TIRADENTES: A cidade histórica mais charmosa de Minas

Viagem realizada em novembro/2013


Já vou começar o post dizendo que Tiradentes é linda, romântica e suuuper charmosa! Se você ainda não conhece essa cidadezinha mineira, prepare-se para se apaixonar. Tiradentes é dona de uma simplicidade única e esbanja aconchego, além de ser especialista em receber bem e roubar corações (o meu tá lá até hoje, rs). Ela faz parte do Circuito das Cidades Históricas de Minas Gerais, assim com São João del Rei, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Sabará, Diamantina, Serro, entre tantas outras. Fui conhecê-la durante minha viagem à São João del Rei (clique aqui para ler o post completo desse rolê). A ideia era passar apenas um dia por lá, mas gostei tanto que acabei repetindo a dose no dia seguinte!

Daqui de São Paulo não há ônibus direto para Tiradentes (e parece que nem de Belo Horizonte). É preciso ir até a vizinha São João del Rei (com a viação Util) e de lá pegar um outro ônibus (da viação Presidente). Há vários horários ao longo do dia e o trajeto dura em torno de quarenta minutos. Também há a opção de ir de trem. Sim, é isso mesmo que você leu! E não é qualquer trem, é em uma maria-fumaça super estilosa do ano de 1881 (considerada a locomotiva mais antiga em operação no Brasil). Esse passeio parte lá da Estação Ferroviária de São João del Rei e geralmente só rola aos finais de semana (mas pode acontecer de ter saídas extras nos períodos de férias escolares ou em feriados). Recomendo comprar o ticket com antecedência, pois o trem lota com facilidade (o site oficial é este aqui). Um detalhe legal é que você pode optar em comprar a ida e a volta juntas ou apenas um dos trechos (e fazer a outra parte do percurso de ônibus, caso queira economizar). O trajeto de doze quilômetros dura um pouco menos de uma hora e é repleto de belíssimas paisagens (principalmente quando o trem margeia a Serra de São José). Pés na Areia recomenda!

Maria-fumaça estacionada na Estação Ferroviária de São João del Rei
Por dentro da maria-fumaça
O trem vai margeando a Serra de São José

Tanto a rodoviária, quanto a estação ferroviária ficam no centro histórico de Tiradentes. É super fácil se locomover a pé por lá, já que os atrativos são bem próximos uns aos outros (recomendo estar com um calçado confortável, pois as ruas são revestidas com pedras, #ficaadica). Caso você tenha interesse em conhecer outros lugares que fiquem fora do centro histórico (como as cachoeiras e o vilarejo de Bichinho, por exemplo), recomendo estar de veículo próprio ou contratar um táxi, pois o transporte público nessa região é beeem precário (há pouquíssimos horários), principalmente aos finais de semana e feriados.

Meu passeio em Tiradentes começou assim que desembarquei da maria-fumaça na Estação Ferroviária. Essa estação foi inaugurada em 1881 e fazia parte da Estrada de Ferro Oeste de Minas, a UFOM, que conectava essa região ao Rio de Janeiro. Toda essa linha férrea foi construída com o objetivo de fomentar a economia local. Por muuuitos anos (mais especificamente até 1976), o trem foi responsável por escoar toda a produção agrícola da região até os portos do litoral fluminense, além de transportar passageiros e outras mercadorias. A arquitetura da estação é bem simples, mas ainda assim há alguns ornamentos bem bonitos e estilosos, como os beirais da cobertura da plataforma. 

Estação Ferroviária de Tiradentes

Iniciei minha caminhada cruzando a ponte do Rio das Mortes. Esse rio é o divisor natural das cidades de Tiradentes e São João del Rei e nasce lá na Serra da Mantiqueira. Segui para o centrinho histórico que, como comentei no início do post, é uma graça e esbanja tranquilidade. Por ali há uma infinidade de lojinhas (principalmente de doces e artesanatos), fofíssimos cafés e restaurantes, charmosas pousadas e, obviamente, centenas de coloridos casarões coloniais super bem preservados! Sem falar nas inúmeras igrejas e mirantes. Fui caminhando despretensiosamente (e sem pressa) por suas ruas e me encantando com tudo que via. Ah, quase esqueci de comentar que toda essa região central é tombada como patrimônio histórico e artístico pelo Iphan.

Um dos meus locais preferidos foi a Rua Padre Toledo. Essa rua super estreitinha é repleta de casinhas coloniais super fotogênicas! Quando estava caminhando nela tive a sensação de ter voltado no tempo. :) É por ali que ficam a Capela de São João Evangelista (foi construída em meados do século XVIII e possui uma arquitetura bem simples, mas ainda assim encantadora), o Museu Casa Padre Toledo (essa era a casa onde viveu Padre Toledo, um dos principais nomes da Inconfidência Mineira; nos dezesseis cômodos estão expostos mobiliários da época, documentos, louças, obras de arte, entre outros objetos antiguinhos) e a Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos principais cartões-postais da cidade. Essa igreja foi construída no século XVIII e é considerada um dos templos religiosos mais antigo de Tiradentes. Sua arquitetura, em estilo barroco, é belíssima e suuuper ornamentada, cheinha de pinturas, lustres e detalhes em ouro. Na fachada há uma incrível escultura produzida por ninguém mais, ninguém menos que Aleijadinho, a nossa estrela do barroco mineiro. Essa igreja está localizada em uma área alta do centro histórico e, por conta disso, pode ser apreciada de diversos pontos da cidade. Dali do alto também é possível contemplar uma vista bem bonita do centro emoldurado pelas montanhas da Serra de São José. s2

Rio das Mortes
Rua Padre Toledo, uma das mais charmosas do centro histórico
A Igreja Matriz de Santo Antônio pode ser contemplada de diversos pontos da cidade
A vista para a Serra de São José é linda!

Continuei minha caminhada descendo a Rua da Câmera (onde fica a Câmera Municipal, como o próprio nome sugere) e entrei na Rua Direita. Essa rua também é uma graça e perfeita para fotografar (como quase tudo na cidade, rs). Nela há mais dois atrativos: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (foi erguida entre os anos de 1708 e 1719 pelos próprios escravizados que a frequentariam; também é considerada uma das mais antigas de Tiradentes) e o Museu de Sant'Ana (está localizado dentro do antigo prédio da cadeia pública; seu acervo é composto por cerca de trezentas esculturas dessa santa, considerada a padroeira dos mineradores).

Rua Direita
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Pertinho dali, na Rua Jogo de Bola, fica o Museu da Liturgia (onde estão expostos mais de quatrocentas peças de uso litúrgico, além de diversas obras de arte sacra) e o Chafariz de São José (foi inaugurado em 1749 e era uma das principais fontes de água que abasteciam a cidade nos séculos XVIII e XIX; sua arquitetura é belíssima e em estilo barroco), na Rua do Chafariz.

Andei mais um pouquinho até chegar no topo de um morro onde fica a singela Capela de São Francisco de Paula. Esse local é uma graça!!! Além da capelinha, que foi construída em meados do século XVIII, há um gramado delicioso por lá com uma vista perfeita! Ouvi dizer que o pôr do sol visto dali é belíssimo. #ficaadica

Rua do Chafariz (à esquerda) e Chafariz de São José (à direita)
Capela de São Francisco de Paula
A vista do gramado em frente à capela é linda!!!

Outros lugares que conheci foram o Largo das Forras (a principal praça de Tiradentes; a Capela Bom Jesus da Pobreza e o prédio da antiga Prefeitura Municipal ficam por ali), a Ponte das Forras (uma ponte de pedras, em estilo romano, construída no século XVIII) e a Capela de Nossa Senhora das Mercês (foi erguida no final do século XVIII, em estilo rococó).


Capela de Nossa Senhora das Mercês
Amei essas esculturas que vi em uma parede (não me lembro aonde)

Bom, já deu para perceber que amei Tiradentes, né? Caminhar naquelas ruas repletas de histórias foi uma experiência inesquecível e uma verdadeira volta ao passado. Me encantei com seu conjunto arquitetônico SUPER bem preservado, com a simpatia e acolhimento dos moradores, com o belíssimo artesanato local, com os jardins floridos das praças, com as montanhas da Serra de São José emoldurando todo cantinho que eu olhasse... s2 Ah, e a gastronomia mineira? Só de lembrar dos doces que comi já fico com água na boca. Acho que quero voltar agora! :D


GOSTOU DE TIRADENTES?
Conheça também São João del Rei, que fica ao lado (é super pertinho)! Caso esteja com mais tempo, estique a viagem até outras cidades históricas mineiras, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Sabará, Diamantina e Serro.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.