PORTO DE GALINHAS: Sem as piscinas naturais, rs

Viagem realizada em setembro/2013


Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Porto de Galinhas, um dos destinos mais famosos do nordeste brasileiro. Caso ainda não conheça, bora lá para as apresentações! Porto de Galinhas é uma vila que fica em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. Partindo de Recife, são aproximadamente sessenta quilômetros de distância. O vilarejo ganhou essa fama por ter belíssimas piscinas naturais, consideradas as maiores da América Latina! Olha que sucesso!!! :D Além dessas piscinas repletas de peixinhos coloridos, o destino também oferece um mar azul esverdeado quentinho, uma orla repleta de natureza e um vilarejo super receptivo e bem estruturado. E por falar em vilarejo, sabe porque ele tem esse nome? Antigamente essa vila era um local de contrabando de escravizados, que chegavam escondidos em barcos que também transportavam galinhas d'angola. A chegada desses barcos era anunciada com a senha Tem galinha nova no Porto. E daí surgiu o nome Porto de Galinhas.

Estive por lá em setembro, época considerada baixa temporada, porém a vila estava LOTADA de turistas! Acredito que esse destino nunca estará vazio, de tão hypado que é. Desembarquei no Aeroporto Internacional do Recife no início da tarde e peguei um ônibus com destino ao vilarejo ali dentro do aeroporto mesmo (linha 195 - Recife/Porto de Galinhas). A viagem demorou um pouquinho, pois tiveram muitas paradas pelo caminho. Só cheguei na vila umas duas horas depois, quase no fim da tarde. Escolhi a Pousada Beija-flores para me hospedar durante os cinco dias em que fiquei na região. A localização era ótima, bem pertinho do centro, porém um pouco mais distante da praia principal (coisa de dez/quinze minutos caminhando). A estrutura da pousada como um todo era simples, mas atendeu minhas necessidades. Gostei bastante do café da manhã e da piscina! Não sei se me hospedaria lá novamente, por conta do custo-benefício. Achei o valor da diária um pouco alto em relação à estrutura do local.

Pousada Beija-flores
A suíte em que fui acomodada
Área da piscina e da churrasqueira

O centrinho de Porto de Galinhas possui uma excelente infraestrutura turística! Por ali você encontra de tudo: inúmeras opções de hospedagens (que variam desde a um simples hostel econômico até luxuosos resorts), restaurantes, sorveterias, lojas, mercadinhos, farmácias... Resumindo, tem todo tipo de comércio! Um detalhe que chamou minha atenção foi a decoração temática da vila. Tudo gira em torno de galinhas! É muuuito engraçado e fofinho. Isso também acontece com o artesanato produzido na região. Prepare-se que vai ter detalhe de galinha em tudo, rs. 

A parte mais turística do centro fica ao redor da Rua Esperança, mais conhecida como Calçadão. Essa rua é restrita a pedestres e fica super movimentada durante à noite. Achei essa parte do centro muito charmosa e arrumadinha, porém o restante da vila tinha uma estrutura bem precária. Caminhei por algumas ruas que cheiravam a esgoto e pareciam não ter um saneamento de qualidade. Estive em Porto de Galinhas em 2013, então pode ser que de lá para cá isso tenha melhorado (torcendo por isso!).

Calçadão de Porto de Galinhas
Boa parte dos artesanatos gira em torno de galinhas!
Tudo é temático por ali!

Porto Galinhas possui quinze quilômetros de belíssimas praias! Anota aí o nome delas: Praia de Gamboa, Praia de Muro Alto, Praia do Cupe, Praia do Pontal do Cupe, Praia da Vila, Praia de Maracaípe e Praia do Pontal de Maracaípe. A praia que fica ali no centrinho é a Praia da Vila. Ela tem quatro quilômetros de extensão e uma ótima infraestrutura turística. Por conta disso, está sempre movimentada! Quem prefere sossego precisará caminhar um pouquinho para uma de suas extremidades, saindo desse trecho central. As laterais da praia são muito mais tranquilas e menos povoada. #ficaadica

Outro motivo que faz a Praia da Vila estar sempre lotada são as famosas (e disputadas) piscinas naturais. Quando a maré está baixa, esse trechinho do mar fica repleto de coloridas jangadas que transportam os turistas até as piscinas, localizadas a dez minutinhos dali da orla. Este é o principal atrativo de Porto Galinhas e, infelizmente, não consegui conhecê-lo, acredita? Quando fiz a viagem, peguei maré alta em todos os dias. TODOS OS DIAS!!! E com a maré alta, as piscinas não se formam. E sem as piscinas, não tem passeio. Foi uma tristeza sem fim. :( Caso você tenha interesse em viajar para lá, uma dica que deixo é consultar a tábua de marés antes de fechar as datas da viagem e comprar as passagens. Infelizmente, não me atentei a esse detalhe e fui embora sem conhecer o principal cartão-postal da região. Mas fica aí um motivo pra voltar! :)

Praia da Vila, na região central
A água é super cristalina
Jangadas "estacionadas", esperando a maré baixar
Muitos coqueiros na orla

Um detalhe bastante interessante sobre as praias de Porto de Galinhas é que todas compartilham a mesma faixa de areia, ou seja, não há um divisor natural entre elas. Isso significa que durante a maré baixa é possível caminhar quilômetros e quilômetros, percorrendo todo litoral do vilarejo. Mais exatamente desde Muro Alto (que fica ao norte do centrinho) até o Pontal do Macaraípe (que fica ao sul). Outra opção para conhecer todas essas praias é fazer um passeio de buggy. Nas agências receptivas dali do centro você pode contratar o passeio Ponta a Ponta, que passa por todas as praias. Fiz esse rolê com o receptivo Algarve Turismo e adorei! Eles foram ótimos e super recomendo! 

O passeio começou por volta das 14h e seguimos em direção à orla norte. Passamos pela Praia Pontal do Cupe e pela Praia do Cupe, ambas bem desertas e com apenas alguns hotéis e resorts à beira-mar. O mar por ali é super agitado e não vi nenhum banhista na água, mas a paisagem era linda! Na sequência conhecemos a famosa Praia de Muro Alto. Simplesmente amei este lugar!!! Essa praia é belíssima e tem uma piscina natural enooorme, considerada a maior da América Latina! Esse piscinão se forma devido a um arrecife localizado em frente à orla, que impossibilita a aproximação das ondas e também represam a água. Fizemos uma parada nesta praia que durou uma hora, mais ou menos. Apesar de rapidinho, conseguimos petiscar algo em um dos restaurantes e andar de caiaque. Foi muito legal! Muro Alto é um verdadeiro paraíso e foi minha praia preferida em Porto de Galinhas. 

Se você caminhar para o lado esquerdo, chegará na Praia da Gamboa, a última do vilarejo. É por ali que o Rio Ipojuca desagua no mar. Do outro lado do rio já começa a cidade de Cabo de Santo Agostinho (clique aqui para ler o post completo sobre lá).

Praia do Cupe, praticamente deserta
Chegando na famosa Praia de Muro Alto
Olha o tamanho dessa piscina natural!
Fomos de caiaque até a grande barreira de corais

Saímos de Muro Alto e voltamos para o centrinho, onde seguimos em direção à orla sul. Por ali conhecemos a Praia de Maracaípe (é super extensa e tem ondas fortes, perfeitas para o surf) e fizemos uma parada na Praia do Pontal de Maracaípe. É aí neste cantinho da praia que o Rio Maracaípe desagua no mar. O local é muito bonito e perfeito para contemplar o entardecer. Outro atrativo dali é o tradicional passeio de jangada pelo manguezal para observar cavalos-marinhos. Não fiz esse passeio (não curto rolês turísticos que envolvem animais), mas o pôr do sol foi lindo e muito especial! s2

Passando pela Praia de Maracaípe
Pontal de Maracaípe, onde o rio encontra o mar
Entardecer no Rio Maracaípe

Falando em cavalo-marinho, ali no centrinho da vila existe um projeto muito legal de conservação desses animais marinhos: o Projeto Hippocampus. Visitei o espaço e, apesar de pequeno, gostei bastante de conhecer um pouquinho sobre esses bichinhos tão exóticos. Atualização: Parece que a visitação ao projeto está suspensa por tempo indeterminado. Poxa... :(

Entrada do Projeto Hippocampus
Há várias espécies de cavalos-marinhos e peixes por lá
Uma arraia

Gostei bastante de Porto de Galinhas! A vila tem praias lindas e uma ótima infraestrutura para receber os visitantes. Meu lugar preferido foi a Praia de Muro Alto! Simplesmente amei o piscinão natural que tem por lá. Também gostei bastante do fácil acesso a outras cidades turísticas da região. A partir dali é possível conhecer Maragogi, Cabo de Santo Agostinho, Tamandaré (e a paradisíaca Praia de Carneiros), Recife... A única coisa que me incomodou um pouco durante a viagem foi a quantidade de turistas no vilarejo e em algumas praias. Eu não curto lugares muito muvucados e acho que o excesso de banhistas acabou tirando um pouco a beleza e a tranquilidade do local. Tenho bastante vontade de voltar e me hospedar em um dos resorts da região. Pra ficar lá de boa, só curtindo o sol e o barulhinho do mar :D


GOSTOU DE PORTO DE GALINHAS?
Aproveite e conheça Cabo de Santo AgostinhoTamandaré, Recife e Maragogi. Ficam super próximos!

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.