SABARÁ: Muita história pertinho de Belo Horizonte

Viagem realizada em dezembro/2014


A pequena Sabará faz parte do roteiro das cidades históricas de Minas Gerais. Ela não tem a mesma fama e grandiosidade de Ouro Preto ou o charme de Tiradentes, mas é dona de um conjunto arquitetônico de fundamental importância para a região. Fica pertinho de Belo Horizonte, apenas dezenove quilômetros separam as duas cidades. O passeio no estilo bate-e-volta é bem comum em Sabará. Foi dessa forma que a conheci. Estava hospedada em Belo Horizonte e passei apenas uma parte do dia por lá. Parece pouco tempo, mas deu para conhecer muitos lugares. No centro de Belo Horizonte passa um ônibus que vai até Sabará. Ele pára bem pertinho do centro histórico, em uma avenida beirando o Rio Sabará.

Rio Sabará

Subi a Rua Dom Pedro II, que é uma graça! O calçamento é todo de paralelepípedos e há vários casarões históricos muito bonitos e bem conservados. A maior parte deles foi construída no século XIX. Essa é uma das ruas mais importantes da cidade e todos os casarões foram tombados como patrimônio histórico e artístico nacional. Também visitei a Casa de Ópera (Teatro Municipal), que fica nessa mesma rua. Esse teatro é o segundo mais antigo do Brasil e já recebeu muitos visitantes ilustres, como os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Casinhas históricas na Rua Dom Pedro II
Calçamento de paralelepipedos
Alguns casarões ainda estavam com enfeites de Natal
Casa de Ópera

A Rua Dom Pedro II termina na Praça Melo Viana. Lá é onde estão a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Chafariz do Rosário. Essa igreja tem uma história muito interessante. Por volta de 1700, vários escravos começaram a erguê-la mas, por falta de recursos, eles não conseguiram concluí-la. Até hoje a igreja está inacabada. O que mais me chamou a atenção foi o tamanho das pedras que formam as paredes. É algo bem grandioso!

Lateral da Igreja Nossa Senhora do Rosário
Chafariz do Rosário

Continuei caminhando pelo centro até chegar na Rua do Carmo, onde também há muitas construções bonitas e a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Essa construção é do ano de 1763, tem estilo barroco e abriga várias obras do famoso artista Aleijadinho. Assim como a Rua Dom Pedro II, foi tombada como patrimônio histórico. Em frente a essa igreja fica o Cemitério do Carmo.

Rua do Carmo
Acho essas casinhas antigas muito charmosas
Igreja e Cemitério do Carmo

Também visitei a Igreja Nossa Senhora das Mercês, a Igreja de São Francisco, a Capela do Pilar e a Praça Santa Rita (onde tem um coreto muito bonitinho). Essa praça ainda estava com vários enfeites do Natal. O coreto estava cheio de laços! Super bonito!

Capela do Pilar (à esquerda) e Igreja Nossa Senhora das Mercês (à direita)
Coreto na Praça Santa Rita

Gostei de Sabará. Apesar de não ter o mesmo charme e grandiosidade das outras cidades históricas mineiras, ela tem várias construções muito bonitas! A rua que mais gostei foi a Dom Pedro II. Não há muita coisa para fazer no centro histórico, por isso recomendo ficar apenas um dia (ou parte dele) por lá. Não sei se no entorno da cidade há outras atrações turísticas... Infelizmente não consegui visitar a Capela de Nossa Senhora do Ó. Ela fica um pouco longe e como eu estava a pé, acabei não indo conhecê-la. Foi uma pena!


GOSTOU DE SABARÁ?
Visite Belo Horizonte também. Fica pertinho!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.