Saímos de Arraial cedinho e essa é uma das primeiras dicas para quem quer visitar Espelho: tem que chegar cedo e acompanhar a tábua das marés. As piscinas naturais só se formam quando a maré está baixinha. E acreditem: a cor do mar também muda, fica azulzinha, azulzinha! Quando chegamos, por volta das dez horas, a maré estava bem baixinha e foi subindo com o passar do tempo. No finalzinho da tarde, já estava super alta, parecia outra praia.
Piscinas naturais da Praia do Espelho |
Depois de curtirmos um pouquinho as piscinas naturais, fizemos uma trilha com o guia para um mirante muito legal. A trilha começa pertinho da entrada de um condomínio (que não me lembro o nome) e é bem curtinha. Não demorou nem dez minutos. A vista lá de cima é linda! Só quando vemos a praia do alto é que percebemos os tons azulados do mar. É muito bonito mesmo! Esse mirante também pode ser acessado por meio de uma escada que fica em um dos restaurantes/pousadas da praia (também não lembro o nome, rs). E por falar em pousada, quantos lugares charmosos tem por lá (e caros)! É um hotel mais gostoso que o outro. Cheios de espreguiçadeiras, almofadinhas, esteiras, gazebos... Uma graça! Dá vontade de ficar lá deitada, pra sempre. Só curtindo o barulho do mar.
Trilha para o mirante |
Vista do mirante para a Praia do Espelho |
Abandonei o grupo e desci para a praia. Fui caminhar para o lado esquerdo, onde existem algumas falésias super altas e uma faixa de areia bem pequena. Acho que o nome dessa praia é Praia do Amor. É um visual muito bonito! A maré ainda estava baixinha e fiquei impressionada com algumas pedras esburacadas. Parecia um solo lunático! rs
Adorei o formato dos buracos nas pedras, parecia a lua! |
Falésias da Praia do Amor |
Continuei caminhando, mas dessa vez para o lado direito (onde ficam os restaurantes e pousadas). Há um rio muito bonito desaguando no mar. A paisagem é linda e super bucólica. Nessa hora encontrei um siri andando apressadinho pela areia. Mais tarde, quando a maré já estava bem alta, vi algumas tartarugas nadando no mar. Foi lindo! Pena que não consegui tirar nenhuma foto... :(
Muitas paisagens bucólicas na Praia do Espelho |
Sirizinho fofo |
Na volta para Arraial, paramos na Aldeia Indígena Imbiriba. Na verdade é uma lojinha que vende objetos artesanais produzidos pelos índios. Tem muita coisa bonita! E o melhor de tudo é que são bem baratas! Vale super a pena comprar algumas lembrancinhas!
Loja na aldeia indígena Imbiriba |
Cada mesinha é de uma família da aldeia |
Os artesanatos são lindos! |
Gostei bastante da Praia do Espelho, mas não acho que seja uma das mais bonitas do Brasil (minha humilde opinião, tá?). Na maré baixa, com as piscinas naturais e o mar azulado, ela fica super linda e charmosa! Mas quando a maré sobe, vira uma praia comum. Bonita, mas comum. Por isso é muito importante saber quando visitá-la, pois ir na hora errada pode tornar o passeio frustrante. Também achei o acesso bem complicadinho. Até uma fazenda de búfalos e estradinha de terra a gente cruzou pra chegar lá!
GOSTOU DA PRAIA DO ESPELHO?
Visite outras praias vizinhas como Trancoso e Caraíva. São duas vilas de pescadores deliciosas!
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.
GOSTOU DA PRAIA DO ESPELHO?
Visite outras praias vizinhas como Trancoso e Caraíva. São duas vilas de pescadores deliciosas!
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.