BENTO GONÇALVES: Vinho, vinho e mais vinho!

Última viagem realizada em fevereiro/2018


Bento Gonçalves pertence à região serrana do Rio Grande do Sul, a famosa Serra Gaúcha. Tudo nessa cidade remete à cultura da uva e do vinho, pois foi colonizada por imigrantes italianos. Minha primeira visita à Bento aconteceu em 2013, durante uma viagem à Gramado, em um passeio que fiz com a agência Jardineira de Gramado (super recomendo essa agência, eles foram ótimos). Nesse dia, acabei gostando tanto da cidade que voltei em 2018, cinco anos depois.

O "Tour da Uva e do Vinho" que fiz com a Jardineira de Gramado durou o dia todo. Fizemos diversas paradas legais e uma das minhas preferidas foi o Caminho de Pedras. Esse trajeto é repleto de centenárias construções onde funcionam restaurantes, cantinas, vinícolas, cafés, docerias, tecelagens, ateliês e até fazenda de ovinos. Tudo ali é produzido artesanalmente, da mesma forma como faziam os primeiros imigrantes. Esse caminho é considerado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. Ali estão preservados o passado, os costumes e a arquitetura dos imigrantes italianos. É tipo um museu a céu aberto. Adorei essa região e fiquei com muita vontade de visitar cada uma das construções. Porém, o único lugar que paramos e conhecemos mais de pertinho foi a Cantina Strapazzon.

Essa cantina é pequena e super familiar. Foi muito legal caminhar em um parreiral, provar uvas direto do pé e acompanhar de pertinho a produção dos vinhos. A família também produz sucos, pães, doces e muitas outras delícias. E olha que coisa boa: teve até degustação de alguns desses produtos! Sem falar que os Strapazzons são simpaticíssimos! Fomos muuuito bem recebidos por todos seus integrantes! Ah, tava quase esquecendo de contar: algumas cenas do filme O quatrilho foram filmadas aí. Quanto orgulho, né? Adorei esse lugar!

Parreiral da Cantina Strapazzon
Caminhamos no meio do parreiral
Provamos uva direto do pé
Tonel de vinho (à esquerda) e pães no forno à lenha (à direita)

Saímos do Caminho de Pedras e fomos para o Vale dos Vinhedos. As paisagens dessa região são lindas! Fiquei apaixonada pelos quilômetros e quilômetros de parreirais! Lá visitamos a Vinícola Miolo. Achei essa vinícola legal e bem grande, super diferente da anterior (que era pequena e familiar). Confesso que não gostei muito do atendimento, mas a infraestrutura da vinícola é de impressionar! A parte mais bonita é onde os barris de vinho são armazenados (tem uma luz amarela linda). Também degustamos vinhos e tivemos um mini curso de sommelier.

Paisagem linda na estradinha do Vale dos Vinhedos
Entrada da Vinícola Miolo
Vinícola Miolo
Salão onde os vinhos são armazenados
Muito vinho!

De Bento Gonçalves seguimos para a estação de Carlos Barbosa, onde fizemos o passeio de trem mais famoso e animado da Serra Gaúcha. Assim que chegamos, embarcamos em uma histórica e belíssima maria-fumaça, construída por volta de 1930. Esse passeio durou cerca de 1h30 e percorreu 23 quilômetros, entre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves. Durante todo o percurso, uma guia vai contando um pouco da história da imigração e dando detalhes do passeio, e também há diversas apresentações musicais. Fizemos uma rápida parada na estação de Garibaldi onde degustamos vinho e suco de uva e ganhamos uma taça exclusiva do passeio. Na chegada à Bento Gonçalves, teve mais música e mais degustação de bebidas!

Maria-fumaça
É um passeio bem tranquilo
Maria-fumaça

A estação de Bento Gonçalves fica na região central da cidade, ali pertinho do Parque Temático Epopeia Italiana. Infelizmente não consegui visitar esse parque, pois estava fechado no dia em que estive na cidade, mas vi algumas fotos na internet e pareceu ser uma atração bem legal! A visita é guiada por dois atores (trajados com roupas típicas) que vão contando um pouco da história e das tradições dos imigrantes italianos. Tudo isso dentro de diversos cenários que remetem à época da imigração, fazendo com que os visitantes façam uma volta ao passado.

Estação de Bento Gonçalves
Parque Epopeia Italiana

Bento Gonçalves é conhecida como a terra do vinho e isso é algo tão presente na cidade que até o Pórtico tem formato de pipa! Ele fica na rodovia RS-470, bem pertinho do centro (dá até para ir a pé). O barril mede dezessete metros de altura e foi construído em 1985. Achei super engraçado ver os veículos passarem dentro dele. Amei esse pórtico desde a primeira vez que o vi. Ao lado fica o Centro de Atendimento ao Turista, onde é possível pegar mapas e informações sobre os atrativos da cidade.

Bem próximo ao Pórtico Pipa e ao CAT fica a Praça Padre Rui Lorenzi, mais conhecida como Praça das Rosas. Essa praça é muuuito linda e uma espécie de paraíso para quem gosta de flores. Tem rosas, cravos, girassóis e diversas outras espécies super coloridas. A beleza desse local fica ainda mais destacada com a presença da lindíssima Igreja Matriz Cristo Reis, bem ali no centro da praça. Sua arquitetura é tão, mas tão maravilhosa, que não conseguia parar de admirá-la. Ela é bem alta (tem quarenta metros de altura) e foi construída em 1954. O interior é bem bonito também, principalmente o piso. s2

Pipa Pórtico (à esquerda) e girassóis na Praça das Flores (à direita)
Praça das Flores
Igreja Matriz do Cristo Reis, linda por dentro e por fora
Piso fofo

Outro local que me surpreendeu foi o centro histórico de Bento. Na verdade eu nem sabia que existiam tantas construções antiguinhas espalhadas pela cidade. A gente só ouve falar das vinícolas, das uvas, do vinho... E esse patrimônio histórico lindíssimo acaba passando despercebido na rota turística da região. Fui parar nessas ruas meio que sem querer. Estava a caminho do Museu do Imigrante (na parte alta da cidade), quando comecei a me deparar com uma construção mais linda que a outra. Descobri que estava bem no centro de Bento Gonçalves, local onde a cidade começou a se desenvolver e onde acontecia a vida social e econômica naquela época.

A primeira construção histórica que vi foi o Palácio Municipal. Sua arquitetura é neo-clássica, com influência portuguesa, e é do ano de 1902. Ali perto encontrei a praça Via Del Vino, onde o chafariz (chamado La Fontana) jorra vinho ao invés de água! Tá, provavelmente não é vinho de verdade, mas a água é curiosamente roxa, rs. Outra praça que me chamou a atenção foi a Doutor Bartholomeu Taccini. Ela é cheia de flores, tem duas construções muuuito bonitas e um monumento em homenagem ao General Bento Gonçalves. Um pouquinho mais à frente fica a Igreja Santo Antônio (construída em 1890). Essas foram apenas algumas das construções que chamaram minha atenção. Há muitas outras espalhadas pelo centro e, pelo que reparei, boa parte delas estão bem preservadas.

Prefeitura de Bento Gonçalves
Hospital Bartholomeu Taccini (à esquerda) e Via Del Vino (à direita)
Praça Doutor Bartholomeu Tacchini
Igreja Santo Antônio

Saindo da região central e indo para a parte alta de Bento Gonçalves, há mais alguns atrativos como o Museu do Imigrante e a Igreja São Bento. A caminhada até lá é um pouco cansativa, pois boa parte do trajeto é subida. Porém, como adoro conhecer as cidades caminhando, não me desencorajei! O Museu do Imigrante funciona dentro de uma bonita construção do ano de 1931, tombada como patrimônio histórico. Ali estão expostos diversos objetos e documentos que resgatam um pouco da história dos imigrantes italianos. As sete salas do museu são temáticas e fiz a visita guiada, o que tornou o passeio super enriquecedor.

Na mesma rua do museu, fica a Praça Achyles Mincarone onde estão a Igreja São Bento e o Monumento aos Imigrantes. Assim como o pórtico de entrada da cidade, a Igreja São Bento também tem o curioso formato de pipa. Tanto o interior (repleto de vitrais), como o exterior são belíssimos e super valem a visita. Ela foi construída em 1983 em homenagem aos imigrantes italianos e mede 22 metros de diâmetro. Além da igreja, a praça abriga um monumento que também homenageia os primeiros italianos que chegaram na cidade.

Museu do Imigrante
Interior do museu
Igreja São Bento, em formato de pipa
O interior da igreja é muito lindo
Monumento aos Imigrantes

Bom, deu para perceber que gostei muuuito de Bento Gonçalves! :) A cidade tem lugares lindos, tanto na área rural (onde estão o Caminho de Pedras e o Vale dos Vinhedos), como na região central. Meus lugares preferidos foram as vinícolas e as construções do Caminho de Pedras. Apesar de não gostar de vinho, amei conhecer os parreirais e os diversos tipos de uvas produzidos. As paisagens dessa região são lindas e encantadoras! Foi uma experiência muuuito legal e enriquecedora! Para visitar o interior de Bento, sugiro estar de carro ou contratar o tour de alguma agência receptiva, pois as vinícolas e as atrações do Caminho de Pedras são distantes uma das outras. Já no centro, é bem fácil se locomover a pé ou de ônibus urbano. Sinto vontade de voltar para conhecer melhor a região, como o Vale do Rio das Antas, as Cantinas Históricas e a rota rural Encantos de Eulália.


GOSTOU DE BENTO GONÇALVES?
Visite as cidades vizinhas Caxias do Sul e Farroupilha, que também pertencem à Serra Gaúcha.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.