JUAZEIRO DO NORTE: A terra do padre Cícero

Viagem realizada em setembro/2023


Juazeiro do Norte fica no interior do Ceará, em uma região conhecida como Cariri, a aproximadamente quinhentos quilômetros de distância da capital Fortaleza. O turismo religioso é muuuito forte por lá e este é o principal motivo da cidade atrair tantos visitantes. Para você ter uma ideia, ela é considerada um dos três maiores centros de religiosidade popular do Brasil (juntamente com Aparecida do Norte/SP e Nova Trento/SC)! Toda essa fama tem um porquê: Juazeiro do Norte é a terra do padre Cícero, uma importante figura social, religiosa e política da região, considerado uma espécie de santo do nordeste. Essa devoção à padim Ciço (como é popularmente conhecido) começou lá em 1889, quando ele presenciou um milagre durante uma de suas missas (a hóstia oferecida a uma das fiéis transformou-se em sangue). A partir de então, Juazeiro do Norte passou a receber milhares de devotos, peregrinos e romeiros vindos das mais diversas regiões do Brasil e do mundo.

Apesar da religiosidade ser um de seus principais atrativos turísticos, Juazeiro do Norte tem muuuito mais a oferecer! Por ali há MUITA história, cultura, gastronomia e paisagens belíssimas. Pés na Areia garante! Estive na cidade durante um feriado de três dias e pude conhecer um tiquinho disso tudo. Cheguei em Juazeiro do Norte de madrugada, em um vôo vindo de São Paulo. O aeroporto é próximo ao centro e, caso você queira economizar, há um ponto de ônibus bem em frente (a linha 6 - Antônio Vieira / Aeroporto vai até o centro, #ficaadica). 

Escolhi o Iu-á Hotel para me hospedar e foi uma ótima experiência. Ele fica a uns cinco quilômetros do centro, em um bairro chamado Lagoa Seca. Ali no entorno há opções de restaurantes, mercado, farmácia, sorveteria e até um mini shopping (e tudo pode ser acessado a pé, olha que coisa boa). Enfim, o Iu-á é super bem localizado (e tem um ponto de ônibus bem em frente)! A estrutura do hotel também é ótima. O que mais me chamou a atenção foi a decoração que, além de ser de muito bom gosto, é repleta de arte regional. Achei minha suíte muito confortável e limpa. Ah, e os sabonetes disponibilizados eram da Boticário (olha que chique, rs)! O café da manhã foi outro ponto alto. Tudo era muito bem apresentado e delicioso, praticamente me acabei de tanto comer. A área de lazer também foi outro local que frequentei bastante. A piscina era maravilhosa e ajudou MUITO a amenizar o calorão do Ceará.

Iu-á Hotel por fora e muitas artes regionais por dentro
Minha suíte
Piscina!

Além da excelente estrutura e localização, um outro motivo que fez eu escolher o Iu-á Hotel foi o mini museu que existe lá dentro. Sim, é isso mesmo que você leu! Existe um mini museu de paleontologia dentro do hotel. Quando estava pesquisando o que fazer em Juazeiro do Norte descobri a Chapada do Araripe, um enorme acidente geográfico com mais de 178 quilômetros de extensão, que divide os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Por ali você encontra cachoeiras, trilhas, mirantes com belíssimas paisagens, formações rochosas e uma infinidade de registros geológicos e paleontológicos com mais de 150 milhões de anos! Não é incrível? Esse mini museu funciona em parceria com o GeoPark Araripe, que tem como objetivo proteger, conservar e divulgar esses registros. A visitação foi feita com o acompanhamento de uma excelente monitora, que demonstrou conhecer muito bem a região e tirou todas as minhas dúvidas. Além do mini museu, também existe a possibilidade de fazer passeios pela região a bordo do inusitado Doblossauro. Infelizmente não consegui fazer nenhum desses passeios (precisam ser agendados com antecedência), mas os roteiros me pareceram bem interessantes!

Mini museu de paleontologia dentro do Iu-á Hotel 
Muita informação sobre a Chapada do Araripe
Alguns registros de milhares de anos atrás

Bom, agora vamos para os atrativos mais tradicionais de Juazeiro do Norte, começando pelo Geossítio Colina do Horto (que faz parte do Geopark Arararipe, junto com outros dez geossítios espalhados pela região da Chapada do Araripe). Este geossítio é composto pelo Teleférico, Estátua do Padre Cícero, Museu Vivo do Padre Cícero, Igreja do Bom Jesus do Horto e Trilha do Santo Sepulcro.

O Teleférico foi inaugurado no finalzinho de 2022 e rapidamente se tornou mais uma opção de acesso à região mais visitada da cidade: a Colina do Horto. O trajeto de dois quilômetros entre as duas estações, Romeiros (na parte inferior) e Horto (na parte superior), dura em torno de uns dez minutos. Ah, e as cabines são climatizadas e podem acomodar até oito passageiros. O embarque pode ser feito em qualquer uma das duas estações e não existe a obrigatoriedade de comprar ida e volta. Caso esteja a pé pela cidade, você pode optar subir de transporte público (o ônibus Colina do Horto faz esse trajeto e saí lá da Praça do Socorro, que fica perto da Praça Padre Cícero, no centro), por exemplo, e descer de teleférico (ou vice-versa). Achei isso muito interessante e uma ótima alternativa para quem quer fazer um passeio mais econômico. As paisagens do trajeto são muito bonitas! É possível observar boa parte de Juazeiro do Norte, a Chapada do Araripe e a estátua de padre Cícero, sob um outro ângulo.

Embarque na estação Horto, na parte superior
As paisagens do percurso são lindas!
A Estátua do padre Cícero, vista do teleférico

Como comentei anteriormente, a Colina do Horto é o atrativo turístico mais visitado em Juazeiro do Norte. É lá onde está a famosa estátua que homenageia o padre Cícero. Ela foi construída em 1969 e mede quase trinta metros! Como está localizada na região mais alta de Juazeiro do Norte, é possível avistá-la de várias partes da cidade. Em sua base há uma escadaria onde é possível subir e ficar ainda mais pertinho da estátua. É aí onde os devotos amarram as tradicionais fitinhas coloridas e também deixam registros de agradecimentos ao padre (escritos na base da estátua). A paisagem ao redor é MUITO bonita! 

A estátua que homenageia o padre Cícero
Registros de agradecimentos dos devotos
A vista lá do mirante

Pertinho da estátua fica o Museu Vivo do Padre Cícero, outro atrativo turístico bastante visitado. O museu fica dentro do Velho Casarão do Horto, uma construção muito bonita e bem conservada, erguida no ano de 1909. Era aí nesse casarão onde padre Cícero se recolhia para descansar e fazer suas orações. Ali dentro fica a Capela Bom Jesus do Horto e nas salas e quartos estão expostos diversos objetos, fotografias, quadros, documentos e roupas do padre. Também há algumas cenas, com réplicas feitas de cera em tamanho real, demonstrando atividades cotidianas do padre e de algumas pessoas do seu convívio mais próximo. Um dos espaços que achei mais interessante foi a sala dos ex-votos, onde há diversas lembranças de graças alcançadas. É muito bonito e emocionante sentir um pouco da fé e gratidão dos devotos.

Museu Vivo do Padre Cícero
Capela dentro do Casarão do Horto
Um pouquinho do acervo do museu

Ali no Geossítio Colina do Horto há mais dois atrativos bem interessantes: a Igreja de Bom Jesus do Horto e a Trilha do Santo Sepulcro. A Igreja do Bom Jesus do Horto começou a ser construída há mais de duas décadas e ainda não está 100% finalizada. A construção de uma igreja no local mais alto de Juazeiro do Norte era um antigo desejo do padre Cícero. Apesar dos atrasos na obra, as missas já estão rolando por lá. A igreja é muuuito grande: mede cinquenta metros de altura, o que equivale a um prédio de dezesseis andares. Ali dentro podem ser acomodados mais de quatro mil fiéis! É muita gente, né? A arquitetura é super bonita e chama a atenção de longe. Impossível passar por ali e não avistar seu curioso formato de espiral. A igreja fica a uns trezentos metros da estátua e do museu, o que dá uns dez minutos caminhando.

Um pouco mais pra frente da igreja fica a Trilha do Santo Sepulcro. O percurso tem cerca de três quilômetros e é repleto de rochas enooormes e suuuper antigas. Essas pedras foram formadas no interior da Terra há mais 650 milhões de anos! Incrível, não é? Além disso, a trilha é considerada um lugar místico e é bastante frequentada por romeiros, peregrinos e, principalmente, por pagadores de promessas. Infelizmente não fiz a trilha, pois estava viajando sozinha e fiquei com receio, mas me pareceu um lugar bastante interessante para se conhecer a fauna e a flora da região.

Vegetação típica do cariri cearense no caminho até a igreja
Mais alguns detalhes do caminho
Igreja do Bom Jesus do Horto

Ali no centro de Juazeiro do Norte também há muitos locais históricos interessantes para se conhecer. Boa parte deles fica no entorno da Praça Padre Cícero, uma das mais importantes e movimentadas da cidade (de dia e de noite). Aí ao redor da praça há uma grande variedade de restaurantes, bares e comércios, e também algumas construções históricas bem charmosas, como o Solar dos Bezerra de Menezes (construído por volta de 1921) e a Casa dos Pobres (do ano de 1913). A rua São Francisco, que fica ali colada, também possui muitos restaurantes e bares.

Construções históricas ao redor da Praça Padre Cícero

Comércio da rua São Francisco

A Casa Museu Padre Cícero e a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro são outros dois atrativos muito importantes e bastante visitados em Juazeiro do Norte (e também ficam na região central, pertinho da Praça Padre Cícero). Foi ali na Casa Museu Padre Cícero onde padre Cícero morou durante seus últimos dias de vida. Nos diversos cômodos do casarão estão expostos objetos pessoais, móveis, documentos e fotos dessa época. Inclusive a cama em que o padre faleceu também está exposta em uma das salas. Já na Capela Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro (construída por volta de 1908) é onde estão guardados seus restos mortais.

Casa Museu do Padre Cícero
Por dentro do casarão
Capela de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro

No início do post comentei que Juazeiro do Norte é bastante frequentada por romeiros. Ali no centro há um espaço dedicado exclusivamente à eles: a Praça dos Romeiros. Essa praça é enooorme e possui diversos boxes que comercializam de tudo um pouco. Tem artesanato regional, doces, artigos religiosos, comidas típicas... Ali em frente fica outro local muito importante: a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Essa é a igreja matriz de Juazeiro do Norte e foi construída a pedido de padre Cícero, lá em 1875.

Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores
Por dentro da basílica

Além do turismo religioso, histórico e de natureza, Juazeiro do Norte também é um excelente destino para compras. Ali no centro há dois lugares muito bons: o Mercado Central e o Centro de Cultura Popular Mestre Noza (este é imperdível). O Mercado Central é bem grande e tem dezenas de boxes que vendem de um tudo. Tem bijuterias, artesanatos, lembrancinhas, eletrônicos, temperos, roupas... Já o Centro de Cultura Popular Mestre Noza é especializado em arte regional. Neste espaço estão reunidos diversos artesãos que produzem e comercializam suas peças ali mesmo. Sim, é isso mesmo que você leu. Ali você consegue vê-los criando suas artes talhadas em madeira. Poder acompanhar este trabalho é MUITO legal! A visita ao Centro de Cultura Popular Mestre Noza foi bastante especial e enriquecedora. 

Entrada do Centro de Cultura Popular Mestre Noza
Neste espaço estão reunidos diversos artesãos da região
Um pouquinho do que é produzido e comercializado por lá

Gostei muito de conhecer Juazeiro do Norte e fiquei surpresa com a variedade de atrativos turísticos que existem por lá. Claro que os locais voltados à religiosidade em torno do padre Cícero são os mais movimentados, porém há outras opções que também podem agradar outros tipos de visitantes. Tem atividades de ecoturismo (ali na Chapada do Araripe), passeios culturais e históricos, farta gastronomia e muita arte regional. É praticamente um destino completo! Achei a infraestrutura da cidade ótima. Há opções de restaurantes e hotéis/pousadas para todos os bolsos (ah, e boa parte dos atrativos são gratuitos). Também é bem fácil se locomover por lá (inclusive de transporte público) e muita coisa pode ser feita a pé (principalmente na região central). Infelizmente não consegui conhecer tudo o que Juazeiro do Norte tem a oferecer... Faltou ir pra Chapada do Araripe, para o Memorial Padre Cícero (que estava em reforma), fazer a Trilha do Santo Sepulcro, conhecer o Parque Natural Municipal das Timbaúbas, aproveitar o Praia Park... O que não falta são passeios para uma próxima visita! 


GOSTOU DE JUAZEIRO DO NORTE?
Conheça outras cidades cearenses, como Fortaleza, Jericoacoara e Canoa Quebrada.

NOSSA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.