa: a cor azul turquesa do mar IMPRESSIONA MUITO, assim como a areia branca e fininha de suas praias. Arraial fica na Região dos Lagos, no litoral norte fluminense, bem ao lado de Cabo Frio e pertinho de Búzios. É um destino quase que obrigatório para quem visita uma dessas cidades (e é bem fácil transitar de ônibus ou de carro entre elas). Já estive por lá duas vezes, em 2010 e em 2019, sempre no estilo bate-volta. 

Prainha é a praia que dá as boas vindas para quem chega à cidade. Prepare-se para avistá-la do lado esquerdo da estrada e já começar a se apaixonar pela cor do mar de Arraial. A vista é realmente apaixonante e LINDA! Essa praia tem aproximadamente uns dois quilômetros de extensão e é bem rápido percorrê-la ponta a ponta. O lado esquerdo é muuuito mais tranquilo e vazio do que o direito (repleto de casas) e obviamente foi meu lugar preferido. Aí nesse canto também há um costão rochoso onde é possível subir e tirar belas fotos da praia. Pertinho da Prainha há um lago super bonito que fica dentro do Parque Municipal Hermes Barcellos.

Prainha, vazia...
O canto esquerdo da praia é o mais tranquilo
Lago no Parque Municipal Hermes Barcellos

Como estava a pé pela cidade, fui caminhando da Prainha até a Praia Grande. A distância é um pouco longa (acho que demorei uns vinte/trinta minutos para chegar), mas super possível de ser feita se você tiver disposição e gostar de caminhar. Como o próprio nome diz, essa praia é suuuper grande (e a maior de Arraial)! São quarenta quilômetros de extensão e ela só termina lá na cidade de Saquarema. É no canto esquerdo onde fica a área de maior movimento e infraestrutura. Há muito comércio, restaurantes, quiosques e vendedores ambulantes.

Praia Grande
Vai um sorvetinho aí (à esquerda) e estátua da atriz Flávia Alessandra no calçadão (à direita)
Calçadão da Praia Grande

Da Praia Grande fui caminhando novamente para a Praia dos Anjos. Dessa vez a caminhada foi bem mais rápida e curta! Essa praia não é tão indicada para banho, pois é mais usada para atracar os barcos de turismo e de pescadores. É daí que saem os famosos passeios náuticos pela região. Nela também há uma igrejinha super bonita e antiga: a Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Acredite: ela foi construída em 1506!!!

Praia dos Anjos, é daqui que saem os passeios de barco
Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Homenagem aos pescadores

É claro que eu não poderia vir à Arraial e não fazer um tradicional passeio de barco, né? Fechei esse rolê com uma agência que ficava ali pertinho do píer (não me lembro o nome, desculpe!). Inicialmente navegamos pela Fenda de Nossa Senhora (interessante) e pela Gruta Azul (o barco entra dentro). Depois fomos para o ponto alto do passeio: a Praia do Farol, que fica na Ilha do Farol. Gente o que é a cor desse mar? Parece aquele tom de azul do mar do Caribe. Certamente essa foi uma das praias mais lindas que já vi na vida! Finalizamos o passeio na pequena Praia do Forno (que é super bonita também). Neste dia o mar estava muuuuuito agitado, então não deu para ir nas Prainhas (que dizem serem lindas!), mas mesmo assim amei o passeio!

Olha a quantidade de barcos atracados no píer!
Paisagens lindas pelo caminho
Fenda de Nossa Senhora
Gruta Azul
Chegando na Praia do Farol
Olha a cor desse mar!!!

A Praia do Forno (nossa última parada no passeio de barco) também pode ser acessada por uma trilha que sai dali do canto esquerdo da Praia dos Anjos. Não fiz essa trilha, mas li que ela é super tranquila e tem uma das vistas mais famosas (e paradisíacas) de Arraial.

Praia do Forno vista do alto
Praia do Forno, um paraíso
Boa infraestrutura

Amei todas as praias que conheci em Arraial do Cabo, mas achei a cidade em si não muito atraente. Como comentei no post, a Praia do Farol foi meu lugar preferido! Que praia linda! Também achei legal o fato de poder conhecer vários lugares da cidade a pé, pois as praias são bem próximas uma das outras. Outro ponto interessante que notei durante minhas duas visitas foi a evolução no turismo da região. Em 2010 Arraial era muuuito tranquila e vazia. Ainda não havia essa explosão de turistas e excursões. Para se ter uma ideia quase não consegui encontrar uma agência que vendesse o tradicional passeio de barco. Já em 2019, a cidade estava lotaaada e o que mais tinha por lá era comércio voltado para os turistas. Foi quase impossível encontrar uma praia vazia! Mesmo estando na cidade duas vezes, ainda não consegui conhecer tudo. Infelizmente não deu tempo de assistir o pôr do sol na Ponta do Atalaia e nem de conhecer as famosíssimas Prainhas (com aquela escada que bomba nas fotos do Instagram), por exemplo. Isso vai ter que ficar para uma próxima visita! :D


GOSTOU DE ARRAIAL DO CABO?
Então conheça Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras. Elas também ficam na Região dos Lagos e vale a pena dar uma esticadinha ou fazer bate-volta até lá! 

PARA SABER MAIS:

NOSSA AVALIAÇÃO:

Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.