CASCAVEL: A praia de Águas Belas fica aqui!

Viagem realizada em junho/2024


Cascavel fica no litoral leste do Ceará, a um pouco mais de sessenta quilômetros de distância de Fortaleza. Apesar de pertencer a região metropolitana, esta cidade é dona de belas praias, algumas praticamente intocadas. Se você curte tranquilidade, quilômetros e quilômetros de areia branquinha e mar degradê que varia entre o verde e o azul, pode ter certeza que o litoral cascavelense irá te surpreender. São cinco praias para você aproveitar (de leste para oeste): Praia de Barra Nova, Praia de Barra Velha, Praia de Águas Belas, Praia da Caponga e Praia do Balbino. E não para por aí! Além dessas praias incríveis, também há rios, lagoas, manguezais, dunas e ilhas que se formam apenas na maré baixa. Já deu para perceber que belezas naturais é o que não falta por lá, não é?

Fui conhecer Cascavel naqueles tradicionais passeios bate e volta a partir de Fortaleza (clique aqui para ler o post completo dessa viagem pela capital cearense). Contratei a agência receptiva Girafatur e super indico! Eles foram ótimos, do início ao fim do passeio (e super pontuais). Saímos de Fortaleza por volta das 8h30 e fizemos uma parada estratégica no meio do caminho para conhecer a maior renda do mundo. Sim, é isso mesmo que você leu! O Ceará, mais exatamente a cidade de Aquiraz, é dona da maior peça de renda de bilro do mundo. Inclusive este curioso fato está documentado no Guiness Book (caso você esteja duvidando, rs). Desde 2006, diversas artesãs da região estão confeccionando essa renda, que atualmente está medindo quase dois quilômetros. A renda gigante pode ser conhecida lá no Complexo Artesanal de Aquiraz. Por ali também é possível comprar diversas peças produzidas por essas rendeiras, como saídas de praia, vestidos, blusas, camisas, centros de mesa, entre outros itens. A renda de bilro é algo muito cultural na região. Esta tradicional técnica vem sendo passada de geração para geração há muuuitos anos.

A maior renda do mundo está exposta no Complexo Artesanal de Aquiraz
Por ali também é possível comprar diversos itens confeccionados pelas rendeiras
Há uma variedade enorme de produtos artesanais

Na sequência seguimos para a Praia de Águas Belas, já em Cascavel. Nosso ponto de apoio foi o Restaurante Meu Refúgio, porém não tenho opinião sobre ele, já que não consumi nada e nem fiquei por lá (usei apenas os banheiros). A Praia de Águas Belas é muuuito bonita e tem uma boa infraestrutura turística, com algumas pousadas e vários restaurantes pés na areia. O mar estava uma verdadeira piscininha, praticamente sem ondas (por conta da maré baixa). A faixa de areia é bastante extensa e há espaço para todos os perfis de banhistas: desde aqueles que preferem um local mais estruturado, até os que procuram tranquilidade e isolamento. Caminhando para o lado esquerdo, você chegará na Praia da Caponga, que é vizinha de Águas Belas. Essas duas praias compartilham a mesma faixa de areia e não há nenhuma divisão geográfica entre elas. Já no lado esquerdo fica a parte mais bonita da praia, na minha humilde opinião. A Praia de Águas Belas termina na foz do Rio Mal Cozinhado. A paisagem desse encontro do rio com o mar é linda, principalmente por conta do contraste da água com a areia branquinha. Fiquei completamente apaixonada! Aí neste cantinho da praia também há algumas barracas, porém com uma estrutura bem mais simples.

Entrada do Restaurante Meu Refúgio
Praia de Águas Belas, na maré baixa
Cabanas super rústicas na foz do Rio Mal Cozinhado
Do outro lado do Rio Mal Cozinhado começa a Praia de Barra Velha

Ali no Rio Mal Cozinhado existe a possibilidade de fazer um passeio de barco com duração de aproximadamente duas horas. O embarque acontece ali mesmo, na praia, em um horário preestabelecido com o barqueiro (geralmente no início da tarde, após o almoço). É muito gostoso navegar pelo rio, que vai se transformando após nos afastarmos da praia. A paisagem fica muuuito mais verde, repleta de palmeiras carnaúbas e áreas de mangue. Em alguns trechos também há a formação de dunas e pequenos bancos de areia, que só aparecem na maré baixa. Durante todo o trajeto vi muitas aves e caranguejos, principalmente na região de mangue. Depois de navegarmos por uns trinta minutos, paramos em uma pequena praia, onde havia alguns espaços para fotografar (com plaquinhas fofas e balanços decorados). Ficamos uns quarenta minutos por lá, mais ou menos, e na sequência retornamos à Praia de Águas Belas. Este passeio é bem simples, com foco na contemplação da natureza. Apesar de ter gostado, não sei se faria novamente.

Barquinho do passeio no Rio Mal Cozinhado
A paisagem se transforma quando nos afastamos da praia
Há muitas carnaúbas (à esquerda) e aves (à direita) pelo trajeto
Caranguejo (à esquerda) e plaquinha fofa na beira do rio (à direita)
Local onde o barco fez uma parada

Outro passeio que pode ser feito a partir de Águas Belas é o de buggy, com os meninos da Associação dos Bugueiros de Cascavel. Ele tem a duração de umas duas horas e faz três paradas. Obviamente que também fiz este e adorei! Super recomendo! O passeio começa com uma travessia de balsa pelo Rio Mal Cozinhado. Enquanto aguardamos a balsa chegar, aproveitamos esse tempinho livre para tirar várias fotos em dois espaços instagramáveis que tem por ali. A travessia de balsa, que é feita manualmente com a ajuda de um corda, é bem rápida e não dura nem cinco minutos. Do outro lado do rio já é a Praia de Barra Velha. Cruzamos uma duna e seguimos por toda a praia, que é enooorme (tem cerca de oito quilômetros) e praticamente deserta.

Local de embarque na balsa
Gaivota (à esquerda) e nosso buggy embarcando na balsa (à direita)
Dunas na Praia de Barra Velha
A Praia da Barra Velha possui cerca de oito quilômetros de extensão

Ali na Praia de Barra Velha fizemos um pequeno desvio para acessar o Mirante das Dunas. Gente, o que é a vista desse mirante? Simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A! Fiquei completamente apaixonada e não conseguia parar de admirar a paisagem e fotografar cada detalhe. Ali de cima é possível ver boa parte do litoral de Cascavel. Tem praias, lagoas, muitas palmeiras e dunas. É lindo demais! Além da vista privilegiada, também há dois balanços instagramáveis perfeitos para fotos. Ficamos uns vinte minutos lá em cima, contemplando o visual, e na sequência descemos para nossa próxima parada: a pracinha principal da comunidade de Barra Velha. É nesta praça onde fica a Sorveteria El Shaddai, que comercializa sorvetes artesanais de diversos sabores, alguns bastante típicos, como murici, castanha, rapadura, graviola, cajá e tapioca. Provei o de cupuaçu e o de castanha, e ambos estavam deliciosos!

Subindo para o alto das dunas
Olha essa vista!
O mirante tem alguns balanços instagramáveis
Encontramos alguns cabritos pelo caminho (à esquerda) e sorvete artesanal (à direita)

Finalizamos o passeio na Praia de Barra Nova, que fica ao lado da foz do Rio Choró. O encontro do rio com o mar forma uma paisagem única, que fica ainda mais bela na maré baixa, quando surgem alguns bancos de areia e piscinas naturais. É muuuito bonito! Do outro lado do rio já começa o litoral de Beberibe, que também tem praias incríveis (clique aqui para ler o post completo sobre lá). Barra Nova possui um pouco de infraestrutura turística, com algumas barracas e pousadas. Por ali também é possível fazer um passeio de barco pelo rio, mas como nosso tempo de parada era curto, acabou não rolando. Após uns vinte minutos curtindo o mar e o rio, voltamos para Águas Belas.

Encontro do Rio Choró com o mar de Barra Nova
Detalhes desse lugar incrível
O vilarejo de Barra Nova possui um pouco de infraestrutura turística
Letreiro para fotos

Partimos de Águas Belas por volta das 16h e antes de chegarmos em Fortaleza fizemos uma última parada. O atrativo da vez foi o Engenho Tradição, que funciona há mais de trinta anos ali em Cascavel. Este local é perfeito para degustação e compra de doces, castanhas, bebidas e outros produtos típicos da região. Provei diversos sabores de rapadura e amei (principalmente a de pimenta)! O engenho é bem amplo e, além da loja, também há algumas barracas que vendem quitutes bastante tradicionais, como cuscuz, pastel, tapioca, milho cozido... Outro atrativo do local é a exposição da maior rapadura do mundo! Pois é, o Ceará bateu mais um recorde mundial fabricando uma rapadura que pesa mais de dez toneladas e mede quase quatro metros! Incrível, não é? Dependendo do dia e do horário da sua visita ao engenho, também será possível ver as rapaduras sendo preparadas ali na cozinha.

Lojinha de produtos artesanais no Engenho Tradição
A maior rapadura do mundo pesa dez toneladas!
Local onde a rapadura é produzida

Gostei bastante de Cascavel! As praias são belíssimas e cheias de paisagens incríveis. O passeio de buggy foi o ponto alto do dia e super recomendo! Obviamente que um bate e volta foi pouco para aproveitar tudo que o litoral cascavelense tem a oferecer. Mas foi bom conhecer pelo menos um tiquinho de lá. Daí a gente vai embora com aquela vontade boa de voltar! :D


GOSTOU DE CASCAVEL?
Aproveite e conheça outras cidades do litoral cearense, como Beberibe, Canoa Quebrada, Fortaleza, Paraipaba e Jericoacoara.

MINHA AVALIAÇÃO:

Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.