ARRAIAL D'AJUDA: A vila mais colorida do sul da Bahia

Viagem realizada em setembro/2014


Sempre tive vontade de conhecer o sul da Bahia e as promoções de pacotes para Porto Seguro me despertavam muuuito interesse. Mas quando comecei a pesquisar sobre Porto, não me senti atraída pelo lugar... Nada contra a cidade, é que tenho preferência por lugares mais tranquilos, menos muvucado. Foi assim que descobri a vila de Arraial d’Ajuda, que fica do ladinho de Porto. O Rio Bunharém separa os dois lugares e há uma balsa super rápida que faz a travessia.

Balsa que faz a travessia Arraial d'Ajuda/Porto Seguro

Escolhi a Pousada do Mel para me hospedar em Arraial e foi uma ótima escolha! A localização era perfeita (pertinho do centrinho), os donos super atenciosos e o café da manhã simples, mas muito gostoso e fresquinho. As únicas coisas que não gostei foram que o sinal de wifi não pegava nos quartos (era restrito à recepção) e a cama era meio desconfortável. Mas de resto, foi tudo ótimo e super recomendo essa hospedagem para quem quer um lugar mais econômico para ficar.

Apesar de ter ficado cinco dias em Arraial, acabei conhecendo pouco de lá. Passei mais tempo passeando pelas outras praias da região, do que em Arraial... Um dos lugares que mais gostei foi do centro histórico (muito óbvio, né? rs)! É tudo muito fofo e colorido e todas as construções são tombadas como patrimônio histórico. Nas charmosas casinhas funcionam lojinhas de artesanato e lembrancinhas e restaurantes.

Pracinha do centro histórico
Casinhas coloridas muito fofas!
Todas as construções foram tombadas como patrimônio histórico

As casinhas ficam em torno de uma praça com uma igreja super bonitinha: a Matriz de Nossa Senhora da Ajuda. Essa igreja foi erguida em 1551 e nos fundos há um mirante lindíssimo com vista para o mar e para a estrada. É lindo, lindo! Também há muitas fitinhas amarradas nas grades do mirante (e eu contribui com mais uma! rs), deixando a paisagem ainda mais colorida.

Matriz de Nossa Senhora da Ajuda
Mirante atrás da igreja, cheio de fitinhas coloridas
Paisagem linda e colorida

A comprida rua que desce para a praia é conhecida como Broadway (que dizem ser a “rua mais bonita do Brasil”). Lá é onde tudo acontece, principalmente à noite. Há muitos restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, docerias, lojinhas, pousadas, baladas... Tem de tudo, pra todos os gostos e bolsos! É muito legal passear por lá. A rua termina na Praia do Mucugê, que foi a única praia que conheci em Arraial.

Broadway, também conhecida como "a rua mais bonita do Brasil"
Entrada da Praia do Mucugê

Quando estive em Mucugê a maré estava tão alta que não vi nenhuma piscina natural... Foi uma pena! Caminhei bastante por lá e após um/dois quilômetros a praia muda de nome e começa a ser chamar Praia do Parracho. Não há muita diferença entre as praias e as duas tem uma boa infraestrutura para receber os visitantes.

Praia do Mucugê

Infelizmente não fui na Praia de Pitinga e nem na Praia do Taípe (que dizem serem muito belas). Taí um motivo pra voltar à Arraial!


GOSTOU DE ARRAIAL D'AJUDA?
Conheça as outras praias do sul da Bahia: Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva.

NOSSA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.