CABO FRIO: O paraíso de mar cristalino e areia branquinha

Última viagem realizada em junho/2019



Ah, Cabo Frio... Como não se apaixonar por seu mar tão azulzinho e suas praias com areia tão branquinha? Pois é, não teve jeito... Virou paixão! s2 Esse paraíso (ao estilo caribenho) fica no litoral norte do Rio de Janeiro, em uma área conhecida como Região dos Lagos. Cabo Frio fica ali do ladinho de Búzios e Arraial do Cabo, e é super fácil transitar entre essas cidades, seja de veículo próprio ou de transporte público.

Já fui para Cabo Frio duas vezes, em 2010 e em 2019. Em minha primeira visita fiquei hospedada em uma quitinete (baratíssima) que ficava perto da rodoviária e da praia principal, a Praia do Forte. A localização era excelente para quem estava a pé (como eu), pois bem pertinho passavam ônibus para as outras cidades vizinhas (como Búzios, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Rio de Janeiro). Fiquei nove dias por lá e foi uma delícia! Já na segunda vez, passei apenas um dia na cidade, no estilo bate-volta (só para matar a saudade, rs).

Quitinete que alugamos em 2010

A Praia do Forte é a praia principal de Cabo Frio e dispensa comentários. São aproximadamente sete quilômetros de pura beleza. A cor do mar é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A (apesar de gelada)!!! É um azul tão, mas tão perfeito, que chega até a te hipnotizar, rs! Por estar na região central, ela possui uma ótima infraestrutura. Há hotéis, muito comércio, restaurantes, quiosques e a bonita Praça das Águas. Ah, e o calçadão é perfeito para aquela caminhada no final do dia. Do lado direito, onde começam as dunas, a Praia do Forte muda de nome e começa a se chamar Praia das Dunas

Comecinho da Praia das Dunas
Praia do Forte
Cinquenta tons de azul

No canto esquerdo há uma pequena ilhota onde fica o Forte de São Mateus (isso explica o nome da praia). Esse forte foi construído no século XVII para proteger a região dos ataques franceses, ingleses e holandeses. Ele é tombado como patrimônio histórico e artístico pelo Iphan e é aberto a visitação. Na parte mais alta do forte há um mirante com uma vista linda para a praia e para o mar. A visita é imperdível!

Forte de São Mateus
Detalhes da construção do século XVII
Vista da Praia do Forte

Ao lado do forte tem uma outra pequena praia, chamada Praia do Marisco. Ela não é indicada para banho pois é um local comumente usado pelos pescadores e repleto de barquinhos coloridos e aves. Na lateral há um caminho que termina em outro mirante MARAVILHOSO com vista para o Canal do Itajuru e a para a Ilha do Japonês. Mais um local imperdível!

Paisagem bucólica
A natureza reina por aqui

Outro local que adorei conhecer e que fica ali perto é o Bairro da Passagem. Eu não sabia, mas Cabo Frio é a quarta cidade mais antiga do Rio de Janeiro e por isso possui muitas construções históricas espalhadas por suas ruas. Boa parte delas está localizada neste bairro, que é famoso por suas tranquilas ruas de paralelepípedos, repletas de charmosas casinhas coloridas e restaurantes muito bem conceituados. Um dos lugares mais famosos neste bairro é o Beco do Príncipe, onde há um arco belíssimo que une dois casarões coloniais.

Prainha no Bairro da Passagem (à esquerda) e Igreja São Benedito (à direita)
O famoso arco no Beco do Príncipe (à esquerda) e detalhe de uma das construções (à direita)

Outro ponto turístico de Cabo Frio é o Canal do Itajuru, que liga a Lagoa de Araruama ao mar. Sua orla é repleta de restaurantes, lojinhas e a famosa (e imperdível) Rua do Biquínis. Gente, essa rua é uma perdição. São mais de setenta lojas!!! Eu não sabia mas Cabo Frio possui muitas fábricas de biquínis. Os preços são ótimos e suuuper em conta! Vale a pena comprar dezenas e dezenas de peças por lá.

Canal do Itajuru
Deck beirando o Canal do Itajuru

Também é daí do canal que saem os passeios de barco. Resolvi fazer um desses passeios, mas (sinceramente) foi o dinheiro mais mal gasto da viagem... Além de tomar um chá de cadeira esperando o barco sair (era baixa temporada e meio de semana), achei o passeio bem "meia boca". Ele deu apenas uma voltinha pelo canal (onde tem várias casas lindas), parou na Ilha do Japonês (o tempo estava nublado e a ilha acabou perdendo sua beleza) e voltou para o canal. Foi chato e sem graça.

Casas beirando o Canal do Itajuru
O tempo estava feinho...

Praia do Peró foi outro local que conheci. A praia é super bonita e extensa (tem mais de sete quilômetros), e estava praticamente deserta no dia que estive por lá. Ela fica em um bairro bem residencial e por isso tem pouca infraestrutura (se formos comparar com a Praia do Forte, por exemplo). Dá para ir de ônibus (que sai do centro), mas ele demora bastante para chegar (foi bem cansativo)! 

Praia do Peró

Gosto muito de Cabo Frio! A infraestrutura é ótima, mas com certeza o melhor da cidade são as praias (e a vista dos mirantes, s2). A Praia do Forte é a minha preferida! É uma delicia caminhar no calçadão no fim do dia e ficar admirando os cinquenta tons de azul do mar. Também gosto das casinhas coloniais do Bairro da Passagem e do Forte São Mateus. Apesar de já ter visitado a cidade duas vezes, ainda não conheço tudo. Faltam a Praia do Foguete, a Praia das Conchas, a Praia Brava... Acho que quero voltar. :D


GOSTOU DE CABO FRIO?
Aproveite e conheça outras cidades da Região dos Lagos, como Búzios, Arraial do Cabo e Rio das Ostras. Todas são super próximas!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.