AMPARO: A cidade histórica do Circuito das Águas

 Viagem realizada em novembro/2021


Já faz um tempinho que eu queria conhecer Amparo e, depois de muuuito tempo, finalmente organizei uma viagem para lá. Se você não faz ideia de onde fica essa cidade e do que tem pra fazer por lá, fica tranquilo que Pés na Areia vai te contar! :) Amparo está localizada no meio das montanhas do interior de São Paulo, a aproximadamente 130 quilômetros de distância da capital, em uma área conhecida como Circuito das Águas. Essa região é bastante famosa por suas ricas fontes de águas minerais e é composta por nove cidades: Águas de Lindóia, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra, Socorro e Amparo.

O desenvolvimento de Amparo está intimamente relacionado com o Ciclo do Café, período histórico brasileiro onde a cafeicultura era a principal atividade econômica do país e que teve seu auge em meados do século XIX. Isso explica a quantidade de fazendas e hotéis fazenda espalhados na área rural da cidade. E também a quantidade de casarões históricos localizados no centro (muitos tombados como patrimônio pelo Iphan).

Taí uma coisa que despertou a vontade de conhecer Amparo: seu belíssimo patrimônio arquitetônico. Quem acompanha o blog sabe que sou apaixonada por construções históricas e uma das coisas que mais gosto de fazer é caminhar despretensiosamente e ir descobrindo detalhes charmosos e curiosos das cidades. Em Amparo não foi diferente. Assim que desembarquei na rodoviária já dei de cara com o Mercado Municipal (que fica na rua ao lado). Impossível não reparar nessa construção super colorida do ano de 1912, mas que parece que foi recém inaugurada de tão bem conservada que está. Infelizmente o mercado estava fechado (como quase tudo na cidade, devido a pandemia do Covid-19) e não pude visitá-lo por dentro, mas adorei a fachada! 

Subindo a rua do mercado há outra construção interessante: o Prédio da Antiga Cadeia. Não encontrei informações sobre esse prédio, mas achei a arquitetura bem bonita e parece que hoje em dia pertence à Polícia Militar (pelo menos era o que estava escrito na fachada, rs). Em frente a essa construção há uma praça onde é possível avistar o Morro do Cristo, outro ponto turístico de Amparo (infelizmente não deu tempo de visitá-lo). 

Mercado Municipal
Prédio da Antiga Cadeia
Cristo Redentor de Amparo

Ali pertinho do Mercado Municipal fica uma das principais praças da cidade e é aí onde está localizada a Catedral Nossa Senhora de Amparo. Essa igreja foi construída em 1829 atrás do local onde ficava a primeira capela de Amparo. Sua arquitetura é em estilo neoclássico e, infelizmente, também não consegui visitá-la por dentro, pois estava fechada. A praça onde fica a igreja, conhecida como Largo da Matriz, é super agradável! Há muitas árvores, passarinhos e bancos para sentar. Durante minha visita, reparei que ela é bastante utilizada pelos moradores. Haviam pessoas conversando e curtindo o movimento da cidade, famílias passeando, jovens se divertindo... Achei isso bem legal!

Catedral Nossa Senhora de Amparo
Largo da Igreja Matriz

As ruas do entorno e do fundo da igreja (a Rua XV de Novembro) também estão repletas de construções históricas que valem o passeio e te transportam ao passado. Boa parte delas estão muito bem conservadas e parece que foram restauradas recentemente, de tão bem pintadas e coloridas que estão. As duas construções que me chamaram mais a atenção foram o prédio da Sociedade Italiana de Mútua Assistência e a Biblioteca Municipal Carlos Ferreira. O prédio da Sociedade Italiana não está tão bem conservado, mas a biblioteca... Simplesmente amei! É a biblioteca mais fofa que vi nos últimos tempos! Li que ela foi construída em 1900 e possui um acervo com mais de 23 mil livros.

Sociedade Italiana de Mútua Assistência (à esquerda) e detalhe de um casarão histórico (à direita)
A biblioteca mais fofa que você vai ver hoje!
Muitas construções históricas no entorno da igreja

Outro local que também está localizado no centro e que gostei bastante de conhecer foi o Museu Bernardino de Campos. Esse museu fica dentro de um casarão histórico super bonito, construído no ano de 1885. Essa construção já foi moradia de um dos coronéis da cidade, depois passou a ser sede da Prefeitura, da Câmara Municipal, do Serviço de Águas e Esgoto e, finalmente, se transformou em museu. Aí dentro estão expostos diversos mobiliários, vestuários, instrumentos musicais, equipamentos eletrônicos, porcelanas, veículos, documentos, fotografias e muitos outros objetos que contam um pouco da história e da cultura de Amparo. São mais de cinco mil peças!!! Como puderam perceber, o acervo é bastante diversificado, o que tornou a visita bastante dinâmica e interessante. Ah, outro detalhe importante: a visitação é gratuita (precisou apenas apresentar o comprovante de vacinação da Covid-19).

Museu Bernardino de Campos
Um pouquinho do acervo do museu
Uma das salas

Além da Igreja Matriz, Amparo também possui algumas outras igrejas. Visitei a Igreja Nossa Senhora do Rosário (não encontrei informações sobre ela) e a Igreja de São Benedito (foi construída em 1885 e ocupa um quarteirão inteiro, juntamente com um convento/colégio). Outra construção que achei belíssima foi o Hospital Beneficência Portuguesa, construído em 1892. A arquitetura é linda! Não conseguia parar de admirá-la. s2

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja de São Benedito (à esquerda) e uma esquina charmosa (à direita)
Hospital da Beneficência Portuguesa de Amparo

Como comentei no início do post, Amparo se desenvolveu muito durante o ciclo do café. Para escoar tudo o que era produzido nas fazendas, havia uma linha férrea que ligava a cidade à Jaguariúna e à Socorro. A antiga Estação Ferroviária de Amparo fica na Praça Pádua Salles e, infelizmente, não recebe mais trens. Porém a construção continua sendo visitada e atualmente sedia a Pinacoteca, o Centro de Informações Turísticas e a Casa do Artesanato.  

Antiga Estação Ferroviária de Amparo
Detalhe da construção (à esquerda) e passarinho fofo (à direita)

No meio de tantas pequenas ruas repletas de charmosas construções históricas, Amparo tem mais um lugar que merece MUITO a visita. É o Jardim Público Municipal. Gente, eu AMEI esse jardim! Primeiro, ele é muito bem cuidado e tem muuuito verde! Também tem um coreto fofíssimo, uma fonte e um pequeno lago com um mini ponte muito belíssima. Também há diversos banquinhos para sentar, descansar ou simplesmente ficar vendo a vida passar (tomando um sorvete que pode ser comprado em um dos comércios na rua em frente). Além de tudo isso, estava tocando uma música clássica maravilhosa por todo o jardim. Não sei se isso acontece apenas aos finais de semana ou se é sempre, mas essa trilha sonora deixou meu passeio ainda mais especial. Foi lindo e Pés na Areia super recomenda!

Jardim Público Municipal
Muito verde!
Coreto fofo (à esquerda) e o pequeno lago (à direita)

Isso foi tudo o que conheci durante as poucas horas que fiquei no centro de Amparo. Acho que não comentei, mas o objetivo principal dessa viagem era descansar e ficar em contato com a natureza. Por isso optei por me hospedar em um dos hotéis fazenda da cidade (o Bougainville Hotel Fazenda) e a visita aos atrativos de Amparo acabou sendo rapidinha e se resumiu apenas ao centro histórico (que já valeu todo o passeio). Também estava a pé pela cidade (como sempre) e isso obviamente dificultou um pouco o acesso aos atrativos mais distantes, como o Parque Ecológico, a Fazenda Atalaia, a Vinícola Terrassos, a Fazenda Benedetti, o Mirante do Cristo... Mas fica aí um motivo pra voltar! 


GOSTOU DE AMPARO?
Conheça o Hotel Fazenda Bougainville. Esse hotel fica a apenas cinco quilômetros de distância do centro e é um dos mais em conta da região (se você quiser saber mais detalhes do hotel e como foi minha experiência por lá, clique aqui e acesse o post exclusivo desse rolê). Aproveite que está na região do Circuito das Águas e conheça também Monte SiãoÁguas de LindóiaSocorro, Serra Negra e Monte Alegre do Sul.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.