FOZ DO IGUAÇU + PUERTO IGUAZU (ARGENTINA)

Viagem realizada em dezembro/2013


Amei Foz do Iguaçu! Amei as cataratas, tanto do lado brasileiro quanto do argentino! Foram cinco dias inesquecíveis e emocionantes de contato direto com a natureza. Voltei de lá deslumbrada com tantas paisagens lindas que vi. Se você ainda não conhece essa cidade só te digo uma coisa: vá, sem pensar duas vezes! rs

Foz do Iguaçu fica no extremo oeste do Paraná e faz divisa com a Argentina e o Paraguai. Mais de mil quilômetros a separa de São Paulo. Optei em ir de ônibus só para economizar. rs E demorou muito, muuuuito para chegar. É estrada que não acaba mais! Foram cerca de dezessete horas dentro do ônibus, mas tudo valeu a pena! Saí de São Paulo no final da tarde e só cheguei em Foz depois do almoço do outro dia.

Fiquei hospedada na Pousada Natureza Foz. A localização é excelente para quem está a pé, pois fica próxima ao terminal de ônibus. Lá tem ônibus para todos os pontos turísticos da cidade. Também gostei muito do atendimento. As meninas da recepção foram muito atenciosas e me deram várias dicas. Só achei o café da manhã bem fraquinho... Fiquei hospedada por quatro noites e eram servidos sempre os mesmos quitutes (no último dia eu já não aguentava mais, rs)...

Pousada Natureza Foz

No primeiro dia eu não fiz nada. Apenas saí para almoçar e depois dormi a tarde inteira, de tão cansada que fiquei da viagem. À noite dei uma voltinha no shopping e jantei. No outro dia acordei cedo e super disposta e fui conhecer o Parque das Aves e o Parque Nacional Iguaçú. O Parque das Aves é muuuuuito legal! Dá para ter contato direto com os bichinhos, pois eles ficam soltos dentro dos viveiros e é permitido entrar nesses viveiros. Tem muitas espécies de aves e todas são lindas! Os tucanos e as araras dão um show! Eles literalmente voam em cima de você! E lá não tem só ave, também há saguis, cobras, jacarés, iguanas... No final do parque pode-se tirar uma foto segurando uma arara (de grátis! rs). É super legal! Eu amei!!

Me apaixonei por essa corujinha
Tucano
Borboletário
Beija-flor

Saí do Parque das Aves perto do horário do almoço e fui para o Parque Nacional Iguaçu (onde ficam as cataratas). Eles ficam bem pertinho um do outro e dá para ir a pé, coisa de cinco minutos andando. A fila estava enoooooorme para entrar, pois era emenda de Natal e Reveillon. Fiquei umas duas horas nessa filinha, mas valeu super a pena! As cataratas são lindas e não há palavras que descrevam a emoção que senti naquele lugar. Existem vários mirantes onde se vê as cataratas em vários ângulos diferentes. Conforme vamos nos aproximando, nos molhamos cada vez mais, pois a água cai com tanta força que espirra tudo na gente. Não tem como sair de lá seco! rs Essas quedas d'água se formam porque existe um cânion de 2.700 metros de largura bem no meio do Rio Iguaçu. É lindo!

Entrada do Parque Nacional Iguaçu
Existem muitos quatis espalhados pelo parque
As cataratas, lindas!
O mirante que molha tudo

Também fiz o Macuco Safari e só digo uma coisa: foi tenso! Primeiro embarcamos em um trenzinho elétrico que percorreu uma trilha de três quilômetros no meio da mata. Depois seguimos à pé por outra trilha bem curtinha até chegarmos na margem do Rio Iguaçu. Lá entramos em um barco motorizado e começou a aventura! É muito emocionante!!! Fiquei morrendo de medo, mas foi legal! rs O barco entra quase debaixo de uma das quedas d'água. Molha tuuuuuudo!!!! Aconselho levar uma troca de roupa ou vai voltar para o hotel todo molhado.

A parte light do passeio
Hora de embarcar
Aqui ainda tava tranquilo
As cataratas vistas de outro ângulo

No outro dia fui ao parque do lado argentino, o Parque Nacional Iguazú, em Puerto Iguazú. É muito mais bonito do que o lado brasileiros. A estrutura é mais simples, mas por outro lado o contato com a natureza é muito maior. O parque argentino tem mais atrativos também. É necessário um dia inteiro para se conhecer tudo. Eu amei!!! As passarelas que cruzam os rios, as aves exóticas que vi pelo caminho, as centenas de borboletas que ficam pousando em você, o barulho das quedas d'água... Tudo foi inesquecível e as fotos não descrevem a sensação de paz que vivi.

Na entrada do parque existe uma estação central do trem que percorre o parque. São três estações: essa Central, a Estação Cataratas (na parte baixa do parque) e a Estação Garganta do Diabo (na parte alta). Eu fui direto pra Garganta do Diabo pois era o lugar que mais me interessava. Descendo do trem você precisa andar por uma meia hora no meio da mata e até cruzar um rio! Mas tudo isso é feito por meio de passarelas e com toda segurança. Essa é uma das partes mais legais do trajeto! No final da passarela há um mirante que fica praticamente em cima da queda d'água mais espetacular do parque: a Garganta do Diabo. É lindo! Fiquei quase uma hora por lá, sentindo aquele lugar. Foi um momento mágico!

Entrada do Parque Nacional Iguzú
As passarelas que cruzam os rios
Há muitas borboletas por lá
Uma das aves que vi
A Garganta do Diabo
Mirante em cima da queda d'água mais famosa

Depois peguei o trem novamente e fui para a parte baixa do parque, onde existem diversos outros mirantes para as cataratas. Foi bem legal também! Cada mirante tem um ângulo diferente. Fui embora do parque no final da tarde. Exausta!!!

Trenzinho que percorre o parque
Vista de um dos mirantes
Arco-íris, lindo!
Mais um bichinho que encontrei pelo parque

No penúltimo dia fui conhecer o Templo Budista. Peguei um ônibus no terminal e desci super perto da entrada do templo. Lá é um lugar bem bonito e de muita paz, mas algumas áreas estavam em reforma. Fiquei pouco tempo, o suficiente para tirar algumas fotos. Depois fui à Mesquita Árabe, mas só conheci pelo lado de fora. Gostaria de ter ido ao Marco das Três Fronteiras, mas o pessoal da pousada me disse que é uma região perigosa e arriscada para ir sozinha. Desisti e acabei curtindo o finalzinho da tarde na piscina da pousada...

Entrada do templo
Arquitetura linda!
Estátuas
É um lugar muito bonito e de muita paz
A Mesquita Árabe de Foz do Iguaçu

No último dia curti a piscina na parte da manhã e à tarde fui à Hidrelétrica Itaipu Binacional. Como cheguei um pouquinho cedo, acabei almoçando por lá. A estrutura para receber turistas é excelente, mas não gostei do Circuito Especial que participei. Achei tudo muito chato, muitas informações técnicas e nada de água. Foi a única coisa que não gostei em Foz.

Usina Hidrelétrica de Itaipu, quase não tinha água
Alguns detalhes da usina

Não preciso nem comentar que amei Foz do Iguaçu! Iniciei o post dizendo isso, não foi? rs Foram cinco dias deliciosos e inesquecíveis! É um lugar lindo, lindo, lindo!!!! Todos os brasileiros deveriam conhecer!


NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.