TEMPLO ODSAL LING: Um pedacinho do Tibete em Cotia

Passeio realizado em junho/2016


Descobrir o Templo Odsal Ling foi uma alegria na minha vida! É sério! Eu nem sabia que esse local existia... Estava buscando no Google algo para fazer no final de semana e acabei encontrando umas fotos de lá. Foi paixão a primeira vista! E sabem o melhor de tudo: esse templo fica em Cotia, super pertinho da capital paulista. São apenas trinta quilômetros de distância, percorridos em menos de trinta minutos. Apesar dessa proximidade, tive a sensação de ter viajado para uma cidadezinha do interior, bem tranquila e pacata.

Entrada do templo
Plaquinha no chão pedindo para não pisarmos nas formigas

O templo foi  inaugurado em 2008 e abre para visitação apenas aos finais de semana e feriados, das 10h às 16h (é melhor confirmar antes de ir, tá?). Estive lá em um sábado e o dia estava super bonito! Chegamos bem cedinho e fomos recepcionados por um guia bastante simpático. Achei ótimo fazer a visita com um guia, pois aprendemos várias coisas sobre a história do templo e sobre a filosofia budista. Foi tudo muuuito interessante! Ah, um detalhe: o portão do templo fica sempre fechado. É necessário tocar o interfone e se identificar para poder entrar. E a visitação é sempre feita com o acompanhamento do guia.

O Templo Odsal Ling é cheio de detalhes fofos
Estátua de um buda logo na entrada

Caminhamos calmamente por quase todos os espaços. Passamos pela casa das lamparinas, pela estátua de um buda (esqueci o nome dele, rs), pelas rodas de oração e pelo templo principal. Também conhecemos o restaurante e uma lojinha, porém ambos estavam fechados. A arquitetura do templo, em estilo tibetano, foi o que mais me chamou a atenção. Amei a riqueza de cores, formas, pinturas e ornamentos. É tudo muito colorido e lindo! Infelizmente não conseguimos conhecê-lo por dentro (pois estava acontecendo uma prática de meditação), mas demos uma espiadinha pela janela e o interior me pareceu bem bonito também. A visita guiada durou aproximadamente uma hora e depois o guia nos deixou a vontade para fotografarmos e observarmos tudo no nosso tempo.

Lateral do templo principal e uma das rodas de oração
Porta de entrada linda do templo principal
Detalhe da porta
Mais detalhes do templo principal

Lá no templo também são ministrados cursos e retiros espirituais. Tem até um alojamento para quem deseja passar mais dias por lá. Ah, estava quase esquecendo de contar! Como o templo fica em uma parte alta de Cotia a paisagem bonita está garantida (e a paz e tranquilidade também)! Nem parece que a gente está ao lado da agitada São Paulo. rs

Olha essa paisagem, nem parece que estamos ao lado de São Paulo

Se você ficou curioso e também quer visitar o Templo Odsal Ling anota aí o endereço: ele fica na Rua dos Agrimensores n. 1461, em Cotia. O acesso pela Rodovia Raposo Tavares é bem fácil. Lá no site oficial deles há orientações sobre como chegar, além dos horários e dias de visitação e a programação dos eventos e atividades especiais. Amei conhecer esse lugar e super indico a visita!


GOSTOU DO TEMPLO ODAL LING?
Visite outros templos budistas espalhados pelo Brasil. Aqui em São Paulo tem o Templo Zu Lai (que também fica em Cotia), e lá no sul tem o Templo Budista Khadro Ling (em Três Coroas, no Rio Grande do Sul) e o Templo Budista de Foz do Iguaçu (no Paraná). A Igreja Arautos do Evangelho fica na mesma rua desse templo e também é outra excelente opção de passeio.

VISITE TAMBÉM:
http://www.odsalling.org/

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.