SOCORRO: É natureza, história, cultura, compras e gastronomia. Tudo junto e misturado!

 Viagem realizada em outubro/2021


E depois de dezenove meses sem colocar o pé na estrada, finalmente aconteceu minha primeira viagem pandêmica. Quebrar o isolamento depois de tanto tempo foi por um motivo MUITO especial: era meu aniversário e eu queria me proporcionar um final de semana inesquecível. O destino escolhido foi Socorro, uma cidade delícia que fica aos pés da Serra da Mantiqueira, em uma região turística conhecida como Circuito das Águas Paulistas (pertinho de Bragança Paulista e Águas de Lindoia). São apenas 138 quilômetros de distância da capital, percorridos em menos de três horas.

E com duas doses de vacina do braço, máscara PFF grudada no rosto, litros de álcool em gel e Lysoform na mochila (sim, eu virei a louca da limpeza de quarto de hotel, rs), e muita, mas muita responsabilidade e cuidado (porque a pandemia ainda não acabou), lá fui eu para a Rodoviária Tietê. Peguei o ônibus das 14h30 da Viação Bragança e desembarquei em Socorro exatamente às 17h30.

Escolhi o Guappo Socorro para me hospedar e foi uma excelente decisão! Além do preço maravilhoso (é uma das pousadas mais em conta), ele fica próximo à rodoviária e ao centro de Socorro. Como costumo viajar sem carro (e não tenho intenção de gastar com táxi ou transfer), a localização das hospedagens é sempre um ponto importante pra mim. E o Guappo atendeu perfeitamente a este quesito (consegui conhecer vários lugares a pé)! A estrutura de lá também é ótima! Ele fica em uma área enorme, com bastante natureza ao redor (nem preciso dizer que amei, né?)! E outra coisa legal é que são poucos chalés, o que torna super possível manter o distanciamento social neste momento tenso que estamos passando. A área de lazer também é perfeita! Tem piscina com várias espreguiçadeiras, churrasqueiras, redário e bastante gramado.

Entrada do Guappo Socorro e o chalé em que fiquei hospedada
Piscina: minha área preferida do Guappo Socorro
Olha a quantidade e diversidade de pássaros que fotografei na pousada!

Como o intuito da minha viagem era comemorar o meu aniversário de uma forma bem tranquila e relaxante (e, sempre que possível, com distanciamento social), aproveitei muito a área de lazer da pousada e também conheci alguns atrativos mais "lado B" da cidade. Digo "lado B" porque o forte do turismo em Socorro são as atividades de ecoturismo e de aventura (tanto que seu slogan é Cidade da Aventura). Boa parte dos turistas acabam procurando apenas essas atividades que acontecem na área rural, como o tradicional rafting no Rio do Peixe, as trilhas para cachoeiras e mirantes, as grutas, os passeios à cavalo, entre outras inúmeras atividades proporcionadas pelas agências receptivas e parques. Por conta disso, os outros atrativos de Socorro (mais voltados para a história e cultura da região) recebem um número bem menor de visitantes. 

O fato de Socorro ter essa variedade tão grande de atrativos chamou minha atenção. Acho super legal quando uma cidade consegue receber e agradar vários tipos de turistas. Até uma apaixonada por lugares históricos, como eu! Sim, Socorro tem um centro histórico com alguns casarões centenários que merecem a visita. O primeiro lugar que visitei durante minha caminhada pelo centro foi o Museu Municipal de Socorro. Esse museu está localizado dentro de um casarão (erguido em 1881 com pau-a-pique e taipa de pilão) considerado a construção mais antiga da cidade. Como gosto muito de arquitetura colonial já curti o lugar logo de cara. O museu é composto pelo prédio principal, onde estão expostos móveis, objetos e documentos que contam a história de Socorro, e pelo prédio anexo, onde há exposições temporárias. Quando visitei estava rolando a Terceira Bienal Internacional de Arte Naïf  Totem Cor-Ação e havia muitas obras produzidas por artistas de diversos locais do Brasil. Achei tudo muito bem organizado e amei tudo que vi! A entrada ao museu é gratuita e o atendimento foi super simpático! Pés na areia recomenda!

Museu Municipal de Socorro
O museu abriga móveis, objetos e documentos históricos de Socorro
Algumas obras da Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-Ação
Muita arte!

Em frente ao Museu Municipal fica a Praça Nove de Julho (também conhecida como Praça do Fórum). Achei essa praça super bonitinha e bem cuidada! Ela tem um jardim muito lindo com caminhos de água, passarela, banquinhos para descansar e curtir a cantoria dos pássaros, uma fonte luminosa, um coreto super charmoso, o antigo Prédio da Cadeia (do ano de 1905) e várias palmeiras plantadas em 1922.

Praça Nove de Julho
Coreto fofinho

Caminhando mais um pouquinho cheguei na Praça da Matriz. Acredito que esta seja a principal praça da cidade, pois é nela onde acontecem vários eventos tradicionais de Socorro durante todo o ano. Também é aí onde está localizada a Igreja Nossa Senhora do Perpétua do Socorro (construída em 1924 no mesmo local onde estava erguida a primeira capela da cidade, de 1829). Achei a arquitetura da igreja muito bonita e, felizmente, pude conhecê-la por dentro também. Além da igreja, há alguns restaurantes ao redor da praça, o lettering "Eu s2 Socorro" e um coreto.

Igreja Nossa Senhora do Perpétua do Socorro
Ruas do centro de Socorro

Outro local que eu queria MUITO conhecer era o Mirante do Cristo, um dos principais pontos turísticos da cidade. O Cristo fica bem próximo ao centro, não deve chegar nem a dois quilômetros de distância, dependendo de onde você esteja. Li até relatos de algumas pessoas que subiram a pé pela estrada, porém, como estava sozinha, fiquei com receio de ir andando e optei por chamar um Uber (que é coisa rara na cidade, #ficaadica). Combinei com o motorista (simpaticíssimo por sinal) dele me levar ao mirante, esperar eu conhecer o local e depois me trazer de volta ao centro. Deu super certo! O mirante fica em um dos locais mais altos da cidade e por conta disso é possível avistar boa parte de Socorro (e até algumas cidades vizinhas). A vista panorâmica é muito linda e traz uma paz enorme! Gostei bastante da estrutura do local. Há estacionamento, banquinhos para sentar e apreciar a vista, uma lojinha que comercializa diversos produtos típicos da região (como artesanatos, doces, cafés, cachaças e outras delícias) e até um elevador panorâmico para o uso de pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. O Cristo tem quase seis metros de altura e foi construído no final da década de 1960. Eu amei a visita e super recomendo!

Mirante do Cristo visto a partir do centro da cidade
Mirante do Cristo
Olha essa vista! s2

Ali próximo da estrada que sobe para o Mirante do Cristo há mais dois atrativos: o Portal Lions e o Horto Municipal. O Portal Lions, junto com o Portal Colonial (que fica na outra entrada da cidade), são os dois pórticos que dão boas-vindas aos visitantes que chegam em Socorro. O Lions é o mais antigo (foi erguido em 1985 e é verde), já o Colonial teve a construção mais recente (em 2002 e é rosa). Conheci apenas o Portal Lions, pois é o que fica mais próximo ao centro (e dava para ir caminhando da pousada).

O Horto Municipal fica bem próximo do Portal Lions (coisa de cinco minutos andando) e gostei bastante de visitá-lo! Esse parque é perfeito para relaxar, respirar ar puro ou caminhar em meio à natureza. Apesar de não ser tããão grande, ele possui diversas espécies de plantas e um paisagismo muito bonito! Uma curiosidade que li sobre o horto é que, inicialmente, ele foi construído apenas com o objetivo de produzir mudas. Apenas depois de alguns anos é que foi aberto à população e virou um local turístico. Além de pistas para caminhada, também há sanitários, espaços para convivência e playground para as crianças. Ah, aos finais de semana rola uma feirinha de artesanato!

Horto Municipal de Socorro
Muito verde e contato com a natureza

Os dois últimos locais que conheci foram a Feira Permanente de Malhas e o Shopping Moda de Fábrica. Nestes espaços há dezenas de lojas que comercializam as tradicionais malhas produzidas na região. Sinceramente não achei os preços tão atrativos e minha visita acabou sendo bem rápida por conta disso. Ah, esqueci de contar que também conheci o Espaço do Artesão. Essa lojinha fica dentro do Parque da Cidade (que fica ao lado da Feira de Malhas). Achei o local bem organizado e há uma variedade de peças lindas produzidas pelos artesãos locais. Gostei bastante do vi e fiz até algumas comprinhas. O atendimento foi super simpático e os preços eram justos. Recomendo!

Um dos pontos tradicionais de compra em Socorro

Espaço do Artesão

Adorei conhecer Socorro! Essa cidade ganhou meu coração por ter uma grande variedade de atrativos turísticos (é natureza, cultura, história, gastronomia e compras em um único local), pela simpatia dos moradores, por ser pet friendly (vou levar Bartôzinho na próxima vez) e por garantir acessibilidade em várias das atividades que oferece (isso é muito lindo e inclusivo). Foi um final de semana simples, mas super proveitoso e perfeito. Gostei muito dos locais que conheci, principalmente da piscina do Guappo Socorro, do Portal Lion e do Mirante do Cristo. Tenho MUITA vontade de voltar e me hospedar em algum hotel fazenda. Ah, e quem sabe, até fazer alguma atividade de ecoturismo.


GOSTOU DE SOCORRO?
Conheça também Monte SiãoÁguas de LindoiaAmparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul. Fica bem próximas à Socorro!

MINHA AVALIAÇÃO:





Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.