PENEDO: O primeiro povoado de Alagoas

Viagem realizada em fevereiro/2020


Penedo foi mais um dos lugares que conheci durante minhas férias em Alagoas (clique aqui para ver todos os posts alagoanos). Até bem pouco tempo atrás eu nunca tinha ouvido falar dessa cidadezinha. Foi durante o planejamento do meu roteiro que descobri que Penedo foi fundada em 1560 e é considerada o primeiro povoado alagoano. A cidade possui um rico patrimônio histórico-cultural e, para minha alegria, está estrategicamente localizada às margens do Rio São Francisco. Era óbvio que eu não ia perder a oportunidade de rever o Velho Chico, né?

Lá da rodoviária de Maceió saem vans que vão até o centro histórico de Penedo. Li que a viagem demorava umas 2h30 e achei que compensava fazer um bate-volta. Porém demorou 3h30 e foi beeem cansativo! Talvez tivesse sido melhor dormir uma noite na cidade (#ficaadica). A van para bem no centro histórico, que beira o lindo Rio São Francisco. s2 Ali na outra margem do rio já é o estado de Sergipe (e há balsas que fazem a travessia, caso tenha interesse).

Plaquinha beirando o Rio São Francisco (à esquerda) vista do Mirante da Rocheira (à direita)
O centro histórico de Penedo fica às margens do Rio São Francisco

Boa parte do centro histórico de Penedo é tombado como patrimônio pelo Iphan. O primeiro lugar que visitei foi a Igreja Nossa Senhora das Correntes, que fica na Praça Doze de Abril, bem em frente ao Rio São Francisco. A arquitetura dessa igreja (nos estilos barroco, rococó e neoclássico) é belíssima e super imponente. Por dentro ela impressiona ainda mais! Eu nem sabia direito pra onde olhar, de tantos detalhes. Parece uma obra de arte! Amei a pintura da cerâmica do chão (trazidas da Inglaterra) e os azulejos portugueses das paredes laterais. Essa igreja foi construída por volta de 1729 por uma família bastante rica e abolicionista. Era muito comum eles esconderem escravos dentro da igreja até que pudessem fugir em algum navio, levando consigo uma carta de alforria falsa.

Ainda ali na Praça Doze de Abril há outro casarão histórico que também pertencia a essa mesma família. Ali funciona o Museu do Paço Imperial e o Memorial Raimundo Marinho, locais onde estão expostas porcelanas, mobiliários, documentos e objetos que contam um pouco da história de Penedo. Dizem que Dom Pedro II e sua comitiva hospedaram-se aí nesse casarão durante uma visita a cidade, em 1859.

Igreja Nossa Senhora das Correntes
O altar é rico em detalhes
Olha esses detalhes!
Amei esses azulejos portugueses 
Museu do Paço Imperial

A Praça Barão de Penedo é uma das praças mais importantes da cidade. Antigamente este local era chamado de Largo do Pelourinho, pois era aí onde os escravos eram enforcados no período da escravidão, entre os séculos XVIII e XIX. Muitos casarões históricos ainda estão bem preservados, como o da Prefeitura Municipal (onde antes funcionava a Casa de Aposentadoria Nova), a Casa de Aposentadoria Velha (foi construída para servir de hospedagem aos Ouvidores, mas acabou tornando-se Paço da Câmera Municipal), a Catedral de Nossa Senhora do Rosário (é a igreja matriz da cidade, demorou muitos anos para ficar pronta e, por isso, sua arquitetura tem uma mistura de vários estilos), o Oratório da Forca (local onde os escravos passavam sua última noite, antes de serem enforcados) e a Rocheira (onde há uma vista linda para o Rio São Francisco).

Os prédios da Prefeitura Municipal e da Casa da Aposentadoria Velha, à direita
Praça Barão de Penedo (à esquerda) e Catedral de Nossa Senhora do Rosário (à direita)

Outro local bastante visitado no centro histórico é o Convento Franciscano Santa Maria dos Anjos, que fica na Praça Rui Barbosa. Simplesmente amei os detalhes da arquitetura barroca da fachada! Meu pescoço quase começou a doer de tanto que eu olhava pra cima, para admirá-la. Essa convento também foi construído na época colonial, mais precisamente em 1661, e ocupa um quarteirão inteiro. Lá dentro, além do convento, há duas igrejas muito bonitas.

Convento de São Francisco e Igreja de Santa Maria dos Anjos
O interior de uma das igrejas (à esquerda) e pátio interno do convento (à direita)

Acho que já deu para perceber que Penedo tem muuuitas igrejas, né? Inclusive uma delas foi construída pelos escravos, pois nessa época eles eram proibidos de entrar nas demais igrejas da cidade. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos fica na bonita Praça Marechal Deodoro e foi erguida no século XVII. Quando estava caminhando até essa praça, vi outra construção que me chamou bastante a atenção: o Tiro de Guerra 008. Adorei a estátua que havia no muro desse casarão!

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, por fora e por dentro
Adorei a estátua dessa construção! 

O primeiro teatro alagoano também fica em Penedo, acredita? Ele foi inaugurado no dia sete de setembro de 1884 e por isso se chama Theatro Sete de Setembro. Esse espaço cultural já foi palco de grandes apresentações europeias e referência de arte por toda região. Sua fachada tem arquitetura neoclássica, já o interior tem a forma de ferradura, algo bem característico da arquitetura italiana.

Theatro Sete de Setembro
O interior do teatro tem a forma de ferradura, algo típico da arquitetura italiana

Ali pertinho do teatro tem mais uma igreja: a Igreja de São Gonçalo Garcia. Sua arquitetura barroca é bem imponente e os revestimentos em pedra calcária da fachada chamaram bastante a minha atenção. Essa igreja foi erguida em 1758 e, nas épocas de cheia do Rio São Francisco, era comum sofrer inundações (ela fica bem ao lado do rio).

Igreja de São Gonçalo Garcia
O interior da igreja (à esquerda) e detalhe do piso (à direita)

Gostei bastante de conhecer Penedo! Achei a cidade super organizada e bem sinalizada. Os atrativos turísticos sempre tinham plaquinhas informativas e foi bem fácil transitar entre eles a pé. Também achei as construções do centro histórico bem preservadas e não imaginava que tivessem tantos casarões coloniais por ali. Foi uma agradável surpresa! O único momento não tão bom do passeio foi o bate-volta desde Maceió. Como fui de transporte público, foi bem cansativo, mas acho que mesmo assim valeu a pena conhecer Penedo e rever o Rio São Francisco. s2


GOSTOU DE PENEDO?
Visite a Foz do Rio São Francisco também, em Piaçabuçu. É super perto! Se você quiser estender um pouquinho a viagem, conheça Canindé de São Francisco, já em Sergipe.

MINHA AVALIAÇÃO:




Todos os textos e fotos contidos nesse blog são minha autoria e não podem ser reproduzidos sem autorização.