Viagem realizada em outubro/2021
E depois de dezenove meses sem colocar o pé na estrada, finalmente aconteceu minha primeira viagem pandêmica. Quebrar o isolamento depois de tanto tempo foi por um motivo MUITO especial: era meu aniversário e eu queria me proporcionar um final de semana inesquecível. O destino escolhido foi Socorro, uma cidade delícia que fica aos pés da Serra da Mantiqueira, em uma região turística conhecida como Circuito das Águas Paulistas (pertinho de Bragança Paulista e Águas de Lindoia). São apenas 138 quilômetros de distância da capital, percorridos em menos de três horas.
E com duas doses de vacina do braço, máscara PFF grudada no rosto, litros de álcool em gel e Lysoform na mochila (sim, eu virei a louca da limpeza de quarto de hotel, rs), e muita, mas muita responsabilidade e cuidado (porque a pandemia ainda não acabou), lá fui eu para a Rodoviária Tietê. Peguei o ônibus das 14h30 da Viação Bragança e desembarquei em Socorro exatamente às 17h30.
Escolhi o Guappo Socorro para me hospedar e foi uma excelente decisão! Além do preço maravilhoso (é uma das pousadas mais em conta), ele fica próximo à rodoviária e ao centro de Socorro. Como costumo viajar sem carro (e não tenho intenção de gastar com táxi ou transfer), a localização das hospedagens é sempre um ponto importante pra mim. E o Guappo atendeu perfeitamente a este quesito (consegui conhecer vários lugares a pé)! A estrutura de lá também é ótima! Ele fica em uma área enorme, com bastante natureza ao redor (nem preciso dizer que amei, né?)! E outra coisa legal é que são poucos chalés, o que torna super possível manter o distanciamento social neste momento tenso que estamos passando. A área de lazer também é perfeita! Tem piscina com várias espreguiçadeiras, churrasqueiras, redário e bastante gramado.
|
Entrada do Guappo Socorro e o chalé em que fiquei hospedada |
|
Piscina: minha área preferida do Guappo Socorro |
|
Olha a quantidade e diversidade de pássaros que fotografei na pousada! |
Como o intuito da minha viagem era comemorar o meu aniversário de uma forma bem tranquila e relaxante (e, sempre que possível, com distanciamento social), aproveitei muito a área de lazer da pousada e também conheci alguns atrativos mais "lado B" da cidade. Digo "lado B" porque o forte do turismo em Socorro são as atividades de ecoturismo e de aventura (tanto que seu slogan é Cidade da Aventura). Boa parte dos turistas acabam procurando apenas essas atividades que acontecem na área rural, como o tradicional rafting no Rio do Peixe, as trilhas para cachoeiras e mirantes, as grutas, os passeios à cavalo, entre outras inúmeras atividades proporcionadas pelas agências receptivas e parques. Por conta disso, os outros atrativos de Socorro (mais voltados para a história e cultura da região) recebem um número bem menor de visitantes.
O fato de Socorro ter essa variedade tão grande de atrativos chamou minha atenção. Acho super legal quando uma cidade consegue receber e agradar vários tipos de turistas. Até uma apaixonada por lugares históricos, como eu! Sim, Socorro tem um centro histórico com alguns casarões centenários que merecem a visita. O primeiro lugar que visitei durante minha caminhada pelo centro foi o Museu Municipal de Socorro. Esse museu está localizado dentro de um casarão (erguido em 1881 com pau-a-pique e taipa de pilão) considerado a construção mais antiga da cidade. Como gosto muito de arquitetura colonial já curti o lugar logo de cara. O museu é composto pelo prédio principal, onde estão expostos móveis, objetos e documentos que contam a história de Socorro, e pelo prédio anexo, onde há exposições temporárias. Quando visitei estava rolando a Terceira Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-Ação e havia muitas obras produzidas por artistas de diversos locais do Brasil. Achei tudo muito bem organizado e amei tudo que vi! A entrada ao museu é gratuita e o atendimento foi super simpático! Pés na areia recomenda!
|
Museu Municipal de Socorro |
|
O museu abriga móveis, objetos e documentos históricos de Socorro |
|
Algumas obras da Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-Ação |
|
Muita arte! |
Em frente ao Museu Municipal fica a Praça Nove de Julho (também conhecida como Praça do Fórum). Achei essa praça super bonitinha e bem cuidada! Ela tem um jardim muito lindo com caminhos de água, passarela, banquinhos para descansar e curtir a cantoria dos pássaros, uma fonte luminosa, um coreto super charmoso, o antigo Prédio da Cadeia (do ano de 1905) e várias palmeiras plantadas em 1922.
|
Praça Nove de Julho |
|
Coreto fofinho |
Caminhando mais um pouquinho cheguei na Praça da Matriz. Acredito que esta seja a principal praça da cidade, pois é nela onde acontecem vários eventos tradicionais de Socorro durante todo o ano. Também é aí onde está localizada a Igreja Nossa Senhora do Perpétua do Socorro (construída em 1924 no mesmo local onde estava erguida a primeira capela da cidade, de 1829). Achei a arquitetura da igreja muito bonita e, felizmente, pude conhecê-la por dentro também. Além da igreja, há alguns restaurantes ao redor da praça, o lettering "Eu s2 Socorro" e um coreto.
|
Igreja Nossa Senhora do Perpétua do Socorro |
|
Ruas do centro de Socorro |
Outro local que eu queria MUITO conhecer era o Mirante do Cristo, um dos principais pontos turísticos da cidade. O Cristo fica bem próximo ao centro, não deve chegar nem a dois quilômetros de distância, dependendo de onde você esteja. Li até relatos de algumas pessoas que subiram a pé pela estrada, porém, como estava sozinha, fiquei com receio de ir andando e optei por chamar um Uber (que é coisa rara na cidade, #ficaadica). Combinei com o motorista (simpaticíssimo por sinal) dele me levar ao mirante, esperar eu conhecer o local e depois me trazer de volta ao centro. Deu super certo! O mirante fica em um dos locais mais altos da cidade e por conta disso é possível avistar boa parte de Socorro (e até algumas cidades vizinhas). A vista panorâmica é muito linda e traz uma paz enorme! Gostei bastante da estrutura do local. Há estacionamento, banquinhos para sentar e apreciar a vista, uma lojinha que comercializa diversos produtos típicos da região (como artesanatos, doces, cafés, cachaças e outras delícias) e até um elevador panorâmico para o uso de pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. O Cristo tem quase seis metros de altura e foi construído no final da década de 1960. Eu amei a visita e super recomendo!
|
Mirante do Cristo visto a partir do centro da cidade |
|
Mirante do Cristo |
|
Olha essa vista! s2 |
Ali próximo da estrada que sobe para o Mirante do Cristo há mais dois atrativos: o Portal Lions e o Horto Municipal. O Portal Lions, junto com o Portal Colonial (que fica na outra entrada da cidade), são os dois pórticos que dão boas-vindas aos visitantes que chegam em Socorro. O Lions é o mais antigo (foi erguido em 1985 e é verde), já o Colonial teve a construção mais recente (em 2002 e é rosa). Conheci apenas o Portal Lions, pois é o que fica mais próximo ao centro (e dava para ir caminhando da pousada).
O Horto Municipal fica bem próximo do Portal Lions (coisa de cinco minutos andando) e gostei bastante de visitá-lo! Esse parque é perfeito para relaxar, respirar ar puro ou caminhar em meio à natureza. Apesar de não ser tããão grande, ele possui diversas espécies de plantas e um paisagismo muito bonito! Uma curiosidade que li sobre o horto é que, inicialmente, ele foi construído apenas com o objetivo de produzir mudas. Apenas depois de alguns anos é que foi aberto à população e virou um local turístico. Além de pistas para caminhada, também há sanitários, espaços para convivência e playground para as crianças. Ah, aos finais de semana rola uma feirinha de artesanato!
|
Horto Municipal de Socorro |
|
Muito verde e contato com a natureza |
Os dois últimos locais que conheci foram a Feira Permanente de Malhas e o Shopping Moda de Fábrica. Nestes espaços há dezenas de lojas que comercializam as tradicionais malhas produzidas na região. Sinceramente não achei os preços tão atrativos e minha visita acabou sendo bem rápida por conta disso. Ah, esqueci de contar que também conheci o Espaço do Artesão. Essa lojinha fica dentro do Parque da Cidade (que fica ao lado da Feira de Malhas). Achei o local bem organizado e há uma variedade de peças lindas produzidas pelos artesãos locais. Gostei bastante do vi e fiz até algumas comprinhas. O atendimento foi super simpático e os preços eram justos. Recomendo!
|
Um dos pontos tradicionais de compra em Socorro |
|
Espaço do Artesão |
Adorei conhecer Socorro! Essa cidade ganhou meu coração por ter uma grande variedade de atrativos turísticos (é natureza, cultura, história, gastronomia e compras em um único local), pela simpatia dos moradores, por ser pet friendly (vou levar Bartôzinho na próxima vez) e por garantir acessibilidade em várias das atividades que oferece (isso é muito lindo e inclusivo). Foi um final de semana simples, mas super proveitoso e perfeito. Gostei muito dos locais que conheci, principalmente da piscina do Guappo Socorro, do Portal Lion e do Mirante do Cristo. Tenho MUITA vontade de voltar e me hospedar em algum hotel fazenda. Ah, e quem sabe, até fazer alguma atividade de ecoturismo.
GOSTOU DE SOCORRO?
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.