É quase impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar da animada Porto Seguro, uma das cidades mais famosas do nordeste brasileiro. Ela está localizada no litoral sul da Bahia, a mais de setecentos quilômetros da capital Salvador, em uma região conhecida como Costa do Descobrimento. Dizem que foi aí que as caravelas portuguesas chegaram ao Brasil, lá em 22 de abril de 1500 (lideradas por Pedro Álvares Cabral).
Porto Seguro é um dos destinos mais baratos oferecidos pelas agências de turismo, naqueles tradicionais pacotes de viagem com duração de uma semana. Por conta disso, acaba sendo a primeira viagem de avião de muita gente. A cidade está sempre cheia de turistas, não importa a época do ano. De tanto ouvir falar de suas belezas naturais e de seus patrimônios históricos, acabei ficando com muita vontade de conhecê-la. Até que um dia vi uma promoção de passagem aérea e não pensei duas vezes: a hora é agora! Foi montando o roteiro dessa viagem que descobri que Porto Seguro é enooorme! São noventa quilômetros de praias, acredita? Isso sem falar no atrativos históricos e culturais (já adianto que foram os meus preferidos). Ela também é dividida em quatro distritos. Os mais conhecidos são Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva (clique aqui para acessar os posts completos desses vilarejos).
| Porto Seguro vista do alto | 
A infraestrutura turística de Porto Seguro é ótima! O que não faltam são opções de hospedagens, comércios e serviços, para todos os tipos de viajantes. Quer um hostel ou uma pousada econômica no centrinho? Tem! Um resort all-inclusive à beira-mar? Tem também! Restaurantes, mercados, farmácias, lojas, bares, sorveterias ou agências receptivas? Tem de tudo por ali. Aos montes! Apesar dessa grande oferta, acabei optando me hospedar no vilarejo de Arraial d'Ajuda, por conta da vibe mais tranquila. É o Rio Buranhém que separa Porto Seguro de Arraial e há uma balsa que faz essa travessia (ela funciona 24 horas por dia). As partidas acontecem a cada trinta minutos e o trajeto é super rápido, não dura nem quinze minutinhos. Durante o percurso há paisagens muito bonitas! Eu não sabia, mas o Rio Buranhém nasce lá em Minas Gerais e percorre quase 150 quilômetros até desaguar no mar da Bahia.
| Balsa que faz a travessia Porto Seguro/Arraial d'Ajuda | 
| O Rio Buranhém é muito lindo! | 
O centrinho de Porto Seguro fica colado na balsa e no Rio Buranhém. É exatamente ali onde está boa parte do comércio e dos serviços voltados para o turismo. Por conta disso, essa região está sempre movimentada! A partir do entardecer, toda essa agitação migra para a Passarela do Descobrimento, que antigamente era chamada de Passarela do Álcool. Esse local também fica ali no centro e é uma espécie de calçadão (exclusivo para pedestres) com várias opções de restaurantes, bares, barracas que comercializam bebidas alcoólicas (que são tradicionalíssimas em Porto Seguro) e lojas de lembrancinhas e artesanato regional.
Na Praça das Pitangueiras, ainda na região central, há uma escadaria enooorme que dá acesso a um dos atrativos mais visitados da cidade: o Centro Histórico (que também pode ser acessado pela Cidade Alta, super pertinho da rodoviária). Simplesmente AMEI esse lugar! Dizem que foi exatamente aí que se formou o primeiro núcleo urbano de Porto Seguro. Por ali há dezenas de construções históricas erguidas durante o período colonial que, além de serem super charmosas, estão muito bem preservadas! Ah, e também são tombadas como patrimônio histórico e artístico pelo Iphan. Me apaixonei por cada janela e porta colorida que vi durante o passeio! s2 
| Casinhas coloniais no Centro Histórico de Porto Seguro | 
| Detalhes fofos | 
Bem no centro dessa antiga vila fica o Marco do Descobrimento (que deveria se chamar Marco da Invasão, né?). Esse marco nada mais é do que uma coluna de pedra (com algumas inscrições) trazida de Portugal para simbolizar o poder da coroa portuguesa sobre o Brasil. Em frente a esse marco ficam duas construções importantíssimas: a antiga Casa de Câmera e Cadeia (foi erguida em meados do século XVIII para servir de sede administrativa e cadeia pública) e a Igreja Nossa Senhora da Pena (sua construção começou em 1730 e só foi finalizada em 1773; tem estilo barroco com diversos detalhes decorativos em rococó). 
Pertinho dali há mais duas igrejas: a charmosa Capela de São Benedito (foi construída em 1551 pelos jesuítas; ao seu lado ficam as ruínas do primeiro colégio jesuítico do Brasil) e a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia (foi erguida em 1531 e é considerada a primeira igreja do país; tem estilo barroco; o Museu de Arte Sacra fica lá dentro). Todas essas construções ficam ao redor de um bonito gramado.
| Igreja Nossa Senhora da Pena (à esquerda) e Casa de Câmera e Cadeia (à direita) | 
| Igreja Nossa Senhora da Misericórdia | 
Outro atrativo do centro histórico é o Farol de Porto Seguro, construído bem mais recentemente, no início do século XX. Na frente deste farol fica um mirante com uma vista belíssima! Dá para contemplar o mar e uma parte da orla de Porto Seguro. É muuuito bonito mesmo e vale a visita! Atualização: parece que foi instalado uma grade neste local para os visitantes amarrarem aquelas tradicionais fitinhas coloridas de fazer pedidos. Deve ter ficado a coisa mais linda! s2
Por falar em orla, as principais praias de Porto Seguro são a Praia do Cruzeiro (fica bem no centro e não é muito frequentada, por conta de suas águas escuras; tem cerca de um quilômetro de extensão), a Praia de Curuípe (fica próxima da região central e é pouco movimentada; alguns trechos são mais isolados, enquanto outros possuem um pouco de infraestrutura, com algumas pousadas e barracas), a Praia de Itacimirim (tem aproximadamente um quilômetro de extensão e é pouquíssimo frequentada; não há infraestrutura por lá, apenas muuuita natureza), a Praia do Mundaí (tem bastante infraestrutura, com diversas barracas e opções de hospedagens), a Praia de Taperapuã (tem três quilômetros de extensão e é a mais famosa da cidade; tem MUITAS opções de hospedagens, barracas e megabarracas, como as clássicas Tôa Tôa e Axé Moi), a Praia Ponta Grande (é mais frequentada por moradores e tem pouquíssima infraestrutura) e a Praia do Mutá (tem uma boa infraestrutura; o mar é estilo piscininha, atraindo muitas famílias; o lado esquerdo dessa praia já pertence à cidade de Santa Cruz Cabrália). 
O acesso a essas praias é feito pela Avenida Beira-Mar. Caso você esteja se locomovendo a pé, há algumas linhas de ônibus que passam por todas elas. Já estive em Porto Seguro três vezes, sempre no estilo bate e volta, e achei que o transporte público funciona bem por lá. As praias mais próximas da região central (como a do Cruzeiro e a Curuípe) possuem o mar mais escuro e não muito convidativo (apesar das águas serem super limpinhas), por conta da foz do Rio Buranhém. Por outro lado, essa é a região com a orla mais estruturada. Há calçadão, decks para apreciar a vista (com vários banquinhos), ciclofaixa e até algumas quadras. É um local ótimo para caminhar e praticar atividades físicas ao ar livre. O mar só começa a ganhar o tom mais azulado a partir da Praia do Mundaí. Confesso que nessas três vezes em que estive na cidade não fui em nenhuma praia, acredita? Conheci toda a orla, mas pela janelinha do ônibus, rs. Acabei dedicando meu tempo aos atrativos históricos e culturais.
| Um pedacinho da Praia do Cruzeiro | 
O Memorial da Epopeia do Descobrimento é mais um local com a temática do "descobrimento" do Brasil. Ele fica na Avenida Beira-Mar, próximo à Praia do Cruzeiro, em uma área verde enooorme! São mais de vinte metros quadrados repletos de vegetação típica da região. Ali dentro há algumas trilhas, no meio da mata, que sempre finalizam em algum atrativo, como um museu (onde estão expostos alguns objetos referentes à época das grandes navegações e do "descobrimento" do Brasil), uma típica oca indígena e a uma réplica da nau de Cabral. O que mais gostei neste Memorial foi essa réplica. É muito bonita e interessante (as outras atrações não me agradaram tanto)! Ah, quase esqueci de contar que toda a visitação é feita com o acompanhamento de monitores e a entrada não é gratuita.
| Memorial da Epopeia do Descobrimento | 
| Fachada com azulejos pintados à mão | 
| Réplica da nau de Pedro Álvares Cabral (à esquerda) e uma oca indígena (à direita) | 
Confesso que Porto Seguro não foi uma cidade que chamou tanto a minha atenção. Achei que ela tem uma pegada mais urbana e é movimentada demais para o meu perfil de viajante. Nos últimos tempos, tenho preferido lugares mais tranquilos, sem muita muvuca, sabe? E não foi isso que encontrei por lá. Acho que este foi um dos motivos pelos quais acabei gostando mais dos distritos Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva (amei todos, s2). O único local que curti em Porto Seguro foi o Centro Histórico (e todas as casinhas coloniais coloridas que conheci por lá) e o Rio Buranhém. Acredita que foi a primeira vez que troquei uma praia por um atrativo histórico? Quem sabe um dia eu volte para tentar mudar essa minha percepção. :)
GOSTOU DE PORTO SEGURO?
Que tal conhecer os outros distritos de Porto Seguro? Arraial d'Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva são lugares paradisíacos! Ah, e visite também a cidade vizinha Santa Cruz Cabrália, onde fica o charmoso vilarejo de Santo André.
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.
