CAMPOS DO JORDÃO: Charme e romantismo na Serra da Mantiqueira

Última viagem realizada em abril/2023


Campos do Jordão é uma das cidades serranas mais românticas de São Paulo. Ela está localizada no meio das montanhas da Serra da Mantiqueira (a mais de 1600 metros de altitude) e esbanja charme e aconchego. Ah, e fica pertinho da capital! São apenas 170 quilômetros de distância, ideal para conhecer em um final de semana ou feriado. A alta temporada é no inverno, quando o frio chega bem forte e deixa todos os hotéis e restaurantes lotados. A Vila de Capivari (vulgo "centrinho") fica quase intransitável! Mas curtir a cidade no verão também é uma ótima opção. Os preços estão mais em conta, as ruas ficam mais vazias e você consegue conhecer toda a cidade com muito mais tranquilidade.

Paisagem da subida da serra
Dá até para ver o pôr do sol da estrada

Já fui para lá algumas vezes, geralmente no estilo bate-volta, mas também já dormi na cidade. Em uma dessas vezes me hospedei na Pousada Victoria Villa (antiga Pousada Santha Serra) e adorei! A arquitetura é linda, os quartos são super confortáveis (a vista da varanda é muuuito bonita), o atendimento é ótimo e o café da manhã m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!! Tinham muitas, muitas opções de bolos, doces, pães, sucos, frutas... Simplesmente amei! Ela não fica tão perto do centrinho, mas dá para ir a pé tranquilamente (são uns dez minutos caminhando).
Pousada Victoria Villa
Vista da varanda da nossa suíte

Em outra viagem fiquei na Pousada Casa Mantiqueira, mas já adianto que não gostei da experiência. Essa hospedagem não é uma pousada, mas sim uma casa que aluga suas suítes. Encontrei-a no site do Booking.com e estava com uma avaliação altíssima (repleta de bons comentários) e um ótimo preço. Acabei reservando, mas não gostei do atendimento e nem da estrutura do local. A casa é bonita e super rústica, mas precisa de reparos, pois tem aparência de velha e mal cuidada, principalmente nas áreas internas. O atendimento foi frio e nada hospitaleiro, e o wifi também oscilava muuuito, quase não conseguíamos usar. A única coisa que gostei foi do conforto da cama, do café-da-manhã e da localização. A casa fica em uma área bem tranquila e com muito verde. Não é perto do centrinho de Capivari, mas há um ponto de ônibus próximo, onde passa a linha que vai para o Horto Florestal (caso esteja a pé pela cidade). Enfim, acho que não me hospedaria lá novamente.

Jardim da Paraíso na Montanha
Nossa suíte

Agora vou contar um pouquinho dos pontos turísticos que já visitei em Campos do Jordão. Nunca estive na cidade de carro, então os locais que vou citar aqui podem ser acessados a pé (caminhando), de transporte público ou Uber. Apesar de já ter ido várias vezes pra lá, ainda não conheço tudo. Campos do Jordão é um destino para se voltar muitas vezes!

VILA CAPIVARI

O bairro mais turístico de Campos do Jordão é a Vila Capivari. Por ali é onde está concentrada a maior parte dos hotéis, restaurantes, bares e lojas. A arquitetura das construções (inspirada nas cidades europeias) é linda!!! Tudo é muito charmoso e aconchegante. Não é à toa que Campos é conhecida como a "Suíça Brasileira". As lojinhas de chocolates e doces são uma tentação! É delicioso! Assim como o rodízio de fondue, que também é bem tradicional na cidade. Mas não pense que tudo tem valores absurdos por lá. Há restaurantes com preços em conta, principalmente no horário do almoço. Além da parte gastronômica, também há muito comércio de malharia. Vale a pena dar uma olhadinha!

Praça principal de Capivari (à esquerda) e banca de jornal fofa (à direita)
Arquitetura europeia dos restaurantes e lojas
Mais arquitetura (à esquerda) e os trilhos que cortam a cidade (à direita)

PARQUE CAPIVARI

Ali no centrinho da Vila Capivari fica o Parque Capivari, um local cheio de atrativos (e que bomba aos finais de semana e feriados). Um dos passeios mais famosos e imperdíveis é andar no Teleférico do Morro do Elefante. É muito legal e dá até um friozinho na barriga! O percurso de quinhentos metros dura de cinco a dez minutos e termina lá no topo da montanha. Esse morro é a parte mais alta de Campos do Jordão. Fica a 1800 metros de altura! Lá em cima tem um mirante com uma paisagem maravilhosa da cidade. É muito, muuuito lindo!!! Para quem vem de carro, o mirante também pode ser acessado por meio de uma estrada. Ao lado do embarque do teleférico, há um lago bem bonito com pedalinhos. Estive no Parque Capivari antes dele ser reestruturado. Parece que agora há mais opções de atrativos, como um teleférico fechado, um trenó, uma roda gigante e um carrossel.

Prepare-se: é bem alto!
Vista do mirante do Morro do Elefante
Lago com pedalinhos

ESTAÇÃO EMÍLIO RIBAS

Quando você estiver em Campos do Jordão perceberá que ela tem uma histórica estrada de ferro (construída em 1910) que cruza vários trechos da cidade. Ali na Estação Emílio Ribas (que fica ao lado do Parque Capivari) é possível fazer dois tipos de passeios nessa linha férrea. A primeira opção é andar em um bondinho em estilo inglês super charmoso. Esse passeio é bem rápido (dura uns quarenta minutos), pois ele só percorre quatro quilômetros de trilhos, passando por alguns bairros até chegar na entrada da cidade. A segunda opção é em um trem antiquíssimo que vai até Santo Antônio do Pinhal (cidade vizinha à Campos do Jordão). Esse passeio demora de duas a três horas e o trem percorre dezenove quilômetros de trilhos encrustados na Serra da Mantiqueira. Lá na cidade de Santo Antonio do Pinhal ele faz uma parada de trinta minutos na Estação Eugenio Lefreve. Nessa estação há um mirante com uma vista panorâmica da Serra da Mantiqueira e das cidades de Taubaté e Pindamonhangaba (bem ao fundo). É muuuito lindo! Esse trecho é o ponto mais alto das ferrovias do Brasil. Fiz esse passeio em 2011 e, da última vez que estive em Campos do Jordão (abril/2023), esse trem não estava funcionando.

Estação Emílio Ribas
Paisagens durante o passeio
Vista panorâmica do mirante

CENTRO DA MEMÓRIA FERROVIÁRIA

Além dos passeios, ali na Estação Emílio Ribas também funciona o Centro de Memória Ferroviária. Neste museu estão expostos diversos objetos, ferramentas, equipamentos, mobiliários, fotos e documentos que contam um pouco da história dessa ferrovia. O destaque do local é uma automotriz original, construída em 1910, que fazia o percurso Pindamonhangaba - Campos do Jordão. 

O Centro de Memória Ferroviária
O destaque do museu é essa automotriz

TRENZINHO DA MONTANHA

Ali do centrinho da Vila Capivari há mais outra opção de passeio: o Trenzinho da Montanha. Esse trenzinho (bem característico de cidades turísticas) faz uma espécie de city tour por Campos do Jordão. Apesar de parecer infantil, fiz o passeio e achei bem legal! Ele passa por várias ruas muito bonitas e o guia vai contando curiosidades de algumas casas e hotéis que tem pelo caminho. O passeio dura aproximadamente umas duas horas e o trem faz uma parada na Ducha de Prata, localizada na Vila Inglesa. Esse parque, apesar de pequeno, é bonito e tem várias duchas que podem ser utilizadas pelos visitantes. Também há lojinhas de doces, souveniers e malharia. Fiz esse passeio em 2011, então pode ser que o trajeto tenha mudado de lá para cá.

Passeio no Trenzinho da Montanha
Rua bonita no bairro Alto de Capivari
Parque Ducha de Prata, no bairro Vila Inglesa

CACHOEIRA VÉU DE NOIVA

Outro atrativo que fica ali perto do centrinho de Capivari é a Cachoeira Véu da Noiva. São aproximadamente uns quinze/vinte minutos de caminhada. A cachoeira é muito bonita e há uma boa infraestrutura no local (com lanchonete, banquinhos e sanitários), porém a água que corre por ali (do Rio Sapucaí) é poluída e tem mau cheiro. Também vi bastante lixo jogado nas margens. Uma tristeza! Não consegui entender porque a cachoeira estava abandonada desse jeito... O local tem um potencial turístico incrível, porém precisa de muitos cuidados. Foi bem triste encontrar esse pedacinho de Campos do Jordão nessa situação. Visitei essa cachoeira em 2018. Quem sabe ela esteja em melhores condições hoje em dia.

Cachoeira Véu da Noiva
A cachoeira tem uma boa infraestrutura, com lanchonete e playground

BOSQUE DO SILÊNCIO

Ali pertinho da Ducha de Prata fica o Bosque do Silêncio (coisa de vinte minutos caminhando a partir do centro). Esse parque é beeem grande! Ele ocupa mais de cem mil metros quadrados de puro verde e silêncio. Por ali há várias trilhas e espaços perfeitos para contemplar e se conectar com a natureza. Se você tiver sorte, conseguirá avistar diversos bichinhos e aves. Foi uma emoção ver esquilos durante quase todo o passeio. Só é difícil fotografá-los, pois eles são bem rápidos e ariscos! Minha parte preferida do bosque foi a Trilha do Lago. Esse local é muuuito lindo (e olha que estava chovendo no dia da minha visita)! Fiquei imaginando como deve ser ainda mais bonito nos dias ensolarados. Também gostei bastante do Templo da Natureza! Essa construção é super minimalista e interessante. Além de fazer os percursos das trilhas, também há outras atividades disponíveis aos visitantes, como arborismo, tirolesa, paintball e mini-golf. Essas atividades são operadas pela empresa Altus Turismo Ecológico. A estrutura do parque é ótima também! Além de sanitários, há uma cafeteria chamada Café no Bosque e uma filial da famosa Choperia Baden Baden.

Entrada do Bosque do Silêncio
Um canário amarelinho (à esquerda) e casinha colorida (à direita)
Olha esse jardim! Muito lindo!
Templo da Natureza (à esquerda) e esquilo (à direita)

MUSEU FELÍCIA LEIRNER

Outro lugar que AMEI conhecer foi o Museu Felícia Leirner, localizado no bairro Alto da Boa Vista. Sinceramente não conhecia essa artista polonesa, mas adorei as obras e, principalmente, a ambientação do museu. As esculturas produzidas por ela ficam expostas ao ar livre, em uma espécie de parque, com mais de trinta mil metros quadrados. O que mais me chamou a atenção é que as obras, geralmente com formas orgânicas, estão super integradas à natureza. Parece que elas nasceram ali, junto com as árvores e as outras plantas dos jardins. É muito bonito! Na parte mais alta do museu há uma vista lindíssima para a Pedra do Baú. Além das esculturas, o museu também abriga um auditório (onde acontece algumas apresentações durante o Festival de Inverno) e um ótimo restaurante. Almocei por lá e adorei a comida! Esse museu me lembrou um pouco o Instituto Inhotim, em Brumadinho/MG (clique aqui para conhecê-lo).

Museu Felícia Leiner
Vista para a Pedra do Baú (à esquerda) e uma das alamedas do museu (à direita)
Escultura lindíssima!

PALÁCIO DA BOA VISTA

Ali no bairro Alto da Boa Vista também tem outro atrativo muito legal: o Palácio da Boa Vista. Esse palácio é a residência oficial de inverno do governador do estado de São Paulo e começou a ser erguido em 1938. A arquitetura dessa construção é muuuito bonita e chamou minha a atenção de longe. O projeto é de um polonês e lembra um palácio medieval. Quando o governador não está por lá, a construção é aberta à visitação em alguns dias e horários. Fiz uma dessas visitas guiadas e adorei! O palácio é enorme (são três mil metros quadrados) e tem dezenas de salas e ambientes onde estão expostos diversos mobiliários dos séculos XVII e XVIII, obras de arte e outros objetos da época. Infelizmente não era permitido fotografar o interior. Ao lado do palácio fica a Capela de São Pedro Apóstolo (muito bonita) e do outro lado da rua tem um café super fofo (o Café Palácio) com uma vista panorâmica L-I-N-D-A de Campos do Jordão. Lá do palácio fui caminhando até o Mosteiro de São João e no meio do caminho vi de longe o Castelo Nacional Inn, também conhecido como a "Hogwarts paulista". Esse hotel deve ser muuuito legal!

Palácio Boa Vista
Detalhes lindos da arquitetura
Café do Palácio (à esquerda) e o Castelo Nacional Inn (à direita)

MOSTEIRO DE SÃO JOÃO

Adorei conhecer o Mosteiro de São João! Esse local emana muuuita paz. O mais curioso é que eu nem fazia ideia que existia um mosteiro em Campos do Jordão. Estava olhando o mapa do Google para descobrir como voltar para centrinho de Capivari (depois da visita ao Palácio da Boa Vista) e acabei descobrindo que ele ficava no meio do caminho. O mosteiro está localizado dentro de um bosque com belíssimos jardins, lago com peixinhos e muitas árvores (principalmente araucárias, s2). Visitei a Capela de São João Batista (muito bonita) e uma lojinha onde as Monjas Beneditinas vendem seus doces e artesanatos. Não consegui conhecer mais nenhum espaço porque boa parte da construção estava em obras. Porém, mesmo com os tapumes e andaimes cobrindo quase tudo, achei a arquitetura do prédio muito bonita. Fiz essa visitação em 2018, então certamente a obra já deve ter sido concluída.

Mosteiro de São João
O mosteiro é um lugar que emana paz

FÁBRICA DE CHOCOLATE ARAUCÁRIA

No comecinho do post, comentei que Campos do Jordão tem muuuitas lojas de chocolates espalhadas por suas ruas. Uma dessas lojas é a Araucária e a fábrica deles fica pertinho do Terminal Rodoviário, bem no centro da cidade. A visitação é gratuita e é interessante conhecer como o chocolate é produzido. Lá dentro também tem um mini museu e uma loja, claro! Esse passeio não é imperdível, mas se você estiver por ali, vale a pena dar uma passadinha.

Fábrica de Chocolates Araucária
Dentro da fábrica

MUSEU CASA DA XILOGRAVURA

Ali perto da fábrica de chocolates Araucária fica outro atrativo cultural de Campos do Jordão: o Museu Casa da Xilogravura. Esse museu funciona dentro de uma casa quase centenária (construída em 1928), onde antes abrigava o Mosteiro de São João. Em seu interior há trinta salas onde estão expostas milhares de xilogravuras dos mais variados artistas. O acervo é bem rico e diversificado! Além das obras, o museu também possui um ateliê, uma oficina tipográfica e uma biblioteca especializada em xilogravura. O local também promove palestras, encontros, cursos e eventos culturais. 

Museu Casa da Xilogravura
Uma das trintas salas expositivas
O acervo é composto por mais de mil xilogravuras!

HORTO FLORESTAL

Outro lugar que super recomendo a visita é o Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal. Ele fica a uns quinze quilômetros do centro e dá para chegar de ônibus (ele passa a cada hora e o ponto final é dentro do horto). O parque é enooorme! São mais de oito mil hectares, repletos de araucárias e outras plantas típicas da região. Lá também tem um lago lindo, cheio de peixinhos, além de churrasqueiras, local para piquenique, lanchonetes, restaurantes, lojinhas de artesanato e até uma ponte pênsil muuuito legal (ela balança demais, dá até um frio na barriga)! Para quem tem preguiça de caminhar ou quer conhecer o parque com mais comodidade, há um trenzinho com monitor que circula por alguns trechos. Ah, também tem um circuito de arvorismo e uma tirolesa.

Entrada do parque (à esquerda) e vegetação típica da cidade (à direita)
Lago cheio de peixinhos
O parque é cheio de borboletas (à esquerda) e tem até Ponte Pênsil (à direita)

Outro atrativo do Horto Florestal são as trilhas no meio da mata. São quatro: Trilha das Quatro Pontes (1 km), Trilha da Cachoeira (4,6 km), Trilha do Rio Sapucaí (2,6 km) e Trilha dos Campos (3 km). A primeira que fiz foi a Trilha do Rio Sapucaí e gostei muuuito! Na entrada da trilha, há uma plaquinha dizendo que a trilha é difícil, mas achei super tranquila. Em alguns pontos há uma subidinha, mas nada que exija muito esforço ou preparo físico. Na parte mais alta, há muitas paisagens lindas! Fiquei encantada com as montanhas verdinhas, cheias de araucárias. É muito bonito! Não vi nenhum bichinho ou pássaro diferente, mas haviam muitas borboletas.

Entrada da trilha
O caminho é todo assim: repleto de belas paisagens
Muitas araucárias durante a trilha

Em uma outra visita ao Horto Florestal, aproveitei para fazer mais uma trilha: a Trilha da Cachoeira. Apesar dela ser mais extensa do que a do Rio Sapucaí (a ida e a volta somam quase cinco quilômetros) achei mais tranquila de fazer, pois o caminho é super plano e não tem aquele sobe-desce. O percurso é bem demarcado e bonito, mas não tem tantas paisagens... O final é em uma pequena cachoeira. Apesar dessa trilha não ter me chamado tanto a atenção (a do Rio Sapucaí tem paisagens muuuitos mais bonitas), acho que ela é uma boa opção para quem gosta de caminhadas ou não tem um preparo físico tão bom.

A cachoeira no final da trilha (à esquerda) e o caminho da trilha (à direita)
Paisagens durante a caminhada
Vi muitas borboletas durante o percurso

Adoro Campos do Jordão! A cidade é um charme e super romântica! Nas vezes em que estive lá, fui de ônibus, então não deu para conhecer alguns atrativos mais distantes do centro. Recomendo ir de carro para poder visitar o Amantikir, o Tarundu, a Pedra do Baú... A cidade tem muitas opções de atividades de ecoturismo e passeios de jipe e quadriciclos. Gostaria de voltar com mais tempo!


GOSTOU DE CAMPOS DO JORDÃO?
Visite Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí também!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.