Viagem realizada em novembro/2010
Rio das Ostras fica no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 170 quilômetros de distância da capital fluminense. Sinceramente, nunca tinha ouvido falar desta cidade (me desculpem riostrenses, s2). Só fui saber algo sobre ela durante o planejamento da minha viagem à Cabo Frio. Descobri que Rio das Ostras ficava ali perto da Região dos Lagos e daí pensei: porque não fazer um bate e volta pra lá? Peguei um ônibus da Viação 1001 no Terminal Rodoviário de Cabo Frio e em uma hora, mais ou menos, já estava com meus pezinhos nas areias douradas de Rio das Ostras. :D
Desembarquei na primeira praia da cidade, a Praia do Abricó, que tem quase quatro quilômetros de extensão. No canto esquerdo a praia muda de nome e passa a se chamar Praia da Tartaruga. Ali há um costão rochoso com uma vista perfeita para as duas praias vizinhas. Fiquei um tempão contemplando a paisagem e fotografando. Na sequência, caminhei pela Praia do Bosque até chegar na região central. A Praia do Centro tem uma boa infraestrutura turística, com várias opções de restaurantes, lojas e hospedagens.
Além da praia, essa área central também possui outros atrativos, como a Figueira Centenária, o Poço de Pedras (construído pelos escravizados em meados do século XVIII) e o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba. Este lugar me pareceu interessantíssimo, mas infelizmente não consegui visitá-lo. Li que em seu acervo há centenas de peças pré-históricas (como restos de esqueletos, objetos de adornos, conchas e pedras) que indicam que essa região já foi habitada por uma antiga civilização a mais de quatro mil anos atrás! No mesmo espaço deste museu funciona a Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior, onde acontecem diversas exposições de arte. A construção que abriga o museu e a casa de cultura é belíssima e tem arquitetura típica da época colonial. Ela foi erguida no final do século XIX (para armazenar material de pesca) e é considerada uma das construções mais antigas de Rio das Ostras. Outras duas praias que ficam a uma curta caminhada dali são a Praia do Cemitério e a Praia Boca da Barra, mas não conheci nenhuma delas.
![]() |
Praia do Abricó |
Costão rochoso na Praia da Tartaruga |
Praia do Bosque e Praia do Centro lá no fundo |
Continuei a caminhada, dessa vez até a Praia do Costazul, que é beeem longe (para ir a pé). Apesar da distância e do cansaço, essa foi a praia que mais gostei! A infraestrutura dela é ótima. Tem playground, sanitários, equipamentos de ginástica, ciclovia, muitos quiosques e a belíssima Praça da Baleia. Aí nesta praça tem uma escultura de uma baleia jubarte que mede vinte metros de comprimento! Achei ela linda, super bem feita e não conseguia parar de fotografá-la, rs. Ah, e ela é considerada a maior escultura de baleia do mundo! Outro local que gostei bastante foi a Tocolândia (uma espécie de galeria a céu aberto repleta de lojinhas e lanchonetes) e os jardins da orla (super floridos e bem cuidados). Além da excelente infraestrutura turística, a Praia do Costaazul também tem outros dois atrativos que super valem a visita: o Emissário Submarino (uma espécie de píer altíssimo, com duzentos metros de extensão, que rende uma bela vista para a praia) e a Lagoa de Iriry (infelizmente não a conheci, mas vi umas fotos e me pareceu belíssima).
Praça da Baleia |
Tocolândia, um ótimo lugar para compras! |
![]() |
Praia do Costazul |
Emissário Submarino, suuuper alto |
Gostei bastante de Rio das Ostras, mas como estava me locomovendo a pé, infelizmente conheci poucos lugares. O tempo também não ajudou muito e ficou nublado na maior parte do dia, apesar de quente. Minha praia preferida foi a Praia do Costazul. Amei a Praça da Baleia e os jardins da orla! Queria ter visitado a Lagoa de Iriry, o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, o Centro Ferroviário de Cultura, o Monumento Natural dos Costões Rochosos (ficava ali perto da Praia do Costazul) e o Parque Natural Municipal dos Pássaros. Eita que ainda tem lugar pra conhecer! Já posso voltar agora?
GOSTOU DE RIO DAS OSTRAS?
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.