ILHA DE COTIJUBA: Um paraíso a apenas 45 minutos de Belém

Viagem realizada em dezembro/2022


Quem acompanha o blog já deve estar ciente que eu e o Pará temos um caso de amor. s2 Estive no estado pela primeira vez em 2015 e, a partir daí, não consegui mais parar de ir. Cada vez que desembarco em terras paraenses procuro conhecer um local diferente. E, felizmente, sempre me surpreendo com o que encontro pelo caminho! Já estive em Belém, na Ilha do Marajó, em Santarém, em Alter do Chão, na Ilha do Mosqueiro... E minha última aventura foi na Ilha de Cotijuba! 

Até algum tempo atrás eu não fazia ideia que Belém possuía mais de quarenta ilhas em sua região insular. E a Ilha de Cotijuba é considerada a terceira maior delas! Ela tem cerca de vinte quilômetros de belíssimas praias com águas doces e mornas e muita, mas muuuita natureza ao redor. É praticamente um paraíso (e uma área de proteção ambiental)! Estive por lá em um bate-volta a partir de Belém e, apesar de ter ficado pouco tempo na ilha, já deu pra sentir que ela tem MUITO a oferecer no quesito praia e paisagens bonitas.

Tá, e como faz pra chegar na ilha? Existem duas formas e ambas saem do mesmo local: o Trapiche de Icoaraci (ali no centro de Belém há várias linhas de ônibus que passam perto do trapiche, caso você esteja se locomovendo de transporte público). No trapiche você pode pegar o navio da prefeitura (que tem duas saídas diárias em horários preestabelecidos) ou os barcos comuns (que vão saindo conforme a demanda de passageiros ao longo do dia). Fui e voltei com barco comum, pois acabei perdendo o horário do navio da prefeitura (era véspera de reveillon, o trapiche estava MUITO movimentado e as passagens já tinham se esgotado). Já fica a primeira dica: caso você vá em alta temporada ou feriado, é bom chegar com uma certa antecedência para comprar as passagens e embarcar com calma. Outro detalhe: há dois guichês diferentes para a compra da passagem: um da prefeitura e outro dos barcos comuns (também chamados de popopô, por conta do som do motor, rs).

A travessia de Icoaraci até a Ilha de Cotijuba é bem tranquila e dura menos de uma hora. Achei muito gostoso navegar por este trecho da Baía do Guajará! As paisagens são muito bonitas e durante todo o trajeto é possível observar o ecossistema da região e algumas casas de ribeirinhos. É muito bucólico e encantador. s2

Paisagem do trajeto pela Baía do Guajará

O terminal hidroviário de Cotijuba é simples, mas tem uma boa infraestrutura. Assim que você desembarca já dá dê cara com uma praça com várias barraquinhas de comidas e doces típicos. Os guichês para a compra da passagem de volta também ficam aí nessa praça, assim como as dezenas de mototáxis e motorretes que levam os visitantes para todos os pontos da ilha (já que por lá não circulam carros). Como conheci apenas uma praia neste dia (e fui a pé até ela) não utilizei esses transportes, mas eles são bem comuns na ilha.

Desembarcando no terminal hidroviário de Cotijuba
Plaquinha fofa, recepcionando os visitantes
Os mototáxis e as motorretes

Também é aí nesta praça onde ficam as Ruínas do Educandário Nogueira de Faria. A arquitetura das ruínas é muito bonita, porém elas não estão muito preservadas. Infelizmente também não encontrei nenhuma placa informativa sobre a construção. Precisei pesquisar no Google para descobrir que o educandário foi construído em 1933 com o objetivo de abrigar jovens infratores. A partir de 1968, também começou a receber diversos presos políticos durante o período da Ditadura Militar, transformando-se em penitenciária. Isso aconteceu até 1977, ano em que foi desativado definitivamente.


As Ruínas do Educandário Nogueira de Faria
As ruínas não estão preservadas, infelizmente
Mais alguns detalhes

A Ilha de Cotijuba possui vááárias praias! As principais são a Praia do Farol, a Praia do Amor, a Praia da Saudade, a Praia Funda, a Praia da Flexeira e a Praia do Vai-Quem-Quer. As duas mais movimentadas e com melhor infraestrutura turística são a Praia do Farol e a Praia do Vai-Quem-Quer. Como fiz um bate-volta acabei conhecendo apenas a Praia do Farol, que é a que fica mais próxima da vila (digamos que é a praia mais "urbana" da ilha, rs). Fui caminhando do terminal hidroviário até ela e o trajeto não durou nem dez minutos. A praia é extensa, tem muuuuita área verde e a água é quentinha e beeem tranquila. Ah, e tem vista para a Ilha do Marajó. Olha que privilégio! Também há algumas barracas que disponibilizam mesas e cadeiras, além de servirem bebidas, refeições e petiscos. A única coisa que não gostei é que elas deixam o volume da música MUITO alto e isso atrapalhou a tranquilidade do lugar.

Praia do Farol, a mais "urbana" da ilha
Essas cabanas de palha dão um charme todo especial à praia
Balanço para tirar foto em uma das barracas (à esquerda) e detalhe do rio (à direita)

Gostei muito da Ilha de Cotijuba, mas confesso que um dia foi pouquíssimo tempo para desfrutar de tudo que ela tem a oferecer. Certamente o recomendado é se hospedar por lá durante alguns dias, para conhecer com calma todas as praias e cantinhos. Mas acho que essa minha rápida visita serviu para deixar um gostinho de quero voltar! De quero voltar rapidinho! :D


GOSTOU DA ILHA DE COTIJUBA?
Visite outras ilhas do Pará, como a Ilha do Marajó e a Ilha do Mosqueiro.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.