Viagem realizada em agosto/2018
Cabedelo fica tão pertinho de João Pessoa que é difícil identificar onde uma começa e a outra termina. As duas cidades são vizinhas e apenas dez quilômetros de distância a separam. Fui conhecer esse pedacinho do litoral norte paraibano durante minha viagem à João Pessoa (clique aqui se ainda não viu esse post). Contratei o tour Litoral Norte na agência Luck Receptivo. Fiz quatro passeios com essa agência, mas não sei se a contrataria novamente. O atendimento e a qualidade dos guias foram ótimos (ah, e o preço também), mas dependendo do passeio que você contrata, o grupo de turistas é muuuito grande. Sinceramente, este não é o meu tipo de turismo preferido. Nada contra fazer passeios com agências, mas prefiro turistar com grupos menores. Acho bem mais tranquilo e tudo flui com uma melhor agilidade. Nesse passeio para Cabedelo fomos em um ônibus enooorme e lotado (acho que haviam mais de quarenta pessoas)!
Uma das coisas que mais gostei em Cabedelo foi a variedade de atrativos. Tem de tudo um pouco: praia, rio, opções de lojas para compras, monumentos históricos e culturais... É um destino bem completo! Nossa primeira parada foi na Praia de Intermares para assistir a uma palestra do Projeto Tartarugas Urbanas - Guajiru. Essa ONG é composta por pesquisadores, ambientalistas, estudantes e voluntários e tem como principal objetivo proteger as áreas de desovas de algumas tartarugas ameaçadas de extinção no litoral da região metropolitana de João Pessoa. Amei conhecer esse projeto e sentir o cuidado, carinho e respeito que eles tem pelas tartaruguinhas!
Praia de Intermares (à esquerda) e palestra do Projeto Tartarugas Urbanas (à direita) |
A segunda parada foi no Quilômetro Zero da Rodovia Transamazônica. Fiquei muuuito surpresa ao descobrir que essa rodovia começa aí na Paraíba. Já havia percorrido um pedacinho dela quando fui para a Amazônia (clique aqui para ver o post completo dessa viagem), mas poder ver e fotografar a plaquinha do marco zero teve um gostinho beeem especial!
Ali pertinho fica a Fortaleza de Santa Catarina, uma das construções históricas mais importantes da Paraíba. Esse forte fica beirando o Rio Paraíba e ocupa uma área de aproximadamente trinta mil metros quadrados. Ele foi construído em 1586 pelos portugueses para proteger o litoral paraibano das invasões francesas e holandesas. Fizemos uma visita guiada pelo local e conhecemos alguns dos vinte compartimentos que o compõem. Passamos pela capela (dedicada à Santa Catarina), casa da pólvora, casa do capitão-mor, alguns túneis e um poço, tudo cercado por paredões enooormes, repletos de canhões. Na parte mais alta da fortaleza há uma bonita vista para o rio e para o Porto de Cabedelo.
Marco Zero da Transamazônica (à esquerda) e entrada da Fortaleza de Santa Catarina (à direita) |
Área interna da fortaleza |
A espessura das paredes são enormes! |
Túnel de acesso (à esquerda) e canhão (à direita) |
A terceira parada do passeio Litoral Norte foi na belíssima Praia Ponta de Campina. Quando chegamos a maré estava super baixa e foi uma delícia caminhar nas águas rasas e quentinhas dessa praia. A cor do mar estava tão bonita... Fiquei encantada! Permanecemos umas quatro horas por aí e foi tempo suficiente para tirar muitas fotos, tomar sol e descansar. O restaurante Lovina foi o ponto de apoio dessa parte do passeio. O local tem uma estrutura ótima e muito bonita, mas não utilizei nenhum dos serviços oferecidos. Dei uma olhadinha no cardápio e achei o preço meio salgado.
Praia Ponta de Campina |
A Praia Ponta de Campina e João Pessoa ao fundo (à esquerda) e o restaurante Lovina (à direita) |
Estrutura do restaurante Lovina |
A última parada do dia foi na Praia do Jacaré, o local mais famoso de Cabedelo! Na verdade aí não é uma praia, mas sim um complexo gastronômico e artesanal beirando o Rio Paraíba. Ah, e também não tem jacaré. rs Achei a estrutura do local excelente! Há muitas lojinhas, bares, lanchonetes... Tudo muito charmoso e bem organizado. A vista para o rio é linda também! O momento mais aguardado do dia é o entardecer, quando o saxofonista Jurandy do Sax surge em sua canoa tocando o Bolero de Ravel. O pier fica lotado e é preciso chegar cedo para encontrar um bom lugar para assistir ao espetáculo. Nesse momento, diversos barcos fazem passeios pelo rio, mas optei em ficar ali pelo calçadão mesmo.
Calçadão beirando o Rio Paraíba, conhecido como Praia do Jacaré |
O momento mais aguardado e disputado do dia |
Entardecer no Rio Paraíba |
Gostei muito de conhecer Cabedelo! O que mais me impressionou foi a quantidade e variedade de atrativos. Tem passeios para todos os tipos de turistas. Infelizmente não deu tempo de conhecer tudo, mas gostaria muito de ter visitado as outras praias (como Camboinha, Poço e Areia Dourada), a belíssima Ilha de Areia Vermelha e a Ilha da Restinga. Acho que quero voltar! rs
GOSTOU DE CABEDELO?
Visite outras cidades da Paraíba também, como João Pessoa, Conde, Campina Grande, Ingá e Cabaceiras.
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.