O Templo Zu Lai não fica na cidade de São Paulo, mas é tão pertinho que resolvi indicá-lo como sugestão de passeio para quem está de bobeira pela capital. Ele fica em Cotia, apenas trinta quilômetros de distância, super rapidinho! Simplesmente amo esse templo e vou explicar o porquê: a arquitetura é linda, tem montanhas e muita natureza ao redor e, nas duas vezes em que estive por lá, senti uma paz inexplicável. Enfim, é um lugar muuuuito especial!
O Zu Lai é um dos maiores templos budistas da América Latina e recomendo a visita independentemente da religião que você siga. Ele começou a ser construído em 2000 e só ficou pronto três anos depois. A área com mais de 150 mil metros quadrados era um antigo sítio que foi gentilmente doado para a construção do templo. Sua arquitetura, inspirada nos palácios orientais, é umas das coisas que mais gosto por lá. É linda, linda! Cheia de detalhes! É uma delícia ir caminhando e reparando em cada forma e ornamento da construção.
O Templo Zu Lai |
Arquitetura rica em detalhes |
Olha que lindo! |
Logo depois de passar pela portaria, há uma estátua enorme de um buda super sorridente que parece nos dar as boas-vindas. Na sequência chega-se ao Jardim dos 18 Arhats, que dá acesso a entrada do templo. Esse jardim é muito bonito e bem cuidado. Em seu gramado estão espalhados dezoito estátuas de monges esculpidas em pedra sabão. Essas estátuas são muito expressivas e parece que cada um dos monges está nos observando e querendo dizer alguma coisa. É impressionante! Tudo é muito florido e também há uma tradicional fonte onde os visitantes jogam moedas e fazem pedidos.
Buda sorridente (à esquerda) e entrada do templo (à direita) |
Jardim dos 18 Arhats |
Escadaria da entrada do templo (à esquerda) e mais estátuas nos jardins (à direita) |
Como o templo está cercado de muito verde da Mata Atlântica há várias espécies de pássaros e até macaquinhos por lá! Na parte de trás fica o Jardim Japonês, outro jardim muito lindo com um lago e uma ponte de madeira super charmosa. Todos os espaços do Zu Lai transbordam serenidade, tranquilidade e paz. É um local que te convida à reflexão. Também são ministrados alguns cursos de meditação, tai chi chuan, kung fu, ioga, entre outros.
Macaquinho nos jardins do tempo |
Jardim japonês |
O Templo Zu Lai é aberto à visitação de terça à domingo. Às segundas-feiras ele fica fechado, mesmo quando é feriado. Há estacionamento gratuito no local, além de cafeteria, restaurante vegetariano, lojinha, playground e sanitários. Chegar até lá de carro é super fácil: basta pegar a saída do km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares. O templo fica na Estrada Fernando Nobre n. 1461. Também é possível chegar de transporte público (no site do Zu Lai eles explicam qual ônibus pegar e também há uma opção de transporte gratuito aos domingos). Como é um espaço religioso, o templo sugere conhecer as regras de conduta antes de visitá-lo. Essas recomendações podem ser lidas aqui, no site deles.
GOSTOU DO TEMPLO ZU LAI?
Visite outros templos budistas espalhados pelo Brasil. Aqui em São Paulo tem o Templo Odsal Ling (que também fica em Cotia), e lá no sul tem o Templo Budista Khadro Ling (em Três Coroas, no Rio Grande do Sul) e o Templo Budista de Foz do Iguaçu (no Paraná).
NOSSA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.