CANOA QUEBRADA + MORRO BRANCO E PRAIA DAS FONTES

Viagem realizada em setembro/2014


Canoa Quebrada fica em Aracati, no Ceará, a mais ou menos 160 quilômetros ao sul de Fortaleza. É um dos balneários mais famosos do litoral cearense e foi descoberto (turisticamente falando) por hippies, na década de setenta. De lá para cá, Canoa cresceu e desenvolveu uma ótima infraestrutura para o turismo, mas não perdeu o encanto e a tranquilidade de uma típica vila de pescadores.

Ficamos três dias por lá, hospedados na Pousada do Zodíaco. Essa pousada tem um jardim lindo e super bem cuidado. A piscina é muito gostosa e agradável. Os quartos são simples, mas confortáveis, e a localização perfeita! Tem fácil acesso tanto para a rua principal (a Broadway), quanto para a praia. Porém achei o atendimento muito ruim... Eles simplesmente "esqueceram" da nossa reserva e não estavam preparados para nos receber. Consequentemente tivemos um café da manhã bem pobrinho, que não condizia com o que foi vendido no site. Mas tirando esse probleminha, nossa estadia em Canoa Quebrada foi ótima!

piscina deliciosa na Pousada do Zodíaco

Ao invés de pegarmos um ônibus em Fortaleza direto para Canoa Quebrada, decidimos contratar o passeio "3 praias em um dia" da agência Oceanview (eles foram muito prestativos e pontuais, super recomendamos!), que termina em Canoa. Apesar de bem corrido, foi uma ótima alternativa! Deixamos as malas na van e aproveitamos para conhecer algumas praias que ficam entre esses dois destinos.

A primeira parada foi em Morro Branco, que fica na cidade de Beberibe. Paramos rapidamente no Centro de Artesanato, uma feirinha que vende aquelas famosas garrafinhas com areia colorida. Esse processo de fazer desenhos com areia chama-se silicografia e é o artesanato mais típico dessa região. Infelizmente não comprei nenhuma garrafinha e me arrependi profundamente. Foi o lugar onde tinha os modelos mais bonitos! Depois passamos pela Igreja de São Pedro. Ela é super bonitinha! E finalmente chegamos ao início do Labirinto das Falésias.

as famosas garrafinhas com areias coloridas
igrejinha fofa em Morro Branco

É incrível como a paisagem é super diferente de Fortaleza ou Jericoacoara. As falésias são bem altas e possui diversas tonalidades avermelhadas de areia. O guia nos contou que é possível extrair até doze cores de areia. É um local muito bonito mesmo! Depois de uns vinte minutos caminhando pelo labirinto, chegamos na praia e havia um bugue nos esperando para continuarmos o passeio. Essa região de Morro Branco já foi cenário de algumas novelas (Topicaliente e Final feliz), da minissérie Sansão e Dalila, do filme O noviço rebelde e do programa No limite. Os guias e a população se orgulham muito disso e fazem questão de mencionar o nome de cada filmagem.

chegando no Labirinto das Falésias
por dentro do labirinto
bugues nos aguardando para continuarmos o passeio

Embarcamos no bugue e depois de uns dez minutinhos chegamos na Praia das Fontes. Essa praia é super deserta e tem umas bicas de água que brotam das falésias. Super interessante! Também paramos na Gruta da Mãe d'Água, que também é conhecida como Gruta da Açucena (uma homenagem ao nome da personagem da Carolina Dieckman na novela Tropicaliente). Depois passamos pela paradisíaca Lagoa de Uruaú. Haviam várias pessoas praticando kitesurf. Esse lugar é lindo! Subimos algumas dunas e chegamos em outra margem dessa mesma lagoa. Ficamos uns trinta minutos por lá. Voltamos para a van e finalizamos o passeio em Canoa Quebrada.

bicas d'água que brotam das falésias
Gruta da Mãe d'Água, também conhecida como Gruta da Açucena
kitesurfing
 Lagoa de Uruaú

Quando cheguei em Canoa o que mais me impressionou foi a cor do mar. É um verde-esmeralda lindo, lindo... Difícil de descrever. Demos uma voltinha pela praia, mas a maré estava tão alta, que quase não tinha praia para caminharmos. Achei bem estranho... No dia seguinte, voltamos à praia que estava completamente diferente com a maré baixa. Tinha até piscinas naturais! Uma delícia! Perto da passarela é onde a praia tem uma maior concentração de barracas. Conforme vamos nos afastando dessa parte mais "agitada", Canoa vai ficando tranquila, tranquila... quase deserta!!

ah, o mar de Canoa
praia só nossa!

As falésias são lindas e super altas! Adorei os desenhos do sol e da lua que os moradores fazem em diversos pontos da praia. Um charme! A passarela e as escadas que ligam a vila à praia também são bem legais e garantem muitas fotos! A vista lá de cima é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!!! À noite, o movimento fica por conta da rua Broadway (porque na praia não rola nada). É muito gostoso passear por lá! Tem várias lojinhas, sorveterias, restaurantes... Gostei bastante!

passarela para acesso à praia
as diversas tonalidades de areias das falésias
o símbolo do sol e da lua
a Broadway, a rua mais agitada de Canoa

Infelizmente fizemos pouca coisa em Canoa. Gostaríamos de ter feito o passeio até Ponta Grossa, mas já estávamos viajando a mais de dez dias pelo Ceará e cansados de fazer passeios de bugue... É difícil de acreditar, mas isso aconteceu! rs Também não vimos o pôr do sol, não fizemos passeio de jangada (que dizem ser perigoso), nem o de parapente (a guia nos disse que esse voo não tem autorização para ser realizado). Mas adorei Canoa! Foram três dias bem tranquilos, só curtindo essa delícia de praia. O contraste da cor do mar com a cor das falésias é inesquecível!


GOSTOU DE CANOA QUEBRADA?
Não deixe de visitar Fortaleza e Jericoacoara. Ambas ficam no Ceará.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.