JERICOACOARA: Um paraíso escondido no meio das dunas

Viagem realizada em setembro/2014


O que falar de Jericoacoara? Simplesmente amei, amei e amei! Tudo o que dizem sobre lá é verdade. As dunas, o charme da vila, o pôr do sol, os pés na areia o tempo todo... Jericoacoara é realmente um lugar lindo e muuuuito especial! Fomos durante nossas férias no Ceará e ficamos hospedados por cinco dias na Pousada Morada do Sol. O atendimento foi ótimo, o quarto era bem espaçoso, a vista da janela era para a duna do pôr do sol e o café da manhã simples e gostoso. A única coisa que não gostei foi da área externa da pousada. Achei mal cuidada e não condizia com as fotos mostradas no site.

entrada da Pousada Morada do Sol
beija-flor no jardim da pousada

Jericoacoara fica no litoral oeste do Ceará, quase na divisa com o Piauí. São mais ou menos trezentos quilômetros a partir de Fortaleza. Chegar foi uma aventura! Saímos da rodoviária de Fortaleza às 15h e chegamos em Jijoca por volta das 21h30. Trocamos de ônibus e embarcamos em uma jardineira para continuar a viagem. Essa foi a parte mais divertida! O trajeto até Jericoacoara é feito por uma estradinha de terra e depois pelo meio das dunas. Fiquei tão encantada com tudo que o sacolejo da jardineira nem me incomodou... rs Às 22h30, mais ou menos, chegamos em Jeri e fomos direto para a pousada dormir.

jardineira que faz o trajeto Jijoca-Jericoacoara

No dia seguinte fomos conhecer a Praia Principal e a Praia da Malhada (é de lá que sai a trilha para a Pedra Furada). Também subimos a Duna do pôr do sol (a vista lá de cima é linda) e passeamos pela vila. Ela é bem charmosa e tem quatro ruas principais cheias de lojinhas, pousadas e restaurantes. Achei as lojas caras, mas os restaurantes são ótimos (existem preços para todos os bolsos).

Praia da Malhada
Jeri é completamente pés na areia

No finalzinho do dia, subimos a duna novamente para assistir ao pôr do sol. É muito emocionante ver um monte de pessoas indo para a praia nesse horário só para o ver o sol se pondo (é o programa oficial da vila no fim da tarde). Todos aplaudem no final. Fiquei muito emocionada e foi um momento inesquecível!!! Também aproveitamos para fechar nossos passeios de bugue para os próximos dias (Lagoas Azul e Paraíso e Tatajuba). O pessoal da pousada reservou tudo para nós.

duna do pôr do sol no finalzinho da tarde
é muito amor

O bugue passou na pousada às 9h30 da manhã para nos pegar. A primeira parada foi na Pedra Furada (uma formação rochosa que tem um buraco no meio devido a ação do vento, que é muito forte nessa região). O bugue estaciona perto da praia e o restante do trajeto é feito à pé (cerca de dois quilômetros). A pedra furada é bem legal, mas estava cheia de turistas (um saco pra tirar fotos). Dizem que assistir ao pôr do sol dali é bem bonito. No caminho para a Lagoa Azul passamos pela Praia do Preá e vimos a Árvore da Preguiça (uma árvore que fica deitada devido aos fortes ventos). Depois paramos um pouquinho na Lagoa Azul só para tirar algumas fotos. A lagoa é bem bonita! Tem um bar com mesinhas e redes coloridas dentro da água.

chegando na Pedra Furada
a Árvore da Preguiça
parada rápida na Lagoa Azul

Na sequência fomos para a Lagoa Paraíso (que é realmente um paraíso). A estrutura é beeeem maior do que a da Lagoa Azul. A entrada é linda e a lagoa m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!!! A cor da água é um degradê em tons de azul e a areia é branquinha. E tem redinhas coloridas também! Uma delícia pra deitar e descansar. Ficamos horas dentro da água! Não almoçamos por lá porque achamos caro. Acabamos petiscando alguma coisa e deixamos para almoçar na vila. Chegamos na pousada por volta das 16h30. Almoçamos e fomos assistir ao pôr do sol. Dessa vez vimos lá da praia. Foi lindo também!

entrada da Lagoa Paraíso
excelente estrutura
degradê azul
até o cachorro pára para assistir ao pôr do sol

No outro dia o bugue passou mais cedo na pousada, às 9h. Tatajuba é um pouco mais longe e o trajeto é feito na maior parte do tempo pela praia (era deserta e o motorista aproveitou para correr muuuuuuuito). A primeira parada foi na beira do rio Camboa, de onde sai o passeio para ver cavalos marinhos. Não gosto muito desse tipo de passeio (acho uma exploração com os bichinhos), mas meus pais ficaram animados. Embarcamos em uma das canoas e o barqueiro foi navegando pela beira do rio (próximo a área do mangue). Quando ele encontra algum cavalo marinho, coloca-o cuidadosamente dentro de um pote e mostra-o pra gente. Foi interessante, mas nada imperdível.

quilômetros de praias desertas
passeio de canoa para ver cavalos marinhos
cavalo marinho

Depois desse passeio cruzamos o rio Guriú com uma balsa improvisada. Foi bem legal! Do outro lado (onde já é Camocim) fica o Mangue Seco. É lindo! Tem redes para deitar, balanços, escadas para subir nas árvores, jegue para tirar foto... É bem turístico, mas é legal! Ficamos um tempinho por lá e depois seguimos para Tatajuba (uma antiga vila de pescadores que teve suas casas soterradas pela areia por volta de 1970). O bugueiro passou bem rápido e deu para ver pouquíssimas construções cobertas pela areia.

travessia pela rio Guriú
jegue em Mangue Seco

Também passamos rapidamente pela Nova Tatajuba (uma nova vila que está sendo construída, depois que a antiga foi soterrada) e em duas dunas. A primeira eu não lembro o nome, mas a segunda era a famosa Duna do Funil. Lá é bem alto e o pessoal faz skibunda, mas eu não fiquei com vontade de descer. A lagoa que tinha na parte de baixo secou. A maior parte das lagoas dessa região está secando por causa da falta de chuva... Muito triste! Tiramos algumas fotos e fechamos o dia na Lagoa da Torta (dá para andar de caiaque e stand up). Almoçamos por lá porque era super barato! Chegamos tão cansados na pousada que vimos o sol se pondo da janela do quarto mesmo. rs

igreja recém construída na Nova Tatajuba
a primeira duna que paramos
Duna do Funil e a lagoa seca
redinhas coloridas na Lagoa da Torta
pôr do sol da janela do nosso quarto

No nosso último dia curtimos a praia principal e suas deliciosas piscinas naturais. Também brincamos de escorregar na duna e passeamos pela vila. Foi um dia bem tranquilo. Preferimos descansar bastante, pois voltaríamos para Fortaleza durante a madrugada, na jardineira das 22h30 (que só chegou às 23h). Chegamos em Fortaleza por volta das 4h30 da manhã.

Amei Jericoacoara! A vila tem um clima muito gostoso e é muito charmosa também! Você não sente o tempo passar e se desliga completamente da correria do dia a dia. Voltaria muitas e muitas vezes!!


GOSTOU DE JERICOACOARA?
Conheça outros lugares maravilhosos no Ceará, como Fortaleza e Canoa Quebrada!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.