APARECIDA: Muita fé, devoção e peregrinação no Vale do Paraíba

Última viagem realizada em janeiro/2024


É quase improvável que algum paulista católico não tenha visitado ao menos uma vez na vida a famosa cidade de Aparecida, localizada na região do Vale do Paraíba, a 170 quilômetros da capital. É aí onde está localizado o maior centro de peregrinação da América Latina! Afinal, quem nunca ouviu falar do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil? Acho que ninguém, né? Toda essa religiosidade envolvida em torno da cidade vem do ano de 1717, quando três pescadores (João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia) encontraram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Esse fato (e os milagres atribuídos à santa), levou a construção da primeira capela, em 1745. Com o passar dos anos, a cidade e o número de fiéis/visitantes foram aumentando tanto que, Aparecida "do Norte" (como é mais conhecida por aqui), se tornou um dos destinos de turismo religioso mais visitados do Brasil.

Estive em Aparecida nos anos de 2016 e 2024 e nessas duas vezes fui de ônibus, partindo daqui da Rodoviária do Tietê, em São Paulo. O trajeto demorou duas horas e meia, mais ou menos. Quem for visitar a cidade sem carro pode ficar tranquilo, pois é muito fácil se locomover a pé e encontrar os principais pontos turísticos. A Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida fica bem pertinho da rodoviária. Se for final de semana você ainda poderá percorrer o trajeto até lá passando por dentro da tradicional Feira de Aparecida, uma feirinha de bugigangas que vende de tudo um pouco (incluindo lembrancinhas).

A Basílica foi o primeiro lugar que visitei na cidade e me surpreendi muito quando a vi pessoalmente. Tudo lá é enorme! A começar pelo estacionamento (que comporta mais de seis mil veículos e quatro mil ônibus), pela quantidade de pessoas (chega a receber mais de duzentos mil visitantes em alguns feriados), pelo tamanho da Basílica (tem 1,3 milhão de metros quadrados e pode acomodar até trinta mil pessoas)... Tudo é muito, mas muuuito grandioso! Não é a toa que é considerada a segunda maior Basílica do mundo! Ela foi construída em 1955 e tem estilo neoclássico. Fiquei apaixonada por sua arquitetura e não me cansava de admirar cada detalhe da construção (simplesmente amei os tijolinhos aparentes e os mosaicos que estão sendo instalados em algumas partes da fachada). 

Mapa do complexo do Santuário de Aparecida
Chegando no estacionamento
Um pedacinho da gigante Basílica Nova

Além de assistir às missas (que ocorrem em diversos horários ao longo do dia), ali dentro da Basílica há outras coisas para se fazer, como por exemplo conhecer o Nicho da Imagem Milagrosa de Aparecida (onde fica a imagem encontrada pelos pescadores em 1717), a Capela das Velas (local específico e estruturado para o acendimento de velas pelos fiéis) e a Sala das Promessas (nesta sala estão expostos diversos objetos e fotos trazidos por fiéis que tiveram suas graças alcançadas; é muuuito emocionante de ver). 

Interior da Basílica Nova

Na segunda vez que estive em Aparecida (em 2024) fiz um tour pago onde visitei mais quatro locais ali dentro: o Mirante da Torre (fica no último andar, a 110 metros de altura; tem uma vista belíssima em 360 graus), o Museu Nossa Senhora Aparecida (ocupa os dois primeiros andares da torre; o acervo é composto por diversos objetos e obras de arte sacra; não é permitido fotografar lá dentro), a Fachada Norte (a arquitetura é linda e foi muito interessante ver de pertinho os detalhes dos mosaicos que revestem uma parte da fachada da Basílica) e a Cúpula Central (neste local podemos ficar bem próximos da cúpula e admirar os mosaicos que a revestem; e também observar o altar central da Basílica visto do alto; tudo é bonito demais). Gostei MUITO desse tour e recomendo!

Torre Brasília (à esquerda) e Mirante localizado no último andar (à direita)
Um pedacinho da vista do mirante
Alguns detalhes arquitetônicos da Fachada Norte
Visitação à Cúpula Central (à esquerda) e vista do altar principal da Basílica (à direita)
Detalhe do mosaico da Cúpula Central

Do lado de fora da Basílica há mais atrativos. Em 2016, andei nos Bondinhos Aéreos e adorei a experiência! Eles partem da Estação Santuário e fazem um percurso de mais de cem metros até chegar ao topo do Morro do Cruzeiro, que é outro atrativo bastante visitado na cidade. Esse morro fica a quase setecentos metros de altitude e tem uma vista linda! Dá para ver toda a cidade lá do alto e as montanhas que tem pela região!

Vista do bondinho
Desembarcando na Estação Cruzeiro
Um pedacinho da vista do mirante

Além do Mirante Praça (onde ocorre o desembarque dos bondinhos), ali no Morro do Cruzeiro também há uma lanchonete, uma loja oficial do Santuário (tem muitas lembrancinhas lindas e super bem feitas) e a Torre Mirante (quem tem uma cruz no topo). Esse outro mirante é para quem quer ver Aparecida um pouquinho mais do alto. Ele sobe mais trinta metros de altura (em elevadores panorâmicos) e proporciona uma visão 360 graus. Sinceramente, achei a vista dos dois mirantes bem parecidas. Então, se você quiser economizar, pode ficar apenas com a vista do primeiro mirante (o Mirante Praça, que tem acesso gratuito). 

Eu cheguei no Morro do Cruzeiro pelos bondinhos, mas se você quiser pode ir caminhando pela Via-Sacra. A Via-Sacra é um caminho para subir até o topo do morro. Neste trajeto há catorze painéis de cimento do artista Claudio Pastro. Cada escultura simboliza uma passagem da Via-Sacra (a última caminhada de Jesus Cristo, desde sua condenação até seu sepultamento). 

Torre do Mirante
Interior do mirante
O caminho da Via-Sacra visto do alto

O Morro do Presépio é outro atrativo que fica na parte externa do Santuário. Ele fica próximo ao Centro de Apoio ao Romeiro (local com quase quatrocentas lojas de lembrancinhas, uma praça de alimentação enooorme e um centro de informações turísticas) e ao estacionamento. São uns dez minutinhos andando a partir da Basílica, mas garanto que a caminhada vale a pena! Nesta espécie de jardim (com lago, cascata e muuuito verde) há cerca de setenta esculturas (em tamanho real) que mostram alguns momentos da infância de Jesus. A vista lá do alto desse morro é muito linda também e proporciona um dos melhores ângulos para fotografar a Basílica (#ficaadica).

Uma das entradas do Morro do Presépio
Lago dos Pescadores
As esculturas são em tamanho real
O local é muito bem cuidado e repleto de verde

Próximo ao Morro do Presépio há uma passarela que dá acesso à Cidade do Romeiro (são uns trezentos metros de caminhada, mais ou menos). Este local é muuuito interessante e cheio de atrativos! Assim que você passa pelo portal de entrada já dá de cara com a praça principal, repleta de restaurantes e lojinhas, além de uma fonte e um obelisco. Tudo é muito organizado, bonito e com bastante verde!

Passarela de acesso à Cidade do Romeiro
Entrada da Cidade do Romeiro
Praça central, com restaurantes e lojinhas

Passando a praça principal há mais três atrativos: o Jardim do Devoto (ele é enooorme e com muito verde; no centro há um monumento em homenagem aos peregrinos), um lago onde funcionam os Pedalinhos dos Devotos Mirins (é suuuper bonito e há duas opções de pedalinhos: cisne e caravelas) e a Estação Central onde é feito o embarque/desembarque no Trem do Devoto. O Trem do Devoto parte a cada quinze minutos e percorre todo o Caminho do Rosário até chegar na Estação Porto (que fica ao lado do Porto Itaguaçu). Durante o percurso ouve-se uma gravação onde o guia dá algumas informações e detalhes sobre o Caminho do Rosário. Achei essas informações bastante valiosas, mas o passeio em si não me agradou tanto. Achei meio sem graça... Acredito que seja mais interessante para as crianças.

Jardim do Devoto
Lago com pedalinhos
Estação Cidade de onde parte o Trem do Devoto
Trem do Devoto percorrendo o Caminho do Rosário

O Caminho do Rosário é um trajeto de 1300 metros (beirando o Rio Paraíba do Sul) que tem como objetivo ser um percurso para contemplação e reflexão dos fiéis/visitantes. Seu projeto paisagístico é LINDO e nele estão distribuídos 128 esculturas e vinte cenas representando os Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. As esculturas, desenvolvidas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín, são belíssimas e muito expressivas. Mesmo não sendo religiosa, adorei percorrer o caminho! 

Rio Paraíba do Sul (à esquerda) e placa indicando os mistérios (à direita)
O Caminho do Rosário possui um projeto paisagístico muito bonito
Uma das cenas do Caminho do Rosário
As esculturas são muito expressivas
É emocionante de ver

O final do Caminho do Rosário é no Porto Itaguaçu, onde também fica a Estação Porto (ponto final do Trem do Devoto). Ali no porto é possível fazer um passeio de balsa pelo Rio Paraíba do Sul até o local onde os pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora. Infelizmente, durante minha visita em 2024, o porto estava fechado para uma reforma e não consegui fazer o passeio... Mas fica aí um motivo pra voltar. :D 

Ali pertinho fica a Igreja de São Geraldo, erguida em 1926 no mesmo local onde ficava o primeiro oratório em louvor à Nossa Senhora (do ano de 1732). Também foi exatamente aí que alguns fiéis presenciaram o Milagre das Velas, atribuído à santa. A arquitetura da igreja é bem simples, mas seu formato de cruz grega, com três arcos na parte interna, possui um significado bem interessante: é uma homenagem aos três pescadores que encontraram a imagem no rio. 

Igreja de São Geraldo

Outro lugar que gostei muito de conhecer foi a Passarela da Fé. Essa passarela tem quase quatrocentos metros de extensão e liga a Basílica Nova à Basílica Velha (construída em 1745, em estilo barroco). O que mais me chamou a atenção ao percorrer a passarela foi presenciar a fé e a devoção de alguns fiéis. Vi muita gente fazendo o trajeto de joelhos e isso me emocionou muito! A vista dali da passarela é muuuito bonita e rende belas fotos do santuário (#ficaadica). A passarela termina na Galeria Recreio, uma espécie de mini shopping cheio de lojinhas.

Passarela da Fé
Basílica Velha
Cerâmica fofinha no interior da igreja

Adoro Aparecida e super a recomendo para todas as pessoas, independente de serem católicas ou não. A cidade é bastante organizada, sinalizada e possui uma estrutura turística invejável (além do excelente atendimento). Como viram no post, há muito o que fazer por lá! Tem mirantes, passeios de barco, bondinho e trenzinho, lago com pedalinhos, percursos para caminhada repleto de natureza, inúmeros restaurantes e lojas, muita arquitetura e história e, óbvio, bastante fé e religiosidade. Uma sugestão para quem estiver planejando uma viagem à Aparecida é se hospedar na cidade por uns três dias. Como lá é um destino bastante procurado (principalmente aos finais de semana e feriados) tudo é muito cheio e sempre há filas. Acredito que três dias seja o período ideal para fazer tudo com calma. Como comentei, já estive na cidade duas vezes, mas ainda não consegui conhecer tudo, acredita? Faltou fazer o passeio de balsa do Porto Itaguaçu, visitar o Mirante da Santa, o Museu de Cera, o Memorial da Devoção, o Cine 3D, a Capela da Ressureição, a Capela do Batismo, o Memorial Redentorista, a Igreja de São Benedito... Eita que tenho muitos motivos pra voltar! :)


GOSTOU DE APARECIDA?
Conheça outras cidades próximas, como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, Cunha, São José dos Campos e São Luiz do Paraitinga.

ACESSE TAMBÉM:
https://www.matraqueando.com.br/santuario-nacional-de-aparecida-guia-completo-para-visitar-o-maior-complexo-mariano-do-mundo

NOSSA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.