SANTANA DE PARNAÍBA: O Corpus Christi mais colorido que já vi

Último passeio realizado em junho/2022


Santana de Parnaíba me surpreendeu! Essa cidade fica aqui pertinho da capital paulista, ao lado de Barueri, Osasco... São apenas trinta e cinco quilômetros de distância percorridos em menos de uma hora. Mas acredite: foi como se eu tivesse viajado para uma cidadezinha do interior. Tipo as de Minas Gerais! É sério! Parece que o tempo parou por ali. Há centenas de casarões históricos, pracinha florida com coreto charmoso, lojinhas de artesanato, restaurantes, igreja, museus, feirinha aos finais de semana e o mais legal de tudo: os tapetes mais lindos e coloridos que já vi no feriado de Corpus Christi!

Cheguei em Santana de Parnaíba de transporte público mesmo. É bem simples e relativamente rápido. Basta pegar o trem da linha Júlio Prestes - Itapevi (no sentido Itapevi) e descer na estação Barueri. Ali ao lado da estação, na Rua Anhanguera, há dois pontos finais de onde partem os ônibus que passam no centrinho de Santana do Parnaíba: o 417 (Santana do Parnaíba) e o 418 (Pirapora do Bom Jesus). Os detalhes do percurso, horários e valores da tarifa podem ser consultados no site da Emtu.

Plaquinha perfeita para fotos

Eu já tinha ouvido falar muuuito dos tapetes de Corpus Christi, até porque Santana de Parnaíba ganhou fama devido a essas tradicionais festividades religiosas. Já estive por lá em dois desses feriados, em 2014 e em 2022. Em ambas as vezes, cheguei bem cedinho e tive o privilégio de acompanhar a confecção dos tapetes, feitos com serragem colorida, pó de café e casca de ovo. Isso foi o que mais me encantou! Há uma mobilização dos moradores e todos vem ajudar: idosos, jovens, casais, crianças... E o mais impressionante é que eles não ganham nada para isso (financeiramente falando). Fazem com amor, para manter uma tradição passada de geração para geração. Tem coisa mais linda?

Tradição passada de mãe para filha
Tapetes sendo confeccionados
É muito amor! s2

Santana de Parnaíba foi fundada em 1580, à beira do rio Tietê, e serviu de passagem para os bandeirantes que desbravavam o interior do estado. Seu centro histórico possui exatamente 209 casarões em estilo colonial construídos nos séculos XVII, XVIII e XIX. Alguns ainda são residência de moradores, mas outros se transformaram em restaurantes, pousadas, lojinhas, museus, ateliês... Eles estão bem preservados e são considerados o maior conjunto arquitetônico tombado do estado de São Paulo!

Uma das ruas do centro histórico
Olha que lindeza de detalhes!
Como não se apaixonar?

Achei o centro histórico muito bem cuidado. Alguns casarões ainda mantêm aquelas típicas floreiras embaixo de suas janelas. É tão charmoso! Também fiquei apaixonada pela Praça 14 de Novembro. Ela é muito florida e colorida e abriga o histórico Coreto Maestro Bilo. Esse coreto foi construído em 1898 com ferragens que vieram da Inglaterra e é um dos cartões postais da cidade. Uma curiosidade muito legal dessa construção é que os detalhes de suas grades são em formato de claves de Sol, para homenagear o maestro. 

Praça 14 de Novembro
Coreto Maestro Bilo (à esquerda) e casarão histórico (à direita)
Tudo é muito florido!

Ali perto, no Largo da Matriz, fica a Igreja Matriz de Sant'ana, outra construção que faz parte do belíssimo conjunto arquitetônico de Santana de Parnaíba. Ela foi construída em estilo eclético, por volta de 1890, para substituir a primeira capelinha que ficava na margem do Rio Tietê e que, infelizmente, sofria muitas inundações.

Igreja Matriz de Sant'ana

Ao lado da igreja matriz fica o Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, outro atrativo turístico da cidade. Esse casarão foi erguido no final do século XVIII e suas paredes estruturais ainda são de taipa de pilão. Ele também é aberto à visitação e em seus cômodos há diversos painéis e objetos que narram alguns fatos históricos e culturais da cidade. Ali do pátio interno há uma bonita vista para a torre da igreja.

Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo
O casarão é aberto a visitação e possui uma interessante exposição permanente
Há muitos painéis que explicam a história de Santana de Parnaíba

A Casa do Samba Parnaibano também é mais um dos locais de valorização da cultura e história de Santana do Parnaíba. Ali dentro é possível conhecer um pouco mais sobre o Samba de Bumbo (um estilo de samba super tradicional no estado de São Paulo) por meio de uma exposição permanente e algumas temáticas.

Casa do Samba Parnaibano

Quem visita a cidade aos domingos tem mais atrativo à disposição: a Feira de Artes e Artesanato. Nesse dia as principais ruas do centro histórico são ocupadas por dezenas de barraquinhas que vendem os mais diversos tipos de artesanato produzidos pelos artesãos da região. Ah, e também tem muuuitos doces deliciosos e outros quitutes a venda. É impossível sair de lá sem comprar nada. rs

Artesanato da região
Barraca do milho
Docinhos deliciosos

Adorei Santana de Parnaíba e super recomendo para um passeio aos finais de semana ou feriados! A cidade é uma graça e tem aquele clima aconchegante e bucólico de cidades mineiras, sabe? Como estive por lá durante o feriado de Corpus Christi, acabei não conseguindo visitar todos os museus da região, como por exemplo o Museu Casa Anhanguera (que foi moradia do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva). Foi uma pena... Quero muito voltar e ver tudo com mais calma. Quem sabe até me hospedar por lá? :D


NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.