PORTO DE GALINHAS: Sem as piscinas naturais, rs

Viagem realizada em setembro/2013


Fomos para Porto de Galinhas em setembro, uma época considerada baixa temporada, mas a vila estava cheia de turistas e tudo funcionava normalmente. Nosso voo de São Paulo saiu pela manhã e chegamos em Recife no horário do almoço. Pegamos um ônibus para Porto de Galinhas que passava dentro do aeroporto e em aproximadamente duas horas chegamos na vila.

Porto de Galinhas fica a aproximadamente sessenta quilômetros ao sul de Recife. Pertence ao município de Ipojuca e é famosa por suas piscinas naturais de águas mornas cheias de peixinhos coloridos. Esse nome engraçado tem uma história bastante peculiar. Antigamente essa vila era um local de contrabando de escravos, que chegavam escondidos em barcos que transportavam galinhas d'angola. A chegada dos barcos com escravos era anunciada com a senha "Tem galinha nova no Porto!". Daí o nome Porto de Galinhas.

Nos hospedamos na Pousada Beija-flores durante cinco dias. O café da manhã era bem gostoso (as moças da cozinha faziam tapioca na hora pra gente!) e a piscina também. Só achei que os quartos deixaram um pouco a desejar. Eram bem simples em relação ao preço da diária... Essa pousada fica próxima do centrinho, mas a praia era um pouco mais distante.

Pousada Beija-flores

A vila de Porto de Galinhas é rústica, mas bem gostosa pra se curtir à noite. Tem várias opções de restaurantes, lojinhas... O artesanato que vende lá é lindo! Tudo gira em torno das galinhas. Muito engraçadinho! Uma coisa que achei bem ruim foi o saneamento básico. É bem precário! Algumas ruas cheiravam a esgoto. É bem triste ver uma região tão bonita sendo maltratada desse jeito.

Vila de Porto de Galinhas
Artesanato típico
Lojinhas de artesanato
Tem até pousada temática

A atração turística mais famosa de Porto Galinhas é as piscinas naturais que se formam na Praia Central, de frente para a vila. Uma dica muito, mais muito importante para quem quer conhecê-las é consultar a tábua de marés antes de fechar as datas da viagem. Infelizmente, nós não nos atentamos a esse detalhe e pegamos maré alta nos cinco dias em que estivemos por lá. E com a maré alta, as piscinas não se formam... Foi super broxante, mas tentamos nos divertir mesmo assim. A Praia Central (mesmo sem as piscinas naturais, rs) é muito bonita e tem quatro quilômetros de extensão. Tem muitos coqueiros e é bastante movimentada.

Praia Central, em frente à vila
Pés n'água
Jangadas "estacionadas", esperando a maré baixar
Muitos coqueiros
Corais e jangadas no mar

Fizemos um passeio de bugue chamado Ponta a Ponta, que passa por quatro praias de Porto de Galinhas. Fechamos o bugue com a agência Algarve. Eles foram ótimos e super recomendamos! Ao norte, conhecemos a Praia do Cupe (tem ondas fortes) e a Praia de Muro Alto (onde fica a maioria dos resorts). Essa praia é lindíssima e foi a que mais gostei! Na frente dela existe um paredão enoooorme de arrecifes. Essa barreira faz com que não entre correnteza na praia e a água fica bem tranquila e quente, parecendo uma piscina. A infraestrutura também é ótima! Tem vários restaurantes e local para alugar caiaque.

Praia do Cupe
Entrada da Praia de Muro Alto
O mar parece uma piscina
Praia de Muro Alto
Arrecifes que formam uma barreira

Ao sul fomos à Praia de Maracaípe (tem ondas fortes e é própria para surfar) e ao Pontal de Maracaípe. Essa parte da praia é onde o Rio Maracaípe se encontra com o mar. É um local muito bonito e bastante tranquilo. O passeio finalizou com um pôr do sol lindo!!! É nessa praia que tem o passeio de jangada pelo manguezal para ver cavalos marinhos, mas nós não fizemos.

Praia de Maracaípe
Pontal de Maracaípe
Pôr do sol no Rio Maracaípe

Nos próximos dias, fizemos mais dois passeios com a agência Algarve: um para a maravilhosa Praia dos Carneiros (em Tamandaré) e outro para Cabo de Santo Agostinho. E no último dia ficamos passeando pela vila e também fomos ao Projeto Hippocampus. Lá tem vários aquários com muitas espécies de cavalos marinhos e peixes. É interessante, mas nada imperdível.

Entrada do Projeto Hippocampus
Há várias espécies de cavalos marinhos e peixes também
Arraia

Porto de Galinhas é uma região bem bonita, mas não me apaixonei por lá. Não sei explicar o motivo, mas simplesmente não me encantei e não tenho muita vontade de voltar, apesar dos meus dias terem sido bem aproveitados e muito divertidos!


GOSTOU DE PORTO DE GALINHAS?
Cabo de Santo Agostinho e Tamandaré ficam super próximos. Aproveite e conheça também!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.