CANELA: A vizinha (também linda) de Gramado

Última viagem realizada em janeiro/2024


Canela é mais uma das lindas cidades que fazem parte da encantadora Serra Gaúcha. Assim como sua vizinha Gramado, ela também foi colonizada por imigrantes alemães, italianos e portugueses. Poucos quilômetros separam uma cidade da outra. É só pegar a Avenida das Hortênsias e em menos de quinze minutos já mudamos de cidade. Conhecer Canela é um programa quase que obrigatório para quem está hospedado em Gramado (e vice-versa) e foi dessa forma que a visitei nas seis vezes em que viajei para a região da Serra Gaúcha, em 2013, 2018, 2020, 2022, 2023 e 2024.

Bom, já deu pra perceber que o acesso à Canela é super fácil, inclusive para quem está sem veículo próprio. Há uma linha de ônibus que liga as duas cidades. Você também pode contratar os serviços das agências receptivas, comprar um ticket para andar no Bustour (que faz várias paradas estratégicas em Gramado e Canela), chamar um Uber ou um táxi. Há também quem prefira já se hospedar por ali por conta dos preços mais baixos dos hotéis e da maior tranquilidade. Canela não tem aquela badalação de Gramado. Ela é bem mais pacata, mas igualmente charmosa e bela. E cheia de atrativos lindos!

Nas duas primeiras vezes em que estive em Canela fiquei hospedada em Gramado. Já em 2020 optei em dormir em Canela pela primeira vez. Encontrei uma suíte em um apartamento compartilhado no Booking.com por um preço SUPER acessível. E olha que era feriado de Carnaval! Minha suíte era super espaçosa, confortável, iluminada, silenciosa e tinha uma varandinha muito gostosa. A localização também era boa! O apartamento ficava a umas quatro quadras do centro de Canela. Fiquei quatro dias por lá e foi uma ótima experiência!

O prédio era muito fofo!
Minha suíte.

Em 2022 e 2023 também fiquei hospedada em Canela, mas nessas duas vezes escolhi a Pousada Ruppenthal. Essa pousada tem a localização EXCELENTE! Ela fica pertíssimo da rodoviária (são apenas dois quarteirões de distância) e praticamente grudada no centrinho (onde estão vários atrativos turísticos e todo o comércio da cidade). O atendimento foi bastante gentil! Minha suíte era muito espaçosa e iluminada (tinha até uma varandinha, s2). A cama era uma delícia, assim como o chuveiro e o café da manhã. Super recomendo essa hospedagem!

Pousada Ruppenthal
Minha suíte (à esquerda) e vista da varandinha (à direita)

Em 2024 me hospedei no centenário Grande Hotel Canela, localizado em uma área suuuper tranquila ali da região central. Essa hospedagem fica dentro de um parque com mais de 85 mil metros quadrados de área verde. Para você ter uma ideia, tem até um lago e uma trilha ali dentro (nem preciso dizer que amei, né?)! O Grande Hotel Canela é um dos hotéis mais tradicionais da cidade e foi inaugurado em 1916 (e até hoje é administrado pela mesma família). Um pouquinho dessa história pode ser conhecida no museu que fica dentro do primeiro casarão que abrigava o hotel (e que está super bem preservado). Atualmente as instalações estão mais modernas, mas não perderam a simplicidade e o aconchego. Me hospedei em uma das suítes localizada no prédio principal, mas também há chalés mais rústicos espalhados pelo jardim. A suíte era ótima! Tinha televisão, ar condicionado, secador, calefação, frigobar, chuveiro quentinho, mesa para trabalho, armário e cama gostosa. E tudo era bem limpinho. O café da manhã também foi outro ponto alto! Haviam muitas opções de frutas, pães, bolos, sucos e outras delícias. Tudo muito bem apresentado e delicioso. Me acabei de tanto comer! A área de lazer era composta por quadras, salão de jogos, playground, academia, sauna, piscina aquecida, fireplace e a trilha (que comentei anteriormente). Ah, o atendimento também foi muuuito gentil e hospitaleiro. Enfim, o Grande Hotel Canela está mais do que recomendado!

A suíte em que fiquei hospedada
Salão onde é servido o café da manhã
O Grande Hotel Canela fica dentro de um belíssimo parque
Primeiro casarão do hotel que hoje abriga um museu
Detalhes da trilha que existe dentro do hotel

CATEDRAL DE PEDRA E SINOS DA CATEDRAL
O centrinho de Canela fica ao redor da l-i-n-d-í-s-s-i-m-a Catedral de Pedra (ou Paróquia Nossa Senhora de Lourdes), um dos cartões postais da cidade. Ela tem estilo gótico e mede 65 metros de altura. Simplesmente amo a arquitetura dessa igreja e fico hipnotizada toda vez que a vejo. Não consigo parar de fotografá-la e admirá-la. É muito maravilhosa, tanto por fora, como por dentro! À noite (em alguns horários pré-estabelecidos) acontece o Espetáculo Catedral de Luzes. É muito lindo e super recomendo! A cidade pára para ver a catedral ganhando cores.

Catedral de Pedra
Simplesmente maravilhosa de qualquer ângulo

Ali dentro da catedral há uma atração chamada Sinos da Catedral. Você compra o ingresso na recepção da igreja e pode subir até o topo da torre, conhecendo-a por dentro. Lá em cima há um mirante com vista panorâmica da cidade de Canela. É bem interessante e a vista é linda, mas recomendo o passeio para pessoas com bom condicionamento físico e que não possuam medo de altura. A catedral é super alta, então imagina a quantidade de degraus para chegar até o topo! 

Detalhes lindos e cheios de significados
Por dentro da torre
Vista panorâmica da cidade de Canela

CENTRO DE CANELA
O centro de Canela é repleto de lojas, chocolaterias, restaurantes e mais algumas atrações, como as casinhas fofas da Associação Canelense de Artesãos, a Praça João Correa (tem um letreiro ótimo para fotos), a Casa de Pedra e a Estação Campos de Canella. Esse local é uma espécie de rua coberta, semelhante a de Gramado, misturada com estação de trem (como o próprio nome diz). Além das inúmeras lojas, chocolaterias, docerias, restaurante e cafés, por ali também há uma maria-fumaça belíssima (e super concorrida para fotos). A Estação Campos de Canella é bastante agradável e movimentada, principalmente à noite.

Associação dos Artesãos de Canela
Casa de Pedra
Praça João Correa
Estação Campos de Canella

Ali perto da Estação Campos de Canella fica um lugar muito legal para quem gosta de arte urbana: o Passeio das Cores. Essa espécie de galeria é repleta de grafites nas paredes. Eu adorei, claro! Há muitos espaços coloridos para fotografar e também tem lojinhas e cafés super descolados. O ambiente é bastante agradável e acho que vale a visita! Esse local é relativamente novo e fica na Avenida Osvaldo Aranha n. 333, ali no centro.

Passeio das cores
Muita arte urbana em quase todas as paredes

PARQUE DO LAGO
Passando a Catedral de Pedra e descendo uma rua que fica nos fundos da igreja, há um parque muito bonito chamado Parque do Lago. Essa área de Canela é bem residencial e nada turística. Gostei bastante de conhecer esse pedacinho da cidade! O lago é enooorme e há muito espaço ao redor dele para caminhar, praticar atividades esportivas ou de lazer, ou apenas ficar apreciando o vai e vem da cidade.

Parque do Lago

PARQUE DAS SEQUOIAS
O Parque das Sequoias fica a aproximadamente dois quilômetros de distância da Catedral de Pedra. Quando estive nesse parque, em 2020, fui de Uber e voltei a pé (deu cerca de vinte/trinta minutos caminhando). Esse local foi uma grata surpresa e adorei visitá-lo, mas infelizmente ele ainda é pouco conhecido pelos turistas. Para você ter uma ideia, eu era a única visitante quando cheguei lá. E olha que era feriado de Carnaval! Esse parque tem uma proposta ambiental muito bonita. Ele é composto por uma espécie de coleção de árvores coníferas e, além de lindas e gigantes, todas possuem uma plaquinha de identificação. Na recepção do parque você ganha um folheto com um mapa onde é possível identificar o local de cada conífera (além de ler um breve explicativo sobre ela). A visita durou uma hora mais ou menos, e minha parte preferida do parque foi a Mini Floresta Negra (parecia um cenário de filme). Super recomendo esse passeio! Atualmente o parque está fechado, não sei se temporariamente devido a pandemia do Covid-19 ou se fechou definitivamente.

Entrada do Parque das Sequoias
Mini Floresta Negra
Todas as árvores possuem identificação (à esquerda) e um dente de leão (à direita)

MUNDO A VAPOR
Na região da Avenida Don Luiz Guanella (que é a continuação da Avenida das Hortênsias) há outros atrativos turísticos. O primeiro lugar que conheci por ali foi o Mundo a Vapor. É quase impossível passar por sua fachada e não reparar no trem enooorme que tem ali. Como esse parque temático é repleto de miniaturas de máquinas e fábricas movidas a vapor, os criadores tiveram a brilhante ideia de remontar na fachada um trágico acidente ferroviário que aconteceu em Paris, no ano de 1895, quando uma locomotiva a vapor desgovernada atravessou a parede de uma estação e ficou pendurada do lado de fora. Lá dentro do parque há várias miniaturas: tem olaria, pedreira, usina hidrelétrica, fábrica de erva-mate, fábrica de papéis e muitas outras. É bem interessante para quem gosta desse assunto e uma volta ao passado para os mais velhos. O que mais gostei foi do trem da fachada e da máquina à vapor que fabricava papéis. Ganhamos até um pedaço do papel que foi fabricado na hora! Foi muito legal!

Mundo a Vapor
Fachada do parque (à esquerda) e miniatura de uma Usina Termoelétrica (à direita)
Miniatura de uma fábrica de papel

SPACE ADVENTURE
Em frente ao Mundo a Vapor fica o recém-inaugurado Space Adventure. Este atrativo é oficial da NASA e perfeito para quem gosta do assunto. A fachada super diferentona chama a atenção já da avenida, principalmente por conta da réplica de um foguete que fica ali em frente. Por dentro o espaço é bem grande também (são mais de quatro mil metros quadrados) e repleto de salas e atrativos super imersivos. Eu diria que o Space Adventure é uma mistura de museu, planetário e parque interativo. Sou leiga nesse assunto de corrida espacial, planetas e universo, e mesmo assim adorei a experiência! A visitação começa com um pequeno filme que te introduz ao tema. Depois, seguimos para um grande salão onde rola uma exposição bastante completa com centenas de itens que fizeram parte das inúmeras missões da NASA ao espaço. Há objetos originais e também réplicas (é a maior exposição oficial da NASA fora dos Estados Unidos). Achei tudo MUITO interessante! Na sequência começa a parte mais interativa do passeio. Passamos por diversos atrativos que simulam uma ida ao espaço. Há a sala de comando, o elevador que sobe até o topo do foguete, a partida do foguete e a chegada ao espaço. É bem legal! Toda essa experiência já está incluída no ingresso, porém, na última sala, há alguns simuladores que são pagos à parte. Além desse circuito, no local também há uma lojinha, um café e o planetário (onde rola um filme 5D sobre o universo), também pago à parte.

O foguete e a fachada do Space Adventure
Um pedacinho do grande salão onde funciona uma espécie de museu
Roupa e capacete usados pelos astronautas em uma das missões ao espaço
Última sala do Space Adventure

MUSEU DA MODA
Ao lado do Space Adventure fica o Museu da Moda. Esse museu foi inaugurado em 2012 e é o primeiro do mundo com essa temática sob a perspectiva histórica, cultural e social. Todo o acervo (que é composto por mais de mil réplicas) conta a história do vestuário feminino, desde a antiguidade até os dias atuais. Achei a visita muito interessante (principalmente o primeiro salão, que é encantador), porém o passeio foi se tornando cansativo ao longo dos salões. Também achei o ingresso muito caro.

Museu da Moda
Vestuário da Antiguidade (à esquerda) e da Idade Média (à direita)
O salão principal do museu
Traje de Maria Antonieta (à esquerda) e mais detalhes do acervo (à direita)

ESTRADA DO CARACOL
Algumas atrações de Canela ficam mais distantes do centro, na Estrada do Caracol, e, consequentemente, são mais difíceis de serem acessadas a pé (a não ser que você tenha muuuita disposição! rs). Sugiro ir de veículo próprio, pegar um Uber/táxi, usar o serviço do Bus Tour ou se organizar bastante e ir de transporte público. Pouca gente sabe mas existe uma linha de ônibus que sai de um ponto de ônibus ao lado da Rodoviária de Canela e vai até o Parque Estadual do Caracol. Esses ônibus (da viação Canelense) passam em pouquíssimo horários, mas se você quiser economizar dá para chegar ao parque (ou em outros atrativos que ficam nessa estrada), é só se organizar direitinho. Coloquei a tabela do horário aqui embaixo (parece que os ônibus não circulam aos finais de semana e feriados). Essa tabela é de fevereiro de 2023 (talvez seja mais prudente dar uma ligadinha na viação Canelense e confirmar os horários). 

Horários dos ônibus que vão para o Parque Caracol, em fevereiro de 2023

CASTELINHO CARACOL
O Castelinho Caracol é um atrativo imperdível para quem gosta de história! Ele está localizado na Estrada do Caracol e é considerado uma das primeiras moradias de Canela. Esse casarão foi construído entre os anos de 1913 e 1915 para ser moradia de uma família de origem alemã. Apenas em 1985 é que ele se transformou em museu e casa de chá e foi aberto à visitação. A arquitetura da construção (no sistema enxaimel) é linda e chama a atenção de longe! Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes, tanto do exterior, como do interior. Todos os doze cômodos estão cuidadosamente mobiliados e decorados com objetos da época, retratando a vida e os costumes da família. Dá até a sensação de que eles ainda residem por lá. Ao redor do castelinho há algumas outras pequenas construções (também daquela época) e um belíssimo jardim igualmente bem cuidado, com muitas árvores, plantas e flores. Ali dentro do Castelinho Caracol, em uma das salas, funciona uma casa de chá que serve o tradicional apfelstrudel de maçã (que dizem ser delicioso). Infelizmente não provei o doce, mas fica para uma próxima visita! Ah, quando for visitar o castelinho, atente-se ao horário de funcionamento, pois ele fecha no horário do almoço. #ficaadica

Castelinho Caracol
A riqueza de detalhes é impressionante!
Todos os cômodos estão mobiliados e decorados com objetos da época
Há muito verde ao redor do castelinho
Uma das varandinhas, onde funciona a casa de chá

MUNDO GELADO
Outro lugar que conheci na Estrada do Caracol foi o Mundo Gelado. Quando visitei esse parque em 2013, ele tinha acabado de inaugurar e se resumia a um corredor com algumas esculturas de gelo. Como a temperatura varia em torno de -10 graus, não consegui ficar mais que quinze minutos lá dentro. Apesar de ser interessante, achei o preço do ingresso alto e por isso acho que não compensa pagar caro para ficar tão pouco tempo e ver poucas esculturas. Não sei se continua assim atualmente, talvez tenha melhorado. 

Entrada fofa do Mundo Gelado
Esculturas de gelo

PARQUE ESTADUAL DO CARACOL
Já fui ao Parque do Caracol de táxi, de Uber, de ônibus e até a pé (é muuuito cansativo, não indico)! O local é muuuito bonito e super merece a visita! Ele fica a sete quilômetros do centro de Canela, tem 25 hectares e uma ótima infraestrutura, com banheiros, lanchonete, restaurante, churrasqueiras, trenzinho para as crianças... O grande destaque é a Cascata do Caracol, uma queda d'água com mais de 130 metros de altura, considerada o maior cartão postal de Canela. A cascata pode ser observada por meio de dois mirantes. O ingresso adquirido na entrada do parque dá acesso a apenas ao mirante principal. Se você quiser visitar o mirante do observatório ecológico (localizado no topo de uma torre com 27 metros de altura e com uma visão 360 graus do parque) terá que pagar à parte. Obviamente me contentei apenas com a vista do mirante principal. Que é MUITO linda! s2

Entrada do Parque Caracol
Lavandas espalhadas pelo parque
Cachoeira com mais de 130 metros de queda

Antigamente (há mais de dez anos), existia uma escadaria de ferro (também chamada de Escada da Perna Bamba, rs) que dava acesso à base da cascata. Quando visitei este parque em 2013, essa escada ainda existia e foi MUITO legal descer e subir os mais de setecentos degraus. Contemplar a cascata dali daquele ângulo foi uma experiência inesquecível! Quando voltei à Canela, em 2018, fiquei sabendo que essa escada tinha sido interditada. Parece que houve um acidente fatal por ali, uma tristeza. Além dos mirantes, o parque também tem trilhas ecológicas que levam a outros atrativos, como a barragem, as corredeiras e o Centro Histórico Ambiental. 

A antiga Escada da Perna Bamba
Outras quedas d'água do parque

BONDINHOS AÉREOS PARQUES DA SERRA
A Cascata do Caracol também pode ser observada por outro ângulo através do passeio dos Bondinhos Aéreos Parques da Serra. A entrada fica a apenas quinhentos metros do Parque do Caracol. Antigamente, aí nesse mesmo local existia um teleférico, mas a estrutura estava tão decadente que acabou fechando e, anos depois, foi substituído por esses novos bondinhos (que vieram diretamente da Suíça). A infraestrutura é excelente! Há lojinhas, lanchonetes e sanitários espalhados nas três estações. O primeiro local de embarque é na Estação central. De lá o bondinho sobe até a parte mais alta do parque, a Estação animal.

Entrada dos Bondinhos Aéreos
Uma das plataformas de embarque
Bondinhos e a Cascata do Caracol

Na Estação animal há três atrativos: uma pequena trilha na mata (com diversas plaquinhas dando informações sobre os bichinhos que vivem nessa região), o espaço Esculturas que falam (onde há diversas esculturas talhadas em madeiras que reproduzem a aparência e o som dos animais, produzidas pelo artista plástico Rodrigo Huelsmann) e um pequeno mirante com uma vista não muito privilegiada da cascata. Embarquei novamente no bondinho que seguiu para a Estação cascata. Essa é a estação mais legal e com o mirante mais bonito de todo o percurso! Fiquei uma meia hora ali, só contemplando a cascata e mata do vale. Foi muito legal! Para finalizar o passeio é necessário embarcar novamente no bondinho, que volta para o primeiro local de embarque: a Estação central.

Adorei andar nos bondinhos e realizar todo o passeio (são mais de oitoscentos metros de percurso aéreo). A única coisa que não gostei foi que os bondinhos sempre andam grudados de três em três e isso atrapalha muuuito a contemplação da paisagem. Se você entra no bondinho da frente terá uma visão linda durante todo o percurso, mas se segue no do meio, terá a vista atrapalhada pelo bondinho da frente e pelo de trás. Também não sei dizer qual dos dois parques preferi (o Parque do Caracol ou o dos Bondinhos Aéreos). Gostei de ambos e a vista de todos os mirantes são super semelhantes. Não dá para dizer que um é melhor do que o outro.

Trilha na mata
Esculturas que falam

SKYGLASS
O Skyglass é um dos mais novos atrativos de Canela. Ele fica a cerca de quinze quilômetros de distância da Catedral de Pedra, no mesmo local onde antes funcionava o finado Parque da Ferradura (queria MUITO ter conhecido, mas infelizmente não deu). Como é um pouco longe do centro, sugiro conhecer o parque usando o Bustour (caso não esteja de carro). Este é um tipo de atrativo três em um, ou seja, no mesmo parque você tem acesso a Plataforma Skyglass (uma das maiores plataformas de vidro do mundo e a única na América Latina), ao monotrilho Abusado e também ao Memorial do Ferro de Passar. Fui nos três atrativos e gostei bastante da experiência!

A Plataforma Skyglass tem 68 metros de comprimento, sendo que apenas 35 metros avançam para o Vale da Ferradura. Este vale tem esse nome devido ao formato do percurso do Rio Caí. A plataforma é suspensa por cabos de aço e está a 360 metros de altura desse rio, proporcionando uma vista linda para o vale. No comecinho da plataforma o chão é um gradil e apenas lá na frente é que fica de vidro. Como fui em um feriado de Carnaval, estava bastante cheio e até um pouco tumultuado. Não consegui aproveitar tanto, mas mesmo assim valeu a experiência! Achei que fosse sentir medo de andar na plataforma mas, para minha surpresa, não senti medo algum! Agora no Abusado... Foi tenso! Fiquei com um frio na barriga enorme e com as mãos geladas, mas fui mesmo assim! Achava que o monotrilho deslizasse suavemente, mas ele anda de forma meio bruta e dá umas leves chacoalhadas de vez em quando. O passeio foi bem interessante e a vista lá do alto é muito linda, mas acho que não iria novamente. Fiquei contando os minutos para terminar, rs.

A Plataforma Skyglass e o Abusado
O comecinho da plataforma (à esquerda) e o chão de vidro (à direita)
Paisagens da plataforma
O Vale da Ferradura

Achei extremamente inusitado haver um museu sobre ferros de passar roupa dentro do parque Skyglass. Na minha opinião a temática do memorial não tem nenhuma relação com o local, mas confesso que o memorial é bem interessante e gostei de conhecê-lo! Ali estão expostos mais de mil objetos que contam a história e mostram a evolução deste utensílio. Há ferros de passar dos mais diferentes países e épocas. É bem curioso!

Entrada do Memorial do Ferro de Passar
Uma das salas do memorial
Alguns dos objetos expostos

PÉ DA CASCATA EXPLORER
O Pé da Cascata Explorer é um tour exclusivo operado pela agência Brocker Turismo. Este passeio leva os visitantes exatamente no pé da Cascata do Caracol, por meio de uma trilha no Vale da Lageana. O preço é um pouco elevado, mas eu AMEI a experiência e recomendo! Optei pelo passeio completo que incluía transporte + trilha + brunch delícia no café Casa da Vó Ivonne. O transporte, em um veículo temático, sai duas vezes por dia da agência da Brocker de Canela e de Gramado, em horários preestabelecidos. O trajeto até o início da trilha dura uns quarenta minutos e passa por paisagens muito bonitas do interior de Gramado e Canela. 

A trilha é leve e super bem demarcada, e tem aproximadamente um quilômetro de extensão. Como percorremos o trajeto com bastante calma e com várias paradas ao longo do caminho (para descanso e para as explicações da guia), durou em torno de uma hora, mais ou menos. O final do percurso é no pé da Cascata do Caracol e a paisagem é incrível! Ali existem três atrativos: o Balanço Infinito (que proporciona uma experiência única e emocionante aos corajosos), um balanço estático apenas para fotos e um mirante para observação da cascata. Permanecemos neste local por uns quarenta minutos e foi tempo suficiente para todo o grupo aproveitar bastante a paisagem e fotografar. Ah, por falar em fotos, a guia que acompanhou o grupo foi MUITO atenciosa e gentil e tirou fotos PERFEITAS de todo mundo no balanço infinito! Na volta a trilha seguiu por um outro caminho, margeando um riacho. Foi super gostoso caminhar ouvindo o barulhinho da água.

Um dos veículos exclusivos do passeio
Placa indicando o início da trilha (à esquerda) e um trecho da trilha (à direita)
A Cascata do Caracol vista do mirante (à esquerda) e o Balanço Infinito (à direita)

Após a trilha, voltamos para o micro-ônibus e seguimos em direção ao café de gastronomia afetiva Casa da Vó Ivonne. Este café funciona dentro de uma casa centenária (construída por volta de 1920) que ainda pertence à família do casal Balduino Brocker e Maria Wasem Brocker, descendentes da primeira família de imigrantes que se instalaram em Canela, lá em meados do século XIX. Tudo o que foi servido no brunch estava uma delícia e repeti vááárias vezes! Tinha nhoque, carne assada, arroz carreteiro, pães, bolos, sucos, torta salgada, geleias, cuca e uma torta de maçã com nata que estava MARAVILHOSA! Além do brunch, a casa proporciona uma volta ao passado, pois todos os ambientes estão ricamente decorados com objetos e mobiliários da época. É como se a Vó Ivonne ainda morasse por lá. Nem preciso dizer que AMEI, né?

Casa centenária onde funciona um café de gastronomia afetiva
Varandinha delícia (à esquerda) e uma das salas da casa (à direita)
Um dos quartos localizados no pavimento superior

FLOR DO VALE
Um lugar que me surpreendeu em Canela foi o Flor do Vale. Esse parque ecológico, que também é um alambique, fica um pouco mais distante do centro (aproximadamente cinco quilômetros), em uma área rural, e não é tão conhecido pelos turistas. Cheguei lá usando a extensão verde do Bustour e foi super prático! A primeira parte do passeio (que é autoguiado) consiste em visitar o alambique. Apesar de não curtir cachaça, achei bastante interesse conhecer o processo artesanal de fabricação das bebidas e toda a estrutura do local (desde a moagem, passando pela fermentação, destilação e envelhecimento). A arquitetura dos galpões é muito bonita e lembra uma cidade medieval, pois tudo é revestido com tijolinhos!

Alambique Flor do Vale
Galpões onde funciona o alambique
Salões onde é feita a fermentação (à esquerda) e a destilação (à direita)
Galpão onde as cachaças são envelhecidas

Minha parte preferida do parque foi as trilhas, óbvio! Foi uma delícia percorrer os três trajetos: a Cachoeira Ronco do Bugio (onde também há um deck com um mirante), a Cachoeira do Sossego e a Cachoeira Mata o Veio. As trilhas são curtas, mas como estão em uma região montanhosa, há muito sobe e desce, o que deixa o trajeto bastante cansativo. Apesar do esforço, super recomendo os três percursos! As cachoeiras são muito bonitas e o contato com a natureza é revigorante. Ah, quase esqueci de contar que o parque é pet friendly e vi vários cachorrinhos fazendo as trilhas acompanhados de seus tutores. s2

As três opções de trilhas do Parque Flor do Vale
Primeira trilha para o Mirante a Cachoeira Ronco do Bugio
Cachoeira Mata o Veio
Cachoeira do Sossego

VITIVINÍCOLA JOLIMONT
A vitivinícola Jolimont fica super pertinho do Alambique Flor do Vale, a distância não chega nem a um quilômetro. Ela é considerada a primeira vitivinícola da região da Serra Gaúcha e uma das primeiras do Brasil. Como já visitei várias vinícolas em Bento Gonçalves, não tive interesse em fazer a visitação completa e conheci apenas os parreirais (que são lindos) e dois mirantes com vista para o Morro do Calçado (muito bonitos também). Para quem gosta de enoturismo, super recomendo a visitação/degustação! A estrutura da vinícola me pareceu ótima e estava bastante movimentada no dia em que estive por lá. Não parava de chegar visitantes! rs

Vitivinícola Jolimont
Detalhes da vinícola
O parreiral, coisa mais linda!
Detalhe das lavandas e das uvas
Mirante com vista para o Morro do Calçado
Olha essa vista! s2

ALPEN PARK
O Alpen Park é um parque de diversões e também fica nessa região. Achei o parque pequeno, quando comparado à outros que já fui (como o Hopi Hari e o Beto Carrero). Porém ele alguns brinquedos legais, como o Trenó (o primeiro trenó alpino do Brasil), a montanha russa Alpen Blizard (que dizem ter sido trazida do finado Playcenter), a torre que despenca chamada Alpen Turbo Drop, o tradicional carrinho que bate-bate Alpen Car, cinema 4d e 5d, espaço com brinquedos para crianças pequenas, o Alpen Kids, e mais atividades de arvorismo, tirolesa e quadricículo. A entrada no parque é gratuita, porém os brinquedos podem ser pagos separadamente ou em um combo que te dá direito a brincar em quase todos e repeti-los quantas vezes quiser. O parque também possui uma praça de alimentação super bonitinha (porém cara) chamada Vila Alpina, com lojinhas, lanchonete, chocolateria e café.

Já fazia um tempinho que eu queria conhecer o Alpen Park e finalmente o grande dia chegou, mas acreditem: não consegui ir em nenhum brinquedo. ;( Na verdade não sou tão fã de parque de diversões, mas eu queria MUITO andar no trenó. Já havia ido em um brinquedo semelhante lá no Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, e amei a experiência. Daí queria repetir em Canela, mas não deu certo. Visitei o parque durante um feriado de Carnaval pandêmico e a fila estava gigante e super aglomerada, com um monte de gente sem máscaras. Acabei desistindo e deixei a brincadeira para uma próxima visita.

Alpen Park
A montanha-russa Alpen Blizzard
Vila Alpina (à esquerda) e a torre do Alpen Turbo Drop (à direita)

Adoro Canela! É sempre uma alegria e emoção visitar a cidade. Uma das coisas que mais me surpreendem por lá são os atrativos naturais e acho que é isso que a diferencia de Gramado. O centrinho, a Catedral de Pedra, a Cascata do Caracol, o Parque das Sequoias e o Alambique Flor do Vale são os meus lugares preferidos. Infelizmente, não consegui conhecer muita coisa, pois, ao contrário de Gramado, é difícil se locomover por lá usando apenas transporte público. Há muitos parques que ficam afastados do centro e estar de veículo próprio ou contratar um Uber/táxi acaba sendo indispensável. Faltou conhecer muita coisa na cidade, como o Mirante Laje de Pedra, o Ecoparque Sperry... Já quero voltar!


GOSTOU DE CANELA?
Visite também as outras cidades da Serra Gaúcha! Gramado, Três Coroas e Nova Petrópolis ficam bem pertinho.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.