PARAIPABA: E a belíssima Praia de Lagoinha, cartão-postal do Ceará!

Viagem realizada em junho/2024


Paraipaba fica no litoral oeste do Ceará, a um pouco mais de cem quilômetros de Fortaleza. Por lá você encontra de tudo um pouco: praias, lagoas, dunas, falésias, bicas de água natural e mirantes. E é óbvio que essa combinação não tem como dar errado, não é? Belezas naturais é o que não falta nesta região (e nem no Ceará inteiro, rs). Há apenas três praias na cidade: Praia de Lagoinha, Praia de Porto Velho e Praia de Capim Açu. Como são vizinhas e compartilham a mesma faixa de areia, é super possível caminhar entre elas quando a maré está baixa. Por lá também há duas lagoas: a Lagoa das Almécegas (a mais conhecida) e a Lagoa do Jegue.

A mais famosa das três praias é a Praia de Lagoinha, que é considerada um dos cartões-postais do Ceará. Fui conhecê-la naqueles tradicionais passeios bate e volta a partir de Fortaleza (clique aqui para ler o post completo dessa viagem pela capital cearense). Dessa vez fui com a agência receptiva Vitorino e eles foram ok (ainda prefiro a Girafatur). Saímos de Fortaleza por volta das 8h30 e chegamos em Lagoinha umas 10h30. Nosso ponto de apoio nesta praia foi o Restaurante Caçoeira. Este restaurante possui uma ótima infraestrutura, tem até guarda-volumes, música ao vivo e piscina de frente para o mar! Porém não posso opinar sobre ele, pois não consumi nada e nem fiquei por lá (usei apenas os banheiros).

O ponto de apoio do passeio foi o Restaurante Caçoeira
A infraestrutura do restaurante é ótima

A Lagoinha é um típico vilarejo de pescadores, bastante aconchegante e acolhedor. Apesar de ter uma boa infraestrutura turística (com pousadas, restaurantes e algumas lojinhas), tudo é muito simples. Não espere nada sofisticado e nem grandioso. O Calçadão da Beira-Mar é uma graça e super charmoso, mas bem pequeninho. Ele é todo revestido de madeira e possui muitos espaços para sentar e apreciar a vista do mar (além de plaquinhas fofas e um letreiro com o nome da praia). Por lá também há quiosques onde funcionam alguns estabelecimentos, mas como estava tudo fechado, não faço ideia do que eles vendem.

O pequeno Calçadão da Beira-Mar na Praia de Lagoinha
Letreiro perfeito para fotos
Por ali há muitas plaquinhas fofas

Agora vamos falar da praia? A Praia de Lagoinha é suuuper extensa. Se você caminhar para o lado esquerdo, rapidamente chegará no Mirante do Cruzeiro, que fica no alto de uma pequena duna repleta de coqueiros. Normalmente este mirante é parada dos passeios de buggy, mas infelizmente não rolou conhecer. Como estava sozinha, fiquei com receio de caminhar até lá, já que este trecho da praia é beeem vazio e isolado. A praia segue assim, com muitas dunas e praticamente deserta, até a foz do Rio Trairi, quando começa o litoral da cidade de Trairi. 

Já o lado direito da praia é beeem mais movimentado e estruturado. É lá onde ficam os restaurantes pés na areia e o Calçadão da Beira-Mar. Também é deste lado onde fica a paisagem mais tradicional e mais fotografada de Lagoinha: as falésias em tons avermelhados com um coqueiral em cima. O local é muito lindo e realmente merece a fama que tem! Foi uma pena o tempo não ter colaborado tanto neste dia. Estava meio nubladinho, com pouquíssimas aberturas de sol (em alguns momentos até garoou). Uma curiosidade dessas falésias é que delas brotam pequenas fontes de água natural. É muito interessante e bonito!

Dunas no lado esquerdo da praia, onde fica o Mirante do Cruzeiro
As famosas falésias da Praia de Lagoinha
Há muitas bicas de água natural que brotam das falésias

Não pense que a praia termina aí neste canto. Se você continuar a caminhada, pelo trecho de pedras, chegará na Praia de Porto Velho. Esta praia também é muito bonita e bastante frequentada por pescadores. O mar continua tranquilo e, na maré baixa, formam-se algumas piscinas naturais perfeitas para as crianças (e para os adultos também, rs). No canto direito há muuuitas formações rochosas bastante peculiares e bonitas. Na sequência, começa a isolada Praia de Capim Açu, que é suuuper extensa e termina na foz do Rio Curu. Do outro lado do rio já começa o litoral da cidade de Paracuru.

A praia continua após este trecho de pedras
Praia de Porto Velho
A Praia de Porto Velho é bastante frequentada por pescadores

Há muitas formações rochosas por lá

Voltei para a Praia de Lagoinha e subi uma colorida escadaria super fotogênica que dá acesso a parte central de Lagoinha. Prepare-se porque a subida é razoavelmente longa, mas tem paisagens lindas para você se distrair no meio do caminho. Ah, quase esqueci de mencionar que ao lado da escada, ainda ali na praia, há duas bicas d'água deliciosas e super refrescantes. Elas ficam jorrando água o tempo todo, sem parar. O centro do vilarejo de Lagoinha (que fica no alto de um morro) se resume a uma pracinha, a Praça Nossa Senhora dos Prazeres. Por ali há uma igrejinha muito charmosa, a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, e ao redor há diversos restaurantes, sorveterias, lojas, pousadas e outros estabelecimentos comerciais. O local é muito tranquilo e bucólico. Como estava economizando nesta viagem (na verdade em todas, né? rs) acabei almoçando por ali mesmo. Os restaurantes ao redor desta praça são muuuito mais acessíveis do que os da beira da praia. #ficaadica

Escadaria que dá acesso ao centrinho de Lagoinha
A subida cansa (à esquerda), mas a belíssima paisagem compensa (à direita)
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres na pracinha principal

Um pouco mais a frente fica a Praça do Mirante. Este é mais um dos atrativos imperdíveis de Lagoinha. A vista dali é muuuito linda! E olha que o tempo estava nublado, imagina com sol. Fiquei uns quinze minutos por lá, só admirando o mar, os coqueiros... Desci novamente para a praia e foi ali que fiquei até o horário de partida da van do passeio, às 16h. Ah, quase esqueci de contar que ali no Restaurante Caçoeira foi oferecido um passeio com parada na Lagoa das Almécegas, na Lagoa do Jegue e em um mirante no alto das dunas. Este passeio é chamado de 3 em 1 por ser feito em três diferentes meios de transporte: pau de arara, catamarã e buggy. Por conta do mau tempo, acabei não me animando em fazê-lo. Mas fica a dica!

Praça do Mirante
Na Praça do Mirante há dois pontos de observação da paisagem
Olha essa vista!
Se já é lindo nublado, imagina com sol

Adorei conhecer um pouquinho do litoral de Paraipaba! A Praia de Lagoinha, a principal da cidade e um dos cartões-postais do Ceará, realmente merece a fama que tem. Ela é muuuito bonita! Também gostei da estrutura do vilarejo e das vistas do mirante e da escadaria. Foi uma pena o tempo não ter ajudado tanto... Mas fica aí um motivo pra voltar. Dessa vez com sol! :D


GOSTOU DE PARAIPABA?
Aproveite e conheça outras cidades do litoral cearense, como Beberibe, Cascavel, Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara.

MINHA AVALIAÇÃO:

Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.