CARAÍVA: Um reggae me levou até lá

Viagem realizada em setembro/2014


Comemorar o luar que fez
A sintonia da noite com esse céu inteiro 
O vento avisa ao longe que só vai chover
Lampejos de alegria, beijos de amor

Você me traz esse mar de bem
E a energia da noite vai abençoar
Será que ainda há tempo para proteger
E preservar essa vida como Deus criou, Deus criou?

Fiz questão de começar o post com um trecho de uma música que amo. Foi ela que me fez ter vontade de conhecer esse vilarejo de pescadores localizado no sul da Bahia, na chamada Costa do Descobrimento. Essa canção é da banda de reggae Natiruts, chama-se Caraíva e foi inspirada nesse lugar.

Em Caraíva não entra carro. Não tem asfalto ou qualquer outro tipo de calçamento. As ruas são todas de areia. Ruas que mais parecem labirintos, onde é fácil se perder. Caraíva é daquele tipo de lugar pra relaxar e esquecer da vida. Ficar sem preocupações e sem fazer nada... Apenas curtindo o barulho do mar ou a correnteza do rio.

As ruas são de areia e por aqui não entra carro
Completamente apaixonada por essas casinhas coloridas
Um charme de igrejinha

Difícil acreditar que a apenas setenta quilômetros da movimentada Porto Seguro possa existir um lugar assim, onde parece que o tempo parou. Mas pode acreditar! Esse lugar existe. E para chegar nesse paraíso é preciso pegar estrada de terra, deixar o carro estacionado na margem do rio e fazer a travessia de canoa. Sim, o acesso não é fácil. Mas é isso o que faz com que Caraíva não perca sua simplicidade e permaneça preservada e linda.

Bonito versinho em um dos ateliês da vila
:)

Passei apenas um dia em Caraíva e foi o suficiente para me apaixonar! E querer voltar. Muitas e muitas vezes! Fiz um bate-e-volta saindo de Arraial d'Ajuda com uma agência que não me lembro o nome. Demorou bastante para chegar (mais ou menos duas horas) e a viagem foi cansativa. Assim que descemos da van, já me encantei com a travessia de canoa. E quando chegamos na outra margem do rio e vi aquela vila de chão de areia e cheia de casinhas coloridas, o coração até bateu mais forte. Foi amor à primeira vista! Simples assim.

Local de embarque nas canoas
Caraíva é logo ali, do outro lado da margem
Chegando no paraíso

Cruzamos toda a vila para chegar à Praia de Caraíva. Que paraíso! Dois quilômetros de praia quase deserta. Tinham apenas poucos turistas. Ficamos acomodados no Bar da Praia, um restaurante de frente para o mar onde também funciona uma pousada super charmosa. Depois fomos caminhar até a esquina da praia (chamada de Praia da Barra), aonde o rio encontra o mar. É lindo demais! Na maré baixa é possível atravessar para a outra margem do rio, onde começam as praias de Trancoso. Ficamos por lá o dia todo, sem fazer nada! Apenas curtindo mar e rio.

Chegando na Praia de Caraíva
Só nossa!
O encontro do rio com o mar, pura poesia

No final do dia, fomos experimentar o famoso pastel de arraia do Boteco do Pará. Esse bar fica na margem do rio Caraíva. É uma delícia de lugar! Tem uma árvore enooorme que faz muita sombra e diversas mesinhas. E como era finalzinho da tarde, o sol já estava começando a se pôr, deixando a paisagem ainda mais bonita e bucólica. Ah, esqueci de falar: o pastel de arraia é bom! rs

Tranquilidade no Boteco do Pará

Nem preciso dizer que amei Caraíva e que um dia foi super pouco para desbravar o lugar. Tenho muita vontade de voltar e ficar mais dias para conhecer a região e as praias vizinhas. Caraíva é daqueles lugares que ganham um espaço no coração da gente! E que fazem o coração doer de tanta saudade.


GOSTOU DE CARAÍVA?
Conheça outras praias que também fazem parte da Costa do Descobrimento: Porto Seguro, Trancoso e Praia do Espelho.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.