CLUBMED TRANCOSO: O paraíso all inclusive do sul da Bahia

Viagem realizada em março/2023


Ai, ai... Como começar a escrever sobre o ClubMed Trancoso sem suspirar e quase morrer de saudades? Minhas mini férias nesse resort foram simplesmente P-E-R-F-E-I-T-A-S. Quem acompanha o blog já deve ter reparado que minhas viagens são quase sempre econômicas, mas de vez em quando (beeem de vez em quando) me dou ao luxo de fazer um rolê mais glamuroso, rs. Essa foi minha segunda experiência em um resort all inclusive (a primeira foi no Salinas Maceió, em Alagoas) e simplesmente amei os quatro dias em que estive por lá.

O ClubMed Trancoso está localizado no litoral sul da Bahia, a aproximadamente 1h30 de distância do aeroporto de Porto Seguro. Apesar de levar Trancoso no nome, esse resort fica mesmo é em Arraial d'Ajuda, mais exatamente no alto de uma falésia da Praia do Taípe. O acesso não é muito fácil, pois ele fica em uma região bem isolada onde só é possível chegar de carro. A estrada também não é das melhores. Boa parte dela é de terra batida e, quando chove, vira aquela aventura! Felizmente peguei quatro dias de muuuito sol e calor, então foi tranquilo ir e voltar. Caso você tenha interesse em se hospedar por lá, recomendo vir de carro próprio ou reservar um transfer. O resort tem esse serviço e é bem simples contratá-lo (só não é barato, como tudo por ali).

Como comentei, passei quatro dias nesse paraíso (mas queria ter ficado mais, pena que o bolso não deixou, rs). Cheguei no domingo ao meio-dia e fui embora na quarta-feira, por volta do meio-dia também. A diária do all inclusive começa apenas às 16h, mas meu acesso às áreas de lazer, às atividades e à minha suíte foram liberadas antes, assim que cheguei. Foi sucesso!

O ClubMed Trancoso é lindo e me surpreendeu assim de desci do transfer. Todos os funcionários foram muito atenciosos comigo desde o primeiro contato (o check in também foi bem rápido e nada burocrático). O resort é enooorme e com MUITA área verde para onde quer que você olhe. Os oito blocos de apartamentos (bem coloridinhos) ficam espalhados em um lindo jardim super bem cuidado (tinha até um lago!). É abrir a janela e dar de cara com a natureza. Minha suíte estava localizada no bloco Areias e era bastante espaçosa e confortável. Além da cama king size, também havia sofá, mesa com cadeira, televisão (com Netflix!), ar condicionado (essencial para o calor da Bahia), espelho gigante e armário enooorme (com cofre, tábua e ferro de passar roupa). O banheiro também era bem equipado com ducha delícia, duas cubas, torneira de água quente, secador e muitos amenities à vontade (amei o sabonete líquido, o shampoo e o hidratante corporal).

Os blocos dos apartamentos são repletos de verde ao redor
Entrada da minha suíte (à esquerda) e banheiro (à direita)
Minha suíte era bem espaçosa e confortável

Depois de organizar minhas coisas na suíte, fui desbravar o resort! O primeiro lugar que eu estava louca para conhecer era o mirante no alto da falésia. Esse mirante fica em um gramado lindo, onde tem uma placa super fofa (escrito "Eu s2 Trancoso"), perfeita para fotos! A vista do mirante é E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R. Dá para ver a Praia do Taípe todinha, além das falésias, do mar... Daí desse mirante também é possível contemplar o nascer do sol. É lindo demais!

Plaquinha "Eu s2 Trancoso" (à esquerda) e vista do mirante (à direita)
O mar da Praia do Taípe

Pertinho do mirante fica o acesso à Praia do Taípe. Há duas formas de descer/subir: pela trilha ou pelo elevador. Eu, que não sou boba nem nada, fui pela trilha e voltei pelo elevador. A trilha começa com uma escadaria no meio da mata. São muuuitos degraus e a descida é bem íngreme, mas a parte boa é que todo o trajeto é feito na sombra, amenizando o calorão da Bahia. Se você tiver sorte também encontrará alguns bichinhos durante o percurso. Vi macaquinhos e muitos pássaros, mas confesso que estava doida para encontrar bicho-preguiça, mas infelizmente não avistei nenhum. Depois da escadaria há uma passarela suspensa no meio das falésias. É lindo demais!!! Fiquei encantada com todo o trajeto e não conseguia parar de fotografar. O caminho termina na praia.

Trilha de acesso à Praia do Taípe
A trilha continua no meio das falésias

A Praia do Taípe é a penúltima praia de Arraial d'Ajuda. Seu acesso não é muito fácil e por isso fica praticamente vazia, sendo frequentada principalmente pelos hóspedes do resort. Ali na areia há uma estrutura excelente com bar, mesas, cadeiras, banheiros, espreguiçadeiras e guarda-sóis, além de segurança e guarda-vidas para garantir a segurança de todos. Eu, que sou acostumada a frequentar praia na base do perrengue e desconforto, amei essas comodidades! O bar serve bebidas à vontade (senti falta de sorvete e água de coco dentro do coco mesmo) e em um dos dias teve até churrasco. Nem preciso comentar que amei e me acabei de comer, né?

Praia do Taípe
Plaquinha pra tirar foto (à esquerda) e passarinho fofo (à direita)
O bar da praia no dia do churrasco
Detalhes de um dia na praia

A subida pelo elevador é MUITO legal! Eu nunca tinha visto esse tipo de estrutura em um hotel. O elevador (que mais parece um bondinho) não é muito grande e deve acomodar umas sete pessoas, aproximadamente. Conforme ele vai subindo, a vista vai ficando cada vez mais linda! Eu amei tanto e ficava tão encantada com a paisagem, que nem via o trajeto acabar, rs. Caso você tenha alguma dificuldade de locomoção, recomendo sempre ir à praia pelo elevador (e não pela trilha, que é íngreme e cheia de degraus).

Acesso ao elevador (à esquerda) e elevador descendo (à direita)
A vista quando o elevador está subindo (ou descendo)

O elevador fica ali na área da piscina, que é outro local que frequentei bastante! A piscina é enorme e repleta de espreguiçadeiras (super confortáveis) e guarda-sóis. O paisagismo ali ao redor é muito lindo também! Quem não curte tomar muito sol (ou quer se proteger nos horários mais quentes) também há algumas áreas cobertas, com redes e muita sombra. 

Piscina!!!
Olha que lugar delícia!
Um bem-te-vi, só curtindo a paisagem

Vamos falar de comida agora? Como comentei, o ClubMed Trancoso é um resort all inclusive. Isso significa que tudo que é servido ali dentro já está incluso no valor da hospedagem (o café-da-manhã, almoço e jantar, os lanchinhos entre as refeições e as bebidas). Você pode consumir o que quiser, quantas vezes quiser e a quantidade que quiser. Tudo liberado! É ou não é o paraíso? Há quatro locais para alimentação: o bar da praia (que já comentei antes), o bar principal, o restaurante principal e o Restaurante Lua. 

O bar principal fica ao lado da piscina. Nele você pode consumir bebidas (alcoólicas ou não) e os lanchinhos entre as refeições. O restaurante principal também fica ali próximo. É nele onde é servida as refeições principais, como o café-da-manhã, o almoço e o jantar. Infelizmente não consegui conhecer o Restaurante Lua. Ele funciona apenas para o jantar e com reservas (e elas são bem concorridas). 

De uma forma geral gostei MUITO de tudo que provei dentro do resort. Os pratos são gostosos e muito bem apresentados, principalmente no almoço e no jantar. Um diferencial do ClubMed são as refeições empratadas por chefs. Geralmente em resorts as refeições são no estilo buffet self service, mas no ClubMed é bem diferente e isso me surpreendeu. Comi vários pratos, ao estilo gourmet, super elaborados! Foi bem legal experimentar alimentos diferentes do que estou acostumada a comer no meu dia a dia. A única coisa que não gostei tanto foram dos lanchinhos entre as refeições (achei que tinha pouca variedade e alimentos não muito saudáveis) e as bebidas não alcoólicas (também tinha pouca variedade de sucos naturais e os que tinham eram bem aguados). Ah, também senti falta de sorvete durante o dia (só havia sorvete no horário do almoço e do jantar).

O bar principal, ao lado da piscina
Tudo é muito bem decorado, ao estilo rústico chique, a cara de Trancoso
Restaurante principal

Outro diferencial do ClubMed são as atividades esportivas (que também estão inclusas na diária). Todo dia há uma programação bastante intensa de atividades, com aulas de tênis, arco e flecha, trapézio, yoga, caminhada, hidroginástica, dança, aeróbica, alongamento, beach tênis, entre outras. E é aula mesmo! Achei isso um super diferencial, pois a maioria dos resorts oferece apenas recreação para crianças e adolescentes e pouca (ou nenhuma) programação para hóspedes adultos. Os horários e locais dessas atividades podem ser consultados nos totens espalhados pelo resort ou pelo app (sim, eles tem um aplicativo bem completo com várias informações). Fiz várias aulas (como tênis, arco e flecha, alongamento, aeróbica e yoga) e curti todas. Teve até um dia que fomos fazer aula de yoga no Rio Taípe (que fica ali na praia), foi super legal e diferente!

O ClubMed Trancoso também tem atividades de recreação (e uma área exclusiva) para o público infantil. Porém, como não tenho filhos, não usei esse serviço e não posso opinar sobre ele, mas me pareceu bem legal! À noite também rola uma programação diária com shows, festas e apresentações, mas como não curto atividades noturnas (e estava sozinha) não me interessei em participar.

Plaquinha com o mapa do resort, ele é enooorme!
Uma das quadras de tênis

Amei, amei o ClubMed Trancoso e só de escrever esse post meu coração ficou apertadinho de tanta saudade. Foram quatro dias muito felizes, com muito sol, muita comida, muitas atividades e muito relax! Uma das coisas que mais gostei por lá foi a integração com a natureza. Apesar das construções "humanas", há muito verde e muitas paisagens deslumbrantes. A decoração dos ambientes também é muito bonita e de super bom gosto. Tudo tem a pegada rústico chique de Trancoso, combinando perfeitamente com o clima praiano. A diversidade de atividades também foi outra coisa que me surpreendeu. O ClubMed é bastante voltado às práticas esportivas e de bem estar. Gostei bastante disso! Sobre a comida eu não preciso nem falar, né? Comi como se não houvesse amanhã, rs. Enfim, apesar do preço alto, super recomendo esse resort e já tô aqui com planos de conhecer os outros hotéis da rede, como o ClubMed Rio das Pedras (no Rio de Janeiro) e o Lake Paradise (em São Paulo). Que Deus me ajude a pagar! :D


GOSTOU DO CLUBMED TRANCOSO?
Conheça Arraial d' Ajuda, Trancoso e Caraíva, outros vilarejos belíssimos da região.

MINHA AVALIAÇÃO:



Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.