BÚZIOS: É muito glamour pra um só lugar!

Última viagem realizada em junho/2019


Ah, Búzios... s2 Acho praticamente impossível falar desse lugar sem suspirar. Como amo essa cidade! Ela tem um clima tão gostoso que seria capaz de voltar infinitas vezes, sem me cansar. Infelizmente minhas visitas não são tão frequentes como gostaria. Estive por lá apenas três vezes: duas no estilo bate-volta, em 2010, e outra em um feriado de quatro dias, em 2019. Foi pouco, né? Mas o suficiente para me apaixonar... s2

Búzios fica a 170 quilômetros ao norte do Rio de Janeiro, em um local conhecido como Região dos Lagos (pertinho de Cabo Frio e Arraial do Cabo). Essa vila de pescadores ganhou fama mundial depois que a atriz Brigitte Bardot foi vista por lá, em 1964. Hoje é um dos principais destinos turísticos do país e possui uma infraestrutura excepcional.

A única vez que me hospedei na cidade fiquei na Pousada Mareblue. Encontrei essa pousada no Booking.com e os preços me chamaram a atenção de imediato. Búzios é conhecida pelos valores altos de seus restaurantes e hotéis, mas é só procurar que você encontra lugares mais em conta, como essa pousada por exemplo. Claro que a infraestrutura é beeem simples, mas atendeu perfeitamente minha necessidades (um lugar seguro para dormir e um chuveiro quentinho, rs). A localização é outro ponto positivo. Ela fica a apenas um quarteirão da Rua das Pedras, a mais famosa de Búzios (onde tudo acontece). Foi uma delícia me hospedar no centrinho! O atendimento também foi ótimo e o wifi funcionou super bem.

Pousada Mareblue

Como disse a Rua das Pedras é basicamente o centrinho de Búzios. Se você estiver hospedado por ali certamente estará bem localizado. Há muuuitas opções de restaurantes, lojinhas, lanchonetes, bares e comércio em geral. Esses estabelecimentos costumam abrir um pouco mais tarde, já que é no final do dia onde começa a maior movimentação (e vai até de madrugada). Tudo costuma ser muito charmoso e bem decorado, bem ao estilo Búzios de ser.

Rua das Pedras
Detalhes das casinhas de Búzios
Casinha charmosas na Orla Bardot

A famosa Orla Bardot também fica aí nessa região. Caminhar nela é um programa quase que obrigatório para quem visita Búzios. É lá onde fica a disputadíssima estátua de Brigitte Bardot (tem dias que se forma fila para tirar fotos com ela), a escultura dos pescadores e mais casinhas e restaurantes charmosos. Essa orla beira a Praia do Canto e a Praia da Armação, e o pôr do sol dali é imperdível também! Ah, quase esqueci de contar que há MUITOS barquinhos de pescadores ancorados nessa praia, garantindo aquele clima bucólico. 

É uma delícia caminhar por aqui
A famosa Brigitte Bardot
Escultura dos pescadores
Por do sol, muito lindo!

Uma das coisas legais de Búzios é o fácil acesso às praias (tanto para quem está de carro, como para quem vai a pé). Algumas delas podem ser acessadas com uma curta caminhada a partir do centro (coisa de dez/vinte minutinhos). A Praia do Ossos é uma dessas opções. Basta seguir até o final de Orla Bardot e cruzar um pequeno morrinho. Por estar quase colada no centro ela tem uma boa infraestrutura, com bastante comércio e hospedagens. Atrás da praia fica a Lagoa dos Ossos e uma pracinha super gostosa. 

Igrejinha no caminho para a Praia do Ossos
Lagoa dos Ossos
Pracinha em frente à Lagoa dos Ossos

Se continuar a caminhada, chegará em mais outras duas praias: a Praia da Azeda e a Praia da Azedinha. As duas são muito bonitas, mas o que mais me chamou a atenção foi a vista da escadaria que dá acesso às praias. A paisagem é muuuito linda e pra mim já valeu o passeio! Ambas são bem pequenas e, na alta temporada, cada centímetro de areia é disputadíssimo. Elas tem o perfil mais rústico, sem muito comércio.

A partir daí é possível conhecer mais praias: a famosíssima (e também disputada) Praia de João Fernandes e a Praia de João Fernandinho. Ambas tem uma ótima infraestrutura turística, mas (sinceramente) não gostei muito de nenhuma das duas. Elas são muito cheias e não fazem meu estilo. Prefiro algo mais tranquilo e menos "habitado".

Descida para a Praia da Azeda e Azedinha
Praia da Azeda
Olha essa vista do caminho para a Praia de João Fernandes!
Praia de João Fernandes

Vocês já perceberam que quem chegar em Búzios e não estiver motorizado pode ficar tranquilo! A cidade possui Uber e transporte público bastante funcional. Boa parte das praias (que não são poucas) podem ser acessadas também dessa forma. Foi assim que conheci a maravilhosa Praia da Tartaruga (uma das minhas preferidas) e a Praia de Mangues

Praia da Tartaruga
Apesar de bastante cheia, é possível encontrar espaços mais tranquilos
Windsurf na Praia de Mangues

Também foi com transporte público que cheguei na badalada Praia de Geribá. Acho que depois da Rua das Pedras e da Orla Bardot esse é o lugar mais famoso e frequentado de Búzios. Essa praia é bastante extensa e mesmo assim vive lotada, principalmente aos finais de semana e feriados. Já tive o privilégio de conhecê-la em duas ocasiões bem distintas: na baixa e na alta temporada. A diferença na quantidade de banhistas é impressionante! 

Outra praia que gosto bastante é a Praia da Ferradura. Ela tem esse nome porque possui o curioso formato de ferradura e isso faz com que suas águas permaneçam sempre tranquilas, parecendo uma piscina natural. É uma delícia! Ela fica próxima do centro e é possível chegar a pé (se você gostar de caminhar).

Praia de Geribá, só minha!!!
Ah, essa calmaria... s2
Praia da Ferradura, uma piscina!
Aqui também é possível encontrar cantinhos vazios, mesmo na alta temporada!

Ali na Praia do Canto, no centro de Búzios, há um píer de onde saem passeios de barco. Já fiz um desses passeios e foi bem gostoso conhecer a cidade de outra perspectiva. O passeio durou umas três horas e passou por várias praias: Praia do Canto, Praia da Armação, Praia dos Ossos, Praia da Azeda, Praia da Azedinha, Praia de João Fernandes, Praia de João Fernandinho, Praia da Tartaruga e Praia de Manguinhos. Esse passeio que fiz era apenas contemplativo. O barco não parou em nenhuma praia (uma pena).

Pier
Uma das praias que avistamos durante o passeio (não lembro qual delas é)
A orla de Búzios vista do mar

Depois de ler esse post ficou óbvio que amo Búzios, né? Essa cidade tem um clima muito gostoso e aquela misturinha deliciosa de simplicidade, charme e sofisticação. Além das várias praias lindas (Ferradura e Tartaruga são minhas preferidas), o que mais me chama a atenção é o fácil acesso, tanto para quem está motorizado, como para quem vem de ônibus. Muitas praias podem ser acessadas a pé, de transporte público ou de Uber. E isso é muito legal e algo que valorizo no turismo brasileiro. Ainda não conheço todos as praias e cantinhos de Búzios. Mas para que pressa? Búzios é o tipo de lugar para se voltar muitas vezes e ir degustando aos pouquinhos. s2


GOSTOU DE BÚZIOS?
Visite também Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras. Todos ficam bem pertinho!

PARA SABER MAIS:

NOSSA AVALIAÇÃO:

Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.