TIRADENTES: A cidade histórica mais charmosa de Minas

Viagem realizada em novembro/2013


Tiradentes é linda, simples e charmosa! Uma cidade com aquele jeitinho mineiro encantador. Já conheci outros lugares da rota histórica de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana e São João del Rei, mas Tiradentes é diferente. Ela é menorzinha e talvez isso a deixe mais aconchegante, mais romântica... Enfim, uma delícia!

Conheci Tiradentes no mesmo feriado em que estivemos em São João del Rei. Estava bem lotada (ao contrário de São João). Fomos e voltamos naquele passeio de maria-fumaça. É bem legal e as paisagens do trem são bem bucólicas (só montanhas, árvores e mato). Descemos na estação de Tiradentes e fomos andando até o centrinho. Não tínhamos nenhum mapa e não planejamos nada. Simplesmente fomos caminhando e deixando Tiradentes nos encantar.

Maria-fumaça na estação de São João del Rei
Interior do vagão, construído em 1914
O trem fazendo a curva
Estação de Tiradentes

Tiradentes tem muitas lojinhas de doces e artesanatos. Uma perdição! Os restaurantes e cafés também são uma graça! Cada um com uma decoração mais fofa que a outra. E o melhor de tudo: não são caros! O Rio das Mortes passa bem no meio do centro histórico de Tiradentes. Do lado esquerdo conhecemos o prédio da Prefeitura Municipal (a praça em frente é a mais movimentada), a Matriz de Santo Antônio (fica em uma parte alta da cidade e a vista para a Serra de São José é linda), a Câmara Municipal, a Igreja do Rosário e a Cadeia. Também passamos por alguns museus, mas não entramos em nenhum. Caminhamos por muitas ruas, mas a Padre de Toledo foi a que mais nos chamou a atenção. As casinhas são muuuuito charmosas. Realmente dá a sensação de que voltamos no tempo!

Rio das Mortes
Matriz de Santo Antônio (à esquerda) e uma das ruas de Tiradentes (à direita)
Serra de São José
Chafariz de São José (à esquerda) e Rua Padre Toledo (à direita)

Do lado direito do rio, visitamos a Igreja das Mercês, o Chafariz de São José (é bem movimentado) e a Capela São Francisco de Paula. Essa capela fica em uma parte bem alta de Tiradentes e a vista para a Serra de São José é linda! Tem um gramado bem verdinho na frente. Dá vontade de ficar lá, sentada, pensando na vida... rs.

Capela São Francisco de Paula
Casarões históricos

Amei tudo que vi em Tiradentes: as casinhas, as igrejas, o chafariz, a vista das montanhas, as lojas de doces, os restaurantes... Enfim, adorei tudo mesmo! Só não conseguimos ir em nenhuma cachoeira, porque estávamos a pé e elas ficam longe do centrinho.


GOSTOU DE TIRADENTES?
Conheça também São João del Rei. Fica ao lado, super pertinho!

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.