SÃO FRANCISCO DE PAULA: E o maior parque de flores das Américas

Última viagem realizada em janeiro/2024


São Francisco de Paula está localizada no Rio Grande do Sul, a aproximadamente 120 quilômetros de distância de Porto Alegre (e ao lado da cidade de Canela, na Serra Gaúcha). Ela é carinhosamente chamada de São Chico pelos seus moradores e já estive por lá duas vezes, em 2013 e em 2024. Confesso que conheci pouquíssimos lugares (na verdade apenas dois, rs) e não me orgulho nem um pouco disso. Já adianto que preciso voltar com mais calma, pois a cidade tem muuuitos atrativos legais, principalmente no quesito natureza.

São Chico possui características típicas de uma cidade de interior: é tranquila, aconchegante, super receptiva e esbanja belas paisagens. Seu principal cartão postal é o charmoso Lago São Bernardo. Ele fica bem pertinho do centro, a apenas um quilômetro de distância, e é rodeado por jardins e árvores, principalmente plátanos e araucárias. O local é ideal para relaxar, apreciar a natureza e para praticar atividades de lazer e esportivas. É muito comum ver pessoas caminhando ou correndo no entorno do lago, que tem um percurso de três quilômetros. 

Lago São Bernardo
O lago é lindo!

Por ali também fica a hospedagem mais tradicional da cidade: o Hotel Cavalinho Branco. A história desse casarão é bastante interessante. Sua construção começou em 1930 e a ideia inicial era que ali funcionasse um cassino. Porém, com a proibição dos jogos de azar no Brasil, o local acabou fechando e, com o passar dos anos, o abandono e a falta de cuidados fizeram com que a construção fosse ficando em ruínas. Na década de 1970, o casarão foi comprado, reformado e, em 1978, reinaugurado como hotel. E assim ele permanece até hoje!

Hotel Cavalinho Branco

Além do Largo São Bernardo, também conheci o novíssimo Mátria Parque de Flores. Esse parque fica na RS 235, que é a rodovia que liga São Francisco de Paula à Canela. A partir do centro são aproximadamente dez quilômetros de distância (se você vier de Canela, são uns 26 quilômetros). Comprei o combo ingresso + transporte (ida e volta) lá no site oficial e deu tudo certo! O pessoal do parque entrou em contato comigo um dia antes para agendar o horário do transporte (eles foram muito atenciosos). Ah, um detalhe importante: esse transporte oficial do parque só saí das cidades de Canela e Gramado. 

Barco a remo no Lago Azul
Jardim Linhas de Nazca (à esquerda) e flores no Jardim Lilás (à direita)
É um jardim mais lindo que o outro

O Mátria Parque é enoooorme! Para você ter uma ideia ele é considerado o maior parque de flores das Américas. São trinta belíssimos jardins distribuídos em mais de cinquenta hectares. O projeto paisagístico é perfeito! E todos os jardins são lindos e MUITO bem cuidados (e suas mais de trezentas espécies vão se transformando de acordo com a época do ano). Meus espaços preferidos foram o Mar de Rosas (o aroma das flores é delicioso), o Jardim Linhas de Nazca (rende belas fotos) e o Jardim Silvestre (esse é perfeito também). Prepare-se para andar bastante, pois todo o trajeto tem em torno de oito quilômetros. Caso você não tenha disponibilidade ou preparo físico para fazer todo o percurso a pé, pode alugar bicicletas, scooters, triciclos ou patinetes para agilizar a locomoção. Além dos jardins, o parque também conta com lojas, sanitários em diversos pontos, restaurante, um playground bem diferentão e criativo para as crianças (o Jardim do Brincar), e o belíssimo Lago Azul, onde é possível fazer um passeio em um barco a remo. Nem preciso dizer que amei, né? Mesmo o tempo não ajudando (choveu em vários momentos do passeio).

Hotel dos Insetos (à esquerda) e pardalzinho no Mar de Rosas (à direita)
Túnel das Glicínias
Jardim Silvestre (à esquerda) e lavandas (à direita)

Como comentei, conheci pouquíssimos lugares em São Francisco de Paula. Quero MUITO voltar com mais tempo para poder desbravar o centrinho (onde está a curiosa Livraria Miragem e a Igreja Matriz), ir ao Parque das Oito Cachoeiras, à Barragem do Blang, à Reserva Ecológica Terra do Sempre e à Barragem do Salto. Uma recomendação que deixo é estar na cidade de carro, pois a maioria dos atrativos ficam afastados do centro e não há transporte público.


GOSTOU DE SÃO FRANCISCO DE PAULA?
Visite também as outras cidades próximas, como Canela e Gramado!

MINHA AVALIAÇÃO:


Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.