GRAMADO: A cidade mais fofa da Serra Gaúcha

Última viagem realizada em janeiro/2024


Uma das minhas cidades preferidas da vida é Gramado. Para quem não conhece, Gramado é uma pequena cidade de colonização alemã, italiana e portuguesa que fica na área serrana do Rio Grande do Sul, mais conhecida como Serra Gaúcha. Essa região é simplesmente m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!!! Sou apaixonada por quase todas as cidades de lá. Já fui seis vezes e sempre é especial. E nunca me canso de voltar! O inverno e o Natal são as épocas de alta temporada em que as pousadas ficam lotadas (e caras). Como fui em janeiro/fevereiro estava tudo bem tranquilo (do jeito que eu gosto! rs) e deu para aproveitar muuuuuuito. Ah, e também não peguei aquele típico frio serrano. Boa parte dos dias estavam muito quentes e ensolarados.

Chegar à Gramado é bem fácil, tanto para quem está de carro, como para quem está a pé (e desembarca no aeroporto de Porto Alegre). Dentro do próprio aeroporto há um guichê da empresa Citral, onde é possível comprar a passagem do ônibus. É muito prático e foi dessa forma que cheguei em Gramado nas seis vezes que viajei para lá. O trajeto dura em torno de duas horas e meia, aproximadamente. Este ônibus da Citral é o mesmo que parte lá da rodoviária de Porto Alegre, então você pode embarcar em ambos os locais.

Pórtico Estilo Bávaro
Pórtico Estilo Normando

Se locomover pelas ruas e atrativos de Gramado também é bem tranquilo, inclusive para quem está sem veículo próprio. Claro que estar na cidade de carro te dá muito mais flexibilidade e liberdade, mas também é super possível chegar em boa parte dos atrativos usando outras formas de locomoção. Você pode contratar os serviços das agências receptivas, comprar um ticket para andar no Bustour (que faz várias paradas estratégicas em Gramado e Canela), chamar um Uber ou um táxi, ou usar o transporte público (que funciona super bem por sinal). Já contratei as agências Jardineira de Gramado e Brocker Turismo para fazer passeios e adorei o atendimento e os serviços prestados. Também já usei o Bustour algumas vezes. Porém na maioria das viagens (sempre na base da economia) os rolês foram de transporte público mesmo e consegui me virar super bem!

Bustour, uma ótima opção de transporte em Gramado

Já me hospedei em Gramado em três lugares diferentes. Na primeira vez, em 2013, escolhi a pousada Cabanas do Tio Chico (que agora se chama Open House Gramado Villa de Chalés e pode ser encontrada no Booking.com). Ela não é muito próxima do centro de Gramado, mas mesmo assim gostei da localização. Essa pousada fica na Avenida das Hortênsias, exatamente entre Canela e Gramado e perto de alguns atrativos turísticos que visitei. Porém, não gostei da estrutura das cabanas. Elas eram super bonitinhas do lado de fora (e tinha um vista l-i-n-d-a para as montanhas do Vale do Quilombo e para o nascer do sol), mas por dentro era tudo muito velho. O café da manhã foi o que mais me decepcionou... Como era baixa estação e haviam poucos hóspedes, reparei que vários produtos estavam passados (fruta estragada, bolo seco de dias atrás...). Foi muito desagradável! E outro detalhe: alguns doces que eu havia comprado e deixado em cima de uma bancada do quarto sumiram e ninguém se responsabilizou por isso. Tentei não estressar, pois estava de férias, mas não gostei de lá. Como a pousada mudou de nome e de proprietário, pode ser que tenha melhorado. 

Cabanas do Tio Chico
Jardim lindo da pousada com vista para o Vale do Quilombo
A programação de todas as manhãs: ver o sol nascer

Na segunda vez, em 2018, fiquei hospedada na Pousada da Mari. Como estava fazendo uma viagem super, hiper, mega econômica, acabei escolhendo essa hospedagem por ser mais em conta. Ela fica um pouquinho longe do centro (no bairro Dutra), mas como estava sem dinheiro para pagar uma hospedagem mais central, acabei optando ficar lá e não me arrependi. Fui muito, mas muuuito bem atendida! Meu quarto, apesar de simples, era super confortável (e limpinho). Como é um tipo de hospedagem econômica, eles não ofereciam café de manhã, mas tinha frigobar no quarto e uma cozinha compartilhada na área comum. Também havia um ótimo sinal de wifi e televisão. A única parte ruim (e cansativa) era caminhar por uns vinte minutos até o centro todos os dias (eu também quis economizar com Uber, rs). De resto foi perfeito!

Pousada da Mari
Minha suíte

Na terceira vez, em 2022, me hospedei na Pousada Gramado (não achei o site, mas ela está no Booking.com). Gostei muito dessa pousada! Ela fica no bairro Planalto e não é tããão colada no centro, mas tem fácil acesso para quem está de carro ou a pé. O trajeto até o centrinho é repleto de ruas lindas e muito charmosas, repleta de árvores e hortênsias. São apenas uns dez minutinhos caminhando. Muito tranquilo e agradável. O atendimento foi super simpático e hospitaleiro! Me senti acolhida desde a hora que cheguei. A suíte era bem confortável e limpinha. Também gostei do café da manhã. Haviam várias opções de frutas, sucos, bolos e pães, e dava para sentir que era preparado com cuidado e carinho. Enfim, super recomendo!

Pousada Gramado
Minha suíte
As ruas no entorno da pousada eram lindas!
Não conseguia parar de fotografar, rs

Bom, agora vamos aos atrativos turísticos de Gramado! Vou citar aqui apenas os locais que visitei. Sempre dou preferência aos passeios culturais ou de natureza, mas também há outros tipos de atrativos. Gramado tem MUITOS lugares legais pra conhecer. Arrisco dizer que há atrativos para todos os tipos de viajantes! 

AVENIDA BORGES DE MEDEIROS
O centro de Gramado fica em torno da Avenida Borges de Medeiros. Essa rua é uma graça! Tem várias lojinhas, hotéis e restaurantes. Tudo muito fofo, florido e bem cuidado! A arquitetura das construções nessa avenida (e em toda a cidade) é linda! Eu não conseguia parar de admirá-la e fotografá-la. E as lojas de chocolate? Simplesmente maravilhosas! Como não sabia qual marca era melhor, acabei comprando um pouquinho em cada lugar (Floryball, Caracol, Prawer, Lugano, entre outras) e achei todos deliciosos!!!

Avenida Borges de Medeiros
Construções belíssimas por toda a cidade!

IGREJA SÃO PEDRO
Uma das igrejas mais famosas de Gramado, a Igreja São Pedrofica na Avenida Borges de Medeiros. Ela foi inspirada nas igrejas romanas e toda sua fachada é de pedra basáltica. O início da construção foi em 1943 e demorou oito anos para ficar pronta. Em frente à igreja há estátuas dos doze apóstolos (em tamanho real) e de São Pedro, o padroeiro da cidade.

Igreja São Pedro, por dentro e por fora
Os doze apóstolos

FONTE DO AMOR ETERNO
Nos fundos da igreja fica outro atrativo: a Fonte do Amor Eterno. Essa fonte foi construída em 2013 e teve como inspiração a famosa Fontana Di Trevi, da Itália. Os casais apaixonados que vierem para Gramado podem selar a sua união prendendo um cadeado (com seus nomes) nessa fonte. Porém nem pense em prender qualquer cadeado por lá. Existe um cadeado específico que é vendido nas lojinhas ao lado da fonte. #ficaadica

Fonte do Amor Eterno

RUA COBERTA
Quase em frente à Igreja São Pedro fica a Rua Coberta. Antigamente aí realmente tinha uma rua, a Madre Verônica (que ligava a Borges de Medeiros à Rua Garibaldi). Porém ela acabou sendo interditada e transformou-se em uma espécie de calçadão apenas para pedestres. Também ganhou um telhado de vidro, com várias plantinhas penduradas, criando um visual muito bonito e charmoso. Além dos muitos restaurantes, lojas e bares, a rua também sedia alguns eventos.

Rua Coberta

PALÁCIO DOS FESTIVAIS E MUSEU DO FESTIVAL DE CINEMA
Em frente à Rua Coberta fica outra construção super importante para a cidade: o Palácio dos Festivais. Para quem não sabe Gramado sedia o maior festival de cinema da América Latina, o Festival de Gramado, e ele acontece aí nesse prédio. Durante o evento a cidade fica lotada de artistas! Dentro do Palácio dos Festivais também há um museu, chamado Museu do Festival de Cinema. Achei esse local super interativo e dinâmico! Ali estão expostos diversos objetos que contam a história do festival (como cartazes, figurinos, material cenográfico, vídeos, entre outras peças) e também do cinema latino-americano. Além das salas expositivas, também há um mini cinema (com doze poltronas históricas) que exibe alguns curtas-metragens. Ah, em frente ao palácio há uma espécie de calçada da fama com as mãozinhas de vários atores brasileiros!

Palácio dos Festivais
Uma das salas do Museu do Festival de Cinema
Mais alguns detalhes do museu
Calçada da fama

MUSEU MAJOR JOSÉ NICOLETTI FILHO
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a história de Gramado, ali na Avenida Borges de Medeiros fica o recém-inaugurado Museu Major José Nicoletti Filho. Obviamente que já fui visitá-lo e gostei bastante da experiência! Ele fica dentro de um casarão histórico super bonitinho (que foi erguido em 1922 e é tombado como Patrimônio Histórico Municipal) e em cada cômodo estão expostos diversos objetos, fotografias e documentos que contam um pouco sobre a formação da cidade. É bem interessante! Ah, a visitação é gratuita (algo raro em Gramado, rs). 

O casarão histórico que abriga o Museu Major José Nicoletti Filho
Uma das salas do museu
Detalhes
É lindo por dentro e por fora também!

RUA TORTA 
A Rua Torta fica ao lado do Museu Major José Nicoletti Filho. Essa rua é conhecida por ser a rua mais torta de Gramado e foi inspirada na Lombard Street, que fica em São Francisco, na Califórnia. Sinceramente me pareceu uma rua comum, porém como construíram vários canteiros de flores nas laterais, parece que ela tem curvas sinuosas, mas é apenas ilusão. De qualquer forma, a Rua Torta é bem bonita e charmosa, assim como diversas outras ruas de Gramado.

Rua Torta

PRAÇA DAS ETNIAS
A Praça das Etnias é a minha praça preferida em Gramado! Ela foi construída para homenagear os imigrantes italianos, portugueses e alemães que foram os responsáveis pela colonização da cidade. Além de linda e super florida, a praça tem alguns atrativos muito interessantes, além de abrigar a rodoviária. Um desses atrativos é o Memorial Casa Italiana. Esse memorial fica dentro de uma típica casa italiana da época da imigração. Lá dentro estão expostos vários objetos que contam um pouquinho da história e da cultura desses imigrantes.

Praça das Etnias
Memorial Casa Italiana

Outros atrativos da praça é a Casa Portuguesa (estava fechada durante minha visita e não faço ideia do que tem lá dentro) e a Casa Alemã, onde funciona a Casa do Colono, que comercializa diversos produtos caseiros deliciosos produzidos pelos colonos que ainda residem na zona rural de Gramado. Tem queijos, geleias, biscoitos, suco, vinho, temperos, doces, linguiças, mel, frutas... Acho os preços de lá ótimos (comparados aos das outras lojas da cidade).

Casa Portuguesa
Casa do Colono, onde são comercializadas muitas delícias!

Ali ao lado da Casa do Colono fica o tradicional Fornos de Gramado. Neste espaço são comercializados diversos tipos de pães que são produzidos e assados (em fornos à lenha) ali mesmo, na hora. O cheiro é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o e AMO o pão com linguiça e queijo! Sempre que vou à Gramado preciso comer uns quatro desses pães, rs! Também há uma Feira Orgânica e uma Feira de Artesanato bem legais. Ah, é daí da praça que saem os passeios do Roteiro de Agroturismo, que levam os turistas para conhecer alguns lugares do interior de Gramado. São vários roteiros. Já fiz o Tour Raízes Coloniais e adorei (mais pro final do post eu conto sobre essa minha experiência)! A Praça das Etnias também sedia alguns eventos da cidade.

O tradicional Fornos de Gramado
Um dos ônibus que fazem o passeio do Agroturismo

IGREJA DO RELÓGIO
Em outra travessa da Borges de Medeiros fica a Igreja do Relógio, mais um ponto turístico que merece a visita. Ela foi construída em 1953 e tem um sino que veio diretamente da Alemanha. Acho que a melhor época para visitar essa igreja é durante o mês de dezembro, quando as hortênsias do jardim florescem e dão um charme muuuito especial à construção. Infelizmente nas seis vezes em que estive em Gramado elas já haviam secado e não estavam tão bonitas. Quem sabe consigo vê-las em uma sétima viagem? rs

Igreja do Relógio

MINIMUNDO
Minimundo fica ali perto da Avenida Borges de Medeiros e é mais uma das minhas atrações preferidas! Inicialmente você pode achar que visitar um parque contendo uma cidade em miniatura é programa infantil. Mas eu não achei e super recomendo o Minimundo para todas as idades! As diversas miniaturas de monumentos (de diversas partes do mundo) são encantadoras! Todas as réplicas são muuuito fiéis. Fiquei impressionada e encantada com a quantidade e o cuidado nos detalhes. É muito bonitinho! E não pense que há apenas construções internacionais. Vi várias miniaturas de monumentos brasileiros, como o Museu do Ipiranga (SP), a Igreja São Francisco de Assis (MG), a Estação Ferroviária de São João del Rei (MG), o Pelourinho (BA) e o Elevador Lacerda (BA). 

Outro detalhe que eu amei no Minimundo são as cenas que eles criam com os personagens. Há diversas situações inusitadas espalhadas por suas mini ruas. Quando estiver por lá, não deixe de olhar atentamente para todos os detalhes. Além das cenas divertidas (e algumas bem surreais), também há alguns memes representados pelos personagens e diversas homenagens a algumas celebridades, seriados e filmes, como a Turma do Chaves, La Casa de Papel, Todo Mundo Odeia o Chris, Peter Pan, Airton Senna, Pelé, De Volta para o Futuro, Turma do Sítio do Picapau Amarelo, As branquelas, entre outros. Ali no Minimundo também é possível fazer uma visita guiada (paga à parte) em alguns horários preestabelecidos. Eu fiz e amei!!!! Além da monitora contar toda a história do parque, ela também fala diversas curiosidades que são impossíveis de serem conhecidas em uma visitação comum. Super recomendo!

Fachada do Munimundo

O Elevador Lacerda e o Pelourinho
A Estação Ferroviária de São João del Rei
Museu do Ipiranga (à esquerda) e a Turma do Chaves (à direita)

LAGO JOAQUINA RITA BIER
Um pouquinho depois da Praça das Etnias, na Avenida Borges de Medeiros, fica o Lago Joaquina Rita Bier. Esse lago, apesar de artificial, é muito bonito e há diversas araucárias e flores ao redor, deixando a paisagem ainda mais bonita. O lago é um ótimo lugar para relaxar, contemplar a natureza ou praticar atividades físicas.

Estátua do Kikito no caminho para o Lago Joaquina Rita Bier
Lago Joaquina Rita Bier

LAGO NEGRO
Outro lago que vale a pena conhecer é o Lago Negro. Certamente esse é um dos cartões postais mais visitados de Gramado. Ele não fica tão próximo ao centro, são uns dois quilômetros de distância, mas já fui a pé três vezes. É um pouquinho cansativo (coisa de uns vinte minutos caminhando), mas nada muito puxado. A história desse lugar é muito interessante! Antigamente não existia nenhum lago ali. Era tuuudo mato! Mas um incêndio, em 1942, devastou boa parte das árvores, deixando um enorme vazio no meio da mata. Foi aí que o responsável por essa região, Leopoldo Rosenfeldt, teve a brilhante ideia de abrir uma vala (com a ajuda dos moradores), que foi sendo preenchida com a água de uma nascente, formando pouco a pouco o lago. No entorno, onde também estava vazio, foram plantadas mudas trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha. E assim originou-se o Lago Negro! Hoje, o lago possui uma ótima infraestrutura. Tem pedalinhos, sanitários, restaurante e muuuitas hortênsias lindas em toda a sua extensão. Certamente, visitar o lago é um programa imperdível (e gratuito)!

Lago Negro
Pedalinhos no lago

ALEMANHA ENCANTADA
Em frente à entrada do Lago Negro tem outro local muito bonitinho que merece uma visita: a Alemanha Encantada. Ela é uma espécie de vila germânica, onde funciona um restaurante e uma loja de souvenirs. As construções são super fofas e parece que você está entrando em um contos de fadas, de tão encantador que é. Além das casinhas, da ponte e dos jardins, também há uma torre de vinte metros de altura com um mirante panorâmico lá no topo, com vista para o Lago Negro. A entrada na vila é gratuita, porém o acesso à torre é pago.

Alemanha Encantada
Torre com mirante panorâmico
Vista do Mirante

ALDEIA DO PAPAI NOEL
Aldeia do Papai Noel é mais um dos atrativos que fica ali perto da Avenida Borges de Medeiros e da Avenida das Hortênsias. Como o Natal é uma das épocas em que a cidade fica mais movimentada, os jardins do Parque Knorr foram transformados em um parque temático, onde é possível encontrar o Papai Noel durante todo o ano. Esse é o único parque natalino no Brasil e há diversas atrações espalhadas nos seus mais de noventa mil metros quadrados. Tem a casa do Papai Noel, as renas (de verdade!), uma fábrica de brinquedos, a árvore de desejos... A ideia e a estrutura do parque são bem legais, só que achei tudo muito antigo e com um certo ar de abandono. Como fui em 2013, pode ser que tenha melhorado de lá pra cá. As únicas coisas que gostei foram a Casa do Papai Noel (que é muito bonitinha) e a vista do mirante para a Avenida das Hortênsias e para as montanhas do Vale do Quilombo (é lindo demais!).

Aldeia do Papai Noel
Vista linda para a Avenida das Hortências e para o Vale do Quilombo

FÁBRICA DE CHOCOLATE FLORYBALL
Como comentei antes, a Floryball é uma das marcas mais tradicionais de chocolate produzida em Gramado. E a Fábrica Mágica Floryball fica ali próxima ao centro, em uma travessa da Avenida Borges de Medeiros, já no bairro Floresta. Fui a pé a partir da rodoviária e a caminhada durou uns trinta minutos, aproximadamente. A fábrica fica aberta a visitação todos os dias (incluindo finais de semana e feriados) e a entrada é gratuita. A visita é super rápida e restrita apenas a um corredor com janelas de vidro, onde é possível observar uma parte da produção dos chocolates. Neste corredor também há alguns painéis contando a história e algumas curiosidades da marca (que foi criada em 1991 pelos jovens Valdir Cardoso e Janete Mayer). Como já conheci algumas fazendas de cacau lá na Bahia (onde o processo de produção dos chocolates foi mostrado e explicado com muuuito mais detalhes), não achei essa visitação tão interessante. Mas pode ser que quem nunca tenha visitado uma fábrica de chocolate goste.

Fábrica de chocolates Floryball
Detalhes do corredor onde é possível observar a produção dos chocolates
Uma das salas de produção da fábrica

MIRANTE BELVEDERE
Ali no entorno da Avenida das Hortênsias há muitos lugares legais para conhecer. Uma dica para quem está a pé pela cidade é pegar o ônibus que vai para Canela, pois ele passa em frente a todos esses pontos turísticos. Logo no comecinho da avenida (e super pertinho do centro de Gramado) fica o Mirante Belvedere. Esse mirante tem uma vista muito bonita para o Vale do Quilombo. É uma delícia parar um pouquinho aí e ficar admirando a paisagem repleta de montanhas.

Mirante Belvedere
Ah, as montanhas... s2
Detalhes que valem a visita!

MUNDO ENCANTADO
Um pouquinho mais à frente do Mirante Belvedere fica o Mundo Encantado. Esse atrativo é indicado para quem gosta de miniaturas. A fachada desse lugar me chamou a atenção de longe! Ela é muito lindinha!!! Lá dentro há várias salas com cenários e maquetes que mostram a história da colonização de Gramado e Canela, e também há miniaturas de alguns dos principais pontos turísticos dessas duas cidades. Tudo é muito bonitinho e realmente encanta. 

Fachada do Mundo Encantado
Maquetes lindas!

MUSEU DO PERFUME
Pertinho do Mundo Encantado fica o Museu do Perfume. Recomendo a visita a este museu por quatro motivos. Primeiro pela arquitetura do casarão. Quem gosta de construções históricas vai se encantar com este lugar. Amei os detalhes das janelas, das luminárias, das portas... É tudo muito bonito e fica ainda mais charmoso com as araucárias que tem ao redor. O casarão foi construído em 1970 pelo artista plástico Arthur Guarisse. As grades e luminárias fundidas em ferro que estão na fachada foram todas produzidas por ele. O segundo motivo é pelo museu em si. O acervo e a temática são MUITO interessantes e contam a história da perfumaria mundial, desde a antiguidade até os dias atuais. Também há painéis e vídeos que explicam o processo de extração da matéria-prima e de produção dos perfumes. Ah, em uma das salas há uma escada caracol BELÍSSIMA que foi fundida na França ! Muito chique, né? O terceiro motivo é pela visita à loja da Fragram. Eu não sabia mas Gramado tem uma perfumaria exclusiva, onde deocolônias, sabonetes, cremes e aromatizadores são produzidos ali mesmo na região. O quarto motivo é que esse passeio é grátis! E Pés na areia adora um rolê gratuito. Atualização: quando fui para Gramado em 2024, descobri que o Museu do Perfume mudou de lugar. Agora ele fica próximo ao Pórtico Estilo Bávaro.

O casarão que abriga o Museu do Perfume
Uma das salas do museu
Painéis informativos sobre a produção de perfumes
Escada de ferro francesa (à esquerda) e detalhe do acervo (à direita)

GARDEN PARK GRAMADO
O Garden Park Gramado foi inaugurado recentemente e fica relativamente perto do centro de Gramado. Uma dica para quem está se locomovendo a pé pela cidade e deseja conhecer esse parque de maneira econômica, é pegar um Uber ali na Avenida das Hortênsias, na esquina com a Sierra Outlet. São menos de dois quilômetros de distância daí desse ponto. Fui conhecê-lo dessa forma e deu super certo! O Uber ficou baratinho. Eu definiria o Garden Park como uma espécie de jardim botânico. Ele é muito lindo e super fotogênico! Para cada canto que você olha há um detalhe ou uma paisagem encantadora. 

Entrada do Garden Park Gramado
Muita natureza!
Jardins milimetricamente planejados

A área do parque é enooorme! São 138 mil metros quadrados de muita natureza! Além dos jardins cuidadosamente planejados, também há trilhas no meio da mata, mirantes, esculturas, ponte pênsil, cascata, riacho, lanchonete e muitos outros atrativos (achei os banheiros lindos!). Apesar do ingresso um pouco caro, gostei muito de conhecer esse parque e super indico para quem gosta de caminhar em meio à natureza!

Quatro quilômetros de percursos encantadores
Olha essa projeto paisagístico! s2
Araucárias por todo lado

MUSEU MEDIEVAL
O Museu Medieval também fica na Avenida das Hortências e super curti a visita! Começando pela arquitetura do prédio (que parece um castelo). O acervo é composto por espadas, brasões, armaduras e muitos outros objetos da época medieval. Achei muuuito interessante! 

Museu Medieval, parece um castelo!
Acervo interessantíssimo!

HOLLYWOOD DREAM CARS
Ali perto do Museu Medieval fica o Hollywood Dream Cars. Esse museu é especializado em carros antigos e, apesar de não me interessar por veículos, minha mãe gostou muito e ficou encantada (e relembrando a juventude, rs). Todos eram novinhos (apesar de antigos, rs), super conservados e brilhavam, de tanto polimento. Particularmente achei o ingresso caro e indico essa atração apenas para quem gosta muuuito de carros antigos. 

Fachada do Hollywood Dream Cars iluminada à noite
Muitos carros antigos

GEO MUSEU
Quase na divisa com Canela fica o recém inaugurado Geo Museu. Esse museu possui uma estrutura bastante moderna e inovadora (eu amei a escada do primeiro pavimento). Seu acervo é composto por mais de seiscentos exemplares de minerais, gemas e fósseis trazidos de várias partes do mundo. Tudo está distribuído em três pavimentos, porém o primeiro é uma loja e o segundo é bem simples e com poucos atrativos. Apenas o terceiro me surpreendeu. Meu espaço preferido foi o Salão Origens, onde havia diversos fósseis interessantíssimos! Parece meio esquisito, mas também adorei a decoração do banheiro. As cubas do lavatório eram esculpidas em pedra (chiquérrimas)!

Geo Museu
Um dos salões do terceiro pavimento
Olha essa escada! (à esquerda) e um pedacinho do Salão Origens (à direita)

LE JARDIN
Saindo da região central e da Avenida das Hortênsias, Gramado ainda tem outros atrativos espalhados nas duas rodovias que dão acesso à cidade: a RS 115 e a RS 235. O Le Jardin fica na rodovia que liga Gramado à Três Coroas (a RS 115) e é possível chegar de transporte público. Os ônibus que vão para Três Coroas ou para o Zoológico passam por lá e há uma parada quase em frente. Esse parque é enorme (com mais de três hectares) repleto de jardins com os mais diferentes tipos de plantas e flores. A especialidade é a lavanda e há até uma loja temática que comercializa os mais diversos tipos de cosméticos curiosamente produzidos com essa flor. Quem se interessar também pode comprar mudas da lavanda ou de outras flores lá na área da estufa. Amei conhecer esse parque! Achei os jardins lindos e muito bem cuidados. Como o parque fica em uma área alta de Gramado, tem uma vista muito bonita para as montanhas e isso deixa o passeio ainda mais encantador e agradável. O acesso era gratuito até um tempo atrás, mas agora está sendo pago. :(

Entrada do Le Jardin
O projeto paisagístico do parque é muito bonito
As lavandas
Não é lindo?

CRISTAIS DE GRAMADO
A fábrica e loja dos Cristais de Gramado também fica na RS 115, um pouco depois do Le Jardin, quase que colado no Pórtico Estilo Normando. Eu não fazia ideia que existia uma fábrica de cristal artesanal em Gramado. Foi uma grata surpresa! A visita é feita com o acompanhamento de uma monitora e inicia-se no Espaço Cores e Curiosidade (onde há a exposição de vários objetos e ferramentas e também um lustre enooorme). Na sequência seguimos para o ateliê e ali rolou uma apresentação que mostrava como as peças eram moldadas. É bem legal ver os artesãos dando forma aos cristais! Tudo é feito manualmente, utilizando-se ferramentas bem rudimentares. Depois fomos conhecer a loja (que é enorme e super diversificada) e finalizamos o tour com uma apresentação musical chamada de "A voz do cristal". Simplesmente AMEI essa apresentação e, na minha opinião, foi a melhor parte da visitação. Fiquei muito emocionada vendo o músico "tocar" algumas canções nas taças de cristal. Foi mágico!

Cristais de Gramado
Espaço Cores e Curiosidade
Ateliê onde são fabricadas as peças de cristais
Loja (à esquerda) e apresentação musical (à direita)

VINÍCOLA RAVANELLO
Na rodovia que liga Gramado à Nova Petrópolis (a RS 235) também há alguns atrativos. Por lá, visitei apenas a Vinícola Ravanelloque produz vinhos e espumantes finos de alta qualidade considerados um dos melhores da região sul do país. Acho que a Ravanello é a única vinícola de Gramado e ainda é pouco conhecida na rota turística da cidade. As visitas guiadas nos parreirais de Bento Gonçalves ou de Canela, por exemplo, são muito mais procuradas e famosas. Não fiz a visita na área interna (incluindo degustação) porque achei muito cara (e eu estava economizando, lembra?), mas fiquei feliz de conhecer o prédio (que é muuuito lindo) e um pedacinho dos parreirais (cheio de rosas). A vinícola fica em frente ao Snowland e também há ônibus que passa por lá (o que vai sentido Nova Petrópolis).

Vinícola Ravanello
Um pedacinho dos parreirais
Além de uvas, também tinha kiwis

PARQUE TOMASINI
Ali perto da Vinícola Ravanello fica o Parque Tomasini, uma atração três em um, rs! Digo isso porque esse local oferece três atrativos: um parque com lago e muita natureza (1), o Restaurante Carazal que serve almoço colonial (2) e uma mina de pedras preciosas, chamada A Mina (3). Esse parque é bonito e perfeito para um passeio em dia de sol, já que é repleto de verde. Além de dar uma caminhada e almoçar no restaurante (que é gostoso e tem uma bonita vista para o lago), também é possível fazer outras atividades, como andar de pedalinho no lago, passear a cavalo ou descer de tirolesa.  

Entrada do Parque Tomasini, onde fica "A Mina"
Olha essa paisagem!

A Mina fica bem próxima ao restaurante e é um passeio bem interessante para quem gosta dessa temática. Esse local foi inspirado em uma das minas da cidade de Ametista do Sul, que fica a 450 quilômetros de Gramado. A visita pelos oitenta metros de galeria subterrânea (repleta de pedras preciosas) dura uns quinze minutos. O túnel fake termina em um museu onde estão expostos mais de oitocentos exemplares de pedras vindas de diferentes países, incluindo o Brasil. Ah, e na saída há uma loja que comercializa joias e objetos de decoração.

A Mina
Os túneis lembram uma mina de pedras preciosas
Tem muuuita pedra preciosa lá dentro

PARQUE OLIVAS DE GRAMADO
Outro atrativo relativamente novo em Gramado é o Parque Olivas de Gramado. Simplesmente amei esse lugar! Ele é muito lindo e fica no interior da cidade, em uma região conhecida como Linha Nova. O parque está rodeado de Mata Atlântica e fica em cima de um cânion, com uma vista perfeita para qualquer direção que você olhe. Acho que o principal atrativo do parque é o restaurante. Durante minha visita pude perceber que ele era o espaço mais concorrido. Infelizmente não almocei por lá pois achei os valores um pouco altos e preferi levar meu próprio lanche, mas ele é muito bonito e tem uma decoração de super bom gosto, no estilo rústico chique. Também é aí no restaurante onde acontece a degustação sensorial de azeites. Essa espécie de palestra/curso é ministrada por um português super simpático. Ele nos ensinou a degustar e identificar um bom azeite. Foi muito enriquecedor! Ali pertinho fica a fazendinha e a horta orgânica, que são outros atrativos do parque. Adorei ver os bichinhos e acho que essa é parte do passeio onde as crianças mais se divertem. Tem pônei, ovelha, porquinho, coelho, bode, vaca... 

Amei esse parque
Olha essa paisagem ao redor do restaurante 
Pônei na fazendinha (à esquerda) e vista dos cânions (à direita) 
Mais detalhes fofos da fazendinha 
Um porquinho

O parque também oferece um tour rural por toda a propriedade. O passeio é feito com o acompanhamento de um guia que vai mostrando todos os cantinhos e curiosidades do parque. É bem legal! Foi nessa hora que pude perceber como ele é enooorme. Tem até uma plantação de oliveiras! Nunca tinha visto um pé de azeitona na vida. O tour faz duas paradas em dois mirantes. A vista de ambos é de tirar o fôlego! Quem gosta de caminhar e de ter contato com a natureza vai adorar fazer as trilhas que tem por lá. Fiz apenas uma delas, a Camboatá, e gostei bastante. O final é em um mirante com uma vista belíssima!

Quando fui em 2020, o parque oferecia transporte gratuito a partir do centro de Gramado (ida e volta). Era só você ligar um dia antes e agendar. A van saia de um ponto de encontro ali perto da Avenida Borges de Medeiros. Super fácil e prático! Não sei se esse serviço ainda é oferecido pelo parque. Achei o ingresso de acesso um pouco caro, mas valeu a pena. O parque é muito bonito e tem atrativos que ocupam um dia inteiro de passeio. O tour rural, a fazendinha, a degustação sensorial e as trilhas estão inclusos no ingresso (apenas o almoço não está).

Um dos mirantes do parque
Plantação de olivas
Uma azeitona no pé (à esquerda) e vista de outro mirante (à direita) 

ROTEIRO DE AGROTURISMO: TOUR RAÍZES COLONIAIS
Desde que fui à Gramado pela primeira vez, em 2013, fiquei com muita vontade de fazer os passeios do Roteiro de Agroturismo pelo interior de Gramado. Segundo o site, são oferecidos seis rotas diferentes e cada uma tem uma proposta diferente. Escolhi o Tour Raízes Coloniais para começar e adorei! Começando pelo ônibus que é super antiguinho e charmoso, e já nos faz entrar no clima de volta ao passado. A proposta desse passeio é justamente essa: vivenciarmos a essência da cultura dos primeiros imigrantes. A primeira parada foi na Casa Centenária. Como próprio nome diz, essa casa foi construída há mais de cem anos (mais precisamente em meados de 1900) por um casal de imigrantes italianos. A arquitetura da casa é muito bonita e estilosa, mas o que mais amei foram as flores coloridíssimas do jardim. Eram muito lindas e fotogênicas!

A segunda parada foi na Ervateira Marcon. Esse lugar é bastante peculiar. Trata-se de uma fábrica artesanal de erva mate, a erva usada para fazer o tradicional chimarrão. Fomos muito bem recebidos pelos proprietários e eles nos mostraram passo-a-passo (e com detalhes) como é feita a fabricação da erva-mate e o preparo do chimarrão (com direito a degustação no final). Foi muito interessante!

O ônibus do Tour Raízes Coloniais 
Casa centenária
Detalhes da casa (à esquerda) e do jardim (à direita) 
Ervateira Marcon
Detalhes do jardim da propriedade: ovelha (à esquerda) e a matéria-prima do chimarrão (à direita) 

A terceira parada foi no Museu Fioreze. O acervo desse museu é composto por diversos objetos, ferramentas e equipamentos antigos. Tem de tudo lá: rádio, vitrola, relógio, lampião, máquina de escrever e mais uma infinidade de antiguidades. Confesso que esse local não me agradou tanto, mas percebi que fez bastante sucesso entre os mais velhos. 

A última parada foi sucesso! Fomos degustar o famoso café colonial da Família Foss. Logo na chegada já fomos recebidos por alguns integrantes da família de uma forma muito animada. Teve cantoria típica italiana e depois MUITA comilança. O café é bem servido e você pode pegar tudo à vontade. Tinha pães, geleias, bolos, biscoitos, tortas, frutas, salame, queijo, vinho, suco de uva... Quase sai de lá rolando, rs! Gostei bastante de fazer esse tour. O preço do ingresso é um pouco alto, mas acho que valeu a pena, principalmente pelo café.

Museu Fioreze
O acervo é gigante!
Tem parreiral logo na entrada!
A decoração do restaurante é super rústica
Tinha muitas delícia!

Todas minhas viagens à Gramado foram inesquecíveis! Amo a charmosa arquitetura das construções, os jardins coloridos e super bem cuidados, a educação e simpatia dos gramadenses, os chocolates deliciosos e todos os locais que já conheci. Sempre vou embora com aquela vontade de ficar mais um pouquinho. Gramado é um destino para se voltar muitas e muitas vezes, pois sempre há um novo cantinho para se descobrir.


GOSTOU DE GRAMADO?
Visite também as outras cidades da Serra Gaúcha. CanelaTrês Coroas e Nova Petrópolis ficam bem pertinho!

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.